Sei sulla pagina 1di 16

15/02/2013

CAPTULO 2

2.2 CARGA ELTRICA


Propriedade fsica associada ao fenmeno de atrao e repulso entre as partculas do tomo. Entre prton e prton ocorre repulso; Entre eltron e eltron ocorre repulso; Prton e eltron se atraem. Conveno: Carga do prton: positiva. Carga do eltron: negativa. Carga do nutron: no tem.

ELETRICIDADE ESTTICA

2.1 ESTRUTURA DA MATRIA


Matria: designao do que constitui todos os corpos e ocupa lugar no espao. Substncia: cada tipo particular de matria. Molcula: menor poro da matria que ainda conserva as caractersticas originais da substncia. tomos: partculas resultantes da diviso posterior da molcula. Partculas principais dos tomos: prtons, nutrons e eltrons.

2.3 ATRAO E REPULSO ENTRE CORPOS CARREGADOS


Corpos carregados se comportam como as partculas do tomo: Corpos com cargas de mesmo sinal se repelem; Corpos com cargas de sinais contrrios se atraem. Eletricidade esttica: fenmeno produzido por cargas que no esto em movimento.

Estrutura do tomo: ncleo eltrons

2.4 CAMPO ELTRICO


Campo de fora responsvel pelos efeitos de atrao e repulso entre os corpos carregados. Representado por linhas imaginrias em torno do corpo carregado, conhecidas como linhas de fora eletrostticas.

15/02/2013

Propriedades das linhas de fora do campo eltrico:


Positiva

saem da carga positiva:

Tendncia de eletrizao

entram na carga negativa:


Negativa

Pele de coelho Vidro Mica L Pele de gato Seda Algodo Madeira mbar Ebonite Cobre Enxofre Celulide

Exemplo: atritando-se vidro com algodo, o vidro perde eltrons, que so recebidos pelo algodo. Ento, o vidro fica com carga positiva e o algodo, com carga negativa.

no se cruzam, mas se deformam, aproximadas de outras linhas de fora:

quando

Eletrizao por contato: quando dois corpos com cargas eltricas diferentes so colocados em contato, eles trocam cargas eltricas:

so invisveis e s podem ser percebidas pelos efeitos que produzem.

2.5 ELETRIZAO
o ato de fazer com que um corpo adquira carga eltrica. Corpos neutros tm o mesmo nmero de prtons e eltrons e no tm carga eltrica. Eletrizao por atrito: quando dois corpos neutros so atritados entre si, h movimento de eltrons. O material que ocupar a posio superior da srie triboeltrica o que perder eltrons, eletrizando-se positivamente:

Eletrizao por induo: um corpo que contm carga eltrica, ao ser aproximado de um corpo neutro, sem tocar, separa as cargas deste ltimo.

A barra A, com carga positiva, ao ser aproximada da barra B, neutra, atrai as cargas negativas de B. Uma parte de B fica carregada negativamente e a outra parte, mais afastada de A, com carga positiva.

15/02/2013

Descarga de cargas eltricas: quando dois corpos com cargas eltricas elevadas forem aproximados, eltrons pulam do corpo com carga negativa para o carregado positivamente, antes mesmo dos dois entrarem em contato, observando-se uma centelha ou arco:

3.2 CORRENTE ELTRICA

Na pilha, o plo positivo estabelece um campo eltrico que atrai eltrons livres da extremidade do fio a que est ligado, enquanto no plo negativo, um campo eltrico repele eltrons na outra extremidade do fio. No interior do condutor, o campo eltrico fora os eltrons a se deslocarem de tomo para tomo. Ao avanar para o tomo vizinho, o eltron repele e substitui outro eltron ali.

CAPTULO 3

Esse processo se repete em tomos prximos, estabelecendo um fluxo de eltrons em todo o condutor, na direo do plo positivo da pilha. O movimento dos eltrons no condutor ser contnuo enquanto o fio condutor permanecer ligado aos terminais da pilha. Corrente eltrica: fluxo orientado de eltrons livres, sob a ao de um campo eltrico.

CORRENTE ELTRICA E LEI DE OHM

3.1 MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES


Em determinados tomos, a fora de atrao entre ncleo e eltrons das rbitas mais externas muito fraca. Esses eltrons podem se libertar facilmente dos tomos e por isso so chamados de eltrons livres. Material condutor: possui grande quantidade de eltrons livres, gastando-se pouca energia para coloclos em movimento. Exemplos: ouro, prata, cobre, alumnio, zinco, ferro etc. Isolantes: preciso gastar muito mais energia para libertar os eltrons das rbitas externas dos tomos. Exemplos: vidro, mica, papel, madeira, plsticos.

