Sei sulla pagina 1di 14

SOLIDO E RELAES AFETIVAS NA ERA DA TCNICA

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues RESUMO


Este artigo tem por objetivo a reflexo, sob o enfoque da fenomenologiahermenutica, acerca de um tema recorrente para a clnica psicoterpica: a solido e as relaes afetivas. A relao entre solido e isolamento e a angstia frente necessidade de controle e de segurana nos relacionamentos, sero analisados luz do pensamento do filsofo Martin Heidegger, e de outros autores como Medard Boss, enquanto possibilidades de sentido que compem o horizonte histrico do homem moderno. Neste contexto o papel desempenhado pela psicoterapia no ser somente o ajustamento, mas se constituir em um espao de meditao, em que se faro presentes outras possibilidades de ser no mundo com o outro. Palavras-chave: Solido. Relaes afetivas. Cuidado.

LONELINESS AND AFFECTIVE RELATIONSHIPS


IN TECHNICAL ERA

ABSTRACT
This paper aims to reflect, under a phenomenological-hermeneutic approach, about a recured complain in psychoterapic setting: loneliness and affective relationships. The connection between loneliness, isolation and anxiety with the necessity of control and security on relationships were analysed. For this we used Martin Heideggers philosophical thought. We concluded these feelings are possibilities of meaning that constitute the historic experience of modern man. This way, psychotherapy will not intent only an adjustment but will be a setting of medidation, where other possibilities of being in the world with others will be present. Keywords: Loneliness. Affective relationship. Care.
Trabalho desenvolvido na linha de pesquisa Fenomenologia-hermenutica e clnica psicoterpica, realizada no Departamento de Psicologia da UFF, coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Novaes de S. E-mail: roberto_novaes@terra.com.br Professor do Programa de Mestrado em Estudos da Subjetividade do Departamento de Psicologia da UFF. Instituto de Cincias Humanas e Filosofia Campus do Gragoat, bloco O, sala 332 Niteri RJ - Cep: 24210 350. Email: fenomenologia_hermeneutica_uff@hotmail.com Mestre em Psicologia pela UFF, Psicoterapeuta. Mdico Psiquiatra, Mestre em Psicologia pela UFF, Doutorando em Psicologia na UFRJ.

Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

111

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

SOLIDO E ISOLAMENTO
Amar tambm bom: porque o amor difcil. O amor de duas criaturas humanas talvez seja a tarefa mais difcil que nos foi imposta, a maior e ltima prova, a obra para a qual todas as outras so apenas uma preparao. (RILKE, 1989, p. 55)

Estas palavras foram dirigidas pelo escritor tcheco Rainer Maria Rilke ao jovem Franz Kappus. Na carta, Rilke tambm fala sobre a solido. Percebe algo em Kappus que deseja sair dela, e sugere que este, ao contrrio, se sirva tranqilamente deste desejo como um instrumento para estend-la mais, at que ocupe um vasto territrio. bom estar s, porque a solido difcil. Para Rilke, os homens resolveram tudo pelo lado mais fcil, atravs de convenes, ento prope ao jovem poeta ligar-se ao mais difcil. A solido percebida hoje como um mal que deve e pode ser evitado a qualquer custo, basta que se tenha competncia para isto. Estar sozinho e estar isolado, apartado do outro por uma distncia intransponvel, so considerados sinnimos. Ao mesmo tempo, o relacionamento amoroso nos moldes romnticos desejado como o grande bem, a meta de felicidade que ofusca todas as outras, ou, ao contrrio, repudiado, porque visto como frmula de sofrimento, o que se traduz em condutas que passamos a chamar de insegurana, medo de envolver-se, de comprometer-se com o outro, de ser rejeitado. Assim, procura-se no se vincular a ningum, trocando de parceiro antes que isto ocorra. Esta questo surge nos consultrios de psicoterapia sob a forma de queixas e preocupaes semelhantes, embora emitidas por pessoas diferentes. Os temas se repetem: cimes, tentativa de exercer o controle e assegurar-se da permanncia do outro, temor da traio e do abandono; queixa pelo modo como se do hoje os relacionamentos amorosos, avessos ao compromisso e previsibilidade; a escolha do par amoroso por aquilo que pode trazer em termos de vantagens, status, seja pela aparncia, pelos bens que possui etc.; e, finalmente, a afirmao de estar protegido tendo ao lado o par amoroso, cuja ausncia traz a sensao de vazio, de aperto no peito, de angstia. Todos estes, dentre outros, tm como pano de fundo a solido e a tentativa de disponibilizar o outro para aplac-la. Por ser uma questo recorrente para a clnica psicoterpica, impe-se como importante tema para reflexo. A idia de que estar s estar irremediavelmente apartado do outro partilhada tambm por alguns psicoterapeutas, dentre eles, Irwin D. Yalom, cujas idias podem ser consideradas at certo ponto representativas da perspectiva existencial em psicoterapia. Para Yalom (1996) a solido uma das condies, um dos dados (givens) da existncia, to inevitvel quanto os demais: a morte, a liberdade e a ausncia de significado ou sentido bvio para a vida. Contra ela tentar-se muitas vezes usar o outro como um escudo. Diz ele:
O isolamento existencial, um terceiro dado, refere-se lacuna intransponvel entre o eu e os outros, uma lacuna que existe 112
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Solido e relaes afetivas na era da tcnica

mesmo na presena de relacionamentos interpessoais profundamente gratificantes. Estamos isolados no apenas dos outros seres, mas, na extenso em que constitumos nosso mundo, tambm do mundo. (YALOM, 1996, p. 10).

