Sei sulla pagina 1di 16

Conhecimento e atividade econmica

Silvia Possas1
Knowledge is our most powerful engine of production; it enables us to subdue nature and force her to satisfy our wants (Marshall, 1890: 115).

Introduo
A trade capital, terra e trabalho tem sido pensada, desde Adam Smith, como representando os principais fatores de produo, no sentido de elementos ltimos do processo produtivo. A partir dela discutiram-se importantes questes, como a formao de valor e a distribuio de renda. Mesmo Marx, que criticou duramente esta frmula trinitria, de alguma maneira reconhece esses trs elementos, se colocados no adequado contexto histrico, como importantes para a definio das classes sociais no capitalismo.2 Alguns autores importantes, como Schumpeter e Knight, foram vozes discordantes, no sentido de no atribuir um papel prprio relevante ao capital enquanto elemento da produo.3 Pelo menos no no sentido, muitas vezes usado, em que se refere a bens de capital. Para estes autores, tais bens so mercadorias como quaisquer outras. Quando examinamos estes elementos, notamos que terra e trabalho no so propriamente produzidos enquanto mercadorias. No entanto, so transacionados em mercados que, justamente por isso, tm caractersticas diferentes dos demais. H vasta literatura e muitas controvrsias a respeito de como funcionam os mercados de trabalho e de terras. O objeto deste trabalho um outro elemento ltimo da produo, dificilmente reconhecido como tal, e com caractersticas ainda mais difceis de se tratar: o conhecimento. Sobre ele a literatura bem mais escassa, embora crescente. Se o considero desta forma porque tambm se trata de elemento imprescindvel realizao do processo produtivo e de fundamental importncia para a determinao do grau de produtividade (fsica ou em valor) alcanado. Por isso, permite ao seu possuidor auferir rendimentos. Sua importncia est presente tanto na realizao da produo propriamente dita e na deciso de quanto produzir, quanto em outros aspectos do processo econmico, como a circulao
(1) Agradeo as sugestes de Enas G. Carvalho. (2) A crtica frmula trinitria est em Marx (1894, cap.48) e refere-se principalmente ao fato de que essa frmula que associa trabalho a salrio, terra a renda da terra e capital a lucro (ou juro) universaliza categorias especficas da economia capitalista, como o trabalho assalariado, o capital e um determinado modo de apropriao e explorao da terra. Todavia, admite a importncia desses elementos no processo produtivo capitalista. (3) Ver Schumpeter (1912, cap.1) e Knight (1921, cap.1).

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

de mercadorias. Outros autores preferiram no individualiz-lo enquanto fator de produo. Marshall, por exemplo, o considerava parte do capital.4 Entretanto, pelas suas particularidades, adequado consider-lo de modo separado. Ao contrrio de terra e trabalho, esse fator de produo (no sentido acima) no facilmente transacionvel no mercado. Arrow (1962a) discorreu sobre as dificuldades de criar-se um mercado para a informao: seu carter no rival, sua natureza indivisvel, o fato de que o comprador no pode avaliar seu valor antes de possu-la. Muitas questes controversas acerca do tema foram levantadas desde ento, a comear pela distino entre informao e conhecimento, que ser retomada adiante. Entretanto, parece haver consenso em relao a alguns pontos relevantes para a compreenso de seu papel econmico: tanto a informao, quanto o conhecimento so bens no rivais, isto , o fato de algum os utilizar ou consumir em nada atrapalha sua utilizao por outrem; tambm em ambos os casos h alguma possibilidade de garantir-se uma certa exclusividade ao seu possuidor, mas no inteiramente; sempre alguma parte desse conhecimento ou informao se torna de domnio pblico; quem pode ter interesse em adquiri-los no sabe de antemo qual a sua utilidade, s podendo avali-los depois que os tenha obtido. Outros pontos, mencionados com menor freqncia, mas que me parecem compatveis com as diversas vises tericas do problema so: a obteno de conhecimento ou informao novos funciona at certo ponto como um custo fixo, pois, uma vez produzido pode ser usado quantas vezes forem necessrias; trata-se de bens que se ampliam pelo uso e se esvaem ao no serem utilizados.5 Esses elementos j bastam para tornar conhecimento e informao elementos de difcil e imperfeita comercializao (marketability). Essa apenas uma das particularidades do conhecimento, mas h muitas outras que valem a pena examinar, para melhor entender como este elemento, to freqentemente ignorado, afeta a produo capitalista. Antes de passarmos ao exame das especificidades do conhecimento, seria interessante notar ainda que se trata aqui de verificar seu papel em uma economia historicamente particular, a economia capitalista, na qual: a produo no um fim em si mesma, mas d-se com vistas apropriao de poder de compra, isto , riqueza em geral; esta apropriao de poder de compra d-se no bojo de um processo de concorrncia, de seleo, que ocorre no mbito de relaes mercantis e de uma economia monetria. Estas caractersticas tornam particularmente importante

(4) Ver Marshall (1890, Book IV). (5) Ver Dasgupta & Stoneman (1987) para uma interessante lista de caractersticas do conhecimento, que deve, entretanto, ser repensada a partir dos pressupostos tericos de que se parta. Ver Possas (1995) para consideraes acerca de como essas caractersticas afetam os comportamentos das firmas.

