Sei sulla pagina 1di 8

PRISCYLA MATHIAS SCUASSANTE

Ensaio: A participao popular, prevista na Constituio Federal de 1988, garante efetivamente a realizao do Estado Democrtico de Direito?

2009

Resumo: A Constituio Federal de 1988 definiu o Brasil como um Estado Democrtico de Direito, criando um novo modelo de gesto pblica o qual estimula a participao popular, que deve ser entendida como o exerccio pleno da cidadania, exigindo mudanas na ordem poltica brasileira, a comear pela conscientizao do indivduo quanto ao seu verdadeiro papel na busca pela melhoria do bem estar social.

Trata-se de um ensaio, cuja abordagem revela-se entorno dos novos paradigmas lanados com a promulgao da Carta Poltica de 1988, atravs dos seguintes tpicos: Novo modelo de gesto pblica novos paradigmas Da participao popular Crticas ao modelo de participao popular Desafios impostos sociedade em busca do Estado Democrtico de Direito

A Constituio Federal de 1988 classificou o Brasil como um Estado Democrtico de Direito, elegendo a democracia como um dos pilares desse novo modelo de Estado, distinguindo-se dos demais (liberal e social) justamente por prever a participao popular nos atos decisivos no exerccio do poder. Nesse sentido, a democracia uma forma de governo no qual o poder e a responsabilidade cvica so exercidos por todos os cidados, diretamente ou atravs dos seus representantes livremente eleitos. De acordo com Dbora Nunes (2006, p. 14) num pas onde o poder de deciso foi historicamente monopolizado pelos representantes de uma elite econmica muito restrita, a participao da populao significa uma democratizao desse poder. Desse modo, a participao popular tornou-se a essncia do Estado Democrtico de Direito, motivo pelo qual a constituio vigente, tambm denominada Constituio Cidad, inovou criando diversos mecanismos que possibilitassem o exerccio da democracia direta e participativa, sendo que, para alguns casos (oramento participativo), obrigou a sua observncia para realizao da prpria gesto pblica. Por conseguinte, a noo de cidadania ganha outro significado, ampliando a atuao da sociedade, que anteriormente se restringia escolha dos governantes. Visando a democratizao do poder pblico, a carta poltica transferiu competncia legislativa aos entes federativos, passando, inclusive, os municpios a legislarem sobre o interesse local, conforme inciso I do artigo 30 da Constituio Federal. Malgrado haja divergncia acerca do conceito de interesse local, para o presente trabalho, destaca-se a definio dada por Roque Carrazza (2002, p.157), o qual entende como tudo aquilo que o prprio municpio, por meio de lei, vier a entender de seu interesse. E ainda (...) interesses dos municpios so os que atendem, de modo imediato, s necessidades locais, ainda que com alguma repercusso sobre as necessidades gerais do Estado ou do Pas. Com essa previso na carta poltica surgiram diversos fruns de debates para dirimir conflitos, no intuito de promover o desenvolvimento de determinada regio, haja vista que este passou a ser compreendido, no s com cunho econmico, mas tambm social. Tal fenmeno pode ser exemplificado com a introduo de um captulo sobre a poltica urbana, prevendo como obrigatrio, para determinados municpios, a elaborao de um Plano Diretor, alm de estabelecer a funo social da cidade e da propriedade urbana, como forma de garantir o acesso a terra urbanizada, segurana e bem estar, com direito moradia, infra-estrutura e ao saneamento bsico, tudo de forma participativa, justa e igualitria.

Para tanto, o Estatuto da Cidade, importante diploma que representou avanos sociais, elencou quatro formas de participao, dentre as quais, ressalta os Conselhos Municipais, que so institudos atravs de Lei Orgnica, compostos por integrantes da sociedade civil local, atuando na legitimidade dos interesses locais. Em suma, um rgo colegiado que participa de todo o processo de deciso at o estabelecimento das metas a serem transpostas no plano diretor daquela localidade. Para Maria da Glria Benevides, citada por Jos Arlindo Soares (1998, p. 75): a prpria Constituio de 1988 incorporou o princpio da participao popular direta na administrao pblica e ampliou a cidadania poltica, estabelecendo vrios mecanismos de reforos s iniciativas populares. Desse modo, a gesto pblica passa a contar com a participao daqueles que no detm obrigaes legais para com o Estado. H necessidade de interveno da populao na tomada de decises em prol de polticas de melhoria do local, ocorrendo mudana significativa no paradigma, que antes previa as tomadas de decises apenas pelos representantes do governo. Com o novo modelo, as decises passam a ser tomadas de baixo para cima, ou seja, a sociedade civil, em conjunto com o Poder Pblico, traa as metas a serem atingidas, uma vez que so os cidados que desfrutam cotidianamente, detentores das reais necessidades locais. Posto isso, a participao popular vista como uma possibilidade de indivduos e/ou grupos sociais intervirem em favor de seus interesses, nas decises relacionadas escolha e gesto de polticas pblicas, sendo assim, um modelo clssico de democratizao. tambm um processo educativo de formao constante, que exige o exerccio da cidadania, cujo sujeito ativo tem direitos e deveres, que so difundidos entre aqueles que participam de fato, de todo o processo de desenvolvimento local. Considerando a ineficincia do poder pblico para oferecer condies plenas para o exerccio da participao popular, severas crticas so feitas aos processos vigentes, tendo em vista a possibilidade de manipulao do Poder Pblico, uma vez que se encontram integrantes, como no caso do Conselho, com dficit educacional, para desempenhar funes, configurando-se, a maioria, em meros atores partcipes, que no tm a dimenso exata do poder emprestado para defesa dos interesses (necessidades) da sociedade. Esse cenrio propicia a atuao mproba de alguns governantes, nascendo uma brecha para legitimar condutas que atendam aos interesses privados daqueles, no sendo, portanto, de carter pblico, desencadeando da, uma das formas do processo conhecido como pseudoparticipao.