Yalom (1996) distingue o isolamento existencial do que se costuma chamar vulgarmente de solido. Esta , em geral, entendida no como uma condio, mas sim como isolamento interpessoal, ou seja, o que ocorre quando no se possui as habilidades sociais ou o estilo de personalidade que permite interaes sociais ntimas, estando, portanto, em poder do sujeito reverter ou no tal circunstncia. Segundo Yalom os relacionamentos fracassam quando so tentadas falsas solues para o intransponvel isolamento existencial, ou seja, quando se usa o outro como um escudo contra a solido ao invs de importar-se com ele. Apaixonando-se, a pessoa busca a fuso com o outro, desviando-se da autoconscincia que traz ansiedade ao elevado preo de perder a si mesma. Embora concordando com o autor no que se refere solido como condio inalienvel da existncia, pela qual respondemos por ns mesmos, pretende-se colocar em questo a idia de que ela seja fruto de uma lacuna intransponvel que nos tornaria irremediavelmente apartados do mundo e do outro. Esta idia pressupe o homem como sujeito encapsulado, interioridade separada do mundo, sobre o qual se volta para conhecer, explicar, intervir, controlar e explorar.

O HOMEM COMO SER-NO-MUNDO-COM-O-OUTRO


Para o pensamento de Martin Heidegger, essa concepo do homem como sujeito apenas uma das possibilidades histricas do homem realizar a experincia do sentido de si-mesmo, no traduzindo apropriadamente sua estrutura ontolgica, isto , seu modo de ser mais prprio. Heidegger (1989) denomina com o termo Dasein (Ser-a) este ente que ns mesmos somos e que apresenta uma diferena radical com relao aos entes que no tm o modo de ser do homem. Na concepo deste filsofo, o homem no possui uma essncia positiva determinada a priori, antes, o que ele , seu ser, est sempre em jogo no seu existir. No se trata apenas de distinguir o homem dos outros entes atravs de alguma caracterstica essencial, como o pensamento ou a linguagem, que seria adicionada a uma substncia comum. Ou seja, no suficiente para a compreenso do modo de ser deste ente, distinguir entre uma res extensa e uma res cogitans. O ser do homem no res alguma e, portanto, nunca passvel de qualquer objetivao como sujeito ou subjetividade. O Dasein a prpria abertura de sentido na qual pode vir luz o ser dos entes que se do ao seu encontro. A expresso ser-no-mundo traduz a unidade estrutural ontolgica da existncia. O Dasein mundano, co-originrio ao mundo, diferenciando-se dos entes simplesmente dados, intramundanos, mas destitudos de mundo. Por exemplo, pedras, rvores e animais esto no mundo, mas no tm mundo, isto , no
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

113

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

so aberturas de sentido, no se podendo dizer deles que existem. Mundo abertura de sentido, contexto de significao, linguagem. O ente que segundo o modo de ser-no-mundo, no encerrado em si mesmo, numa interioridade psquica, estando sempre num contexto relacional. Ainda que esteja no isolamento, ser-com, co-presena. Uma mesa ou uma porta no podem ser solitrias no mesmo sentido que um homem, pois seu modo de ser simplesmente dado. Apenas o ente cujo modo de ser originariamente ser-no-mundo-com-o-outro, possui a possibilidade de ser solitrio. nesse serno-mundo-com-os-outros que aparece o sentido como desvelamento dos entes que lhe vm ao encontro. O termo cuidado (Sorge) usado por Heidegger (1989) para designar a caracterstica ontolgica do Dasein de ser sempre em relao com outros entes. O modo das relaes com os entes cujo modo de ser simplesmente dado (Vorhandenheit) foram denominados por Heidegger de ocupao (Besorgen) e o modo das relaes com os entes dotados do seu modo de ser de preocupao (Frsorge). O modo mais imediato do Dasein se relacionar com os outros entes se d sempre atravs da ocupao no manuseio e uso, subordinados ao ser-para dos instrumentos, ou seja, est sempre referido a um contexto de significncia, mundo, em que predomina o uso ou utilidade. Embora o Dasein seja essencialmente abertura de possibilidades de sentido, de incio e na maior parte das vezes, apreende a si mesmo e aos outros, a partir daquele contexto instrumental, como um ente cujo modo de ser fosse simplesmente dado. No caso da poca moderna, o Dasein encontra de incio a si mesmo como sujeito, egoidade, individualidade, interioridade em contraposio ao mundo exterior e separado dos outros sujeitos, com os quais pode estabelecer apenas relaes intersubjetivas. Entretanto, justamente quando a referncia instrumental perturbada por algum obstculo, ou seja, quando o instrumento falha, pode anunciar-se o mundo. a partir dos imprevistos que o Dasein lanado numa perspectiva em que aquilo cujo sentido era simplesmente dado revela-se como estando em jogo, como dependente de um tecido mais amplo e complexo de sentido, o mundo. Tal estranhamento , de incio e quase sempre, experienciado como um angustiante vazio de sentido e no como liberdade de possibilidades. Da o fato de que o Dasein tende, em seu modo cotidiano e mediano, a desviar-se dele, aferrando-se, na medida em que lhe possvel, s interpretaes j dadas e impessoais sobre si mesmo e sobre outros entes. No caso da convivncia cotidiana, este desviarse significa, antes de tudo e na maior parte das vezes, reduzir o ser-com-ooutro ao mundo das ocupaes, empenhando-se no controle, na certeza e na segurana. Nesse modo mediano de cuidado, imperam a dependncia e a dominao, ainda que no apropriadas tematicamente e encobertas por discursos impessoais de valorizao dos afetos e da necessidade do amor. Para melhor compreender a estrutura dos modos contemporneos de preocupao, cuidado relativo aos outros existentes, imperativo uma aproximao temtica do horizonte histrico a partir do qual se desvelam os sentidos dos entes nesta poca denominada por Heidegger (2002) como a era da tcnica.
114
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Solido e relaes afetivas na era da tcnica

