Sei sulla pagina 1di 8

A SUPLEMENTAO DO CRIADOR E A NOTORIEDADE DA CRIATURA (A PERSONAGEM EM ARTHUR CONAN DOYLE) Fernando Serafim dos Anjos1

Um Breve Resumo

Quais so os fatores que levaram o personagem Sherlock Holmes a suplantar seu prprio criador, o escritor Sir Arthur Conan Doyle? Com base na leitura dos romances e contos protagonizados por Sherlock Holmes e tambm na leitura de romances que no abordam o famoso detetive da Baker Street, assim como em teorias literrias que abordam a questo do personagem, este trabalho pretende investigar as possibilidades que levaram a tal fenmeno literrio. Como mencionado, Arthur Conan Doyle foi autor no apenas de obras protagonizadas por Holmes, mas tambm de outras to misteriosas quanto as obras em que o detetive personagem central. Por que ento Sherlock Holmes se torna, ao longo do tempo, o personagem mais importante da escrita de Conan Doyle, ofuscando no apenas as outras obras escritas pelo autor, mas tambm a imagem do prprio escritor frente sua criao? Destaco aqui a importncia literria das obras de Conan Doyle, de forma que no pretendo afirmar que seus nicos trabalhos que merecem um olhar apurado so os romances e contos protagonizados por Sherlock Holmes. Apenas viso tentativa de compreenso notoriedade exacerbada de um nico personagem em meio a uma criao to vasta de realidades ficcionais e outros personagens tambm complexos por parte de Arthur Conan Doyle. Este trabalho discutir possveis fatores que levaram a ascenso do personagem fictcio Sherlock Holmes no mbito literrio frente ao ofuscamento de seu criador.

Introduo A escrita de uma obra no se d apenas a partir da insero das ideias do autor no papel. necessrio dominar determinadas tcnicas inerentes ao processo de escrita. Essas tcnicas se do no apenas no mbito da forma, mas tambm no mbito do contedo. A maneira como o enredo apresentado ao leitor, a amarrao da trama e outros aspectos literrios so muito importantes para que a obra atinja seu objetivo maior, que alcanar o leitor. Nesse ponto, Arthur Conan Doyle realizou um exmio trabalho na constituio das obras perpassadas pelo seu personagem

Aluno do quinto ano do curso de Letras (Departamento de Letras, Universidade Federal de So Carlos

UFSCar). Endereo Eletrnico: fernandoinstituto@gmail.com

mais notrio, Sherlock Holmes. Porm, este trabalho foi lhe rendeu o prprio ofuscamento em relao a Sherlock Holmes. Os fatores (ou alguns deles) que podem ter levado a isso sero abordados no decorrer deste trabalho.

Muito prazer, Sherlock Holmes Sherlock Holmes um personagem extremamente conhecido, tendo adquirido notoriedade ao longo da obra de seu autor, Sir Arthur Conan Doyle. Mas de que forma se dava a relao entre personagem e escritor? Refiro-me aqui questo da visibilidade dada tanto a Sherlock Holmes quanto a Arthur Conan Doyle atravs das obras publicadas. importante mencionar que Arthur Conan Doyle no foi autor apenas de obras protagonizadas por Sherlock Holmes. H uma srie de contos e tambm alguns romances de escrita muito refinada e at com certa notoriedade no meio literrio, porm que no o revelaram como escritor e, principalmente (de acordo com os objetivos deste trabalho) no inseriram no cnone literrio personagens to intensos e vivos quanto Sherlock Holmes. Dentre as obras de Arthur Conan Doyle que no abordam o personagem Sherlock Holmes, podemos citar, por exemplo, The White Company (1891) ou The Tragedy of the Korosco2, romances de exmia escrita e que tendem ao mesmo mistrio inerente s obras perpassadas pela sagacidade e poder de percepo de Holmes. Neste ponto temos a ntida impresso de que h algo to especfico quanto incisivo no apenas na constituio dos enredos nos quais Sherlock Holmes inserido, mas tambm na constituio do prprio personagem. O mistrio atuando sempre como fator essencial narrativa e prpria profisso de Holmes o primeiro aspecto que pretendo abordar, visto que o ambiente perpassado por um tipo de mistrio prximo da realidade tende sempre (ou na maioria dos casos) a chamar a ateno do leitor de forma muito enftica. Recamos aqui na questo da verossimilhana (tanto na constituio do espao/tempo quanto na constituio da personalidade da personagem). A respeito dessa questo, Antnio Cndido3, em sua obra A Personagem de Fico (2005)4 afirma que:

Ttulos traduzidos para o portugus: A Companhia Branca e A Tragdia do Korosko, respectivamente. Antnio Cndido estudioso de literatura brasileira e teoria literria. Atua como professor na Faculdade de

Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (USP), tendo atuado tambm na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Autor de vrias obras de crtica literria.
4

Obra idealizada por Antnio Cndido e escrita em parceria com os autores Anatol Rosenfeld, Dcio de

Almeida Prado e Paulo Emlio Salles Gomes.

