Sei sulla pagina 1di 6

SENSORES ULTRA-SNICOS INTELIGENTES

Detector de PIG ClampOn DSP


PROCESSAMENTO DE SINAIS DIGITAIS

SENSORES ULTRA-SNICOS INTELIGENTES

Detector de PIG ClampOn DSP


Um Detector de PIG uma ferramenta utilizada nas operaes de limpeza. Esta operao faz parte do programa de gesto da integridade dos dutos com o objetivo de evitar a reduo de capacidade devido formao de incrustao ou, em alguns casos, paradas devidas a vazamentos, corroso, eroso etc. Em alguns casos a limpeza de tubos tambm pode ser realizada para intercalar as mudanas de fluidos transportados no tubo.
O Detector de PIG ClampOn DSP controla e monitoriza a passagem do PIG pelo ponto de instalao. A informao confivel sobre a passagem do PIG aumenta a integridade do duto e gera economia de custos. Os sistemas de deteco de PIG ClampOn realizam esta operao de forma simples e segura uma vez que monitoram o PIG somente do lado externo do tubo. O sensor vai simplesmente fixado com uma abraadeira ao tubo, eliminando a necessidade de soldas ou perfuraes para sua instalao. No necessrio colocar inseres no PIG e o sistema capaz de detectar todos os tipos de PIG ou tampes.

O sensor
A unidade do sensor construda em ao inoxidvel para as unidades de convs, e de titnio para as unidades submarinas, e fixada na superfcie externa do tubo por onde o PIG est passando. As unidades de convs recebem a certificao de acordo com o EEx ia IIB ou EEx d IIC. Todos os sensores podem ser operados num intervalo de temperatura do tubo entre -40 e +200C. Um nmero ilimitado de sensores pode ser conectado a um nico computador para efetuar medies em tempo real. Os sensores transmitem um sinal ASCII ao computador de controle.

Princpios de operao
O Detector de PIG ClampOn DSP, baseado em nossa Tecnologia de Sensor Ultra-snico Inteligente, representa a mais recente tecnologia de ponta. Este instrumento acstico detecta a passagem de todos os tipos de PIG em tempo real, advertindo o operador instantaneamente. O sinal tambm pode ser usado para indicar a quantidade de detritos empurrados pelo PIG durante as operaes de limpeza do duto. Os sistemas de deteco de PIG ClampOn foram testados com sucesso e utilizados por um grande nmero de clientes ao longo de muitos anos, e este ltimo modelo torna o sistema ainda mais compacto e confivel. O DSP (Processamento de Sinais Digitais) representa uma tecnologia lder neste campo e nos coloca frente da concorrncia.

Sensor Ultra-snico Inteligente ClampOn


No-invasivo Processamento de Sinais Digitais (DSP - Digital Signal Processing) Digitalizao completa Filtros, circuitos e amplificadores no analgicos Comunicao bidirecional Medio em tempo real Fcil de reposicionar No contm peas mveis Pode ser montado em ambientes hostis Inclui sensores sensitivos, inteligentes, intrinsecamente seguros Pode ser atualizado atravs da descarga de software Pode armazenar at 60 dias de dados de medio no prprio sensor Caractersticas de auto-teste Sensor de temperatura e acelermetro (opcional) embutidos Software fcil de usar para Windows 2000/2003/XP/NT4 Verstil o mesmo sensor pode realizar a deteco de partculas, a deteco de PIG, a anlise de espectro e muito mais, tudo isso disponvel no pacote de software de sua escolha.

Computador
O sinal dos sensores pode estabelecer interface diretamente com qualquer tipo de Sistema de Controle Principal. Se for necessrio um computador dedicado, a ClampOn pode fornecer um PC equipado com o nosso software especializado que pode ser executado no Sistema Operativo Microsoft Windows. O computador instalado em uma rea segura e permite ao operador detectar a passagem do PIG em tempo real, assim como gerar relatrios de um ou mais sensores.

Processamento de Sinais Digitais


O detector ClampOn DSP, disponvel nas verses convs e submarino, uma unidade compacta e fcil de usar, muito mais que outros instrumentos disponveis no mercado. mais fcil de instalar no campo e mais fcil na hora de transferi-lo para outras locaes. O DSP inclui a digitalizao completa do sistema e a eliminao de filtros analgicos. Esta tecnologia est sendo cada vez mais utilizada numa ampla gama de dispositivos eletrnicos inteligentes uma vez que oferece capacidade suficiente para desenvolver tarefas avanadas de processamento de sinais em tempo real. Esses dispositivos incluem instrumentos para diagnsticos mdicos, sistemas de radares e sonares e telefones celulares. A ClampOn o nico fabricante de sistemas de deteco de PIG que utiliza o DSP, o que permite ao sensor operar em diversas faixas de frequncia simultaneamente, eliminando o perigo do detector ser disparado por fontes de rudo diferentes s dos PIG.

