Sei sulla pagina 1di 2

A EMPRESA

O PRODUTO

PREOS E PLANOS

CASES

BLOG

CONTATO

Web based x Cliente-Servidor: Porque isso importante?


6 de junho de 2012 - por Caique Cardoso

Conhea o Kite MES

Parece que sempre na vida temos que escolher entre uma coisa ou outra. Sempre existem duas opes e, apesar de somente duas, muitas vezes difcil decidir qual a melhor. Qual o melhor tipo de sistema Web based ou Cliente-Servidor? Como tambm acontece as outras opes a resposta depende mas antes de definirmos o que melhor vamos tentar entender o que cada um destes sistemas, quais as vantagens e desvantagens e quais detalhes so importantes na hora de tomar a deciso quando voc for comprar um novo sistema para a sua empresa. Primeiro vamos as definies:
Sistema Web based: A definio geral que um software que voc usa atravs da internet e tendo um web browser (Chrome, Firefox, Internet Explorer) como interface. Voc no precisa instalar nenhum CD ou fazer download de nenhum software ou se preocupar com atualizaes. Um exemplo o sistema de InternetBank, outro exemplo so ferramentas de email como Gmail ou Hotmail. Isso significa que voc, provavelmente, j usa sistemas web based e talvez no soubesse. Sistema Cliente-Servidor: So sistemas que dividem as tarefas para a execuo das aes em 2 partes: 1. A parte servidora que responsvel por conectar com o banco de dados e se comunicar com os clientes do sistema atravs de uma rede de computadores. Normalmente essa rede uma rede corporativa. 2. A parte cliente se comunica com um ou mais servidores para solicitar algum servio e aguarda uma resposta deste servidor.

Assine nosso Blog


Cadastre-se com seu e-mail e receba nossos novos posts por e-mail:
ASSINAR

Pesquisar no Blog
PESQUISAR

Tutoriais
Solicite os tutoriais online sobre: 1. Monitorando o OEE com o Kite MES Free 2. Como avaliar os operadores (OLE) com o Kite MES Free 3. Utilizando displays/monitores na produo com o Kite MES Free

A principio no parecem to diferentes a no ser pela rede local ou a internet, mas existem muitas diferenas.
1. Um sistema web based normalmente projetado para atender um grande nmero de usurios, j o cliente-servidor necessita que para ser utilizado o sistema tenha-se um cliente instalado e isso ir limitar o nmero de acessos. 2. Um sistema cliente-servidor necessita que o computador cliente possua processamento suficiente para executar o tal programa cliente, j o sistema web based necessita que se possa executar um web browser, alis muitas vezes no precisa nem ser um computador, pode ser um Tablet ou mesmo um Smart Phone. 3. O sistema web based necessita de uma internet de qualidade, o que nem sempre verdade no Brasil, j o sistema cliente-servidor trabalha em uma rede local e normalmente independe da internet. 4. No sistema web based os dados trafegam na rede e de alguma forma podem isso pode no ser muito seguro, se bem que os sistemas de banco mostram o contrario. J os sistemas clienteservidor no publicam nenhuma informao na rede e em tese so mais seguros. 5. Os sistemas clientes servidor demandam investimento em pessoal de Tecnologia da Informao, equipamentos, cabeamentos. J nos sistemas web based a maior parte do investimento em infra-estrutura fica por conta da empresa fornecedora.
SOLICITE AQUI

Existem mais pontos que poderamos comparar mas d para perceber que os sistemas em tese tem uma grande diferena na forma de utilizao e com os investimentos em segurana e na computao nas nuvens os sistemas web based iro expandir rapidamente. Para no ficar em cima do muro minha opinio que sistemas web based possuem ainda alguns problemas mas que sero solucionados conforme a internet evoluir e os sistemas cliente-servidor no iro mais existir com o tempo. O sistema Kite MES web based, apesar de utilizarmos a rede corporativa da empresa e no a internet, o sistema instalado em um equipamento interno da empresa e a busca pela informao restrita ao ambiente corporativo atravs de web browser. Isso ter a flexibilidade da internet com a segurana da rede corporativa. As atualizaes so feitas de maneira bastante simples e no h a necessidade de se instalar software cliente em cada ponto que ser utilizado. Assim como em todos os sistemas web based tradicionais senhas e criptografias so utilizadas para garantir a segurana das informaes. Tablets e Smart Phones podem ser utilizados para acessar o Kite MES e finalmente, se for o caso,

Leia o Dagoberto, o engenheiro de produo mais divertido da internet.

Mais lidos
OEE, como medir a ecincia da produo
Uma das coisas mais importantes da internet o LEIA MAIS fato d...

O que OEE e quais as vantagens de medi-lo?

muito simples acessar de fora da empresa. Como o Kite MES est preparado um dia, que sabe, ser totalmente nas nuvens
pro...
Cadastre-se no nosso blog e receba nossos novos artigos diretamente no seu e-mail
ASSINAR

Para avaliar se algo bom ou ruim, necessrio


LEIA MAIS

Planilha de controle da produo amiga ou inimiga das indstrias?


Um caso comum: Uma empresa, ou at mesmo uma LEIA MAIS rea den...

1 comentrio em Web based x Cliente-Servidor: Porque isso importante?


Pingback: As caractersticas de um sistema 100% WEB com Java - Kite MES

Deixe uma resposta


O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados *
Nome * Email * Site Comentrio

Categorias
Cases Coleta de Dados Dagoberto Depoimento Destaque ERP Gesto Vista Gesto da Manuteno Gesto de Pessoas Indstria Automotiva Indstria de Caminhes Indstria Petroqumica Infogrfico Institucional Lean Manufacturing Mercado MES OEE OLE Produtividade Qualidade Retorno de Investimento (ROI)

Voc pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym
title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicar comentrio

Arquivo
setembro 2013 agosto 2013 julho 2013 junho 2013 maio 2013 abril 2013 maro 2013 fevereiro 2013 janeiro 2013 dezembro 2012 novembro 2012 outubro 2012 setembro 2012 agosto 2012 julho 2012 junho 2012

Sobre a Kite
A Kite uma empresa de alta inovao e amplo entendimento de produo, boas prticas e gesto de cho de fbrica. Todo esse conhecimento e tecnologia so aplicados no Kite MES, sistema desenvolvido para gerir e otimizar a produo das indstrias brasileiras.

Contato
Fale com a Kite

35 3471-7049

Copyright 2013 KiQ Desenvolvimento de Software Ltda. - Desenvolvido por Siteina e juliosilver

Potrebbero piacerti anche