A personagem um ser fictcio expresso que soa como um paradoxo. De fato, como pode a fico ser? Como pode existir o que no existe? No entanto, a criao literria repousa sobre este paradoxo, e o problema da verossimilhana no romance depende desta possibilidade de um ser fictcio, isto , algo que, sendo uma criao da fantasia, comunia a impresso da mais ldima verdade existencial. Podemos dizer, portanto, que o romance se baseia, antes de mais nada, num certo tipo de relao entre o ser vivo e fictcio, manifestada atravs da personagem, que a concretizao deste. (CANDIDO, 2005, p. 55)

A mescla entre fico e realidade parece ser um dos fatores importantes para a constituio dos enredos de Conan Doyle. Vemos que, segundo CANDIDO (2005), a verossimilhana do texto de fico depende da possibilidade de um ser ficcional se comunicar com algum tipo de verdade existencial. Neste ponto temos um importante dado a respeito do personagem em questo. Sherlock Holmes dotado, ao longo de toda a sua existncia como personagem, de questionamentos existenciais extremos. A necessidade constante de ter em suas mos casos misteriosos para solucionar ou as sensaes peridicas de preguia e certo desleixo com a vida pessoal so, do ponto de vista da identificao entre leitor e obra, um importante fator de ordem literria. H certa identificao entre o leitor e Sherlock Holmes ao passo que no se trata de um personagem puramente fantstico, mas sim dotado de caractersticas extremamente humanas, como o potencial exagerado para determinada funo e as frustraes inerentes a qualquer um que leia a obra. A ausncia de maniquesmos em relao personalidade de Holmes me parece ser um fatores mais contundentes presentes nos romances de Conan Doyle. Sherlock Holmes poderia surgir no mbito literrio com o esteretipo de detetive engajado na profisso, incorruptvel, que jamais dorme e sempre disposto a desvendar os casos mais misteriosos e aparentemente insolveis. Porm, o que vemos um detetive que, sim, tem uma gana muito grande em desvendar os casos que lhe aparecem e, pra todos os efeitos, no se deixa envolver pela corrupo, mas que tambm se deixa envolver pela preguia, pela relutncia em receber, em alguns momentos, a ajuda alheia (a ajuda de seu companheiro de casos, Dr. Watson). A personalidade de Sherlock Holmes parece ser permeada pelas caractersticas extremamente verossmeis de um homem que se esconde sob uma imagem fria e calculista, mas que est a todo o momento mostrando fraquezas, frustraes, falta de nimo e outros sentimentos inerentes ao leitor que se depara com a obra. Obviamente precisamos pensar na questo contrria. A sagacidade de Sherlock Holmes em seus momentos de engajamento nos casos a serem solucionados, a percepo aguada quando est na cena de um crime ou a boa parceria com Watson, por exemplo, so pontos que levam o leitor a um patamar de fuga da realidade, visto que muitas vezes a soluo dos casos depende de observaes quase que sobrenaturais de Sherlock Holmes e seu parceiro, Dr. Watson.