Lmpada de campo / Boto de reincio


Os sensores de convs tambm podem ser fornecidos com uma lmpada indicadora que se acende ao passar o PIG, assim como um boto para reiniciar o sensor.

Cabos
Todos os cabos podem ser fornecidos e terminados pela ClampOn, com ou sem engate rpido, ou fornecidos pelo cliente.

Layout do sistema

rea do campo
EEx ia IIB

rea segura

Computador ClampOn EEx ia IIB Luz/ reincio Unidade de fornecimento de energia TCP/IP Rede do cliente

EEx d IIC

EEx d IIC Luz/ reincio

Sistema de controle principal do

Submarino
Compacto

Mdulo de Controle Submarino

Aguas Profundas

Opes de Sada de Sinal


P IG

- RS485 - 4-20mA - REL

ESPECIFICAES DO PRODUTO
DETECTOR DE PIG Princpios de operao Tipo de PIG Velocidade mnima do PIG Mtodo de instalao Eletrnicos do sensor Opes de interface Acstica passiva, sensor inteligente Todos os tipos 0,03 metros por segundo Fixado com abraadeira na superfcie da tubulao, no-intrusivo Eletrnicos DSP inteligentes com processamento de sinal Todos os sensores podem ser fornecidos com: RS485 Digital (ASCII, binrio, ModBus RTU), 4-20mA (ativo/passivo), Rel, reincio Opes para os sensores aprovados ATEX: luz local/reincio Opes para sensores submarinos: CAN Bus, Profibus Outras funes disponveis: Monitorao de vibraes, auto-teste do sensor Sim Sim -40 at 225C (-40 at 392F ) 500C (-932F ) leo, gs, gua, multifase Auto-teste, vibrao, 0,25Hz - 1000 Hz 5G

Comunicao bidirecional Atualizao de software Temperatura da superfcie da tubulao Aparelho de alta temperatura Regimes de vazo Recursos de diagnstico COMPUTADOR Hardware mnimo Requisitos de software para Software ClampOn Entrada Sada de sinal EQUIPAMENTO DE REA SEGURA Alimentao principal Consumo de energia

Pentium III (ou equivalente) com 512 MB RAM Windows 2000/2003/XP/NT 4 Serial, Modbus, ethernet, OPC Serial, Modbus, ethernet, 4 a 20mA, Rel, Servidor Cliente

12 - 48 VDC ou 100-260 VAC 50-60Hz Mx. 2,1 W por detector + mdulo rack do computador

DETECTOR DE PIG DE CONVS Aprovao de Segurana Intrnseca (SI) INMETRO BR-ExiaIIBT2-T5,Zona 0 BR-Exd/deIIBT5, Zona 1 ATEX II 1 G EEx ia MB T2-T5, Zona 0 II 2 G EExd/deIICT5, Zona 1 CSAC&US Ex ia IIB T5, Classe I Diviso 1 Grupo C,D, Zona 0 GOST-R/GGTN-K 2ExdeIICT5, IP66, Zona 1 Grau de proteo Ex ia: IP68, Ex ia com luz/reincio: IP67, Exde: IP68, Ex de com luz/reincio: IP66 DETECTOR DE PIG SUBMARINO Profundidade Presso mxima de operao barA Presso mxima de teste barA Material do alojamento Dimenses excluindo cabo ROV Peso seco, kg (lbs) Interface mangueira/ligao Eletrnica redund. indep./eletrnica simples Junta de vedao / vedao Solda por feixe de eltrons Penetrador vidro-metal Cmara baixa presso / alta presso Sim Instalao/recuperao ROV Modificao abraadeira/funil Alimentao Corrente Vida til projetada (MTBF ) COMPACT 3000m 300 (4351psi) 333 (4829psi) Titnio 90 x 324mm (3,5 x12,8) 5.2 (11.5) Bennexor ODI Sim No Sim Sim Sim Sim Sim 12-28VDC Aprox. 70mA @ 24VDC 220.000 horas (25 anos) DEEPWATER 4500m 450 (6526psi) 675 (9790psi) Titnio 150 x 359mm (5,9 x 14,1) 15.0 (33.1) Bennexor ODI Sim No Sim Sim Sim No 12-28VDC Aprox. 70mA @ 24VDC 220.000 horas (25 anos)

