Sei sulla pagina 1di 15

CONCURSO PBLICO - 2005

ENGENHEIRO DE MANUTENO MECNICA


INSTRUES GERAIS O candidato receber do fiscal: Um caderno de questes contendo 70 (setenta) questes objetivas de mltipla escolha e o tema da Redao Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva; Um caderno de respostas personalizado para a Redao. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos para fazer a Prova Objetiva e a Redao. Faa-as com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas da Prova Objetiva e o preenchimento do caderno de respostas da Redao. No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas da Prova Objetiva ou no caderno de respostas da Redao. Ao candidato somente ser permitido levar seu caderno de questes faltando uma hora para o trmino da prova e desde que permanea em sala at este momento (Edital 09/2005 Item 8.11 alnea d). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas da Prova Objetiva e seu caderno de respostas da Redao e retirar-se da sala de prova (Edital 09/2005 Item 8.11 alnea c). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas da Prova Objetiva devidamente assinado e o caderno de respostas da Redao. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local. INSTRUES - PROVA OBJETIVA Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata da Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

Ateno: Formas de marcao diferentes da que foi determinada implicaro a rejeio do carto de respostas pela leitora tica. INSTRUES - REDAO Verifique se os seus dados esto corretos no caderno de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata da Prova. Efetue a desidentificao do caderno de respostas destacando a parte onde esto contidos os seus dados. Somente ser objeto de correo da Redao o que estiver contido na rea reservada para a resposta. NO ser considerado o que estiver contido na rea reservada para rascunho. O caderno de respostas NO pode ser dobrado, amassado, manchado, rasgado ou conter qualquer forma de identificao do candidato. Use somente caneta esferogrfica azul ou preta.

CRONOGRAMA PREVISTO
ATIVIDADE Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado final da Prova Objetiva e relao dos candidatos que tero a Redao corrigida Divulgao do resultado preliminar da Redao Interposio de recursos contra o resultado preliminar da Redao DATA 09/05/2005 10 e 11/05/2005 17/05/2005 23/05/2005 24 e 25/05/2005 LOCAL www.nce.ufrj.br/concursos E-mail: concursoeletronorte@nce.ufrj.br Fax: (21) 2598-3145 / 2598-3152 www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos E-mail: concursoeletronorte@nce.ufrj.br Fax: (21) 2598-3145 / 2598-3152

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo site: www.nce.ufrj.br/concursos Organizao:

Ncleo de Computao Eletrnica


Universidade Federal do Rio de Janeiro

CONCURSO PBLICO

ELETRONORTE - 2005

CONCURSO PBLICO

ELETRONORTE - 2005 3 - Vivemos rodeados de uma enorme quantidade de objetos; o item que mostra uma outra forma desse mesmo segmento do texto cujo sentido original foi alterado : A) Algumas vezes, uma enorme quantidade de objetos nos rodeia; B) Vivemos rodeados por uma enorme quantidade de objetos; C) Objetos em enorme quantidade sempre nos rodeiam; D) Rodeados de uma enorme quantidade de objetos como vivemos; E) Vivemos assim: rodeados de uma enorme quantidade de objetos.

LNGUA PORTUGUESA
O HOMEM E OS OBJETOS
Graa Proena

Olhando nossa volta, constatamos que vivemos rodeados de uma enorme quantidade de objetos, seja em casa, no trabalho, na sala de aula ou nos mais diversos lugares. Se examinarmos esses objetos, verificaremos que todos eles foram feitos com uma determinada finalidade. o caso dos utenslios domsticos ou dos instrumentos de trabalho, como a mquina de escrever, a calculadora, o lpis, a rgua, a luminria. H, enfim, um grande nmero de coisas que facilitam a nossa vida: no estudo, no trabalho, nos afazeres de casa, no lazer. Ao longo da histria, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou para ajud-lo a superar suas limitaes fsicas. A vara e o anzol, por exemplo, nada mais so do que o prolongamento do seu brao; o guindaste, por sua vez, facilita o levantamento de pesos que no poderiam ser movidos apenas com a fora muscular. Assim, o homem, um ser que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza, produziu um semnmero de artefatos que lhe possibilitaram dominar e transformar o meio natural. Essa atitude de criar instrumentos e aperfeiolos constantemente torna possvel a compreenso do processo civilizatrio pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a Terra.

4 - O segmento do texto que NO possui valor de voz passiva : A) vivemos rodeados de uma enorme quantidade de objetos; B) todos eles foram feitos com uma determinada finalidade; C) que no poderiam ser movidos apenas com a fora muscular; D) um ser que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza; E) que lhe possibilitaram dominar e transformar o meio natural.