A QUESTO DA TCNICA
No ensaio intitulado A questo da tcnica (Die frage nach der technik, 19491953; HEIDEGGER, 2002) prope o questionamento da tcnica, no para condenla, nem para oferecer uma alternativa que a substitua, mas sim para estabelecer com ela um relacionamento mais livre, de abertura sua essncia, pois afirmandoa ou negando-a apaixonadamente, a ela mais nos aprisionamos. Heidegger (2002) parte da definio usual da tcnica, que a de ser um meio para um fim e uma atividade do homem, determinao instrumental e antropolgica. Embora correta, esta determinao no mostra a essncia da tcnica, porm, ao ser indagada, permite chegar at ela. Ao indagar a instrumentalidade, meio para um fim, chega-se causalidade, idia de causa e efeito. Na modernidade a causa considerada o que se faz para provocar um efeito, para obter resultados, o que remete causa eficiente, uma das quatro causas enunciadas pelos gregos: causa material, causa formal, causa final e causa eficiente. Heidegger d como exemplo a confeco de uma taa de prata para o culto do sacrifcio, onde as quatro causas seriam respectivamente: a prata, a forma de taa, o culto e o ourives. No entanto, ressalta que, para Aristteles, a quem remonta a doutrina das quatro causas, a causa eficiente, como as demais, no remetia eficincia e eficcia de um fazer, mas todas eram formas de responder por e dever. Assim, o clice pronto deve-se prata, forma, ao culto, e ao ourives, que por ele respondem, este ltimo, porm, no como causa eficente , ou seja, no como o sujeito cuja atividade tenha como efeito o clice. Estes quareo modos, segundo Heidegger, so co- esponsveis pelo deixar vir presena a taa, no sentido grego de poesis, produo Com a natureza d-se a mxima poesis (physis), o surgir e elevar-se por si mesmo, enquanto na arte e no artesanato intervm o artista e o arteso (tchne) ao deixar aparecer o que se oculta e no se desvela por si mesmo. Produzir conduzir o que est encoberto ao desencobrimento, o que os gregos chamavam de altheia, e que traduzimos por verdade, passando a entendla como o correto de uma representao. No desencobrimento se funda toda a produo, que recolhe e rege os quatro modos de deixar-viger a causalidade, a cuja esfera pertence instrumentalidade. Heidegger estabelece assim a ligao entre a essncia da tcnica moderna e o desencobrimento. A tcnica no , portanto, um simples meio. A tcnica uma forma de desencobrimento (HEIDEGGER, 2002, p. 17). Assim, mostra que a essncia da tcnica moderna no neutra, ou seja, no constitui um simples meio para um fim, mas um modo de desvelamento de sentido, de produo de verdade. Neste aspecto, se aproxima da tchne grega, porm, ao mesmo tempo, dela se distancia, por no se constituir no modo de desvelamento da poesis, do deixar aparecer o que se oculta. A tcnica moderna tambm um desencobrimento, no entanto, o desencobrimento que rege a tcnica moderna uma provocao, uma explorao que impe natureza a pretenso de fornecer energia, capaz de, como tal, ser beneficiada e armazenada. (HEIDEGGER, 2002, p.19). Diferente do campons que, ao lavrar, cultivava e protegia a terra confiando no desenvolvimento das sementes sem desafiar ou
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

