Sei sulla pagina 1di 4

Junho/2007

O que a Europa precisa agora.( *) Entrevista com Jrgen Habermas


Traduo de Francielle Maria Chies

Matthias Hoenig. Professor Habermas, o senhor tinha apenas 15 anos no final da Segunda Guerra Mundial, mas tinha idade suficiente para experimentar pessoalmente os efeitos devastadores do nacionalismo cego. Agora que os Estados Unidos esto celebrando o 50 Aniversrio da assinatura do Tratado de Roma, o que voc se lembra, como uma testemunha, desses anos do psguerra?
J H: Tenho que confessar que, 50 anos atrs, a questo domstica de armas nucleares para o exrcito alemo Ocidental era de mais interesse para mim que a criao da Comunidade Econmica Europia (CEE). Eu no percebia, l atrs, o CEE como uma unio de alfndegas que j tinha sido equipado com instituies de tipo constitucional, e ento tinha oferecido o prospecto de uma real Comunidade Europia, isto , uma unificao poltica dos pases de Europa Ocidental. Por outro lado, os motivos dos sustentadores do movimento de paz nacional estavam em acordo com a direo das seis naes fundadoras do CEE e seus porta-vozes principais: Adenauer, de Gasperi e Schumann. Esses objetivos eram: mais nenhuma guerra entre os estados-naes que tinham devastado um ao outro em duas guerras mundiais, e a firme ancoragem da Alemanha em uma comunidade das naes europias, a mesma Alemanha que tinha lanado a ltima guerra e sofrido a monstruosa e criminal responsabilidade pelo Holocausto.

M. H. Que os estados membros da Unio Europia poderiam fazer novamente guerra um contra o outro parece inconcebvel. E a maturidade do Mercado Comum trouxe prosperidade a muitas pessoas. Ns podemos celebrar uma histrica troca de paradigma na poltica europia, longe de pensar em termos de estados-naes, e nos direcionarmos para uma viso genuinamente paneuropia?
J. H. Isso certamente motivo para celebrar, embora a troca de paradigma no seja ainda completa. Mas houve outra conseqncia que, com algum grau de autoconscincia, ns poderamos fazer bom uso. Na tenso de hoje em dia, de situao multi-polar, a unificao europia torna possvel para ns desempenhar um papel que ningum poderia ter previsto anteriormente, no comeo do conflito do Oriente-Ocidente. No incio, "Europa" era uma resposta aos problemas internos; hoje, quando pensamos no futuro de Europa, nossos olhos esto principalmente em problemas que nos desafiam do exterior. No s a expanso da UE para o Oriente que est estendendo as dinmicas de unificao para alm do que se chegou em Nice. Mas, admitidamente, no estamos ainda prontos para desempenhar o papel de uma ponte diplomtica entre poderes globais. M. H. Voc poderia citar um desafio geopoltico particular? J. H. Peguemos o exemplo do recente conflito entre Israel e Hizbullah, levado a cabo em terra libanesa. Graas poltica unilateral de governo do Bush no conflito de Oriente Mdio, o Estados Unidos foram, durante muito tempo, um jogador partidrio. Muitas pessoas fixaram suas esperanas na Europa, que foi considerada como neutra. Mas, aparte de enviar para sua poltica externa o

porta-voz Javier de Solana para o Beirute e Jerusalm, a EU proporcionou um espetculo cmico com seu coro de vozes dissonantes. Ao mesmo tempo, certos pases, individualmente, como a Frana, Inglaterra, Alemanha, Itlia e Espanha, tentaram se sobressair por eles mesmos e excederam um ao outro avanando iniciativas nacionais.