5 - O item no qual o conectivo destacado apresenta seu valor semntico corretamente indicado : A) SE examinarmos esses objetos... tempo; B) ASSIM, o homem, um ser... concluso; C) eles foram feitos COM uma determinada finalidade companhia; D) H, ENFIM, um grande nmero de coisas... finalidade; E) o caso dos utenslios domsticos OU dos instrumentos de trabalho adio

1 - Todo o primeiro perodo do texto construdo na primeira pessoa do plural; nesse caso, o pronome ns se refere: A) ao autor e ao leitor do texto; B) aos leitores do texto; C) a todos os leitores do texto e ao autor; D) a todas as pessoas, leitores ou no do texto; E) ao autor do texto, que emprega ns no lugar de eu.

6 - Entre as ferramentas que servem para ajudar o homem a superar suas limitaes fsicas s NO exemplo adequado: A) limitao da memria: computador; B) limitao da distncia: avio; C) limitao da audio: microfone; D) limitao de movimento: automvel; E) limitao da viso: os culos.

2 - Rodeados um adjetivo pertencente mesma famlia do verbo rodear; o item abaixo que apresenta uma forma equivocada desse verbo : A) Espero que vocs se rodeiem de pessoas capazes; B) No duvido de que ns nos rodeemos de espritos fraternos; C) O novo Papa se rodear de lderes competentes; D) Todos os presidentes se rodiavam de ministros inteligentes; E) Ns nos rodeamos de coisas boas e caras.

7 - Vocbulo que se distancia dos demais por NO referirse a uma mesma espcie de realidade: A) afazeres; B) objetos; C) utenslios; D) artefatos; E) ferramentas.

CONCURSO PBLICO 8 - O vocbulo civilizatrio apresenta uma terminao que repete seu valor semntico em: A) escritrio; B) dormitrio; C) mictrio; D) laboratrio; E) vexatrio.

ELETRONORTE - 2005 13 - ...um ser que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza,...; o segmento que, no sentido do texto, completa adequadamente esse fragmento do texto : A) se no houvesse criado artefatos para ajud-lo; B) caso tivesse transformado o meio natural; C) se houvesse dominado os meios de produo; D) aps haver criado e aperfeioado objetos; E) apesar de haver criado objetos teis.

9 - A opo em que a preposio DE exprime a mesma idia que possui em vivemos rodeados DE uma enorme quantidade de objetos : A) De tanto trabalhar, os seus braos ficaram cansados; B) De noite todos os caminhos so perigosos; C) Os peregrinos chegaram de Juazeiro; D) A montanha foi coberta de nuvens escuras; E) O candidato levava uma caneta de ouro.

14 - Essa atitude de criar instrumentos e aperfeiolos...; o item cuja frase est mal formada, seguindo-se o mesmo modelo do fragmento dado : A) Os homens criam instrumentos e aperfeioam-nos; B) Os homens criaro instrumentos e os aperfeioaro; C) Os homens criariam instrumentos e os aperfeioariam; D) Os homens criavam instrumentos e aperfeioavam-nos; E) Os homens criaram instrumentos e aperfeioou-os.

10 - Assinale a opo em que os dois enunciados no tm basicamente o mesmo significado: A) Olhando nossa volta / Quando olhamos ao redor de ns; B) Se examinarmos esses objetos / Se esses objetos forem examinados; C) Ao longo da histria / Durante um longo tempo de nossa histria; D) desde que surgiu sobre a Terra / a partir do seu surgimento sobre a Terra; E) o homem sempre produziu ferramentas / ferramentas sempre foram produzidas pelo homem.

15 - Idia que est contida no texto lido : A) Os instrumentos criados pelo homem mostram seu progresso na Terra; B) O homem criou instrumentos de forma aleatria; C) A natureza ajudou o homem na transformao do meio natural; D) No mundo moderno, reduziu-se o nmero de objetos; E) As limitaes fsicas impediram o homem de criar novos instrumentos.

REDAO
11 - O guindaste, por sua vez, facilita o levantamento de pesos...; a palavra ou expresso que repete fundamentalmente o sentido de POR SUA VEZ nesse enunciado : A) por seu lado; B) ao contrrio; C) no momento certo; D) em contrapartida; E) apesar disso. Redija um texto dissertativo, de mais ou menos 20 linhas, em que voc exponha, de forma clara e correta, sua posio diante do seguinte problema:

12 - a compreenso do processo civilizatrio...; o item cujo termo sublinhado desempenha a mesma funo do termo destacado nesse segmento do texto : A) enorme quantidade de objetos; B) instrumentos de trabalho; C) o levantamento de pesos; D) sala de aula; E) mquina de escrever.

O Brasil um pas pobre e, por isso, precisa estabelecer um plano de prioridades para seus gastos, prioridades essas presas a necessidades cada vez mais prximas; nesse planejamento, parece no ter sido dado destaque aos investimentos na rea da produo de energia. Vozes apregoam a necessidade urgente de fazer esses investimentos, sob o risco de um apago econmico futuro. Outras vozes atenuam o problema, mostrando que as necessidades bsicas da populao devem ser atendidas antes. Qual o melhor caminho?