115

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

provocar o solo no sentido de uma explorao, a agricultura, como exemplifica Heidegger, tornou-se indstria que dis-pe da natureza como matria-prima disponvel buscando dela extrair o mximo rendimento com o mnimo de gasto. Afirma Heidegger: O desencobrimento que domina a tcnica moderna possui como caracterstica, o pr, no sentido de explorar. Esta explorao se d e acontece num mltiplo movimento: a energia escondida na natureza extrada, o extrado v-se transformado, o transformado, estocado, o estocado, distribudo, o distribudo, reprocessado. Extrair, transformar, estocar, distribuir, reprocessar so todos modos de desencobrimento (HEIDEGGER, 2002, p. 20). No desencobrimento explorador o controle e a segurana so as marcas fundamentais. A disponibilidade tornou-se o modo de ser dos entes na era da tcnica, em lugar da objetividade cartesiana que marca a modernidade. O ente deixou de ser objeto de conhecimento para tornar-se algo sempre disposto explorao e utilizao. Heidegger (2002) utiliza o termo alemo Bestand para descrever a disponibilidade, que mais do que uma proviso, significando o que est posto como reserva disponvel para o uso. A essncia da tcnica moderna caracterizada por esse modo histrico de desvelamento de sentido, que Heidegger denomina Gestell, conjunto de possibilidades do pr enviadas ao homem, que responde ao envio como quem explora, e tambm como fundo de reserva disponvel. Gestell a essncia da tcnica moderna. Embora o homem realize a explorao que desencobre o real como disponibilidade, no est em seu poder o desencobrimento, pois ele mesmo desafiado pela natureza, que se desencobre como disposio, a explor-la. De acordo com Heidegger (2002), ao ser desafiado e disposto, o homem pertence mais originariamente disponibilidade do que a natureza, ou seja, tambm desvelado neste modo histrico em sua possibilidade de ser fundo de reserva, energia disponvel explorao e uso, sem, todavia, reduzir-se jamais mera disponibilidade. Embora use neste ensaio uma terminologia distante daquela de Ser e Tempo, percebe-se aqui a coerncia de sua interpretao com a analtica desenvolvida naquela obra: embora, de incio e na maior parte das vezes, o Dasein se tome como simplesmente dado, jamais se reduz de fato a qualquer objetivao sobre si mesmo; mais que isso, somente pode tomar-se como simplesmente dado o ente cujo modo de ser a existncia. Alm de no ser um simples meio para um fim, a tcnica no tambm um feito do homem, que ao realiz-la, apenas participa da disposio, respondendo a um apelo do desencobrimento. Afirma Heidegger (2002, p. 22) que:
O desencobrimento j se deu, em sua propriedade, todas as vezes que o homem se sente chamado a acontecer em modos prprios de desencobrimento. Por isso, des-vendando o real, vigente com seu modo de estar no desencobrimento, o homem

116

Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Solido e relaes afetivas na era da tcnica

no faz seno responder ao apelo do desencobrimento, mesmo que seja para contradiz-lo.

Desencobrir o real e a si mesmo ao modo da disponibilidade constitui, para Heidegger, o destino histrico do homem, destino no sentido de pr a caminho, envio do Gestell, que, como essncia da tcnica moderna, coloca o homem no caminho do desencobrimento que conduz o real. No entanto, o destino do desencobrimento sempre rege o homem em todo o seu ser mas nunca a fatalidade de uma coao. Pois o homem s se torna livre num envio, fazendo-se ouvinte e no escravo do destino. (HEIDEGGER, 2002 p. 27-28). A regncia parte do destino e no do homem, que a ele corresponde, podendo sempre apropriar-se tematicamente e corresponder ento a outros modos histricos de desvelamento. Assim, a possibilidade de refletir sobre a essncia da tcnica, fazendo a experincia do Gestell como destino de um desencobrimento, permite mantermo-nos no espao livre do destino, sem que permaneamos na crena de que uma fatalidade nos aprisiona inexoravelmente tcnica. Da o abrir-se essncia da tcnica, como prope Heidegger, permitir que se estabelea com ela uma relao mais livre.