M. H. O que voc colocaria no topo da agenda poltica da UE: a recentemente constituio derrotada da UE; uma poltica europia externa comum; uma comum foras armadas europia a domesticao do neo-liberalismo internacional fixando padres sociais; ou assumir um papel principal nos esforos internacionais para lidar com mudana climtica? J. H. Voc listou os desafios mais urgentes que uma Europa unida tem que enfrentar no sculo 21. Mas uma poltica externa comum, a criao de foras armadas em comum e a harmonizao de impostos e polticas econmicas para assegurar nossa arriscada reunio social e padres culturais esto em um nvel real diferente da derrotada constituio da UE. Antes de poder estabelecer tais metas ambiciosas para si mesmo, a UE expandida tem que colocar primeiro sua prpria casa em ordem, desse modo pode permanecer governvel e desenvolver a habilidade para agir politicamente. Acima de tudo, no deveramos abrigar nenhuma iluso sobre de onde est realmente vinda a resistncia em relao a um aprofundamento de instituies da UE ...
M. H. ... da rejeio de muitos cidados ao longo da Europa? J. H. No de resistncia feita pelo povo! uma idia compreensvel, todavia, errada, e tem criado razes desde a derrota desde a derrota da constituio na Frana e nos Pases Baixos. De fato, na maioria dos pases h maiorias silenciosas que favorecem um fortalecimento da Unio Europia. A razo subjacente para paralisia , antes, a de que vrios governos tm objetivos discrepantes quanto Unio. A obstruo que vemos hoje vem do fato que nossos governos esto evitando o conflito previsvel em cima deste assunto central. Houve informaes, por exemplo, que como Presidente do Conselho Europeu, a Alemanha est preparando uma declarao para o jubileu de 25 de maro que s menciona tangencialmente o problema da constituio.

M. H. Ento, qual o significado dos resultados negativos nos referendos franceses e holandeses?
J. H. A fracassada consulta popular ficou em evidncia simplesmente pelo fato que nossos governos esto presos em um beco sem sada e no podem se mover nem para frente nem para trs. At agora eles puderam confiar no "mtodo de Monnet" e seguir os imperativos que inevitavelmente surgiram da integrao econmica. O Mercado Comum no foi um jogo de soma zero. Trouxe vrios benefcios a todo estado membro. Atravs de contraste, uma moldura constitucional para demandas de uma poltica comum ir alm do reconhecimento dos benefcios para cada estado membro. Obviamente nossos governos ainda no podem alcanar acordo sobre a ltima meta, o real significado do projeto europeu.

M.H. Seria possvel dizer, mais concretamente, de quem o erro?


J. H. Deixando de lado os novos estados membros, a Gr Bretanha e alguns pases escandinavos esto puxando em uma direo, enquanto as naes fundadoras e a Espanha esto empurrando em outra. O acordo de Bruxelas com metas concretas para reduzir a mudana de clima (news story), que ainda

tem de ser implementada, deve ser considerado um sucesso para Angela Merkel. Mas,verdadeiramente, era qualquer coisa a mais do que um movimento de distrao antes da real batalha?

M. H. Ento quem deveria incitar o desenvolvimento europeu, se no os governos?


J. H. A nica sada que eu vejo um referendo Europeu amplo. Os governos que controlam o processo, afinal de contas tm que reconhecer a prpria ineficcia deles e, pelo menos uma vez, "ousar usar democracia." Eles tm que se erguer e enfrentar os partidos polticos da qual eles esto filiados com a necessidade de se engajar em uma ampla e aberta campanha pela Europa, uma luta para cada e todo voto em favor de uma expanso e aprofundamento da Unio Europia, ou em oposio a isso.

M. H. Como voc enfatizou, em muitas ocasies, desenvolvimentos geopolticos exigem uma Europa forte que poderia se tornar um modelo para fuses semelhantes em poderes supranacionais em outros continentes. Um simples sistema econmico internacional no pode ficar sem tais jogadores globais, voc tem argumentado, e em todo caso nem problemas de segurana internacionais nem desafios da mudana climtica podem ser tratados s em mbito nvel nacional. Em resumo: dado todos os problemas que no podem ser tratados nacionalmente, o modelo de estado-nao est fora do caminho?
J. H. No, estados-naes permanecem os mais importantes jogadores na fase internacional. Eles tambm constituem componentes insubstituveis de organizaes internacionais. Afinal de contas, a comunidade internacional organizada na forma de "Naes Unidas." Quem tem de apoiar e nutrir a ONU e prover tropas para intervenes humanitrias seno os estados-naes? Quem, se no os estados-naes, garantir direitos iguais para todos os cidados? O que tem que mudar e isso j est feito na Europa a prpria imagem de estados-naes que tm que aprender no se ver tanto como jogadores independentes, mas como scios de uma comunidade maior que se sentem obrigados a aderir a normas comuns. Eles tm que aprender procurar seus prprios interesses dentro de redes internacionais, mais por diplomacia inteligente que pela ameaa de fora militar unilateral.