CONCURSO PBLICO

ELETRONORTE - 2005 18 - According to specialists, the power blackout mentioned was caused by problems in: A) New England; B) Canada; C) Michigan; D) Ohio; E) New York.

INGLS
READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 16 AND 17: TEXT I BLOWING SMOKE The worlds top automakersare suing California, trying to stop it from becoming the first state to broaden emission laws to gases linked to global warming, specifically carbon dioxide. Canada has also talked about following the California rules, which would come into effect in the 2009 model year.
(Macleans, December 20,2004, p. 16)

19 - In The blackout may have been triggered, it is implied that the cause: A) is already known; B) has been found; C) cannot be found; D) is still unknown; E) is very clear.

16 - California rules on gas emission have left automakers: A) happy; B) angry; C) indifferent; D) exultant; E) depressed.

HERE ARE SOME QUESTIONS SENT TO LESTER LAVE. READ TEXT III AND ANSWER QUESTIONS 20 AND 21: TEXT III Alexandria, VA: Why was there no backup system? Washington, D.C.: How could an outage at one plant create this sort of cascade? Toronto, Ontario: Wouldnt it make sense to isolate the power grids independently as to prevent this sort of complete power collapse? Gainesville, FL: How will they be able to determine whether the blackout was the result of cyber terrorism? Hartford, CT: Do we have enough power plants? Chattanooga, TN: What is the most critical improvement needed in the US transmission system? Birmingham, AL: If this was predicted to happen, then who should have been taking steps to see that it did not?

17 - In Canada, these rules: A) have been implemented; B) are being implemented now; C) will be implemented soon; D) will never be implemented; E) can be implemented now.

READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 18 AND 19: TEXT II TALK TODAY Interact with people in the news The Northeast blackout: Lester Lave Friday, August 15, 1 p.m. ET The largest power blackout in American history prompted new calls Friday for overhauling the nations electricity system even as investigators searched for clues to what might have triggered power outages from New England to Michigan. There were indications the blackout may have been triggered not in upstate New York or Canada, as many have speculated, but somewhere along Lake Erie in Ohio, according to the industry-sponsored group that monitors the transmission system. Send your questions and comments about the blackout to todays guest, Lester Lave.
(www.usatoday.com/community/chat...1/4/2005)

20 - The preoccupation with the amount of energy generated today came from the reader in: A) Chattanooga; B) Toronto; C) Washington; D) Gainesville; E) Hartford.

21 - The Ontario readers question contains a(n): A) complaint; B) suggestion; C) command; D) apology; E) promise.

CONCURSO PBLICO READ TEXT IV AND ANSWER QUESTIONS 22 TO 25: TEXT IV RENEWABLE ENERGY FOR A CLEAN AND SUSTAINABLE FUTURE
Authors: Selcuk Bilgen; Kamil Kayagusuz; Ahmet Sari Source: Energy Sources, October 2004, vol. 26, no. 12, pp. 1119:1129

ELETRONORTE - 2005 25 - When the authors say unless drastic measures are taken (l. 21), they imply that these measures are: A) impossible; B) unhelpful; C) easy; D) useless; E) necessary.

Abstract
1

10

15

20

This article discusses the growing need of energy in both developed and developing countries, and the acute population growth, which will exceed 10 billion by the year 2050. How can a world of 10 billion people be provided with adequate supplies of energy, cleanly, safely and substantially? There is a growing consensus that renewable energy sources will be a very important part of the answer. The growing interest in renewables has been prompted, in part, by increasing concern over the pollution, resource depletion and possible climate change implications of our continuing use of conventional fossil and nuclear fuels. Recent technological developments have also improved the cost-effectiveness of many of the renewables, making their economic prospects look increasingly attractive. It describes the achievement and progress made in hydropower, biomass conversion, geothermal, solar thermal technology, wind energy conversion, and the increasing usage of photovoltaics. It is evident that global warming is setting in and is going to change the climate, as well as the terrain of many countries, unless drastic measures are taken.
(http://www.ingentaconnect.com/search/expand... 1/4/2005)

RACIOCNIO LGICO
26 - No diagrama abaixo, todo indivduo que possui a caracterstica A estar representado dentro do crculo A e quem no tem a caracterstica estar fora do crculo A. Analogamente, estar dentro do crculo B todos os que tm a caracterstica B e estaro dentro de C todos os que tm a caracterstica C.

Nesse caso, a regio sombreada indicar todos os indivduos que: A) no tm nenhuma das trs caractersticas; B) tm pelo menos uma das trs caractersticas; C) tm apenas uma das trs caractersticas; D) tm duas das trs caractersticas; E) tm as trs caractersticas.

22 - This text is a(n): A) announcement; B) editorial; C) summary; D) headline; E) advertisement. 23 - The authors think that the solution to the problem presented is to be found in energy that can be: A) depleted; B) restored; C) saved; D) preserved; E) interrupted. 24 - In increasing usage (l. 18) the underlined word suggests a(n): A) expansion; B) stop; C) reduction; D) break; E) substitution.