3.3 INTENSIDADE DA CORRENTE ELTRICA

a quantidade de carga que atravessa a seo transversal de um condutor por unidade de tempo.

I: intensidade da corrente eltrica, em ampre (A); q: carga eltrica, em coulomb (C); t: tempo, em segundos.

15/02/2013

3.4 DIFERENA DE POTENCIAL (d.d.p.) E FORA ELETROMOTRIZ (f.e.m.)


Para se obter ou manter a corrente eltrica fluindo em um condutor, necessrio lig-lo entre dois pontos capazes de transferir energia para os eltrons. Sob a ao de um campo eltrico, os eltrons se movimentam entre esses dois pontos. Quando dois pontos tm esta capacidade, diz-se que entre eles h uma diferena de potencial (d.d.p.). Assim, a d.d.p. o agente capaz de produzir o movimento de eltrons em um circuito fechado.

Quando o sentido da corrente eltrica considerado igual ao do movimento dos eltrons, seu sentido eletrnico ou real. Quando oposto ao do movimento dos eltrons, o sentido convencional.

Quando um equipamento capaz de realizar trabalho para causar o movimento dos eltrons, tal como a pilha, diz-se que ele dispe de uma fora eletromotriz (f.e.m.). A unidade de medida da fora eletromotriz o volt (V). A d.d.p. tambm medida em volt, sendo chamada tambm de tenso ou voltagem entre dois pontos.

3.6 RESISTNCIA ELTRICA


Uma diferena de potencial estabelece o movimento de eltrons atravs de um material. No entanto, o fluxo de eltrons cessa quando a d.d.p. retirada. Existe, ento, algo no material que oferece resistncia ao movimento dos eltrons, como uma oposio passagem da corrente eltrica. Essa oposio depende da quantidade de eltrons livres de que o material dispe em sua estrutura. Nos materiais condutores, h pouca oposio passagem da corrente eltrica; nos isolantes, a oposio considervel.

3.5 SENTIDO DA CORRENTE ELTRICA


Por volta de 1830, a corrente eltrica era o resultado do movimento de determinadas partculas da matria que percorriam os condutores. Foi estabelecido um sentido para a mesma. Em 1897, descobriu-se que eram os eltrons que produziam os efeitos atribudos quelas partculas. Entretanto, o sentido de movimento dos eltrons no era o mesmo que havia sido convencionado para a corrente eltrica. No houve acordo entre os cientistas, quanto a mudar o sentido da corrente at ento adotado.

Essa oposio chamada de resistncia eltrica. A resistncia eltrica de um material depende: da natureza do material: cada material tem uma constituio diferente quanto organizao dos tomos em sua estrutura. Um fio de cobre e um de nquel-cromo com as mesmas caractersticas geomtricas tm resistncias diferentes. Este fator levado em conta atravs da resistividade do material.

15/02/2013

a rea de seo transversal: a corrente eltrica pode ser comparada ao fluxo de gua em um cano: se o cano for mais grosso, a gua flui com maior facilidade, mantida a presso. A resistncia de um material diminui quando a rea de sua seo aumenta. Portanto, a resistncia inversamente proporcional rea de seo transversal do material.

3.7 A LEI DE OHM


George Simon Ohm, ao estudar a relao entre a tenso (d.d.p.), a intensidade da corrente eltrica e a resistncia eltrica, concluiu que: A intensidade da corrente eltrica diretamente proporcional diferena de potencial a que est submetido o condutor e inversamente proporcional resistncia eltrica deste condutor. Sob a forma de equao:

V=RI

do comprimento: no mesmo material, com rea de seo transversal constante, a resistncia total diretamente proporcional ao seu comprimento:

em que:
da temperatura: a variao da temperatura altera a energia disponvel na estrutura do material. Por exemplo, nos metais, o aumento da energia trmica tende a dificultar o movimento dos eltrons livres. Os efeitos da temperatura so geralmente pequenos em comparao com os outros fatores mencionados.

V: diferena de potencial, tenso ou fora eletromotriz, em volts (V); R: resistncia eltrica, em ohm (); I: intensidade da corrente eltrica, em ampre (A).