86

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

verificar que papel pode ter um elemento fundamental produo, porm de difcil comercializao. Os tpicos a serem aqui discutidos so: a) diferenas entre os conceitos de informao e conhecimento e seus desdobramentos tericos; b) os diversos tipos de conhecimento relevantes para a atividade econmica; c) caractersticas do conhecimento e suas conseqncias econmicas na sociedade em que vivemos; d) aprendizado e esquecimento.

1. Informao e conhecimento Muitos autores enfatizam a distino que se deve traar entre informao e conhecimento. Dosi (1995), por exemplo, define a primeira como se referindo a quaisquer proposies devidamente enunciadas e codificadas acerca de estados do mundo, propriedades da natureza ou algoritmos. O conhecimento vai muito alm disso, incluindo todo um referencial do receptor da informao, que lhe permite decodific-la e utiliz-la. Assim, por exemplo, um artigo de fronteira de qualquer campo do conhecimento informao, mas a maioria dos seres humanos no capaz de usar esta informao, pois no capaz de realmente conhec-la. Para tal, precisaria ter domnio da cincia em questo. Mesmo em situaes mais prosaicas aparece a necessidade de distinguir esses dois conceitos. Boa parte das atividades cotidianas de um ser humano exige conhecimentos no codificveis ou transmissveis, mas somente passveis de ser adquiridos atravs da experincia. Os procedimentos necessrios para dirigir um automvel ou uma bicicleta, por exemplo, so realizados de modo automtico sem que sequer tenhamos conscincia deles. Se prestarmos ateno a cada detalhe, muito provavelmente no conseguiremos realiz-los a contento. Trata-se do que Polanyi (1966) chama de dimenso tcita do conhecimento, que faz com que saibamos muito mais do que aquilo que podemos pr em palavras. Estas observaes so aplicveis tambm a muitos dos procedimentos realizados durante o processo produtivo, tanto no campo do trabalho manual, como no das rotinas de tomada de deciso ou de transmisso de informaes no interior de uma firma (Nelson & Winter, 1982, cap. 3-5). Outra diferena que o conhecimento inclui ainda aspectos mais imprecisos, que poderamos chamar de intuio e criatividade, que permitem fazer ilaes a partir das informaes obtidas, de modo a criar novos conhecimentos (Dosi, 1995). Essas distines enfatizam a subjetividade envolvida neste ltimo conceito. Enquanto a informao algo codificado e at certo ponto externo a seu detentor, o conhecimento de cada agente nico e em alguma medida intransmissvel. Uma mesma informao ser muitas vezes interpretada e incorporada de modo diferente por indivduos com conhecimentos diferentes.
Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997. 87

As conseqncias tericas desta distino so relevantes. Por si s a necessidade de incorporar a informao e sua aquisio j traz problemas ao paradigma dominante de teoria econmica: o do equilbrio geral. As dificuldades de transacion-la, suas caractersticas prximas de um bem pblico e o fato de no ser passvel de avaliao prvia pelo seu comprador potencial j complicam sobremaneira sua incorporao. Entretanto, o que realmente relevante no apenas a informao, mas o conhecimento propriamente dito, pois a informao por si s no utilizvel. Este fato traz complicaes adicionais. A mais importante delas que cria uma assimetria entre os agentes econmicos. As informaes de domnio pblico s podem ser utilizadas por quem j possui o conhecimento necessrio para utiliz-las e este no necessariamente obtido com facilidade. Pode levar muito tempo e custar muito dinheiro, o que coloca novos problemas no mbito de uma teoria que s incorpora o tempo fazendo com que o futuro se condense no presente, exigindo, por conseguinte, uma capacidade de previso impossvel.6 Uma segunda caracterstica do conhecimento, que o torna ainda mais difcil de tratar no mbito da mainstream, o fato de que apresenta cumulatividade. Claro, pois se para apreender novas informaes necessrio j possuir um cabedal anterior, isso significa que quanto mais se conhece mais se est apto para a aquisio de novos conhecimentos. Isso leva ainda a uma outra caracterstica: a chamada dependncia do caminho adotado (path-dependence), j que quando se aprende algo, abrem-se algumas portas de possveis novos conhecimentos, enquanto outras permanecem fechadas. Portanto, um agente econmico que decide adquirir algum tipo de conhecimento est optando por trilhar um caminho e abandonando outros, que s podero ser retomados mais tarde a um custo adicional. Um trao que decorre dos pontos j levantados que o conhecimento tende a se concentrar localmente. medida que algum o adquire, torna-se capaz de transmiti-lo, ao menos em parte. A importncia de formas coletivas de aprendizado e pesquisa e a cumulatividade existente nesse processo tendem a criar especializaes locais, seja no mbito de uma instituio geradora de conhecimento (escolas, institutos de pesquisa, mas tambm firmas ou hospitais), seja no da sociedade em que est inserida. Boa parte desse conhecimento permanece em formas no codificadas. Podemos perceber ento que o conhecimento muitas vezes se localiza em organizaes. O funcionamento destas pode ser de molde a facilitar ou no a ampliao deste, tanto em termos de seu aprofundamento, quanto de sua disperso. Tambm as instituies vigentes, entendidas no sentido de quaisquer elementos, de origem legal, contratual, cultural ou o que for, que gerem
(6) A discusso sobre a perfeita capacidade de previso dos agentes costuma ir muito alm, mas este no o objeto da nossa preocupao no mbito deste trabalho.