SOLIDO E RELACIONAMENTO NA PERSPECTIVA FENOMENOLGICO-HERMENUTICA


O sentido que se d hoje solido e aos relacionamentos afetivos desvelado, ao nosso ver, segundo este modo histrico explicitado por Heidegger. Desta forma, na tentativa de aplacar a solido e obter segurana, ora no apego ao outro que se busca controlar, ora no repdio a qualquer comprometimento, o homem desvela a si prprio e ao outro como fundo de reserva disponvel ao uso. Remete assim determinao instrumental da tcnica, ao desvelar-se e ao outro como meios para um fim. Da mesma forma, o desencobrir-se como uma subjetividade inacessvel e fechada em si mesma, irremediavelmente apartada do mundo e do outro, so modos de resposta do homem ao desencobrimento que o desafia na era da tcnica. Ao mesmo tempo, reconhecer e refletir acerca deste desencobrimento, possibilita conjurar seu maior perigo, o qual, segundo Heidegger (2002), se apresenta no nas mquinas e equipamentos tcnicos, mas sim no fato de estar encoberto. Medard Boss, psiquiatra que estabeleceu ligaes entre o pensamento de Heidegger e a clnica, recorre a este texto no artigo intitulado Solido e comunidade. Para Boss (1976) o afastamento do mundo e do outro no uma inveno do homem, mas sim seu destino histrico, o esprito tcnico, pelo qual o homem s apreende o mundo atravs de uma manipulao incessante com o objetivo de aumentar o poder do sujeito. Boss (1976) contraria o senso comum ao afirmar que solido e comunidade no se excluem. Define a solido como uma forma de comunidade, pois s se pode ser sozinho tendo como referncia a comunidade. Desta forma, a ausncia de algum no significa um vazio, mas um modo de sua presena, na qual pode estar bem mais prximo do que se estivesse fisicamente presente. Cita como exemplo o
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

117

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

estado de luto, no qual muitas vezes aquele que morre nos parece mais prximo e presente do que quando vivo. A idia que fundamenta o pensamento do autor a de que somos essencialmente e originariamente com os outros, isto , estamos destinados comunidade no sentido de co-pertencimento, diante de um mesmo mundo comum. Um dos modos de ser-com a solido, pois s pode estar sozinho quem reconhece seus semelhantes, quem os sente prximos ou distantes, ou seja, o homem. A pedra, como exemplifica Boss (1976), nunca estar s, jamais poder experienciar a solido. A solido assim uma forma de comunidade, aqui entendida no como conjunto de indivduos dotados de um psiquismo privado e encapsulado, apartado do mundo, idia presente em investigaes sociolgicas e psicolgicas que questionada por Boss (1976). Para ele, basta olhar para o que somos e como somos, enquanto homens, para nos descobrirmos desde o incio em presena dos outros, que nos aparecem desde sempre como nossos semelhantes. Esta comunidade originria se funda na relao com as mesmas coisas de um mesmo mundo comum, por serem os homens essencialmente abertura na qual a presena se manifesta, ou seja, na qual somos interpelados pela profuso de significados que se nos anunciam todo o tempo em todas as coisas do mundo. Existimos somente nesta abertura para a presena e significabilidade de tudo que nos vem ao encontro, podendo acolher e trazer presena mesmo o que estiver mais afastado no tempo e no espao.
Assim cada um de ns existe sua maneira mas jamais a ponto de ser apenas para si mesmo, como se fosse primordialmente separado de todos os outros. Ao contrrio, enquanto poder ser interpelado pela significabilidade do que encontra, cada um de ns participa sua maneira da regio aberta do mundo comum, na qual aquilo que vem a ser chega luz de sua presena. (BOSS, 1976, p. 28).

Boss (1976) compara cada homem ao raio de sol, que, ao unir-se aos demais, forma a claridade do dia, pois juntos constituem a abertura na qual o mundo se desvela, condio para que qualquer coisa seja. A partir desta perspectiva, pretende entender um paradoxo que considera central na modernidade, o da proximidade geogrfica entre os homens e seu distanciamento existencial. Embora aproximados pelos meios tcnicos de transporte e comunicao, os homens sentem-se cada vez mais isolados, estranhos entre si. Boss (1976) diferencia afastamento e proximidade existencial da distncia mensurvel. O espao geogrfico deriva da espacialidade primordial da existncia, ou seja, dos significados espaciais que damos ao que amamos, proximidade, ou do que nos indiferente, o afastamento. Acabamos por atrelar estes significados, que pertencem espacialidade existencial, distncia ou proximidade mtrica, geogrfica, reduzindo assim os significados espaciais a uma representao
118
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Solido e relaes afetivas na era da tcnica