A resistncia, em funo dos principais fatores, :

3.8 TIPOS DE CORRENTE ELTRICA


Corrente contnua: mantm seu valor constante enquanto o tempo decorre. Sai sempre do mesmo terminal da fonte.

sendo: R: resistncia eltrica, em ohm (); : resistividade, em m; l: comprimento, em metros (m); A: rea de seo transversal, em m2.

15/02/2013

corrente alternada: seu valor e sentido variam periodicamente, no decorrer do tempo, saindo ora de um terminal, ora de outro terminal da fonte.

3.10 MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS DAS UNIDADES DE MEDIDA ELTRICAS


As medidas podem ser expressas empregando mltiplos ou submltiplos das unidades principais, conforme sua magnitude. Por exemplo, 2.000.000 e 0,00005 A so quantidades apropriadamente expressas como 2 M e 50 mA, respectivamente.

3.9 MODELAMENTO DE UM CIRCUITO ELTRICO


Circuito eltrico: o caminho eletricamente completo, por onde circula ou pode circular uma corrente eltrica, quando se mantm uma d.d.p. em seus terminais. Fonte de tenso: o elemento do circuito eltrico que fornece uma tenso definida. Uma lmpada representada por uma resistncia acompanhada por seu respectivo valor numrico. Seu modelo, no circuito eltrico, denominado resistor.

EXERCCIO RESOLVIDO
1. Um chuveiro eltrico de resistncia 6 est submetido a uma d.d.p. de 120 V. Qual a intensidade da corrente eltrica que flui pelo mesmo? Soluo: Relacionar as grandezas conhecidas e a que se pretende determinar: R=6 V = 120 V I=?

Representao grfica de uma fonte de tenso contnua, com indicao do terminal positivo e do negativo, resistor e circuito eltrico completo.

V=R I 120 = 6 I

I = 20 A

15/02/2013

CAPTULO 4
TRABALHO, POTNCIA E ENERGIA ELTRICA

Da Lei de Ohm, V=R I substituindo V = R I em W = V I t : W = R I2 t

4.1 TRABALHO ELTRICO


A definio fsica de trabalho: trabalho = fora deslocamento O trabalho eltrico realizado sobre eltrons livres em movimento, sob a ao de uma fora eletromotriz, : W=V q em que: W: trabalho eltrico, em joule (J); V: fora eletromotriz ou tenso, em volts (V); q: carga eltrica, em coulomb (C).

4.2 ENERGIA ELTRICA


Energia a capacidade de produzir trabalho. A energia tem a mesma unidade fsica do trabalho, o joule (J). calculada com as mesmas equaes do trabalho realizado. A energia eltrica transportada pela corrente eltrica, proporcionando o funcionamento dos equipamentos e aparelhos eltricos e eletrnicos.

Da definio de corrente eltrica:

4.3 POTNCIA ELTRICA


a rapidez com que se gasta energia, ou a rapidez com que se produz trabalho. Sob a forma de equao:

q=I t substituindo q = I t em W = V q : W=VIt

em que: P: potncia, em watts (W); W: trabalho, em joules (J); t: tempo, em segundos (s).

15/02/2013

4.4 EFEITO JOULE


P=V I Substituindo V = R I em P = V I : P = R I2 1840: James Prescott Joule estabeleceu experimentalmente que a energia eltrica absorvida por um condutor integralmente transformada em calor. Os choques entre os eltrons que movimentam para originar uma corrente eltrica transferem energia para os tomos, que passam a vibrar mais. Isso causa uma elevao da temperatura do condutor. O efeito Joule ocorre em todos os equipamentos eltricos que podem ser modelados por resistores. Os resistores transformam em calor toda a energia eltrica recebida.

1 watt = 1 joule por segundo a potncia envolvida para realizar o trabalho de 1 joule a cada segundo. Exemplo: a potncia lida no bulbo de uma lmpada indica de 100 W indica que ela consome 100 joules por segundo.

Aplicaes em que o efeito Joule benfico: Aquecedores:

Algumas unidades de potncia comumente utilizadas: o quilowatt: 1 kW = 1000 W o CV (cavalo-vapor): 1 CV = 736 W

Lmpadas incandescentes:

Algumas unidades tambm usadas para energia: o watt-hora: 1 Wh = 3600 J o quilowatt-hora: 1 kWh = 3,6 106 J

Fusveis:

A energia atravs da equao da potncia: E=P t sendo: E: energia; P: potncia; t: tempo. Aplicaes em que o efeito Joule indesejvel: Nas linhas de transmisso de energia eltrica, nas quais o aquecimento dos condutores constitui uma perda de energia eltrica.