88

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

procedimentos habituais de rotina, podem ser de molde a favorecer ou no a sua produo e difuso. A distribuio social do conhecimento, por outro lado, torna-se elemento importante para a compreenso de diversos aspectos de uma economia, desde a distribuio de renda at o seu potencial de crescimento e desenvolvimento. Pois, como veremos, o conhecimento cumpre um papel fundamental na gerao e apropriao de poder de compra.

2. Conhecimento e atividade econmica 2.1. Abrangncia da importncia do conhecimento Acima o conhecimento foi mencionado como um peculiar elemento original da produo. Mas seu papel econmico vai alm do aspecto tcnico que isso pode sugerir. Alm de dominar a tecnologia, quem produz qualquer mercadoria deve saber tambm quanto dela produzir. Em sociedades onde se produz para consumo imediato, esse no um grande problema. Na sociedade capitalista, porm, em que a produo realizada com um elevadssimo grau de diviso do trabalho e mediada pelas relaes mercantis, o bom funcionamento dos mercados e a rapidez e custo com os quais se realizam as transaes podem ser to importantes para a apropriao de riqueza quanto os aspectos ligados ao processo produtivo. Por conseguinte, o conhecimento sobre os diversos aspectos dos mercados ganha grande relevo. Aqui se devem incluir: as caractersticas da demanda, as potencialidades dos demais produtores de bens semelhantes, os mercados de insumos, as condies de financiamento, elementos que permitam melhorar o grau de acerto das expectativas quanto ao futuro, etc.7 A gama de aspectos a serem conhecidos pois muito ampla. A defesa que Hayek faz do livre mercado passa, em grande medida, por a. Segundo o autor, nenhum rgo de planejamento conseguiria armazenar e processar de modo to eficaz a quantidade de informao e conhecimento que os diversos agentes presentes no mercado tm e que, de algum modo, so utilizados em suas transaes.8 Alm disso, o processo de concorrncia leva, em sua concepo, constante busca de ampliao desses conhecimentos por parte dos agentes.9 No vou deter-me especificamente na defesa do livre mercado,10 mas apenas ressaltar a

(7) Richardson (1960) trata da questo da importncia da informao para as decises de investimento. (8) Note-se que Lange tinha a esperana de, com o avano da computao, tornar possvel o processamento dessas informaes, pretenso que no parece vivel. Ver, a respeito, Ingrao & Israel (1990: 332-3). (9) Por exemplo: Hayek (1978). (10) Auerbach (1988: 25) chama a ateno para o fato de que as ilaes de Hayek acerca da otimalidade do livre mercado so tidas como universalmente vlidas, sem especificao de quais seriam as condies

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

89

enorme importncia que Hayek e seus seguidores do questo, centrando o seu foco principalmente sobre as caractersticas de preferncias e tecnologia. Outra dimenso em que o conhecimento se torna fundamental a da organizao interna das firmas. A eficincia no relevante apenas no mbito direto da produo, mas em todas as partes do processo de apropriao de poder de compra, que passa pela organizao da produo, pelas compras de insumos, pelas vendas, pelo financiamento da produo e das vendas, pelo entrosamento de todos esses aspectos. Em cada um desses campos gerado e utilizado o conhecimento como um insumo essencial.

2.2. Conhecimento e apropriabilidade Sendo to relevante para que o poder de compra seja gerado e apropriado, o conhecimento deve dar origem a alguma forma de rendimento para quem o cria e o possui, de modo a garantir sua criao. J foi mencionado que h grandes dificuldades para a sua comercializao. No vou deter-me sobre os problemas j citados acerca da assimetria de informao que necessariamente existe entre seu comprador e vendedor, ou sobre a sua natureza no rival, temas abordados por Arrow (1962a) e Dasgupta & Stiglitz (1980). As consideraes mencionadas acima acerca das dimenses que diferenciam conhecimento e informao introduzem ainda problemas adicionais para a comercializao do conhecimento. As principais delas so: i) a dificuldade e, no limite, a impossibilidade de sua plena transmisso, que inviabiliza a sua entrega pura e simples ao comprador, e ii) a necessidade de preparao prvia do comprador, que limita bastante o universo de possveis compradores, questo abordada por muitos autores que tratam da venda e licenciamento de tecnologia.11 Algumas dessas formas so mais evidentes e legalmente reguladas, como as patentes. Mas, geralmente o tipo de rendimento associado ao conhecimento a quase-renda marshalliana, o que os manuais de microeconomia chamam de renda econmica e que se associa fixidez ou no reprodutibilidade de um elemento da produo. No caso em pauta, as j mencionadas caractersticas de tacitude12 e cumulatividade abrem espao para o surgimento dessa forma de renda, ao implicar que, ao menos em parte, o conhecimento ou certas parcelas dele tem aspectos monoplicos e de exclusividade, havendo ou no recurso ao segredo

necessrias para isso. Por isso, cr que o desenvolvimento de suas idias carece de maior rigor analtico e sua abordagem um tanto tautolgica. (11) Alguns exemplos so Freeman (1974) e Richardson (1972). (12) Perdoem-me o neologismo, mas faz muita falta um substantivo abstrato para tcito. Embora no esteja presente nos dicionrios, parece-me j ter visto o termo. Mas, se no estou enganada, a terminao adotada parece-me adequada, pois o adjetivo tcito tem a mesma terminao de finito, que gera o substantivo finitude.