justamente essa mescla que perfeitamente trabalhada por Conan Doyle em seus romances e contos protagonizados por Holmes. O autor de um romance precisa, de certa forma, dominar as questes inerentes sua obra. Relaes entre personagens, motivos pelos quais o enredo constitudo, fatores que levam verossimilhana, em geral a realidade que pretende mostrar ao leitor, so pontos importantes na escrita. Arthur Conan Doyle mostrou ao longo de sua obra um exmio domnio sobre a prpria escrita. Acerca desse ponto, CANDIDO (2005) pontua: De fato, dada a circunstncia de ser o criados da realidade que apresenta, o romancista, como o artista em geral, domina-a, delimita-a, mostra-a de modo coerente, e nos comunica essa realidade como um tipo de conhecimento que, em conseqncia, muito mais coeso e completo (portanto mais satisfatrio) do que o conhecimento fragmentado ou a falta de conhecimento real que nos atormenta nas relaes com as pessoas. (CANDIDO, 2005, p. 64) Temos aqui a importncia em mostrar ao leitor uma realidade no fragmentada (ou o menos fragmentada possvel) dentro do enredo que se quer apresentar. Mais uma vez recamos na questo da mescla entre realidade e fico. Porm, neste ponto surge a questo central deste trabalho. Seria o domnio por parte deste romancista (Conan Doyle) to grande, to absurdamente excelente, que seus leitores passaram a negar a existncia do autor e pensar somente nos enredos magistralmente escritos? Estamos diante de um caso em que o processo de escrita no apresenta falhas. Pelo contrrio. Trata-se de um processo to bem elaborado que causou o efeito da suplementao do autor, visto que a realidade criada por Conan Doyle se constituiu de forma exacerbadamente slida, o que resultou na impresso da real existncia de um detetive to fabuloso quanto humano. Conan Doyle exerceu papel fundamental em sua poca. A notoriedade de uma escrita que tinha em sua essncia espao e protagonista ingleses ganhava visibilidade. Uma legio de fs passava a seguir os passos no de Conan Doyle, mas de Sherlock Holmes, o que ia, paulatinamente, ofuscando a imagem do prprio criador frente criatura. Em sua obra Literatura e Sociedade: Estudo de Teoria e Histria Literria, CANDIDO (2002) nos fala a respeito do papel social do escritor: [...] o escritor, numa determinada sociedade, no apenas o indivduo capaz de exprimir a sua originalidade, (que o delimita e o especifica entre todos), mas algum desempenhando um papel social, ocupando uma posio relativa ao seu grupo profissional e correspondendo a certas expectativas dos leitores ou auditores. A matria e a forma de sua obra dependero em parte da tenso entre as veleidades profundas e a consonncia ao meio, caracterizando um dilogo mais ou menos vivo entre criador e pblico. (CANDIDO, 2002, p. 74)

De maneira geral, Conan Doyle desempenhava um importante papel social em sua sociedade e poca. Escrever a respeito de assuntos de ordem inglesa no apenas interessava os leitores ingleses, mas tambm fazia com que estes se vissem, de certa forma, representados numa literatura to bem elaborada. A partir da, tendo j constitudo um nicho leitor, tornou-se conseqncia para Conan Doyle espalhar a sua obra e seu mais importante personagem para alm do Reino Unido. Outro fator curioso na escrita de Conan Doyle a opo pela ausncia de alegorias. Talvez devido ao gnero textual (romance policial), Conan Doyle tratava diretamente da realidade que pretendia mostrar ao leitor. Aqui, uma crtica sua obra merece destaque. Seria Sir Arthur Conan Doyle um escritor dedicado apenas ao entretenimento? Aponto para esta usual premissa devido ao fato da escrita de Conan Doyle ser dotada, segundo alguns, de muita simplicidade. A influencia do escritor Tcheco Franz Kafka5, sobre a literatura inglesa, apontada por Anthony Burgess6, parece no ter sido assimilada pelo criador de Sherlock Holmes. Parece-me que as intenes de Conan Doyle eram as de levar o leitor a pensar sobre a narrativa, mas sem a necessidade de um esforo intelectual maante. A curiosidade em relao soluo dos crimes era o foco, e no a reflexo a respeito de temas variados. Embora isso parea um fator extremamente negativo em relao escrita de Conan Doyle, ainda aponto para a maneira singular de escrever a respeito dos mistrios investigados por Sherlock Holmes. Porm, importante pensarmos a respeito da possibilidade de Holmes ter se tornado to notrio personagem devido, entre outros fatores (alguns j mencionados aqui) impresso de facilidade de leitura por parte daqueles que se identificavam (e ainda o fazem nos nossos dias) tanto com a obra. O primeiro romance de Arthur Conan Doyle que teve como protagonista o nosso personagem central, Holmes, foi a obra A Study in Sscartet7, publicada em 1887. neste romance, Conan Doyle apresentava ao mundo o detetive da Baker Street, envolvendo-o na misteriosa morte de um homem numa casa vazia, sem razo aparente. A partir do sucesso da obra (e muito do personagem), Conan Doyle decidiu escrever, entre outros romances, uma srie dedicada ao seu personagem mais conhecido. Alm de uma gama de mais cinqenta contos envolvendo Sherlock Holmes, os romances que seguiram tendo como protagonista o detetive Sherlock Holmes foram

Franz Kafka (1883-1924) foi um escritor Tcheco que abordava em suas obras temas como a alienao, a

crtica social aos moldes de trabalho e questes existenciais. Autor de obras como A Metamorfose.
6

Anthony Burgess (1917-1993) foi escritor, compositor e crtico literrio britnico. Autor da obra Laranja

Mecnica (1962), posteriormente filmada pelo diretor norte americano Stanley Kubrick. A teoria a respeito da Influncia de Fraz Kafka sobre a literatura inglesa encontra-se na obra English Literature (2001, p. 222).
7

Ttulo traduzido para o portugus: Um Estudo em Vermelho.