15/02/2013

EXERCCIO RESOLVIDO
2.

5.1 ASSOCIAES DE RESISTORES


Tem-se uma associao de resistores quando h dois ou mais deles conectados ao circuito eltrico considerado. Resistor equivalente o que substitui qualquer associao destes componentes, produzindo o mesmo efeito que todos os resistores do conjunto.

Em um resistor de 10 , flui uma corrente de 0,5 A. Calcular: a) a potncia dissipada; b) a energia consumida em 10 s. Soluo: Relacionar as grandezas conhecidas e aquelas que se pretende determinar: R = 10 I = 0,5 A P=?

ASSOCIAO EM SRIE DE RESISTORES


t = 10 s E=? a) P = R I2 P = 10 (0,5)2 P = 10 0,25 P = 2,5 W E=P t E = 2,5 10 E = 25 J Dois ou mais resistores esto associados em srie quando ligados um em seguida do outro; o terminal de sada de um resistor est ligado ao terminal de entrada do outro resistor e somente a este:

b)

CAPTULO 5
CIRCUITOS DE CORRENTE CONTNUA COM RESISTORES ASSOCIADOS EM SRIE E EM PARALELO

ASSOCIAO DE RESISTORES EM PARALELO Dois ou mais resistores esto associados em paralelo quando seus terminais de entrada esto ligados em um ponto comum e seus terminais de sada em outro ponto comum:

15/02/2013

5.2 PROPRIEDADES DA ASSOCIAO EM SRIE DE RESISTORES


A corrente que circula pelos resistores a mesma em qualquer ponto do circuito, porque s h um caminho por onde ela pode fluir. Ento:

5.3 PROPRIEDADES DOS RESISTORES ASSOCIADOS EM PARALELO


Todos os resistores associados so submetidos mesma tenso V da fonte:

V = V1 = V2 = V3
A corrente I fornecida pela fonte se divide pelos resistores associados, de modo que:

I1 = I2 = I3

I = I1 + I2 + I3

Cada resistor ficar submetido a uma d.d.p., de acordo com a Lei de Ohm: V1 = R1 I1 V2 = R2 I2 V3 = R3 I3 A soma das tenses nos resistores igual fora eletromotriz da fonte: V = V1 + V2 + V3

Da Lei de Ohm segue o clculo das correntes individuais nos resistores:

Para a fonte, como se houvesse um nico resistor no circuito solicitando corrente. Este resistor o resistor equivalente Req: V = Req I o resistor equivalente igual soma dos resistores associados: Req = R1 + R2 + R3

o resistor equivalente obtido pela equao:

Se somente dois resistores estiverem associados em paralelo, usa-se a regra do produto dividido pela soma:

10

15/02/2013

5.4 CIRCUITO ABERTO


o impedimento total passagem da corrente eltrica atravs do circuito. como se fosse ligado ao circuito um resistor de valor infinitamente grande, que representa oposio total passagem da corrente eltrica.

EXERCCIO RESOLVIDO
1. Sabendo-se que a tenso no resistor R1 3 V, qual a tenso aplicada pela fonte?

5.5 CURTO-CIRCUITO
a ligao intencional ou acidental entre dois ou mais pontos de um circuito, estando ou no sob d.d.p., atravs de um fio de resistncia desprezvel.

Soluo: Como os resistores esto em srie, a corrente em um deles igual em qualquer ponto do circuito, inclusive no resistor equivalente. Req = R1 + R2 + R3 Req = 4 + 8 + 2 = 14 A corrente no resistor 1 obtida:

5.6 O DIVISOR DE TENSO RESISTIVO


Resistores em srie formam um divisor de tenso resistivo:

Ento, segue que: I = I1 = I2 = I3

O clculo das tenses nos resistores simplificado:

I = 0,75 A V = Req I V = 14 0,75 V = 10,5 V

11

15/02/2013

CAPTULO 6
CIRCUITOS DE CORRENTE CONTNUA CONTENDO ASSOCIAES MISTAS DE RESISTORES

identificar os resistores associados em paralelo:

6.1 ASSOCIAES MISTAS DE RESISTORES


So aquelas que contm resistores associados em srie, em paralelo e/ou de modo diverso:

determinar os resistores equivalentes das associaes em srie e em paralelo e redesenhar o circuito, substituindo as associaes por seus respectivos resistores equivalentes; ao redesenhar, o circuito ser simplificado e surgiro novas associaes em srie e/ou em paralelo:

Para determinar o resistor equivalente nesse tipo de associao deve-se fazer o seguinte: identificar os resistores que estejam de fato associados em srie:

repetir os passos anteriores at sobrar um nico resistor, que ser o resistor equivalente do circuito.