90

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

industrial.13 O fato de no ser inteiramente passvel de transmisso impossibilita sua perfeita reproduo. Seu carter cumulativo e os requisitos para sua absoro dificultam e oneram sua aquisio. As dificuldades e os custos para sua mercantilizao direta e para sua reproduo levam a que o principal incentivo econmico obteno de conhecimento esteja associado sua capacidade de gerar quase-rendas na produo e venda de bens e servios que o utilizem. Embora eventualmente possa ser vendido, sob a forma de licenciamento de tecnologia, por exemplo, pareceme que tal possibilidade constitui um incentivo de menor porte sua gerao ou aquisio. Estas consideraes se estendem a todo o tipo de conhecimento em toda a gama de esferas em que pode ser importante para a atividade econmica. Mas sua importncia varia conforme o volume de conhecimentos prvios necessrios sua absoro, os empecilhos sua aquisio e seu grau de tacitude, isto , a proporo entre os seus componentes de elementos no transmissveis, codificveis e codificados. Examinemos mais de perto as formas de apropriao de renda a partir da posse de conhecimento na economia capitalista.

3. O conhecimento e a concorrncia Como mencionado acima, a plena incorporao ao paradigma do equilbrio geral do papel do conhecimento, como algo distinto da mera informao, difcil. A viso da sociedade capitalista aqui adotada , todavia, bastante diversa. No pressupe o equilbrio; ao contrrio, considera que uma das principais caractersticas do capitalismo, enquanto uma forma historicamente datada de organizao econmica da sociedade, est em seu carter extremamente dinmico, no sentido de promover mudanas constantes nos mtodos produtivos e modos pelos quais eles se organizam e, de maneira mais geral, nas relaes econmicas entre naes e no seu seio. Em outras palavras, enfatiza-se aqui que o capitalismo profundamente marcado pelo que Schumpeter (1943, cap.7) chamou de destruio criadora. A explicao para isso origina-se de questes que abordaremos brevemente a seguir. Na sociedade em que vivemos a produo no se d com vistas obteno e consumo de valores de uso, mas apropriao de riqueza. Por isso, no tem um carter imediatamente social, quer dizer, ao se realizar no se sabe se de fato socialmente til ou desejada. S a mediao do mercado poder confirmar seu carter social e sua capacidade de gerar poder de compra e, assim,

(13) Ao dizer que h aspectos monoplicos no conhecimento, no me refiro a um monoplio puro, mas ao fato de que s ser possvel obter conhecimento equivalente atravs de um processo de aprendizado custoso.

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

91

atingir seus fins. Esta mediao do mercado se d atravs do processo de concorrncia. Vista desse ngulo, a concorrncia um processo seletivo, com algumas caractersticas importantes. Primeiramente, ao contrrio de eventos esportivos ou concursos, no h trmino previsvel para esta modalidade de competio; em segundo lugar, diferentemente da seleo das espcies, trata-se de processo no qual possvel estabelecer estratgias, alianas, etc. Isto lhe confere os seguintes traos particulares: os competidores procuram estabelecer estratgias de modo a ampliar ao mximo suas chances; tais estratgias devem ter um carter dinmico, isto , serem concebidas de modo a dar conta dos passos futuros, das modificaes que ocorrerem no funcionamento dos mercados, nos demais competidores, no comportamento dos compradores, nas mudanas de tecnologia e preferncias; tais estratgias devem ser avaliadas e, eventualmente, reformuladas a cada perodo. Dentro da viso acima esboada, podem-se imaginar dois elementos principais a partir dos quais se criam as estratgias. O primeiro consiste no competidor tentar ser o melhor, ou pelo menos ter alguma caracterstica diferenciadora importante em relao aos seus rivais. O outro, secundrio, consiste em, caso seja impossvel ser melhor, pelo menos no ficar para trs em relao aos demais agentes, procurando emul-los. Em outras palavras, estamos aqui adotando a hiptese schumpeteriana de que a forma mais eficiente de competio a introduo de inovaes, a criao de novos espaos de valorizao do capital aplicado, em qualquer dimenso da produo, compra ou venda dos bens. Segundo esta perspectiva, no cabe tomar preferncias e tecnologias como dados, ao analisar as decises dos produtores, pois estes tentam justamente modificar esses elementos, de modo a garantir a sua primazia ou, pelo menos, melhorar suas condies de apropriao de riqueza.14 As tentativas de imitao, a entrada de novos concorrentes e outros elementos de eliminao das vantagens dos competidores so entendidos como secundrios, pois tanto os novos concorrentes, como os presentes com anterioridade, no esto interessados apenas em obter o lucro possvel, mas procuram ampliar os limites do possvel e sabem que se no o fizerem acabaro sucumbindo diante de seus rivais, que tambm perseguem o mesmo objetivo.15 Se a produo capitalista deve ser entendida como parte de um processo de apropriao do maior poder de compra que se consiga obter, as consideraes
(14) Ver, especialmente, Dosi (1984, cap. 3). (15) Este assunto o objeto de trabalho anterior (Possas, 1993, cap. 1), em que tratado com mais cuidado e detalhe. A nfase na busca por um lucro alm daquele existente no mercado e a prioridade da dimenso inovativa em face da meramente imitativa na definio estratgica tambm so defendidas por Mario Possas (1989, cap. 2 e 4).

