Sei sulla pagina 1di 2

Universidade Federal da Integrao Latino Americana UNILA

Estatstica e Probabilidade Prof. Jean Faber

Lista de Exercicios
1. Considere uma populao X formada pelos cinquenta nmeros naturais de 1 a 50. Ou seja, X = {1, 2, 3, 4,..., 48,49, 50}. Faa: a) Extraia 10 amostras com quatro elementos cada (n=4), com os critrios: a1) sem reposio, amostra contendo os menores nmeros pares. Calcule a mdia de cada amostra. Calcule a mdia e varincia das mdias amostrais. Calcule o vis da mdia e da varincia das mdias amostrais, nesse processo de amostragem. a2) com reposio, amostra aleatria simples (cada amostra equiprovvel). Calcule a mdia de cada amostra. Calcule a mdia das mdias amostrais. Calcule o vis da mdia e da varincia das mdias amostrais, nesse processo de amostragem. b) Faa os histogramas das mdias amostrais de (a1) e (a2). Baseado nesses resultados o que podemos afirmar quanto aos dois processos de amostragem e seus respectivos estimadores? c) Considere as variveis aleatrias X dada pelas mdias amostrais de (a1) e Y dada pelas mdias amostrais de (a2). Usando essas variveis, crie duas novas variveis aleatrias, X1 e Y1, com mdia zero e desvio padro igual a um, para ambas. 2. De forma geral, como podemos usar o Teorema do Limite Central (TLC)? Dica: desenhe os diagramas das distribuies, populacional e amostral, mostrando como uma esta associada outra (como as mdias e varincias se relacionam). 3. Retire uma amostra, de forma aleatria e simples, contendo vinte elementos, da populao descrita no item (1), e calcule: a) A probabilidade da mdia amostral ser maior que 27. b) A probabilidade da mdia amostral ser menor que 26. c) A probabilidade da mdia amostral estar entre a mdia populacional mais ou menos um erro de duas vezes o desvio populacional. c1) Como podemos interpretar esse resultado da probabilidade, em termos de amostras e dos intervalos? d) Se extrairmos 100 amostras, de que tamanho devem ter essas amostras, para garantirmos que ao menos 95 mdias amostrais, vo cair num intervalo confivel?

4. Se Para uma v.a. normalmente distribuda; faa o desenho da funo de distribuio com suas reas demarcadas a partir dos valores de a) Se , mostre que:

b) De que maneira podemos relacionar o resultado de (a) com a definio de intervalo de confiana? 5. Escolheu-se aleatoriamente 8 pessoas de uma sala com 100 pessoas. As idades dessas 8 pessoas eram {20, 22, 19, 28, 25, 23, 20, 16}. Calcule um IC para a mdia de idade da sala, com = 5%. 6. Aumenta-se a amostra do exerccio anterior incluindo a idade de mais 23 pessoas, de tal modo que a soma de todas as idades dessa nova amostra de 753,3 anos. Contudo a varincia no mudou. O responsvel pela classe disse que a turma possui uma idade mdia superior a 25 anos. a) Podemos confiar nessa afirmao a um nvel de 10%? b) Que tipo de teste adotou? Se tivesse adotado outro tipo de teste, o resultado seria o mesmo? c) Que condies deveriam mudar para que se adotasse outro tipo de teste? 7. A vida mdia das lmpadas produzidas por uma empresa era de 1120 h. Uma amostra de 8 lmpadas extrada recentemente apresentou a vida media de 1070 h, com desvio padro de 125h e distribuio normal para a vida til. a) Podemos dizer a vida media das lmpadas no se alterou, a um nvel de 1%? b) Calcule o IC para a mdia populacional. 8. Seis alunos do curso de Estatstica tiraram na primeira prova os valores: {3, 6.3, 0.6, 7.0, 2.2, 4}. Na segunda prova os mesmo alunos tiraram respectivamente: {4, 5.7, 3, 7.2, 1, 4}. Podemos dizer que esse grupo de aluno melhorou seu desempenho acadmico, em mdia (com =5%)? 9. Em uma prova de Estatstica, 12 alunos de uma classe conseguiram mdia 7.8, com desvio padro de 0.6, ao passo que 15 alunos, de outra classe, do mesmo curso, conseguiram mdia 7,4, com desvio padro de 0.8. a) H alguma diferena entre as notas mdias das duas turmas, se considerarmos um nvel de 10%? b) Se os alunos, das duas turmas, no fossem do mesmo curso, mudaria alguma coisa? O que e por que? 10. De uma populao normal levantou-se uma amostra de tamanho 16, obtendo-se uma mdia amostral igual a 18. Se a varincia populacional de 64, a um nvel de 10%, com um teste bilateral, calcular P(I) e P(II) conforme o caso, com as hipteses: Ho : = 20 e H1 : = 25. Interprete cada resultado.

Potrebbero piacerti anche