M. H. Voc criticou as polticas de poder rudes do E.U.A. nitidamente debaixo da administrao Bush, que faz os interesses de seu prprio pas o critrio supremo e que suspendeu abertamente as principais doutrinas de direito internacional. Em sua viso, polticas mundiais, hoje, so governadas por um Darwinismo social" desinibido. Uma Europa forte poderia fortalecer as Naes Unidas e pavimentar o caminho para uma poltica domstica mais justa em termos mundiais. Como voc prev isso, em termos concretos?
J. H. Seu breve julgamento negligencia duas coisas. Primeiro, que minha crtica Administrao Bush no sustenta a brisa mais lnguida de sentimento antiamericano. Aqui na Alemanha, anti-americanismo sempre fez parte dos movimentos mais reacionrios. Mas o fato que minha gerao, em particular, admira, e aprendeu da poltica cultural dos Estados Unidos, que enraizada no sculo 18, no me obriga lealdade inquestionvel. Antes, faz eu me apegar significao normativa da orientao da Repblica Federal para o Ocidente, at mesmo contra as polticas autodestrutivas de um governo americano que pode ser tirado por meio de voto. Secundariamente, eu no sou to ingnuo para acreditar que at mesmo uma Europa, que aprendeu falar com uma nica

voz, pudesse sozinha ocasionar a extensa reforma das Naes Unidas. Se os Estados Unidos no encabeam o movimento para reforma como fez duas vezes no curso do sculo 20 h pouco chance de seu sucesso. Ns podemos cultivar a esperana, no mximo, de que uma Europa mais forte poder influenciar seus aliados ao longo destas linhas. Ao mesmo tempo ns temos que pensar com a probabilidade de que a prxima gesto dos EUA procurar uma neo-realista poltica de poder e tender a no estar aberto aos prospectos normativos de uma fortalecida Organizao das Naes Unidas. M. H. Que metas, a longo prazo, deveriam ser procuradas pela UE como um corpo poltico? Sua viso inclui um "Estados Unidos da Europa" com um governo comum, cidadania, foras armadas, etc.? A que a estrutura poltica da Europa deveria se parece, daqui a 50 anos?

J. H. Uma viso corajosa para 50 anos no nos ajudaro a seguir no momento. Eu estou contente com uma viso para o perodo que conduz at as eleies europias em 2009. Essas eleies deveriam ser juntadas com um amplo referendo-Europa em trs perguntas: se a Unio, alm de procedimentos decisrios efetivos, deveria ter presidente diretamente eleito, seu prprio ministro do exterior e sua prpria base financeira. isso que o PrimeiroMinistro, Guy Verhofstadt, da Blgica, defende. Tal proposta s venceria passaria em revista se vencesse por dupla maioria dos Estados membros e pela maior parte dos votos de cidados individuais. Ao mesmo tempo, o referendo s estaria ligando nessas naes scias da UE nas quais uma maioria de cidados que havia votado nas reformas. Se o referendo tivesse sucesso, significaria o abandono do modelo de Europa como uma escolta na qual o veculo mais lento fixa o passo para tudo. Mas at mesmo em uma Europa que consiste em um centro e uma periferia, esses pases que, por enquanto, preferem permanecer na periferia por um tempo teriam, certamente, que guardar a opo de se tornar parte do centro a qualquer momento
Observao (*) Matthias Hoenig jornalista da revista alem Perlentaucher, onde publicou esta entrevista de Habermas, cedida para Francielle Maria Chies e Paulo Ghiraldelli Jr. do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA) Para citar o artigo, indique o tradutor, Francielle Maria Chies e o CEFA www.pragmatismo.org , bem como o local publicado, o Portal Brasileiro da Filosofia www.filosofia.pro.br

Potrebbero piacerti anche