mensurvel. A proximidade geogrfica pode aproximar, mas no suficiente, e pode mesmo distanciar. Podemos estar prximos fisicamente de algum e experienciar ou no uma real aproximao, da mesma forma que, sozinhos, podemos ou no ter a experincia do isolamento. Porm, por esta reduo, acabamos por nos sentir acompanhados apenas quando h a presena fsica de algum e isolados quando ocorre o contrrio. Isto explica, para Boss, o fato de os homens estarem mais ss e distantes, voltados para si mesmos, quando a distncia mensurvel menor. Este distanciamento constitui, ento, o modo como se d hoje a comunidade. Entend-lo implica em compreender o profundo desenraizamento sofrido pelo homem na modernidade, a medida em que ele responde aos conclames que o convocam a estabelecer uma relao utilitarista com o que o cerca. Apartado da experincia coletiva, afastado dos laos que o uniam s tradies religiosas e familiares, vivendo a constante desregulamentao, o homem agora deve ocupar o espao e o papel que anteriormente pertencia aos deuses. Deus est morto, proclama Nietzsche; No precisamos mais de mitos ou de crenas, de supersties e amuletos, afirmamos todos ns. O homem coloca-se como centro, compreendese como sujeito - um amontoado de desejos, experincias, contedos internos. Vivemos, como conseqncia, um tempo marcado pelo intimismo, pela privatizao de todos os desconfortos, o que chamado por Guignon (1993) de individualismo ontolgico. Esse movimento caracteriza os relacionamentos humanos, percebidos a partir da experincia de um eu individual, auto-encapsulado, que encontra-se contingencialmente em um sistema social. Esta viso acaba por entender as relaes sociais como, inevitavelmente, conflituosas. medida em que nos compreendemos como indivduos, que, baseados em um modo de pensar estratgico e calculante, devem competir pelos recursos limitados da natureza, as relaes que estabelecemos acabam por se constituir em alianas estratgicas, onde o outro visto como um aliado ou um possvel obstculo. Estas alianas so, por caracterstica, temporrias, sendo mantidas enquanto me so convenientes, ou desde que permitam que eu me sinta bem, ou mesmo enquanto possibilitam o meu crescimento pessoal. As relaes se constituem, ento, em contratos entre dois indivduos, sendo francamente desveladas ao modo da utilidade, ou seja, o seu sentido o de trazer algum ganho queles que nelas esto envolvidos. Este modo de relacionamento marca o casamento, as amizades e as relaes afetivas em geral no contemporneo. Vivemos, portanto, de um modo ambivalente, a busca de afastamento (ao menos daqueles que nos soam como estranhos) e a necessidade de proximidade. Aspiramos estar entre iguais, nos sentir seguros e confortveis, amparados, e protegidos. Mas, para isso, o outro desvelado como um algo colocado a nossa disposio, devendo atender aos nossos desejos, saciar a nossa sede, dar conta do vazio que sentimos. Os nossos esforos parecem improfcuos, j que o distanciamento existencial persiste, e, mais do que isso, continuamente aprofunda-se. Este modo de ser com o outro, no qual aquele que me cerca desvelado como um algo a servio de minha satisfao, claramente restritor. Nesse fechamento existencial, negamos a possibilidade de estarmos sozinhos, acreditaRevista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

119

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

mos precisar encontrar algum, aceitamos sem maiores questionamentos os conclames do contemporneo que marcadamente vo enxergar no amor romntico a concretizao da satisfao pessoal. nesse contexto que a solido vivida enquanto sofrimento, pois mesmo estando prximos, no nos sentimos, de fato, junto ao outro. A personagem Grete Samsa, da novela A Metamorfose de Kafka (2002), emblemtica deste movimento: enquanto o irmo, Gregor, trancado em seu quarto, metamorfoseava-se em inseto, Samsa progressivamente o transformava de ele para isso. Desvelado enquanto coisa, Gregor devia ser descartado, converterase em estranho, e, agora, s trazia inquietao e angstia. Na verdade, Gregor sempre fora um isso, um isso que recebera um nome, que era reconhecido como um ele, como o irmo, somente enquanto se mantivera, adequadamente, no papel que as relaes sociais exigiam o reconhecimento do espelho, o espelho de Samsa que s via no outro um algo para satisfao do si mesma. Para Boss, entretanto, possvel nos abrirmos para outros modos de relao com o mundo e com o outro. Para isso, ser necessrio sair da viso do sujeito que exerce sua vontade possessiva de forma absoluta, a fim de possibilitar ser aquilo que se apresenta, ou seja, tornarmo-nos mais disponveis ao compreendermos que o domnio tcnico sobre o mundo realiza apenas uma nica possibilidade entre muitas outras da presena do mundo [...]. (BOSS, 1976, p. 41).

SOLIDO, ANGSTIA E REFLEXO PSICOTERPICA


O modo histrico de desvelamento descrito acima cria um paradoxo: o homem desvelado enquanto sujeito, interioridade, mnada, convocado a estabelecer uma relao de dominao e controle sobre o mundo e sobre os outros. Cabelhe ser vitorioso, conquistar pessoas e afetos. Assim sendo produz-se um desenraizamento no qual a sua experincia de ser-com o outro se oculta, em que ele se v como um frente ao mundo. Esse modo de comunidade experimentado enquanto solido - mesmo estando prximo ele vive o apartamento, o distanciamento existencial. Precisa do outro mas vai busc-lo enquanto algo para minorar a sua solido. O outro ento torna-se isso, um objeto a servio das aspiraes do sujeito. Nesse modo de ser-com o outro, entretanto, a solido se agudiza e neutralizada, apenas momentaneamente, enquanto o outro encontra-se disposio, durante o tempo em que ele serve para aplac-la. O desenraizamento produzido pela modernidade, portanto, fomenta a solido. Levando os homens a se buscarem uns aos outros, eles o fazem, no entanto, tomando a si mesmos e aos outros como individualidades contingencialmente dispostas no mundo, como se fossem entes cujo modo de ser fosse simplesmente dado e no como existentes. Esse movimento, por outro lado, acaba por acirrar o desenraizamento e o conseqente afastamento existencial. Heidegger (1989), no entanto, nos fala da possibilidade de um outro modo de correspondncia frente aos sentidos que nos interpelam. Sendo assim, ao caracterizarmos o ente que ns mesmos somos, essencialmente, enquanto cuidado (sorge), afirmamos uma dimenso de co-pertencimento originrio com o outro.
120
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Solido e relaes afetivas na era da tcnica