92

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

anteriores levam concluso de que os produtores se esforaro sempre para obter maior quantia do que a dispendida, isto , alcanar rendimentos acima de seus custos. Apenas repor os custos pode ser aceitvel temporariamente, mas no o objetivo de ningum no longo prazo. Da a importncia central da destruio criadora. Adam Smith afirma, citando Hobbes, que riqueza poder de compra (Smith, 1776: 63-4). Na concepo acima exposta a busca desse poder d-se atravs da gerao de vantagens competitivas, elementos de poder, na medida em que tm um certo grau de exclusividade. no contexto desse processo competitivo que se devem analisar as peculiaridades do conhecimento, tambm um elemento de poder. O que Schumpeter e Knight disseram acerca dos bens de capital, que por si s no podem gerar rendimentos alm da reposio de seus custos, vale para qualquer insumo facilmente reprodutvel, no importando em que etapa do processo de valorizao do capital utilizado, seja a produo, vendas, compras, distribuio, financiamento, etc. Isto , qualquer elemento passvel de perfeita reposio no pode gerar rendimentos alm dos seus custos. a que o conhecimento tem um papel crucial, devido sua dificuldade de reproduo. Ele est em toda a parte, nas capacitaes especiais dos empregados de uma firma em todos os seus departamentos, inclusive de seus gerentes, na tecnologia empregada, nas rotinas de deciso, na circulao de informaes. Este no o nico elemento no facilmente reprodutvel que importa. H outros: imagem, boas relaes com fornecedores e clientes so alguns desses. Mas certamente o conhecimento, ou melhor, os conhecimentos, em todas as suas formas, so os pontos mais importantes, at porque influenciam na capacidade da firma de manter a imagem e as boas relaes. Dentro da perspectiva aqui proposta, o conhecimento (ou talvez seja melhor dizer os conhecimentos, dada a diversidade de formas que este pode assumir) alcana, por conseguinte, um papel estratgico de suma relevncia para qualquer produtor capitalista. , provavelmente, o mais importante elemento diferenciador existente, quase que indispensvel obteno de rendimentos que cubram os custos de produo. Da podemos inferir que as firmas, em sua tentativa de criar e se apropriar de conhecimento, sejam importantes repositrios deste, que se incorpora em seus departamentos de pesquisa, na suas capacitaes tecnolgicas, em suas organizaes internas, suas relaes com os mercados em que atuam, etc. Por outro lado, o conhecimento sempre tem um objeto, que na maioria, talvez na totalidade, dos casos relevantes para nossos propsitos mutvel. O prprio processo de concorrncia acima descrito implica que os mercados mudam, as tecnologias tambm. Assim o conhecimento torna-se obsoleto e incapaz de gerar rendimentos se no for constantemente reciclado. Alm disso, as prprias
Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997. 93

circunstncias em que utilizado modificam-se de modo marcante. Pode-se esperar que o papel dos diversos tipos de conhecimento varie bastante de um setor para outro, de um pas para outro, de um momento histrico para outro. As consideraes acima so genricas e servem apenas para ressaltar o fato de que temos estado preocupados demais com os aspectos mais tangveis e concretos da produo, praticamente deixando de lado os elementos subjetivos, no tangveis e de difcil comercializao. Quando talvez sua importncia econmica seja to grande quanto a dos primeiros. Mas, para analisarmos de modo mais proveitoso o papel do conhecimento, preciso introduzir inmeros outros determinantes, que permitam uma aproximao das situaes concretas. Em particular, deve-se enfatizar a diversidade do conhecimento. Temos usado at aqui esta expresso no singular, tentando tratar aspectos comuns a todas as suas formas. Na verdade, porm, h inmeros conhecimentos diferentes, cada um com caractersticas peculiares. Fazse necessrio o exame de seus diversos tipos, das situaes em que se tornam mais importantes, das condies de reprodutibilidade e transmissibilidade de suas diversas modalidades. Aqui no cabe um tratamento exaustivo do tema, nem tenho a pretenso de ser capaz de faz-lo. Diversos autores j apontaram caminhos, como Hayek, com suas consideraes sobre a importncia do tema, especialmente no que se refere aos mercados, ou Richardson e sua abordagem do papel das organizaes, do know-how e do investimento. Especial importncia tem a vasta literatura sobre a criao de tecnologia e inovao. Algumas mediaes importantes j foram sugeridas: a taxonomia de mercados segundo as suas fontes de tecnologia, elaborada por Keith Pavitt, as consideraes de Giovanni Dosi acerca do papel da oportunidade, apropriabilidade e cumulatividade tecnolgicas so alguns exemplos, que devem ser revistos e ampliados para abarcar consideraes sobre outros tipos de conhecimento que no o tecnolgico.16 Afasto-me desses temas mais concretos, por no caber aprofund-los no mbito do presente trabalho, para tentar abordar brevemente a aquisio e perda do conhecimento, isto , o aprendizado e o esquecimento.

4. Aprendizado e esquecimento H diversas maneiras e fontes de aprendizado economicamente importantes, dependendo do tipo de conhecimento que se pretenda adquirir. O conhecimento novo, por exemplo, s pode ser obtido atravs de pesquisa, no caso das firmas, aquilo que se chama corriqueiramente P&D. Mas a pesquisa
(16) Ver Pavitt (1984; 1992), para a taxonomia segundo fontes de tecnologia e, entre outros, Dosi (1988) para a discusso dos conceitos de apropriabilidade, cumulatividade e oportunidade tecnolgicas.