A crtica tambm feita aos financiadores externos, Banco Mundial e Banco Interamericano, que exigem a participao popular, no intuito de alcanar credibilidade e legitimao dos processos, para projetos cujo fim seria o desenvolvimento local. Alm disso, a atuao das instituies da democracia brasileira, muitas vezes, prejudicada pelas condies sob as quais operam, tendo em vista a existncia do padro de desigualdades sociais, econmicas e culturais que permeia toda a sociedade. Desse modo o avano obtido no que se refere institucionalizao dos direitos dos cidados, observa-se, na prtica, carncia quanto capacidade requerida, para o seu efetivo exerccio, pois h um visvel desconhecimento dos direitos por parte da comunidade. Ademais, a maior crtica recai sob a ideia da participao vinculada ao perodo eleitoral, principalmente em poca de campanha, que funciona como moeda de troca, em favor do voto. Para muitos autores, o desconhecimento apontado anteriormente restringe a noo de participao somente para os perodos eleitorais, denunciando a democracia estritamente eleitoreira. Nota-se que em todos os processos maculados pela pseudoparticipao h flagrante desvirtuamento da funo precpua da participao popular, que assegurar o exerccio da cidadania, atravs das intervenes no processo decisrio, em prol do desenvolvimento local. Nessa linha, comum nos municpios o estmulo a participao popular e no cidad, visando obter interesses scio-polticos do grupo no poder, ou seja, utilizam-se aspectos vinculados racionalidade substantiva, por exemplo, a participao da comunidade nas decises, para se alcanar fins especficos de determinada classe no poder. Embora as crticas apontadas sejam de extrema relevncia e meream anlises minuciosas a cada caso concreto, o fato que, apesar da constituio estar em vigor h, apenas, vinte anos, as pesquisas revelam que, paulatinamente, os ditames constitucionais ganham espao na sociedade civil, observando-se o aumento do envolvimento da populao no processo de tomada de deciso local. Essa ideia da participao popular no processo decisrio, ainda em sustentao, tornouse possvel a diviso do poder, aumentando o nmero de pessoas participando de todo o processo de tomada de deciso, proporcionando um aumento no atendimento aos anseios locais.

Outrossim, essa transformao da democracia eleitoreira para democracia, de fato, cidad, conforme pretendido pelo legislador constituinte, apresenta-se como o grande desafio da ordem poltica brasileira. Neste sentido, a especialista e escritora Ftima Anastsia, em entrevista divulgada pelo site http://www.rejuma.org.br, ensina que:
H dois caminhos interligados. Um se refere ao aperfeioamento do arranjo poltico brasileiro, visando a produo de loci institucionalizados e permanentes de interlocuo entre os processos de representao e aqueles de participao poltica. O outro se refere ao enfrentamento do padro de desigualdades que atravessa a sociedade brasileira e que resulta em uma distribuio muito perversa de recursos polticos, entendidos como recursos materiais e de poder. Ambos os caminhos somente sero trilhados se formos capazes de construir uma coalizo poltica comprometida com tais metas e, ademais, portadora de recursos suficientes para implement-las. (grifamos)

De tudo quanto foi exposto, possvel inferir que a participao popular afigura-se como uma das garantias do Estado Democrtico de Direito, sendo necessrio que, para sua efetivao, o Poder Pblico oferea condies para que a sociedade exera, plenamente, a cidadania, entendida como a realizao dos direitos e deveres previstos pelo ordenamento, exigindo, desde j, mudanas na atual estrutura poltica brasileira.

REFERNCIAS
BRASIL, Estatuto da Cidade (2001). Estatuto da Cidade: Lei n.10.257, de julho de 2001, que estabelece diretrizes gerais da poltica urbana. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2001; BRASIL, Lei n. 10.257, de 10.09.2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. Em www.senado.gov.br; CARRAZZA, Roque Antnio. ICMS. 8 ed., So Paulo: Malheiros Editores, 2002, p. 157; NUNES, Dbora. Por uma pedagogia da participao popular. In: Organizaes e Sociedade. v. 6, n.16. Salvador: EAUFBA, 2006;
SOARES, Jos Arlindo; GONDIM, Linda. Novos modelos de gesto: lies que vm do poder local. In: SOARES, Jos Arlindo & BAVA, Silvio Caccia (orgs.). Os desafios da gesto municipal democrtica. So Paulo, Cortez, 1998, pp. 61-96.

Potrebbero piacerti anche