27 - Estou enchendo um tanque, com um certo lquido, do seguinte modo: no primeiro dia, pus uma certa quantidade de litros de lquido; no dia seguinte, pus o dobro da quantidade de litros de lquido que havia posto na vspera; no dia seguinte, dobrei novamente a quantidade total de lquido que j havia posto e assim por diante. Com a quantidade que pus hoje (o dobro de tudo que pus anteriormente), consegui preencher 1/9 da capacidade total do tanque. Nesse caso, conseguirei encher completamente o tanque na seguinte data: A) depois de amanh; B) daqui a trs dias; C) daqui a quatro dias; D) daqui a sete dias; E) daqui a oito dias.

CONCURSO PBLICO 28 - Uma festa rene quatrocentas e dez pessoas, duzentas e uma das quais do sexo feminino e as restantes do sexo masculino. H, nessa festa, cento e dezesseis homens casados, todos acompanhados de suas respectivas esposas. No h outros homens casados na festa. Em relao a essa festa, leia as afirmativas a seguir: I - pode haver mais de 120 mulheres casadas. II - h 93 homens solteiros. III - com certeza h nessa festa duas pessoas que aniversariam no mesmo dia. Assinale a opo correta: A) apenas a afirmativa I verdadeira; B) apenas as afirmativas I e II so verdadeiras; C) apenas as afirmativas I e III so verdadeiras; D) apenas as afirmativas II e III so verdadeiras; E) todas as afirmativas so verdadeiras. 29 - Observe a seqncia de figuras a seguir: fig 1 fig2 fig 3 Na seqncia, cada figura incorpora, figura anterior, mais um segmento de reta direita. Assinale o item que pode representar a sexta figura dessa seqncia. A) B) C) D) E)

ELETRONORTE - 2005 O nmero total de pessoas do sexo masculino que NO so canhotas, nessa vila, igual a: A) 1.769; B) 1.956; C) 2.003; D) 2.654; E) 2.771. 32 - Cinco pessoas devem ser acomodadas em trs quartos diferentes. Os quartos 1 e 2 acomodam no mximo duas pessoas; o quarto 3 s pode receber uma pessoa. O nmero de maneiras distintas de acomodarmos as cinco pessoas igual a: A) 6; B) 20; C) 30; D) 45; E) 60.

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA
ATENO: Nas questes de nmero 33 at 42 considerar as configuraes padres dos aplicativos e softwares envolvidos na verso em portugus, a no ser quando especificado em contrrio. 33 - Ao enviar uma mensagem de correio eletrnico para um amigo voc recebe de volta uma mensagem do provedor de seu amigo pedindo que voc clique em um link e digite o que v escrito em uma imagem em uma caixa de texto. O objetivo deste procedimento : A) garantir que o remetente da mensagem pode visualizar figuras na mensagem de retorno; B) permitir ao destinatrio da mensagem autorizar ou no o recebimento da mesma; C) garantir que a mensagem enviada no contenha vrus; D) eliminar mensagens enviadas por robs; E) assegurar para o destinatrio que o emitente da mensagem est on-line.

30 - Na caixa I havia 566 bolas brancas, na caixa II havia 566 bolas pretas. Transferi 168 bolas da caixa I para a caixa II. Em seguida, misturei bem todas as bolas da caixa II e, sem olhar, peguei 168 bolas dessa caixa e as coloquei na caixa I. Notei ento que 39 bolas pretas foram transferidas para a caixa I. Nesse caso, podemos afirmar que o nmero de bolas brancas que ficaram na caixa II : A) maior que 39; B) igual a 39; C) menor que 39; D) impossvel de ser determinado, pois as bolas foram escolhidas ao acaso; E) igual a 129.

34 - No Microsoft Word 2000, verso em Portugus, sem usar o mouse, voc pode selecionar um bloco de texto: A) usando a tecla F5; B) mantendo pressionada a tecla Shift e usando as setinhas no teclado numrico; C) mantendo pressionada a tecla Ctrl e usando as setinhas no teclado numrico; D) usando a combinao de teclas Ctrl + F5; E) usando a combinao de teclas Shift + F5.

31 - De cada 1.000 habitantes de uma vila, 60 so canhotos; nessa vila, quatro de cada dez habitantes so do sexo feminino. Na vila, h um total de 125 pessoas canhotas do sexo feminino e 169 canhotas do sexo masculino.

CONCURSO PBLICO 35 - Observe as seguintes afirmaes referentes ao Microsoft Excel 2000, verso em Portugus: i. No endereo da clula A1, o A refere-se linha da planilha enquanto o nmero 1 refere-se coluna ii. Para somar as clulas A1 e A2, voc pode usar a seguinte frmula =SOMA(A1:A2) iii. Para obter na clula C1 um nmero 10% menor do que aquele existente na clula C3, podemos usar a seguinte frmula: =C3*1.10 iv. O smbolo usado para uma operao de diviso no Excel o \ =A1\A2 O nmero de afirmaes corretas : A) 0; B) 1; C) 2; D) 3; E) 4.