12

15/02/2013

6.2 LEIS DE KIRCHHOFF


So o resultado de um trabalho desenvolvido por Gustav Kirchhoff, que facilita o clculo dos circuitos eltricos. Conceitos: N: qualquer ponto do circuito onde concorrem trs ou mais condutores.

A 1. Lei de Kirchhoff ou Lei dos ns diz que: A soma algbrica das correntes que chegam a um n igual soma algbrica das correntes que saem deste n.

I1 + I2 = I3

Ramo: qualquer trecho do circuito compreendido entre dois ns consecutivos.

A corrente convencional, partindo da fonte e se dividindo pelos ns, polariza com sinal positivo o lado do resistor por onde ela entra. Dessa maneira, estabelecem-se as polaridades das tenses nos resistores:

Malha: qualquer circuito fechado, formado por ramos. A 2. Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas diz: Percorrendo-se uma malha, num mesmo sentido, a soma das tenses nos elementos de circuito encontrados igual a zero. Para aplicar a 2a Lei de Kirchhoff, considera-se, para cada tenso, o primeiro sinal encontrado no sentido do percurso. Para cada malha, o sentido do percurso arbitrado.

13

15/02/2013

A resoluo de circuitos eltricos contendo associaes mistas de resistores no tem uma regrapadro. Geralmente, h mais de uma maneira de visualizar o problema e encontrar a soluo. A experincia obtida com a prtica. A seguinte seqncia de etapas sugerida, para resolver os circuitos de modo racional:
1.

enumerar de modo organizado as conhecidas e aquelas a serem calculadas; identificar os ns e as malhas do circuito;

grandezas

V + V1 + V3 + V2 = 0 V = V1 + V3 + V2

2. 3.

atribuir a cada ramo do circuito o sentido para as correntes e a polaridade das tenses nos resistores;

4.

escrever as equaes de corrente para cada n e as de tenses para cada malha, de acordo com as leis de Kirchhoff; utilizar, sempre que possvel, as propriedades das associaes srie e paralelo e a Lei de Ohm, para determinar tenses e correntes desconhecidas; escolher as equaes convenientes dentre aquelas obtidas na 4a etapa; cada equao s permite determinar uma incgnita, no sendo til aquela que, aps a substituio dos valores conhecidos, apresentar mais de um termo a ser determinado.

5.

6.

V3 + V4 + V5 + V6 = 0 V3 = V4 + V5 + V6

EXERCCIO RESOLVIDO
3. No circuito abaixo: a) determinar a polaridade das tenses nos resistores; b) escrever as equaes das tenses em todas as malhas; c) obter as tenses e as correntes em todos os resistores.

V + V1 + V4 + V5 + V6 + V2 = 0 V = V1 + V4 + V5 + V6 + V2

14

15/02/2013

Soluo: a) A corrente parte da fonte e percorre o circuito, se dividindo pelos resistores e polarizando-os como se v:

c) Quando h resistores em srie com a fonte, a corrente que percorre este resistor, neste caso, R1, a mesma que sai da fonte. Para determinar a corrente fornecida pela fonte, deve ser conhecido o resistor equivalente do circuito:

As equaes das correntes nos ns: n b: I1 = I2 + I3 n e: I2 + I4 = I

a corrente fornecida pela fonte:

Conseqentemente: I1 = 0,5 A V1 = R1 I1 V1 = 10 0,5 = 5 V

b) As equaes das tenses nas malhas: malha a-b-e-f-a: malha a-b-c-d-e-f-a: malha b-c-d-e-b: V = V1 + V2 V = V1 + V3 + V4 V2 = V3 + V4

A equao da malha a-b-e-f-a: V = V1 + V2 10 = 5 + V2 V2 = 5 V

15

15/02/2013

A corrente no resistor R2 obtida pela Lei de Ohm:

A equao da corrente no n b: 0,5 = 0,25 + I3 I3 = 0,25 A

Com R3 em srie com R4 I4 = 0,25 A E pela lei de Ohm: V3 = R3 I3 V3 = 15 0,25 = 3,75 V V4 = R4 I4 V4 = 5 0,25 = 1,25 V

16

Potrebbero piacerti anche