Sei sulla pagina 1di 5

CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA

642. (CESPE/TRF5/Juiz/2007) Os rgos de controle interno da administrao pblica tm, praticamente,asmesmascompetnciasdeferidasconstitucionalmenteaostribunaisdecontas,no que se refere ao objeto do controle das matrias sindicadas, sendo diversas somente a forma de exteriorizaoeasconseqnciasdoexercciodessecontrole. 643. (CESPE/MPAM/2007) O controle que os chefes exercem sobre os seus subordinados, na estruturadeumrgopblico,umamodalidadedecontroleexterno. 644. (CESPE/MPRR/2008) Os recursos administrativos constituem mecanismos de controle interno, por meio do qual a administrao provocada a fiscalizar seus prprios atos, visando ao atendimentodointeressepblicoeapreservaodalegalidade. 645. (CESPE/DPEES/Defensor/2009) O recurso hierrquico prprio dirigido autoridade imediatamente superior, no mesmo rgo em que o ato foi praticado, enquanto o recurso hierrquico imprprio dirigido autoridade de outro rgo, no inserido na mesma hierarquia doquepraticouoato,sendoqueocabimentodeambosdependedeprevisolegalexpressa. 646.(CESPE/SEJUSES/2009)Aautarquia,emborapossuapersonalidadejurdicaprpria,sujeitase aocontroleoututeladoentequeacriou. 647. (CESPE/MPRR/2008) A CF assegura, expressamente, a ampla defesa nos processos administrativos. 648. (CESPE/MPRR/2008) Quanto ao efeito da interposio do recurso, predomina a regra da suspensividade dos efeitos do ato impugnado, tendo em vista a presuno de legalidade do ato administrativoeasuaautoexecutoriedade. 649. (CESPE/TJDFT/Analista/2008) O controle dos atos da administrao pblica pode ser exercido de forma interna, pelos tribunais de contas estaduais e do DF, ou de forma externa, pelo TribunaldeContasdaUnioepeloPoderJudicirio. 650. (CESPE/TJDFT/Analista/2008) Por integrar o Poder Judicirio, mesmo as funes tipicamente administrativasexercidaspeloTJDFTestosujeitasapenasaocontrolejudicial. 651.(CESPE/BACEN/Procurador/2009)ACGUrgodecontroleexterno. 652. (CESPE/BACEN/Procurador/2009) O rgo competente para decidir o recurso administrativo poder, de ofcio, confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia, mesmo quando o tema no for objeto de recurso voluntrio. Da mesma maneira, no h necessidade de, na hiptese de a nova deciso agravar a situao do recorrente, dar oportunidade ao interessado para formular alegaes antes da nova deciso. 653. (CESPE/Natal/Assessor/2008) O mandado de segurana meio de controle da administrao pblica cuja finalidade a invalidao de atos e contratos administrativos ilegais, lesivos ao patrimniopblico,moralidadeadministrativaeaomeioambiente.

654. (CESPE/Natal/Assessor/2008) Ao Poder Judicirio defeso analisar os atos administrativos dosdemaispoderes. 655. (CESPE/TRF5/Juiz/2007) A educao infantil, direito fundamental de toda criana, submete se, em seu processo de concretizao, a avaliaes puramente discricionrias da administrao pblica, subordinandose, portanto, a razes de pragmatismo governamental. Eventual controle jurisdicional a ser exercido sobre a implementao desse direito est limitado pela discricionariedadepolticoadministrativadosentespolticos. 656. (CESPE/TCU/2009) No possvel o controle de legalidade exercido pelo Poder Judicirio na hiptese de remoo de servidor pblico de ofcio, mas com caractersticas de perseguio poltica,emrazodeamotivaoatenderaointeressedaadministrao. 657. (CESPE/MPAM/2007) O controle popular dos atos da administrao pblica s se consolida porintermdiodaatuaodoMP. 658. (CESPE/TRT5/Analista/2008) Todas as pessoas fsicas ou jurdicas so partes legtimas para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. 659. (CESPE/TRT5/Analista/2008) O mandado de segurana cabvel contra ato de pessoa jurdicaque,emboraprivada,exeraatribuiodopoderpblico. 660. (CESPE/BACEN/Procurador/2009) O controle externo ser exercido pelo TCU, ao qual competejulgarascontasdosadministradoresedemaisresponsveispordinheiros,bensevalores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outrairregularidadedequeresulteprejuzoaoerrio. 661. (CESPE/TJSE/Juiz/2008) O Tribunal de Contas, dentro do poder geral de cautela, tem competncia para determinar a quebra de sigilo bancrio do administrador pblico ordenador de despesa. 662. (CESPE/TJSE/Juiz/2008) Os nomeados para cargos de secretrios de estado devem ter a legalidadedesuanomeaoapreciada,parafinsderegistro,noTCdorespectivoestado. 663. (CESPE/TRF5/Juiz/2007) O tribunal de contas, ao julgar a legalidade da concesso de aposentadoria, exerce o controle externo que lhe foi atribudo pela Constituio, estando, em tal momento,condicionadopeloprincpiodocontraditrio. 664. (CESPE/TJSE/Juiz/2008) As decises do TC que imputem multa tm natureza de ttulo executivojudicial. 665. (CESPE/Natal/Assessor/2008) A fiscalizao financeira e oramentria do Poder Executivo pelostribunaisdecontasumaformadecontroledaadministraopblicapeloPoderJudicirio.