ELETRONORTE - 2005 38 - Com relao a um documento impresso no modo retrato no Microsoft Word 2000, verso em Portugus, correto afirmar que: A) o nmero de caracteres por linha maior que no modo paisagem para o mesmo documento; B) o nmero de caracteres por linha menor que no modo paisagem para o mesmo documento; C) o nmero de caracteres por linha o mesmo que no modo paisagem para o mesmo documento; D) o tamanho da fonte ajustado automaticamente para manter o mesmo nmero de caracteres por linha que o mesmo documento no formato paisagem; E) o tamanho da fonte ajustado automaticamente para manter o mesmo nmero de linhas por pgina que o mesmo documento no formato paisagem.

39 - A figura a seguir representa um boto da barra de ferramentas do MS-Excel 2000.

36 - As seguintes afirmaes referem-se ao Microsoft Word 2000, verso em Portugus: i. O cone na barra de ferramentas salva e fecha o documento sendo editado ii. O cone na barra de ferramentas centraliza o pargrafo sendo editado na barra de ferramentas iii. O cone altera o tamanho da fonte usado no documento iv. O cone copia o texto selecionado para a rea de transferncia O nmero de afirmaes corretas : A) 0; B) 1; C) 2; D) 3; E) 4.

Este boto tem por finalidade: A) aumentar o nmero de casas decimais exibidas em uma clula; B) formatar o nmero de uma clula com a aparncia de valor monetrio; C) multiplicar por 10 ou por 100 o valor de uma clula; D) realizar clculo de porcentagem; E) representar valores numricos em uma clula com exatamente duas casas decimais. 40 - Para terminar um programa ou aplicativo que no est respondendo (travado), usa-se: A) Alt+F4; B) Alt+Tab; C) Ctrl+Alt+Del; D) Ctrl+Tab; E) Shift+Tab.

37 - Observe a figura a seguir, extrada do Microsoft Windows Explorer:

41 - Considere as expresses a seguir: i. \\maquina.dominio ii. www.maquina.dominio iii. /maquina.dominio iv. //www.maquina.dominio A alternativa que contm a quantidade de referncias vlidas para uma maquina (host) chamada maquina em uma rede Microsoft em um domnio chamado dominio : A) 0; B) 1; C) 2; D) 3; E) 4.

A maneira correta de acessar a pasta C em Eliana na caixa de dilogo Executar : A) \Eliana\\C B) \C\Eliana C) \\C\Eliana D) \Eliana\C E) \\Eliana\C

CONCURSO PBLICO 42 - Com relao a pginas na Web, um link : A) um email enviado a um grupo muito grande de pessoas; B) um mecansmo de busca; C) um tipo de vrus de computador; D) uma lista de discusso; E) uma referncia a uma outra pgina, arquivo, mquina, etc.

ELETRONORTE - 2005 Os cineastas Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Walter Moreira Salles, Hector Babenco e Fernando Meirelles so os diretores, respectivamente, de: A) 1, 2, 5, 6 e 7; B) 1, 4, 3, 5 e 7; C) 2, 1, 5, 7 e 6; D) 3, 4, 2, 7 e 1; E) 3, 2, 5, 7 e 6. 46 - O conceito de Estado-nao vincula sua soberania s suas fronteiras territoriais. Dentro delas ele supremo com relao ao seu direito; fora tem o direito de reconhecimento na medida em que for capaz de defend-las. Hoje, esse modelo enfrenta vrios e profundos desafios. Como a ordem internacional de Estados-nao ergue-se sobre esse modelo de soberania, qualquer fato que lance dvidas sobre tal soberania colocar em questo todo o sistema.
Bobbitt, Philip A guerra e a paz na Histria Moderna,Ed. Campus, Rio de Janeiro,2003.

CONHECIMENTOS GERAIS
43 - O Plano Real, aplicado no Brasil, na dcada de 90, tinha como um de seus objetivos a estabilidade monetria. Ele foi bem sucedido porque: A) eliminou as foras inerciais que realimentavam a inflao; B) confiscou os depsitos bancrios que estimulavam a circulao monetria; C) congelou preos e salrios que afetavam a oferta e a procura; D) elevou os salrios que interferiam no valor das exportaes; E) impediu as importaes que elevavam os preos internos.