ClampOn lder na monitorao de areia, PIG e corroso-eroso


Desde o incio, em 1994, a ClampOn tem crescido at tornar-se o maior fornecedor de sistemas ultra-snicos passivos para a monitorao de areia/partculas ao setor internacional de petrleo e gs. Todos os produtos fornecidos pela ClampOn, monitor de partculas, detector de PIG, monitor de corroso e eroso e monitor de vazamentos, baseiam-se na mesma e testada plataforma de tecnologia. Tanto os instrumentos topside como os submarinos incorporam o Processamento de Sinais Digitais (DSP), digitalizao completa eliminando filtros, circuitos e amplificadores analgicos.

Sensores Submarinos
Os sensores submarinos foram desenvolvidos em estreita colaborao com a Shell Deepwater Development Inc., em Houston,

SENSORES ULTRA-SNICOS INTELIGENTES


NORUEGA: ClampOn AS, Vaagsgaten 10, NO-5160 Laksevaag, Bergen, Noruega, Telefone: +47 5594 8850, Fax: +47 5594 8855, E-mail: mail@clampon.com EUA: ClampOn, Inc., 15720 Park Row, Ste. 300 (77084), PO Box 219206 (77218-9206), Houston, TX, USA, Telefone: +1 281 492 9805, Fax: +1 281 492 9810, e-mail: info@clamponinc.com - WEB: www.clampon.com

Desenhista: Cucumber /Tnnes H. Gundersen Foto: Thor Westreb Impresso: Molvik Grafisk AS JULH O 20 10

O Sensor Inteligente Ultra-snico ClampOn processa todos os dados no prprio sensor (princpio patenteado), permitindo desta forma que o instrumento diferencie entre o rudo gerado pela areia e o rudo gerado pela vazo. Isto importante para o usurio, uma vez que as mudanas nas vazes e a relao gs/leo no afetaro o desempenho do sistema. Uma boa relao sinal-rudo vital para este tipo de medies de qualidade, e os sensores ClampOn so os melhores neste aspecto. Com a nova verso, o rudo externo foi completamente eliminado. Os sensores possuem uma capacidade de memria para armazenar at 60 dias de dados, e podem inclusive ser reprogramados para atuar como monitor de areia, detector de PIG ou um monitor de corroso e eroso para monitorar as mudanas de espessura da parede de uma tubulao.

e com a FMC Energy Systems, na Noruega. O feliz resultado do projeto foi um sistema de monitorao de areia que combinou uma vida til extremamente longa com excelentes propriedades acsticas, oferecendo confiabilidade em ambientes de alta presso em guas profundas. Desde 1998 a ClampOn j forneceu cerca de 500 sensores submarinos indstria petrolfera. Os medidores submarinos tm sido continuamente desenvolvidos a fim de otimizar a qualidade e o desempenho e satisfazer as necessidades do mercado.

de funcionamento do instrumento baseiase na transmisso de sinais ultrasnicos que se propagam atravs do material da tubulao. O sinal transmitido recebido por um sensor e analisado utilizando esquemas avanados de processamento de dados.

Monitor de Partculas ClampOn DSP-06


Todos os sensores so exatamente iguais e intercambiveis, uma vantagem no caso de os sensores serem movidos/transferidos ou no caso de servio. O aumento do DSP em capacidade de processamento permite ao sensor combinar sinais vindos de diversas faixas de frequncia ao analisar a vazo. Os sensores ClampOn so versteis e so os nicos instrumentos do mercado que oferecem comunicao bidirecional entre o sensor e o sistema de controle. Esta soluo permite a atualizao futura do sensor simplesmente fazendo-se o download do novo software. Ao utilizar a sada digital dos sensores, os mesmos podem ser instalados num sistema multiponto.

Monitor de Corroso e Eroso ClampOn DSP (CEM)


O CEM foi concebido para monitorar quaisquer mudanas na espessura da parede. Possui entre dois e oito transdutores fixados magneticamente superfcie da tubulao (ou qualquer outra estrutura metlica) e conectados a uma unidade de controle anexa. A unidade de controle envia e recebe continuamente ondas guiadas entre os transdutores, originando uma rede de rotas de medies que cobrem a rea selecionada. O princpio

Potrebbero piacerti anche