94

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

relevante no apenas aquela ligada ao desenvolvimento de novos produtos e processos, tambm a pesquisa cientfica mais bsica de extrema importncia. Devido grande incerteza quanto aos resultados presentes nessa atividade, em particular no caso da pesquisa bsica, muito freqentemente ela s possvel, se financiada por fundos pblicos. Mas tambm isso depende da situao concreta. Empresas atuantes em setores que utilizam amplamente os ltimos avanos da cincia, os chamados por Pavitt (1984) de science-based, devem levar a cabo tambm este tipo de pesquisa, por exemplo. Quando a pesquisa pblica, seus resultados costumam ser amplamente divulgados, ao contrrio dos casos em que desenvolvida por empresas interessadas em obter lucros a partir dela. Aqui tambm pode haver variaes, dependendo da situao concreta.17 O conhecimento tcito s pode ser adquirido com a experincia, que inclusive ensina como organizar o aprendido. H inmeras formas em que isso se d no cotidiano da vida econmica. Primeiramente, os diversos tipos de treinamento que podem ser realizados de vrias formas, atravs de cursos especficos, no prprio cotidiano da empresa, etc. Em segundo lugar, h o que podemos chamar de aprendizado informal ou no proposital, que se d como efeito colateral das prprias atividades envolvidas na produo. A se inclui o que se conhece como learning-by-doing, learning-byusing, learning-by-interacting e parte do learning to learn. O primeiro refere-se s chamadas curvas de aprendizado, que exprimem o fato de que, medida que se produzem novas unidades de uma mercadoria nova, aprende-se mais sobre como produzi-la, como eliminar desperdcios, como fazer interagir os diversos agentes envolvidos, de tal modo que os custos unitrios baixam com o aumento do volume total produzido at se atingir um determinado ponto.18 O segundo diz respeito aos problemas e potencialidades que so detectados pelo uso de um produto e levam a modificaes nas suas caractersticas.19 O terceiro concerne ao aprendizado conjunto, a partir das trocas de informaes acerca das necessidades dos clientes e das capacitaes dos fornecedores.20 O ltimo se refere a como incorporar as novas experincias21. Pavitt (1992) acrescenta o learning.b-failing, que significa a modificao de inovaes fracassadas, que, parece-me, est em parte contemplado no prprio learning-by-doing ou by-using. Entretanto, h outros modos informais de se aprender pela experincia, que ocorrem, por exemplo, na adoo e cumprimento de rotinas de funcionamento dos diversos setores de uma firma. A
(17) Por exemplo, uma firma pode ter interesse em divulgar parte de suas descobertas de modo a impor um padro de produto. Nos casos em que estes so usados em conjunto com outros, que devem ser compatveis, isto pode ser importante, como no caso de computadores, perifricos e softwares ou de aparelhos que decodificam informaes armazenadas em fontes particulares, como vdeos, toca-discos, toca-fitas, etc. (18) O trabalho de Arrow (1962b) pioneiro neste tema. (19) Ver Rosenberg (1982, cap. 6). (20) Ver Lundvall (1988). (21) Ver Stiglitz (1987).

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

95

simples vivncia de um determinado ambiente pode ser fonte de aprendizado; por isso, admite-se em geral que h externalidades no processo de criao e utilizao intensa de conhecimento. O conhecimento codificado pode ser aprendido de diversos modos: em escolas, cursos ou atravs de um esforo autodidata. Nem sempre necessrio que haja professores ou livros. Revistas especializadas so importante fonte de informaes codificadas ou passveis de codificao. Congressos, visitas a outras organizaes e intercmbios variados so fontes adicionais de aprendizado de elementos das diversas categorias de conhecimento. Outras fontes de conhecimento devem ainda ser acrescentadas, como a avaliao dos concorrentes e a engenharia reversa. Sem esquecer, todavia, que essas informaes no so aprendidas instantaneamente.22 preciso percorrer todo um caminho que permita ir estruturando e recriando uma matriz cognitiva a partir da qual os novos dados faam sentido.23 Como o conhecimento tem carter cumulativo e propcio a criar assimetrias, as firmas precisam estar sempre atentas para fazer avanar os seus conhecimentos, isto , para aprender. Por isso, vo utilizar-se das diversas formas listadas de aprendizado, segundo as suas necessidades. Faz-lo de modo eficiente pode significar vantagens competitivas importantes. Por conseguinte, a firma deve procurar se organizar de modo a facilitar o aprendizado. J se mencionou acima que a dinmica econmica capitalista de molde a permanentemente tornar muitos conhecimentos obsoletos, j que, por um lado, promove constantes modificaes em diversos de seus objetos como os mercados e, por outro, substitui outros como as tecnologias. Logo, o funcionamento eficiente de instituies que produzem conhecimento implica tambm o controle do seu descarte, o processo de esquecimento, tanto para promov-lo quanto para evitar que ocorra por simples desuso de alguma pea de conhecimento que ainda pode vir a ter utilidade. Entre as razes para se favorecer o esquecimento de matria obsoleta, est o fato de que de alguma maneira ocupam espao e tornam mais difcil o acesso ao conhecimento que permanece importante, por tornar mais amplo o universo a ser pesquisado. Podemos exemplificar com algum que no apague as vrias verses preliminares de um trabalho feito no computador, acabando por ter
(22) Ver Pavitt (1992) e Canuto (1992), para as diversas formas de aprendizado. (23) Todo tipo de conhecimento, mesmo o codificvel, apresentar algum elemento tcito, pois se liga a todos os outros conhecimentos do agente de forma no inteiramente transmissvel. Quando lemos uma mensagem, no nos detemos nas exatas palavras escritas, mas procuramos apreender seu contedo. Esta apreenso depende dos contedos j presentes na matriz cognitiva do leitor (Polanyi, 1958, cap. 5). Entretanto, parece-me que quanto mais o conhecimento for de natureza formal-abstrata e quanto mais for prximo das linguagens por ns criadas, maior ser sua parcela codificvel e transmissvel e menor a tcita. Assim, teoremas altamente difceis e abstratos podem ser tornados acessveis a quem j saiba os pr-requisitos para compreendlos, apenas ao serem publicados, enquanto coisas aparentemente mais simples, como nadar ou reconhecer a me, s podem ser aprendidas com a experincia, tendo alto grau de tacitude, provavelmente por serem de natureza sensreo-motora.