Sobre os fatos que abalam o conceito de Estado-nao temos, EXCETO: A) o reconhecimento dos direitos humanos como norma que requer a adeso de todos os Estados, independentemente de suas leis internas; B) a proliferao de ameaas globais que transcendem as fronteiras dos Estados como os danos ao meio ambiente ou a expanso de doenas ou da fome; C) a criao de uma rede global de comunicaes capaz de penetrar fronteiras eletronicamente e pr em risco idiomas, costumes e culturas nacionais; D) a ampla distribuio de armas de destruio em massa torna eficiente a defesa das fronteiras do Estado e garante a proteo da sua sociedade; E) a expanso de um regime econmico mundial que ignora as fronteiras na movimentao de investimentos de capitais. 47 - Os conflitos comumente denominados Primeira Guerra, Segunda Guerra, Guerras da Coria e do Vietn, bem como a Revoluo Russa, a Guerra Civil Espanhola e a Guerra Fria fazem parte de uma nica guerra, a longa guerra que iria determinar qual das trs novas formas constitucionais parlamentarismo liberal, comunismo e fascismo ocuparia o lugar dos Estados imperiais do sculo XIX. Sobre os conflitos citados NO podemos afirmar que: A) a Guerra Fria opunha estados liberais contra estados comunistas; B) a Guerra do Golfo era um desdobramento da Guerra Fria, opondo o estado parlamentarista hegemnico contra os outros; C) a Guerra Civil Espanhola colocava de um lado a Falange, apoiada pelos estados fascistas e, do outro, liberais e socialistas; D) a Guerra da Coria ou do Vietn devem ser analisadas como conflitos localizados dentro do quadro da Guerra Fria; E) a Segunda Guerra unia estados parlamentaristas e comunistas contra os estados fascistas.

44 - A ampliao das reas destinadas aos projetos agropecurios, principais agentes de desmatamento na Amaznia, vem agravando os problemas ambientais regionais. Sobre os impactos ambientais provocados por esses projetos, analise as afirmativas a seguir: I - O desmatamento elimina grande contingente de espcies, destruindo a biodiversidade. II - A retirada da floresta rompe o sistema natural de ciclagem de nutrientes, acelerando a degradao dos solos. III - A destruio da floresta altera as condies da fotossntese e a disponibilidade de nutrientes responsveis pela produo da biomassa. IV - A introduo de inseticidas e agrotxicos destri a biodiversidade e contamina os ecossistemas aquticos.

Assinale a opo correta: A) apenas I e II esto corretas; B) apenas III e IV esto corretas; C) apenas I, II e III esto corretas; D) apenas I, III e IV esto corretas; E) todas as afirmativas esto corretas.

45 - A lista a seguir destaca sete filmes marcantes da produo cinematogrfica brasileira: 1. Rio, 40 graus. 2. Deus e o diabo na terra do Sol 3. Cabra marcado para morrer 4. Olga 5. Central do Brasil 6. Carandiru 7. Cidade de Deus

CONCURSO PBLICO 48 -

ELETRONORTE - 2005 As gravuras e os textos referem-se, respectivamente, a: A) Salvador Dali e Juan Mir; B) Paul Gauguin e Henri Matisse; C) Vincent Van Gogh e Pablo Picasso; D) Edgard Degas e Henri Matisse; E) Edouard Manet e Auguste Renoir. 49 - Nas ltimas dcadas do sculo XX, e principalmente aps o fim do socialismo no leste europeu, o neoliberalismo ganhou ampla aceitao. Os pontos bsicos do projeto neoliberal para a Amrica Latina foram sistematizados no chamado Consenso de Washington, em 1989. Sobre as medidas propostas naquela reunio, analise as afirmativas a seguir: I - ajuste fiscal limitar os gastos do Estado de acordo com a arrecadao, eliminando o dficit pblico. II - Estado mnimo limitao da interveno do Estado na economia, redefinindo seu papel e enxugando a mquina pblica. III - privatizao venda das empresas estatais que no se relacionam com a atividade especfica do Estado. IV - abertura comercial reduo das alquotas de importao e impulsionar o processo de insero na economia globalizada.

Sofrendo de graves problemas mentais, suas telas mostram uma marca pessoal e inconfundvel: cenrios humildes, paisagens campesinas comuns, retratos e naturezas mortas executadas com frenticos movimentos de pincel que ressaltam os elementos representados.

Assinale as afirmativas corretas: A) apenas I e II; B) apenas III e IV; C) apenas I, II e III; D) apenas II, III e IV; E) todas as afirmativas esto corretas.

50 - Leia com ateno o fragmento a seguir: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina; que a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia. .......................... O fragmento foi tirado do poema Morte e Vida Severina. Seu autor : A) Guimares Rosa; B) Joo Cabral de Mello Neto; C) Jos Lins do Rego; D) Graciliano Ramos; E) Jorge Amado.

O material de construo revolucionrio, composto de vos e de volumes ( ou de vazios ou de cheios), difcil de descrever com exatido. Ele procurava representar em suas obras uma viso multifacetada da realidade, o que assustava uma sociedade acostumada com concepes estticas que privilegiavam a harmonia das formas.