Isto porque ser-com no significa somente que estamos em constante relao com os outros entes no mundo, mas muito mais do que isto, o prprio acontecimento de sermos implica o acontecimento do outro, j que somos co-originariamente com o mundo, e por conseqncia co-originariamente com os outros entes. A rigor o prprio termo relao tem as suas limitaes, sendo usado muito mais por uma limitao lingstica, afinal, falarmos em uma relao implica em nos referirmos a dois entes que, em um dado momento, encontram-se em uma condio de no relao e que se colocam, circunstancialmente, um ao lado do outro, em relacionamento. Mas no existe a possibilidade de existirmos de um modo solipse e eventualmente nos colocarmos em relao; existir, j , essencialmente, ser-com. Dentro desse horizonte compreensivo, a solido existencial, no implica, necessariamente, em um vazio a ser preenchido, mas, pode sim, se constituir em um afastamento que possibilita o encontro consigo mesmo, com os nossos projetos e aspiraes singulares. Esse encontro, por outro lado, faz-se possvel e tolervel pois o si-mesmo, a desvelado, no uma cpsula irremissivelmente afastada do mundo, mas o ser-com o outro, em constante co-pertencimento com os outros. possvel, desta forma, ouvir o silncio e o clamor da angstia, sem que isto implique em uma experincia de desenraizamento. O que significa dizer que o prprio nada a que a angstia me conclama - a possibilidade de vir a ser - ser sempre um vir a ser com-o-outro-no-mundo. O filme Edifcio Master (2002), dirigido por Eduardo Coutinho, mostra de forma paradigmtica a solido do homem mdio contemporneo. O contraste entre a aglomerao fsica de seres humanos, num edifcio com centenas de pequenos apartamentos conjugados num bairro de mxima densidade demogrfica como Copacabana, e a experincia de profunda solido e ausncia de enraizamento comunitrio to gritante que no h necessidade de nenhuma anlise fenomenolgica para se fazer a experincia da radical diferena entre supresso da extenso de distncia e proximidade. Fugimos da solido, ou pelo menos tentamos, usando todos os frgeis recursos que nos so possveis. Tal fuga compreensvel e justa, afinal a solido abre o vazio no qual a angstia est sempre espreita. Junto solido encontraramos toda a nossa fragilidade, indigncia, finitude, nosso serpara-a-morte. Mas muitas vezes, se no quase sempre, pagamos um preo demasiadamente alto por esse desvio. Pior, parece que a dvida sempre aumenta e temos que continuar pagando cada vez mais. Pagamos com algo que nos essencial, nossa capacidade de ver, de corresponder realidade em suas mltiplas e misteriosas possibilidades de sentido. Pois, para eludir a solido temos que nos esquivar de tudo aquilo que somos num sentido mais prprio. A solido existencial no um estado mrbido ou patolgico, nem um problema circunstancial a ser resolvido pela conquista de relacionamentos seguros. Apenas no silncio da hora mais solitria, quando se cala o alarido impessoal dos desejos e representaes correntes de todo mundo, que podemos nos pr escuta das demandas e dos questionamentos de sentido que nos so mais prprios e singulares. O encontro psicoterpico poder facilitar tal reflexo. Nele seremos muitas vezes conclamados a dar conta da solido daqueles que nos buscam. Isso se faz presente na fala dos que nos procuram com o objetivo de resolver as suas dificulRevista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

121

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

dades de relacionamento. Expressam o desejo de trabalharem as suas caractersticas que, acreditam, os impedem de manterem relaes estveis, ou afirmam no tolerar a solido em que vivem, seja porque no tm um parceiro afetivo ou porque vivem o afastamento existencial na intimidade da relao. Frente s consideraes que anteriormente fizemos, nos parece estar suficientemente claro que o papel que nos cabe, dentro da perspectiva que adotamos, no ser o de simplesmente ajustarmos aquele que nos buscam aos ditames da medianidade a fim de que ele consiga encontrar o sonhado parceiro amoroso. O encontro propiciado pela clnica poder, de outro modo, colocar-se como um espao de reflexo e tematizao deste modo histrico de desvelamento, ou seja, um espao para meditar. O pensamento meditante apontado por Heidegger (2000), em um texto intitulado Gelassenheit, traduzido para o francs como Srnit, como aquele que se coloca como alternativa ao pensamento calculante. Este o pensamento dominante, representacional, que provoca a natureza a se desvelar enquanto objeto passvel de ser calculado. Esta forma de pensar, chamada por Heidegger de indigncia do pensamento, tende ao empobrecimento do pensamento, colocando em perigo a prpria essncia humana, medida que pe em risco a possibilidade de pensar. Apoiando-se na sua capacidade de atingir resultados considerados prticos, tais como as inquestionveis conquistas alcanadas pelas pesquisas tecnolgicas, este modo de pensar calculante avana, progressivamente, com pretenses de tornar-se o nico modo legtimo de pensar. J o pensamento meditante, ao invs de pretender a aproximao com o real atravs do horizonte do clculo, prope um novo enraizamento. Isto porque as razes sobre as quais se situava a nossa civilizao, foram definitivamente destrudas pela era tecnolgica, que afastou o homem de suas referncias ancestrais, medida que o aproximou de uma nica forma de compreenso do real, baseada no desejo de controle e na possibilidade de mensurao. Como afirma Heidegger:
O pensamento meditante exige de ns que no nos fixemos sobre um s aspecto das coisas, que no sejamos prisioneiros de uma representao, que no nos lancemos dentro de uma nica via, dentro de uma s direo. O pensamento meditante exige de ns que aceitemos nos deter sobre as coisas que primeira vista parecem irreconciliveis. (HEIDEGGER, 2000, p. 144).

