Sei sulla pagina 1di 4

Sntese do artigo The Hexagon of Cooperative Freedom de Morten Flate Paulsen As teorias sobre educao a distncia desenvolvidas nos

ltimos anos foram sistematizadas por Keegan (1988) segundo 3 ngulos: A) Teorias da Autonomia e Independncia B) Teorias da Industrializao C) Teorias da Interaco e da Comunicao Integrado na 1 vertente, Teorias da Autonomia e Independncia, surge o trabalho de Moore que refere a importncia do dilogo, da estruturao e da autonomia do aluno; sobre este ltimo ponto Moore enfatiza a necessidade de as organizaes de Educao a Distncia (EAD) permitirem, ao aluno, independncia total na escolha de finalidades, objectivos, mtodos de estudo, actividades de aprendizagem, ritmo de estudo e progresso e, tambm, avaliao. Mais recentemente, Moore encoraja a anlise dos efeitos da Comunicao Mediada por Computador (CMC)* relativamente aos 3 pontos da sua teoria. Neste contexto, Paulsen refere que, recorrendo CMC, o dilogo deixa de ser de um-para-um, e apenas entre aluno-professor, passando a ser de muitospara-muitos e envolvendo a comunicao entre pares. O autor incide, tambm, na necessidade de se estruturar de raiz os cursos de EAD que recorrem CMC. Por fim, questiona se a CMC se adequar ao elevado nvel de autonomia que Moore preconiza para a EAD. O trabalho de Peters, includo na 2 vertente - Teorias da Industrializao (que sustentam ser a estrutura do ensino a distncia determinada pelos princpios da industrializao, nomeadamente, da mecanizao, diviso do trabalho e da produo em massa), parece no poder ser, partida, e segundo Paulsen, aplicvel CMC uma vez que as tecnologias da 3 gerao (as que recorrem s redes de dados) so particularmente vlidas quando envolvido um pequeno n de estudantes; caso contrrio, as oportunidades de interaco entre aqueles drasticamente diminuda (Bates, 1991). Na 3 vertente, Teorias da Interaco e da Comunicao, Paulsen inclui a Teoria da Conversao Didctica Guiada, de Holmberg, que sustenta ser necessrio, na EAD, manter uma interaco constante entre a organizao de suporte - autores, tutores, consultores - e o aluno, quer de forma simulada, pela interaco com a documentao previamente produzida, quer atravs da comunicao real, por telefone ou por carta, com os tutores e consultores. Paulsen alerta para o facto desta teoria ter sido desenvolvida no contexto dos cursos por correpondncia em que a comunicao se processava de um-paraum ignorando a comunicao entre pares. Refere, no entanto, que a Teoria da Conversao Didctica Guiada poder ser desenvolvida para integrar tcnicas de facilitao de trabalho em grupo. Neste sentido, uma das propostas deste autor aponta para o desenvolvimento, de raiz, de material susceptvel de promover interaco assncrona entre os elementos do grupo.

Paulsen sublinha ainda que a CMC se tem revelado um excelente facilitador de conversao didctica guiada entre estudante, tutores e a organizao de suporte.

O Hexgono da Teoria da Liberdade Cooperativa Paulsen desenvolveu a Teoria da Liberdade Cooperativa a partir de algumas das perspectivas acima citadas, incluindo-a no grupo das Teorias de Autonomia e Independncia. Entrevendo os aprendentes a distncia, adultos e jovens, como estudantes autnomos, motivados e com interesse em controlar a prpria aprendizagem, independentemente da sua orientao motivacional (motivao orientada para objectivos, orientada para actividades ou orientada para o conhecimento), Paulsen considera que para aqueles to vital a liberdade quanto a cooperao assinalando ser a solido resultante do difcil acesso aos colegas do grupo um dos maiores problemas dos alunos a distncia (a educao uma arte cooperativa e no operativa Houle, 1984) Consciente da dificuldade em conciliar cooperao e liberdade individual, de resto agravada na EAD pela distncia entre os elementos do grupo educativo, Paulsen prope o recurso s novas tecnologias de comunicao (audioconferncia, videoconferncia e comunicao mediada por computador) dado serem, na sua perspectiva, os melhores e mais facilitadores meios da cooperao a distncia conseguindo-se, assim, um sistema de EAD que combina liberdade individual com cooperao grupal. Esta teoria considera que as caractersticas mais importantes na EAD tm a ver com 6 vectores da liberdade: Tempo, Espao, Ritmo de progresso, Meio, Acesso e Curriculum que devem ser tidas em conta por quem quiser planificar um curso de EAD baseado em CMC. Liberdade temporal Um curso de EAD deve permitir um elevado nvel de liberdade de forma a que a comunicao possa ocorrer sempre que seja conveniente devendo ser mnimo o tempo de espera da resposta. A CMC pode ser completamente independente do tempo (disponvel, idealmente, 24 /dia e 365 dias/ ano) fornecendo acesso instantneo informao e um sistema de comunicao assncrona entre os parceiros; pode, no entanto, recorrer-se, tambm, a sistemas que suportem a comunicao sncrona. Liberdade espacial A EAD deve permitir que os alunos escolham o local a partir do qual querem estudar. Paulsen reala a capacidade da CMC ser possvel a partir de qualquer ponto do mundo, quer em ambientes formais quer informais, onde haja uma linha telefnica ou uma rede de dados.