10

CONCURSO PBLICO

ELETRONORTE - 2005

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
51 - Considerando a massa especfica do ar igual a 1,16 kg/m3, a massa e o peso de ar contido em uma sala de 6m x 6m x 8m valem, respectivamente: A) 23,2 kg; 227 N; B) 51,0 kg; 500 N; C) 334,1 kg; 3.277 N; D) 111,36 kg; 1.092 N; E) 248 kg; 2.435 N.

C) no ciclo Otto, a volume constante ; no Diesel, a presso constante; D) no ciclo Otto, a presso constante ; no Diesel, a volume constante; E) no ciclo Otto, a temperatura constante ; no ciclo Diesel, a presso constante.

56 - O ciclo ideal de refrigerao por compresso de vapor envolve irreversibilidades internas no processo de: A) absoro de calor da fonte fria; B) compresso; C) rejeio de calor para a fonte quente; D) remoo de umidade; E) expanso.

52 - Um elevador hidrulico de uma oficina de carros deve suspender veculos de at 2.000 kg. Se a haste de elevao possui dimetro de 30 cm, a presso manomtrica mxima do reservatrio do leo de acionamento do elevador de: A) 7,8 kPa; B) 78 kPa; C) 178 kPa; D) 278 kPa; E) 378 kPa.

57 - Dois reservatrios A e B, contendo gua, esto conectados por uma tubulao. Devido s caractersticas da conexo, a perda de carga ao longo da tubulao que conecta os reservatrios pode ser expressa por hl =20Q2, onde hl dado em metros de coluna dgua e Q representa a vazo em m3/min. A superfcie livre do reservatrio B se encontra 30m acima da superfcie livre do reservatrio A. Duas bombas idnticas esto disponveis para o bombeio da gua de A para B. As curvas das bombas pode ser descritas por H = 150 5 Q2, onde H, corresponde ao head em metros de coluna dgua. Se as bombas sero utilizadas em srie, a vazo no ponto de operao ser de: A) 3 m3/min; B) 4 m3/min; C) 5 m3/min; D) 6 m3/min; E) 8 m3/min.

53 - Uma parede de concreto de 30 m2 de rea e 0,30 m de espessura, separa uma cmara frigorfica do ambiente externo. As temperaturas nas superfcies interna e externa da parede da cmara so 15oC e 25oC, respectivamente. A condutividade trmica do concreto 1 W/m.K. A quantidade de calor trocada pela parede vale: A) 1.000 W; B) 2.000 W; C) 3.000 W; D) 4.000 W; E) 5.000 W.

54 - Para um motor de combusto interna de 4 tempos, a razo entre a rotao do motor expressa em rpm (rotaes por minuto) e o nmero de ciclos termodinmicos igual a: A) 1; B) 2; C) 4; D) 6; E) 8.

58 - No projeto de peas constitudas de material frgil, algumas caractersticas do material devem ser consideradas para selecionar a teoria de falha apropriada. Uma caracterstica dos materiais frgeis que: A) eles tm tenso de escoamento bem definida; B) qualquer material frgil resiste igualmente trao e compresso; C) se rompem sem o desenvolvimento de grandes deformaes plsticas; D) o critrio de resistncia de Von Mises, tambm denominado Critrio de Mxima Energia de Distoro, largamente aplicado para o dimensionamento de peas constitudas de materiais frgeis; E) se rompem no plano de mxima tenso cisalhante.

55 - Os processos em que calor fornecido aos ciclo Diesel e Otto ideais ocorrem: A) no ciclo Otto, a temperatura constante ; no ciclo Diesel, a volume constante; B) no ciclo Otto, a volume constante ; no ciclo Diesel, a temperatura constante;

11

CONCURSO PBLICO 59 - O esforo na barra AB da figura a seguir igual a:

ELETRONORTE - 2005 62 - Em um sistema massa-mola, como o definido abaixo, a funo de deslocamento (u) da massa m em relao ao tempo descrita pela equao:

A 3m

3m

B P = 40 kN

u m K (rigidez da mola) F(t)

C
A) A) FAB = 0 kN; B) FAB = 40 kN; C) FAB =

m d 2u = F (t ) ; k dt 2
m d 2u + k u = F (t ) ; dt 2

40 2 kN;

B)

D) FAB = 20 2 kN; E) FAB = 20 kN.

C)

k u = F (t ) ; m

60 - Um eixo de transmisso em ao transmite a potncia de 22 kW a 180 rpm. Considerando-se as condies construtivas e operacionais do eixo, deve-se adotar um fator de concentrao de tenso de 1,5. Se a tenso mxima atuante deve ser de 64 MPa, o dimetro mnimo admissvel do eixo deve ser de : A) 50 mm; B) 24 mm; C) 44 mm; D) 30 mm; E) 6 mm.

D)

d 2u du +k = F (t ) ; 2 dt dt

E)

d 2u m 2 = F (t ) . dt

63 - Um fio de 1,75 mm de dimetro e 3 m de comprimento constitudo por uma liga de alumnio que tem mdulo de elasticidade igual a 70 GPa e limite de elasticidade, incluindo os fatores de segurana adequados, igual a 210 MPa. A deformao do fio no momento em que a tenso atinge o limite de elasticidade : A) 0,3 %; B) 3 %; C) 9 %; D) 0,9 %; E) 0,72 %.

