Sei sulla pagina 1di 4

ESCOLA MUNICIPAL JOO MARINHO FALCO

AULA INAUGURAL Dia: 18/02/2013

TEMPO DE DURAO: 08 horas s 10 horas. 1 MOMENTO: Abertura. - Hino Nacional Brasileiro. 2 MOMENTO: Orao. - Realizar a orao do Pai nosso. - Realizar a orao do estudante.(Ver vdeo) 3 MOMENTO: LEITURA DA MENSAGEM H ESCOLAS QUE SO GAIOLAS E H ESCOLAS QUE SO ASAS. Escolas que so gaiolas existem para que os pssaros desaprendam a arte do vo. Pssaros engaiolados so pssaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode lev-los para onde quiser. Pssaros engaiolados sempre tm um dono. Deixaram de ser pssaros. Porque a essncia dos pssaros o vo. Escolas que so asas no amam pssaros engaiolados. O que elas amam so pssaros em vo. Existem para dar aos pssaros coragem para voar. Ensinar o vo, isso elas no podem fazer, porque o vo j nasce dentro dos pssaros. O vo no pode ser ensinado. S pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

4 MOMENTO: Vdeo : Campeo.

Planejamento do 1 Dia de Aula

O QU Acolher os alunos no ptio

Apresentar a Equipe de Liderana e os professores aos alunos. Cantar o Hino Nacional Brasileiro Realizar um orao. Ler a orao do estudante no vdeo. Ler a mensagem H escolas que so gaiolas e h escolas que so asas Passar o vdeo - Campeo Dinmica dos valores: - Sero distribudos para os alunos uma mensagem ilustrada com uma cor e um pirulito. - Cada cor corresponder a um valor: # verde: respeito. # amarelo:solidariedade. # azul:honestidade. # vermelho: amor. - Os alunos se subdividiro em grupos e cada grupo montar um mural referente ao valor do grupo. - Os alunos tero de 30 a 40 minutos para confeccionarem o mural e depois sero mostrados para o grupo e fixados na rea do ptio da escola. Lanche s 10 horas (liberar os alunos).

QUEM E. L e Professores Girlene Todos Girlene Ilca Jaciene Ilca Professores

QUANDO 18.02

Descrio dos valores:

Amor-A palavra amor (do latim amor) presta-se a mltiplos significados na lngua portuguesa. Pode significar afeio, compaixo, misericrdia, ou ainda, inclinao, atrao, apetite, paixo, querer bem, satisfao, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formao de um vnculo emocional com algum, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulaes sensoriais e psicolgicas necessrias para a sua manuteno e motivao. Respeito o apreo por, ou o sentido do valor e excelncia de, uma pessoa, qualidade pessoal, talento, ou a manifestao de uma qualidade pessoal ou talento. Em certos aspectos, o respeito manifesta-se como um tipo de tica ou princpio, tal como no conceito habitualmente ensinado de "[ter] respeito pelos outros" ou a tica da reciprocidade. Solidariedade: A palavra "solidariedade" tambm usada para designar um sentimento, ou a unio de simpatias, interesses ou propsitos entre os membros de um grupo. 1 Qualidade de solidrio. 2 Estado ou condio de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ao, empresa ou de um negcio, respondendo todas por uma e cada uma por todas. 3 Mutualidade de interesses e deveres. 4 Lao ou ligao mtua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras. 5 Dir Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras e cada uma delas por todas. 6 Sociol Condio grupal resultante da comunho de atitudes e sentimentos, de modo a constituir o grupo unidade slida, capaz de resistir s foras exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposio vinda de fora. S. ativa, Dir: solidariedade em que cada um dos credores da mesma obrigao pode exigir do devedor no somente a sua parte da dvida, mas tambm a dos demais. S. orgnica, Fisiol: relao necessria que se estabelece entre um ato da economia e outro diferente que se produz em ponto muito afastado. S. passiva, Dir: aquela em que cada um dos devedores de um mesmo ttulo responde pela soma total da dvida. S. social: consistncia interna de um agregado social; coeso social. (Dicionrio Micahelis). Honestidade: que verdadeiro em seus atos e declaraes, no propenso a enganar, mentir ou fraudar.

Plano de aula 23/02 e 24/02 Objetivo: permitir que os discentes compreendam a importncia da cincia geogrfica e como esta se faz presente em seu cotidiano e que atravs desta o aluno possa perceber as relaes processados no espao geogrfico onde eles esto inseridos. 1 momento: Dinmica de integrao. Vdeos de motivao O segredo THE SECRET. Trabalhar com o texto: Unio- Uma questo de sobrevivncia para inicio das atividades do ano letivo. Depois do vdeo os alunos devero colocar montar um mural com o tema : ESTE ANO SER UM SUCESSO SE... ( uso de papel metro, revistas, cola, piloto) Devem ser colados em papel metro. Leitura do texto:Este ano ser um sucesso se... Solicitar aos alunos que leiam o texto com a famlia, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivncia durante o ano. No outro dia, retomar o texto. Cada aluno l suas regras e, juntos elaborar as regras da turma. Lembrem-se: Estabelecer de 5 a 10 regras no mximo. Ao longo do trimestre e do ano, as regras devem ir mudando de acordo com a necessidade da turma. Avaliao: Quais as regras que ns conseguimos cumprir? Quais as que devem melhorar? Que outras regras so necessrias para a nossa turma? 2 momento: Trabalhar os conceitos de geografia Utilizao de msica Paisagem na janela, antes de analisar a musica os grupos receberam cpias da musica em pedaos, posteriormente eles devem mont-las. Depois devem escutar a msica para ver como montaram Criao de uma parodia, onde eles devem expressar como eles vem a geografia ? Apresentao das pardias. 3 momento Trabalho Passado e o presente na geografia em Feira de Santana Os grupos devem montar painis fotogrficos abordando o tema da atividade, s que deve estar relacionada realidade local. Deve ser avaliado a criatividade, apresentao, coerncia com os subtemas. Apresentao das atividades dias: Subtemas: Passado e presente O QUE TINHAMOS E O QUE TEMOS As mudanas nas paisagens Reconstruindo a historia do lugar em que vivemos A paisagem acumula construes de idades diferentes

Potrebbero piacerti anche