96

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

dificuldades de identificar qual a verso final. Algumas formas de conhecimento, por exemplo, rotinas e procedimentos, se no so esquecidas ao se tornarem ultrapassadas, podem at inviabilizar a busca e adoo de substitutos adequados. Seria interessante, portanto, que a sociedade se preocupasse em ter controle sobre o esquecimento, para evitar maiores perdas. Para isso ele deve-se dar tambm de modo diferenciado, conforme o tipo de conhecimento envolvido. Conhecimentos codificados no so propriamente esquecidos, mas devem-se encontrar formas eficientes de descartar esses conhecimentos, preservando o material que possa ter importncia como registro histrico. Elementos tcitos perdem-se pelo desuso. Parece fcil, mas no tanto. Muitas vezes rotinas que j deveriam estar esquecidas se mantm, pela dificuldade de impor o seu abandono e esquecimento. Como reconhecer o momento e a natureza das substituies a serem feitas nesses procedimentos, como evitar a inrcia institucional; estas so questes importantes s quais firmas, governos e outras instituies devem estar atentos.24

Consideraes finais Os pontos levantados at aqui visaram colocar o conhecimento, sua criao, aquisio e esquecimento como uma categoria central para a compreenso da economia capitalista. Isto tem conseqncias importantes. Introduz um elemento de subjetividade no processo econmico, que desautoriza a usual abordagem homogeneizante e tecnicista da teoria convencional. De um lado, pela sua natureza idiossincrtica, um elemento criador de variedade, o que, do ponto de vista do processo de seleo operado pela concorrncia, desejvel. De outro, dado o carter cumulativo e local do conhecimento e dadas as externalidades e a maneira como se difunde, ele no tende a eliminar desigualdades, mas a aprofund-las. Sua relao com os mecanismos de mercado no , de modo algum, unvoca. Se a organizao mercantil da economia permite a utilizao de uma quantidade de conhecimento maior do que qualquer rgo planificador capaz de obter e processar, ela o faz de modo particular, que implica em constante destruio de capacitaes j adquiridas, o que pode ter graves conseqncias sociais. Por outro lado, trata-se de fator dificilmente comercializvel, o que gera novos problemas para sua incorporao anlise. Diversos autores, a partir do trabalho pioneiro de Arrow (1962a), debruaram-se sobre a questo: se mercados

(24) Johnson (1992) trata de modo preliminar a importncia de se ter instituies que favoream a mudana e que sejam capazes de promover o esquecimento.

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

97

monoplicos ou concorrenciais tendem a dedicar esforos pesquisa compatveis com as necessidades sociais. O resultado no muito claro. De qualquer maneira, essas abordagens costumam entrar em choque com a viso dinmica da economia capitalista aqui adotada, segundo a qual muito difcil estabelecer esse timo, j que os resultados das pesquisas no esto predeterminados e podem levar a muitos caminhos distintos, sendo que a escolha de um elimina diversos outros e em cada um desses caminhos haver dependncia das escolhas anteriores (path-dependence). H conseqncias relevantes tambm do ponto de vista da elaborao de polticas do governo. A importncia do conhecimento para o setor produtivo pode tornar desejvel a participao estatal no esforo de sua aquisio e descarte, seja nas pesquisas, seja na educao e treinamento de mo-de-obra, seja na criao de instituies favorveis criao e difuso de conhecimento e eficiente promoo de mecanismos adequados de esquecimento. Tudo isso deve ser examinado luz do processo de concorrncia, dos setores mais importantes na economia nacional.
Maria Silvia Possas Professora do Instituto de Economia da UNICAMP.