61 - Observe a estrutura apresentada na figura a seguir.


Corte AA

A A

P
x z

a a

64 - As chavetas so elementos de interligao entre os eixos de transmisso e acoplamentos, polias, engrenagens ou qualquer componente de um equipamento. Em relao ao dimensionamento de chavetas correto afirmar que: A) em geral, as chavetas planas so feitas de ao inox de alta-resistncia; B) o comprimento da chaveta s depende do comprimento do eixo e no de seu dimetro; C) as chavetas do tipo Woodruff no exigem um rasgo muito profundo no eixo. Neste caso, ao se dimensionar o eixo, pode-se desprezar o fator de concentrao de tenso associado ao rasgo da chaveta; D) as chavetas com inclinao atuam atravs do efeito cunha, sendo montadas de tal forma que a transmisso do torque independe da fora de atrito entre o eixo e o cubo da pea a ele acoplada; E) a fora atuante em uma chaveta diretamente proporcional ao torque a ser transmitido e inversamente proporcional ao dimetro do eixo.

O valor da tenso axial mxima atuante na viga : A) P B) C) D) E)

a2 ;

12 Pd a 3 ; 6P a 2 ; 6 Pd a 3 ; Pd a 2 .

12

CONCURSO PBLICO 65 - Um furo com 10 milmetros de dimetro ser feito com uma broca de ao rpido. A velocidade de corte indicada para a operao 31,4 m/min. A rotao, aproximada, a ser utilizada na furadeira : A) 100 rpm; B) 500 rpm; C) 500 radianos/segundos; D) 1000 radianos/segundos; E) 1000 rpm.

ELETRONORTE - 2005 69 - Na TPM Total Productive Maintenance, ou Manuteno Produtiva Total, o Tempo de Operao Efetiva : A) o tempo de set-up do equipamento; B) o tempo de ciclo de fabricao dos produtos; C) um tempo unitrio equivalente ao tempo disponvel total da mquina; D) menor ou igual ao tempo disponvel total da mquina; E) igual ao tempo disponvel total da mquina menos o tempo de paradas para substituio de componentes.

66 - O revestimento de cromo duro: A) utilizado para fins decorativos, melhorando a aparncia da pea; B) utilizado para restaurar ou corrigir dimenses, aumentar a resistncia ao desgaste e a abraso; C) produzido pelo processo de difuso, no qual as peas a serem protegidas so envolvidas por cromo em p e submetidas a temperaturas elevadas; D) produzido pelo processo de imerso a quente, no qual as peas a serem protegidas so mergulhadas em um banho de cromo fundido; E) produzido pelo processo de metalizao, no qual as peas a serem protegidas so recobertas por partculas de cromo que so arremessadas sobre sua superfcie.

70 - Com relao TPM Total Productive Maintenance, ou Manuteno Produtiva Total, tambm correto afirmar que: A) sua origem e desenvolvimento se deu nas fbricas da Ford, em Detroit; B) uma medida estatstica do desvio-padro do tempo de manuteno; C) o equivalente em ingls do 5S japons nos sistemas de gesto da qualidade; D) seu principal objetivo est em facilitar a reposio de componentes defeituosos, atravs de uma rede integrada de fornecedores; E) visa a maximizar a performance operacional das mquinas com uma manuteno conduzida com a participao de todos os funcionrios da produo.

67 - Assinale o item que define corretamente o ao em relao ao teor em liga: A) aos de alto teor em liga so aos em que o teor total dos elementos de liga superior a 10%; B) aos de alto teor em liga so aos em que o teor total dos elementos de liga superior a 30%; C) aos de mdio teor em liga so aos em que o teor total dos elementos de liga superior a 10% e inferior a 30%; D) aos de baixo teor em liga so aos em que o teor total dos elementos de liga inferior a 0,5%; E) aos de baixo teor em liga so aos em que o teor total dos elementos de liga inferior a 0,05%.

68 - Em relao manuteno correto afirmar que: A) a manuteno corretiva mais eficiente que a manuteno preventiva na reduo de paradas por falha do equipamento; B) a manuteno preventiva exige a implantao de um sistema de inspeo permanente nos equipamentos; C) a manuteno preditiva permite antecipar a ocorrncia de falhas em componentes; D) a confiabilidade da vida til de componentes no pode ser superior a 3s, ou seja , 99,95%; E) os sistemas de gesto da qualidade no admitem a manuteno corretiva.

13

Prdio do CCMN - Bloco C Cidade Universitria - Ilha do Fundo - RJ Coordenao de Concurso - (21) 2598-3333 Internet: www.nce.ufrj.br/concursos

Potrebbero piacerti anche