Sei sulla pagina 1di 2

Semeando honra?

Por

Ruy Cavalcante

Gostaria de fazer alguns comentrios sobre uma doutrina apcrifa que vem ganhando bastante fora no meio cristo ultimamente, especialmente na regio norte do pas, regio onde me encontro. Trata-se dos princpios (ou leis) da semeadura e da honra. Em respeito, no aos falsificadores do Evangelho, mas aos seus discpulos cegos, tentarei ser o mais impessoal possvel em minha curta abordagem sobre o tema. Ambos os princpios caminham juntos e possuem vrias ramificaes, porm do destaque especial a questes de ordem financeira, geralmente (mas no somente) interligados ao que chamam de primcias. Meus comentrios sero direcionados a estes pontos. Resumidamente, afirmam que:

Atravs da semeadura voc se conecta com o futuro; O Senhor criou esse princpio para estabelecer a fidelidade e a f; Criou a oferta para estabelecer o princpio da honra. E estabeleceu a primcia como princpio de santidade.

Segundo afirma um de seus maiores defensores, os dzimos e ofertas so dados a Deus, para obteno de prosperidade, mas as primcias so dadas ao lder espiritual (sacerdote) para estabelecer o princpio da honra. Atravs das primcias o discpulo honra o seu lder e ganha o respeito de Deus, uma vez que esto deixando o sacerdote liberado para cuidar das coisas de Deus, sem se preocupar com coisas elementares, como seu sustento e o de sua famlia. O resultado disso? Enriquecimento dos lderes e uma busca desenfreada de se tornar lder tambm e ter o direito de ser honrado com primcias. Uma das bases para essa doutrina encontra-se em Ezequiel 44:30: E as primcias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblao de tudo, de todas as vossas oblaes, sero dos sacerdotes; tambm as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faa repousar a bno sobre a tua casa. Bem, considerando o carter antitpico (Hb 10:1) do Antigo Testamento, onde os sacerdotes eram figuras de Cristo, temos hoje um nico sacerdote no sentido original do termo, que Jesus ( Hb 5:6; Hb 7; Hb 8). Desta forma, se h algum ainda digno de receber as primcias do homem, este se chama Jesus. Entretanto a aliana definitiva que Deus fez com o homem est baseada em promessas superiores ( Hb 8:6), assim como devemos entregar-lhes coisas superiores, e no apenas algum percentual de renda, mas a vida inteira (Mt 19:21; Lc 14:26: Hb 9:14). Por isso Paulo afirma: Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, povo depropriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz . (1 Pd 2:9) Tudo em ns pertence a Ele, pois somos sua propriedade exclusiva. Ora, em ltima instncia, segundo o mesmo texto de 1 Pedro 2:9, hoje somos todos sacerdotes e, sem tentar apelar para falcias, no h qualquer meno bblica que indique haver entrega de primcias de um sacerdote a outro. A verdade que Jesus modificou as relaes humanas referente vida religiosa nos moldes do antigo testamento quando afirmou:

Vs, porm, no queirais ser chamados Rabi; porque um s o vosso Mestre, e todos vs sois irmos. E a ningum sobre a terra chameis vosso pai; porque um s o vosso Pai, aquele que est nos cus. Nem queirais ser chamados guias; porque um s o vosso Guia, que o Cristo. Mas o maior dentre vs h de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, ser humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, ser exaltado. (Mt 23:8-12) E continua: Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles. No ser assim entre vs; antes, qualquer que entre vs quiser tornar-se grande, ser esse o que vos sirva; e qualquer que entre vs quiser ser o primeiro, ser vosso servo; assim como o Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20:26-28) E ainda: Ai de vs, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas. (Lc 6:26) Desta forma, somos todos sacerdotes e irmos, nosso Mestre, nosso Guia e nosso Senhor um s, Jesus Cristo, somente Ele digno de ser honrado, no apenas com primcias, mas com tudo o que temos e somos eternamente. Estas doutrinas so totalmente alheias ao Evangelho de Cristo, so aberraes que possuem o claro objetivo de sacralizar a prosperidade e justificar o enriquecimento s custas do servio cristo, como se "viver do Evangelho" significasse ganhar dinheiro por meio dele. Quando o Novo testamento fala da prosperidade financeira num sentido proveitoso ele lhe atribui a seguinte perspectiva: Aquele que furtava, no furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mos o que bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. (Ef 4:28) Ou seja, a prosperidade financeira deve servir na vida crist para que possamos socorrer o necessitado e ela vem mediante o trabalho. trabalhando que Deus nos abenoa com prosperidade. A nica coisa que conseguimos entregando primcias para nossos lderes enriquec-los, e com isso perpetuamos algo condenado por Cristo, que a cobia. Porque o amor ao dinheiro raiz de todos os males; e nessa cobia alguns se desviaram da f, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1Tm 6:10) Ver tambm Lucas 12:15. Espero sinceramente que este curto artigo sirva para nos fazer refletir um pouco sobre o tipo de vida crist que estamos vivendo e se ela est de fato em concordncia com o que a Palavra de Deus nos ensina e adverte. E que o amor de Deus nos leve a buscar conhecimento doutrinrio exclusivamente em Sua Palavra e que assim aprendamos que espiritual mesmo amar... ... Peo perdo pela falta de aprofundamento exegtico, pois achei que deixaria o texto muito denso e cansativo. Caso necessrio, farei consideraes exegticas adicionais nos comentrios.

Ruy Cavalcante de Oliveira Sobrinho Bacharel em Teologia, com especializao em Docncia do Ensino Superior e Ensino Religioso. tambm editor do Blog Intervalo Cristo. HTTP://intervalocristao.blogspot.com HTTPS://www.facebook.com/RuyCavalcante HTTP://www.twitter.com/intervalocristo

Potrebbero piacerti anche