Referncias bibliogrficas ARROW, K. Economic welfare and the allocation of resources for invention. The rate and direction of inventive activity. Princeton: Princeton Univ. Press, 1962a. ________. The economic implications of learning by doing. Review of Economic Studies, v. 29, p. 155-73, 1962b. AUERBACH, P. Competition: the economics of industrial change. Blackwell, 1988. Oxford: Basil

CANUTO, O. Mudana tcnica e concorrncia: um arcabouo evolucionista. Campinas: UNICAMP. IE, 1992. (Texto para Discusso, n. 6). DASGUPTA, P.; STIGLITZ, J. . Industrial structure and the nature of innovative activity. Economic Journal, v. 90, n. 358, p. 266-93, jun. 1980. ________; STONEMAN, P. Introduction. In: ________; ________,ed. Economic policy and technological performance. Cambridge, Engl.: Cambridge Univ. Press, 1987. DOSI, G. Technical change and industrial transformation. London: Macmillan, 1984. ________. Sources, procedures and microeconomic effects of innovation. Journal of Economic Literature, v. 26, n.3, p.1120-71, 1988. ________. The contribution of economic theory to the understanding of a knowledgebased economy. Laxenburg, Austria: IIASA, 1995. (Working Papers, 95-56). FREEMAN, C. The economics of industrial innovation. Harmondsworth: Penguin, 1974.

98

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997.

HAYEK, F. (1978). Competition as a discovery procedure. In: WITT, U., org. Evolutionary economics. Aldershot: E. Elgar, 1993. p.399-410. INGRAO, B.; ISRAEL, G. The invisible hand. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1990. JOHNSON, B. Institutional learning. In: LUNDVALL, B., org. National systems of innovation. London: Pinter, 1992. p. 23-44. KNIGHT, F. (1921). Risco, incerteza e lucro. Rio de Janeiro: Expresso e Cultura, 1972. LUNDVALL, B. Innovation as an interactive process: from user-producer interaction to the national system of innovation. In: DOSI, G. et al., org. Technical change and economic theory. London: Pinters Publishers, 1988. p. 349-69. MARSHALL, A. (1890). Principles of economics. 8th. ed. London: Macmillan, 1986. MARX, K. (1894). O capital, livro III. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1974. NELSON, R.; WINTER, S. An evolutionary theory of economic change. Cambridge, Mass.: The Belknap Press of Harvard Univ. Press, 1982. PAVITT, K. Sectoral patterns of technical change: towards a taxonomy and a theory. Research Policy, v. 13, n.6, p.343-73, 1984. ________. Some foundations for a theory of the large innovating firm. In: DOSI et al., ed. Technology and enterprise in a historical perspective. Oxford: Clarendon Press, 1992. p.185-211. POLANYI, M. Personal knowledge. Chicago: Univ. of Chicago Press, 1958. ________. The tacit dimension. London: Routledge Kegan & Paul, 1966. POSSAS, M. Dinmica e concorrncia capitalista: uma interpretao a partir de Marx. So Paulo: Hucitec, 1989. POSSAS, S. Concorrncia e competitividade. notas sobre estratgia e dinmica seletiva na economia capitalista. Campinas: UNICAMP. IE, 1993. (Tese de Doutorado). ________. Notas acerca da lgica de deciso e expanso da firma capitalista. Campinas: UNICAMP. IE, 1995. (Texto para Discusso, n. 52) RICHARDSON, G. Information and investment. Oxford: Oxford Univ. Press, 1960. ________. The organisation of industry. Economic Journal, v. 82, n. 327, p.883-96, 1972. ROSENBERG, N. Inside the black box - Technology and economics. New York: Cambridge Univ. Press, 1982. SCHUMPETER, J. (1912). Teoria do desenvolvimento econmico. Cultural, 1983. (Os Economistas). So Paulo: Abril

________. Capitalism, socialism and democracy. London: Allen & Unwin, 1943. STIGLITZ, J. Learning to learn, localized learning and technological progress In: DASGUPTA, P.; STONEMAN, P., ed. Economic policy and technological performance. Cambridge, Engl.: Cambridge Univ. Press, 1987. p.125-53. SMITH, A. (1776). A riqueza das naes: investigao sobre sua natureza e suas causas. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas).
Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun. 1997. 99

Resumo Este trabalho versa sobre os aspectos econmicos de um elemento universalmente presente na produo, o conhecimento. Identificam-se, inicialmente, algumas de suas caractersticas que tornam difcil a sua mercantilizao. Diferenciando-o de informao, arrolam-se traos adicionais, em especial o fato de no ser inteiramente transmissvel, de ter forte carter tcito. Alm disso, cumulativo e caminho-dependente. Quanto sua capacidade de gerar rendimentos, o texto prope que ela no se prenda sua venda, mas sua capacidade de criar diferenas inimitveis, permitindo a gerao de quase-rendas. Por fim, arrolam-se as principais formas de aprendizado e comenta-se a necessidade de se criar formas eficientes de esquecimento. Palavras-chave: Conhecimento Apropriabilidade; Caractersticas econmicas; Aprendizado Papel econmico.

Abstract This article is about economic characteristics of something that is always present in any process of production: knowledge. At the beginning we try to enumerate some of its features which are responsible for its non-marketability. Then we argue about its differences from information, including the fact that it is to a certain extent tacit and non-transmissible. Besides it is also cumulative and path-dependent. Because of all these facts, one would not expect that the revenues originated by its trade are high enough to stimulate its production. It is suggested that it is a source of quasi-rents, as it creates unreplicable differences among economic agents. Finally, we comment some forms of learning and the fact that society must find efficient forms of destroying obsolete knowledge. Key-words: Knowledge Appropriability; Economic features; Learning Economic role.

100 1997.

Economia e Sociedade, Campinas, (8): 85-100, jun.

Potrebbero piacerti anche