666. (CESPE/Natal/Assessor/2008) Os servidores pblicos federais responsveis pelo controle interno de rgos e entidades, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade,devemcomuniclaaoTCU,sobpenaderesponsabilidadesolidria. 667. (CESPE/MPAM/2007) Os agentes pblicos responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, devem dar cincia do fato ao TCU, sob penaderesponsabilidadesubsidiria. 668. (CESPE/MPAM/2007) A sustao, pelo Congresso Nacional, de atos normativos do Poder Executivoqueexorbitemdopoderregulamentarconfiguracontroleexterno. 669.(CESPE/MPAM/2007)AnecessidadedeobtenodeautorizaodoSenadoFederalparaque os estados possam contrair emprstimos externos configura controle repressivo da administrao pblica. 670. (CESPE/TRT5/Analista/2008) Os tribunais de contas so rgos auxiliares do Poder Legislativoesomenteatuamapsprovocaodasrespectivascasaslegislativas. 671. (CESPE/DPEES/Defensor/2009) O controle financeiro realizado pelo Poder Legislativo em face da administrao pblica envolve o denominado controle de economicidade, de modo a permitir o exame do mrito, com a finalidade de verificar se o rgo procedeu da forma mais econmicanaaplicaodadespesapblica,atendendorelaocustobenefcio. 672. (CESPE/TST/Analista/2007) Para o exerccio do controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio, foi criado o Conselho Nacional de Justia, que substituiu o Tribunal deContasdaUnionessepapel. 673. (CESPE/TCERN/Assessor/2009) Nos processos perante TCs, asseguramse o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, inclusive a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria,reformaepenso. 674. (CESPE/DPEPI/Defensor/2009) O recurso hierrquico imprprio, que no depende de previsolegal,dirigidoautoridadesuperiordentrodaestruturadomesmorgoemqueoato foieditado. 675.(CESPE/DPEPI/Defensor/2009)ACFadotaosistemadocontenciosoadministrativo. 676. (CESPE/DPEPI/Defensor/2009) Segundo o STF, possvel o controle da juridicidade dos atos parlamentarespeloPoderJudiciriosemqueistocaracterizesituaodeinterfernciaindevidana esferadoPoderLegislativo. 677. (CESPE/DPEAL/Defensor/2009) Os atos polticos e os atos interna corporis so insuscetveis deapreciaopeloPoderJudicirio. 678. (CESPE/DPEPI/Defensor/2009) possvel o controle judicial de deciso do Senado Federal que rejeite a escolha de chefe de misso diplomtica em razo do princpio da inafastabilidade da lesoouameaadedireitodoPoderJudicirio.

679. (CESPE/DPEPI/Defensor/2009) O titular do controle externo da atividade financeira do EstadooTribunaldeContasdaUnio. 680. (CESPE/TCERN/Assessor/2009) O TC, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidadedasleisedosatosdopoderpblico. 681. (CESPE/TJRJ/Tcnico/2008) Ao TCE/RJ, no exerccio de suas atribuies, no admitido o examedeconstitucionalidadedelei. 682. (CESPE/TCU/Tcnico/2007) O TCU pode, no exerccio de suas atribuies, apreciar a constitucionalidadedasleisedosatosdopoderpblico. 683.(CESPE/TCEES/Procurador/2009)Nocontroleposteriorourepressivodeconstitucionalidade, os TCs tm competncia para declarar a inconstitucionalidade das leis ou dos atos normativos em abstrato. 684. (CESPE/TCEES/Procurador/2009) A atuao do TCU caracterizada pela atividade jurisdicional, cabendo a esse rgo at mesmo apreciar a constitucionalidade de atos do poder pblico. 685. (CESPE/TCEES/Procurador/2009) A deciso do TCU faz coisa julgada administrativa, no cabendoaoPoderJudicirioexaminlaejulgla. 686. (CESPE/TCERN/Inspetor/2009) A legalidade das melhorias posteriores em atos de concesso de aposentadorias, reformas e penses, que no lhes alterem o fundamento legal, no esto sujeitasapreciao,parafinsderegistro,doTCE/RN. 687. (CESPE/TCERN/Inspetor/2009) Compete aos TCs, no exerccio da sua funo constitucional de controle, entre outras atribuies, a verificao da legalidade da aposentadoria, podendo, inclusive, proceder a inovao no ttulo jurdico de aposentadoria submetido a seu exame, desde queconstatadaaocorrnciadevciodelegalidadenoatoconcessivo. 688.(CESPE/MS/Analista/2010)Nocontroledosatosdiscricionrios,osquaislegitimamespaode liberdade para o administrador, o Poder Judicirio deve, em regra, limitarse ao exame da legalidade do ato, sendo vedada a anlise dos critrios de convenincia e oportunidade adotados pelaadministrao. 689. (CESPE/TCERN/Assessor/2009) Entre os vrios critrios adotados para classificar as modalidades de controle, destacase o que o distingue entre interno e externo, dependendo de o rgo que o exera integrar ou no a prpria estrutura em que se insere o rgo controlado. Nesse sentido, o controle externo exercido por um poder sobre o outro, ou pela administrao diretasobreaindireta. 690. (CESPE/TCERN/Inspetor/2009) Ao exercer o controle jurisdicional da atividade da administrao pblica, o Poder Judicirio no deve restringir sua anlise ao exame estrito da legalidade do ato administrativo, mas sim entender por legalidade ou legitimidade no s a

conformao do ato com a lei, mas tambm com a moral administrativa e com o interesse coletivo.

Potrebbero piacerti anche