Liberdade de ritmo de progresso


(nota: o autor utilizou a expresso Freedom of pace que se revelou de muito difcil traduo uma vez que tpace traduzvel por passo, andamento; quaisquer sugestes sero bem vindas)

A existncia de uma planificao temporal de um curso de EAD, com datas de incio e de terminus, com prazos definidos para os momentos avaliativos, etc, pode ser considerada um condicionalismo negativo para o estabelecimento de ritmos individuais de progresso. Para contornar esta situao, diferentes cursos flexibilizam esta estrutura organizacional, possibilitando que os alunos escolham alguns prazos, ou definindo diversas datas limite para o mesmo evento ou, no caso extremo do ensino por correspondncia, no definindo quaisquer prazos. Shale (1987), no entanto, refere ser importante a definio de metas standardizadas (mesmo que individualizadas) de forma a que o sistema de EAD seja administrvel e que firme um compromisso com uma filosofia colectivista, para garantir a credibilidade dos exames, para aumentar a motivao dos alunos atravs da actividade de grupo e para evitar a procrastinao. Paulsen, citando Wells (1992), refere que o recurso CMC permite adequar a estrutura do curso a maior ou menor flexibilizao nas metas de aprendizagem; acrescenta, no entanto, que uma das maiores vantagens da CMC, o estabelecimento de comunicao significativa de muitos-para-muitos entre os elementos do grupo educativo ser difcil num sistema de prazos flexveis. Liberdade relativa ao Meio de Comunicao Nipper (1989) argumenta que existem trs geraes de EAD: surge, em primeiro lugar, o ensino por correspondncia baseado em material impresso e escrito. Depois, aparecem cursos de EAD baseados em meios de difuso de um para muitos (broadcast), do tipo radio e televiso, cassete de video ou audio. A terceira gerao utiliza j os sistemas de CMC. Paulsen sustenta que os programas de EAD, para atingirem um elevado nvel de liberdade, devero possibilitar aos alunos o acesso a mltiplas fontes de informao: impressas, videogramas, encontros presenciais, comunicao mediada por computador etc. Uma tal abordagem tornar possvel diferentes estilos de aprendizagem evitando a excluso de participantes por falta de acesso ou por desconhecimento das tcnicas de utilizao de meios de comunicao de tecnologia avanada. Liberdade de Acesso Paulsen refere que os programas que aspirem a elevados nveis de liberdade devem respeitar os conceitos de Aprendizagem / Educao Aberta eliminando no ingresso aos cursos ou para acreditao, os pr-requisitos convencionais (qualificaes acadmicas, idade, sexo, diferenas sociais, raa, etnia, ocupao). Devero ser os alunos a decidir se tm ou no condies para a frequncia e prosseguimento de estudos.

Liberdade de Curriculum Aos alunos dever ser possibilitada a estruturao de um currculo adequado s suas necessidades/interesses a partir de um leque diversificado de opes disciplinares e a transferncia de crditos entre programas e universidades. Assim sendo, ser necessrio intensificar a colaborao entre as instituies que suportam os cursos de EAD. Em concluso Neste artigo, Paulsen defende ser o elevado nvel de liberdade para os estudantes uma das metas a atingir num curso de EAD e sugere o recurso aos 6 eixos da Teoria da Liberdade Cooperativa como um guia eventual para a implementao de um curso EAD. Ciente das dificuldades que podem advir da implementao desta Teoria, nomeadamente, as decorrentes da aceitao dos ritmos individuais de aprendizagem, que podem condicionar a evoluo da aprendizagem do colectivo, o autor prope o Co-ensino (Coteaching), isto , o envolvimento de vrios professores no sistema com o intuito de reduzir a dependncia entre os alunos e o professor e, logicamente, o tempo de resposta na comunicao professor-aluno. Os estudantes adultos do futuro procuraro liberdade e flexibilidade ao mesmo tempo que necessitaro de colaborao grupal e unidade social. A CMC, quando interligada com outros meios, permitir juntar liberdade e unidade em programas educativos a distncia verdadeiramente flexveis e cooperativos.
*Paulsen utiliza a designao computer conferencing em vez de computer-mediated communication (CMC); pareceu-nos, no entanto, que a designao utilizada estava mais consentnea com a CMC uma vez que o autor parece englobar naquela expresso os diferentes servios de comunicao telemtica.

Potrebbero piacerti anche