O espao da clnica, dentro da perspectiva que trabalhamos, no deixa de ser, portanto, um espao de meditao, entendida a como a abertura a outros modos de pensar, a uma reflexo que se afaste de uma linguagem hegemnica, tcnico-calculante, que se constitui no modo de pensamento da medianidade. Como destino, o modo de pensar calculante no algo a ser vencido. Essa tarefa, em verdade, nos parece improfcua, j que, estando imersos em um horizonte de sentidos e significados j dados mundo, a experincia de ser na modernidade j envolve, de algum modo, pensar calculantemente. O meditar, no entanto, nos permite um nos darmos conta: a possibilidade de percebermos o
122
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Solido e relaes afetivas na era da tcnica

jogo histrico que constitui aquilo que somos, que desvela os nossos desejos, sonhos e formas de nos relacionarmos, de um modo instrumental, utilitarista e privatizante. Esse se dar conta o campo de liberdade que nos possvel, no uma liberdade absoluta de um sujeito que escolhe o seu destino, mas a do ouvinte que se abre a outras possibilidades de interpelao frente ao que o confronta. O papel do psicoterapeuta no ser o de um operador que, atravs dos seus recursos tcnicos, produzir a mudana necessria no paciente, a fim de que ele tenha melhores relacionamentos afetivos, ou que possa superar a sua solido. Ao invs disso, como um facilitador, o clnico abrir um canal compreensivo hermenutico, reflexivo, de meditao em que as experincias singulares daquele que se angustia possam vir luz, articuladas com o horizonte histrico que as constitui. Esse movimento no ter um objetivo nico a superao da solido , embora ela possa efetivamente ocorrer. Outros caminhos tambm sero possveis, como por exemplo, o paciente se dar conta de que a necessidade de encontrar um parceiro amoroso, como se isso fosse um distintivo de seu sucesso enquanto pessoa, no atende, de modo mais prprio, as suas necessidades de sentido. Outras pessoas, por outro lado, podero aprender a lidar com a sua solido e mesmo valoriz-la, como um outro modo de relacionar-se com aquilo que as cerca. O psicoterapeuta, enquanto aquele que vela por esse espao de meditao, deve suportar o paradoxo, a ambivalncia, a sua prpria impotncia. Somente colocando-se tambm como um ouvinte, atento aos apelos histricos que o convidam a ver o sofrimento como um defeito e a si mesmo como um tcnico capaz de corrig-lo, ele pode abrir canais efetivos de comunicao com a experincia existencial daquele que o procura, permitindo que ele e o paciente se vejam lanados, a partir da relao teraputica, para outras possibilidades de ser no mundo.

REFERNCIAS
BOSS, M. Solido e comunidade. Revista da Associao Brasileira de Daseinsanalyse, So Paulo, n. 2, p. 25-45, 1976. GUIGNON, C. (Org.). Authenticity, moral values, and psychotherapy. In: The Cambridge Companion to Heidegger. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. HEIDEGGER, M. A questo da tcnica. In:______. Ensaios e conferncias. Petrpolis: Vozes, 2002. ______. Ser e tempo. Petrpolis: Vozes, 1989. v. I e v. II, ______. Srnit. In :______. Question III et IV. Paris: ditions Gallimard, 2000. KAFKA, F. A metamorfose. So Paulo: Nova Cultural, 2002. RILKE, R. M. Cartas a um jovem poeta. So Paulo: Globo, 1989. YALOM, I. D. O executor do amor. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996.
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

123

Roberto Novaes de S, Cristine Monteiro Mattar e Joelson Tavares Rodrigues

EDIFCIO Master. Direo: Eduardo Coutinho. Produo: Maurcio Andrade Ramos e Joo Moreira Salles. [S.l.]: Videofilmes; Riofilme, 2002. 1 DVD (110 min.) Recebido em: julho/ 2005. Aceito em: Novembro/ 2005.

124

Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 18 - n. 2, p. 111-124, Jul./Dez. 2006

Potrebbero piacerti anche