The sign of the Four (1890), The Hound of the Baskervilles (1902) e The Valley of Fear (1915)8. Apostar em uma srie me parece um dos pontos importantes do sucesso das obras de Conan Doyle. Analisando de forma comparativa e pensando tambm na diferena de recursos publicitrios e editoriais das pocas, podemos pensar analogamente na escritora contempornea britnica J. K. Rowling, autora da srie Harry Potter. Sua saga tornou-se mundialmente conhecida, sendo que o personagem central de sua escrita sempre o mesmo: o jovem Harry Potter. Como mencionei anteriormente, h, sim, uma srie de diferenas (editoriais, temporais, relao entre pblico e escritor, etc.). H at mesmo uma diferena entre enredos, j que na srie Harry Potter h um tipo de continuao, de ligao direta entre as sequncias, uma vez que os casos investigados por Sherlock Holmes no parecem ter ligaes entre si. Alm do fato de haver em Harry Potter uma ligao muito mais forte com a literatura fantstica. O que quero propor nesse momento a possibilidade do sucesso de ambas as sries estarem ligadas, alm de outros fatores, ao fato de tratarem de um nico personagem inserido em diversas situaes. A expectativa por parte do leitor em relao s prximas situaes que sero vivenciadas pelo mesmo personagem cria um legado de fs desejosos a respeito do que vir. A suplementao do autor diante de sua prpria criao pode ter sido resultado, de forma paradoxal, de um trabalho exageradamente bem feito. Sir Arthur Conan Doyle dedicou sua escrita a um personagem que se tornou, ao longo do tempo, quase que independente de seu autor, vivendo uma vida permeada por traos humanos e, de certa forma, fantsticos. Essa mescla resultou num personagem capaz de trazer o leitor pra si, de coloc-lo junto cena do crime, numa tenso indelvel. A unio de um personagem to humano quanto incrvel a fatores como a escrita em srie, a insero deste personagem num espao familiar ao leitor, a ausncia de maniquesmos e alegorias exageradas feita de forma exmia por Conan Doyle. Em suma, a mescla exata entre realidade e fico fator que, de forma especulativa e analtica, pode ter levado o personagem Sherlock Holmes a to grande sucesso, ofuscando a imagem de seu prprio criador.

Uma Breve Discusso e Algumas Consideraes De acordo com o que foi discutido no presente trabalho, podemos pensar em algumas hipteses para o exagerado sucesso do personagem Sherlock Holmes. certo que nada se pode afirmar com total exatido a respeito desse sucesso, que acabou, como foi visto, ofuscando at mesmo a imagem do prprio criador, Sir Arthur Conan Doyle. A identificao entre personagem (imenso na realidade verossmil apresentada pelo autor) e leitor ponto central das discusses realizadas. No h como resultado algo to pontual que se possa afirmar com total certeza, mas o

Ttulos traduzidos para o portugus: O Sinal dos Quatro, O Co dos Baskerville e O Vale do Medo,

respectivamente.

levantamento de possveis questes a respeito do sucesso do personagem nos leva apensar na importncia de fatores extratextuais, visando compreenso da obra de Conan Doyle por um olhar diferente do convencional. Este estudo se props a discutir possveis fatores que levaram o personagem Sherlock Holmes a se tornar mais notrio do que o seu prprio criador, Sir Arthur Conan Doyle. Com base na leitura tanto de romances de Conan Doyle como de tericos que abordam a questo do personagem ficcional, possvel concluir que h uma srie de fatores extratextuais que precisam ser analisados com cuidado na obra deste autor. A relao com o pblico leitor, a constituio da realidade fictcia que este pretendia apresentar ao leitor, dentre outros aspectos, so pontos importantes que podem nos ajudar a compreender melhor o sucesso de Sherlock Holmes. Com o intuito de fechar a questo, menciono a importncia literria de Conan Doyle no sentido de construir um personagem que tanto representa a realidade de um espao especfico, Londres e a Baker Street do final do sculo XIX (incio do sculo XX), personagem que, de to importante e grandioso em sua complexidade humana, acabou por assaltar os louros de seu autor.

Reviso Literria Para este trabalho foram consultados importantes trabalhos de autores que tratam da questo da personagem de fico e tambm de fatores extratextuais que configuram realidades literrias especfica, alm da leitura de romances de Arthur Conan Doyle importantes para a feitura deste trabalho. Antnio Cndido. Estudioso de literatura e crtica literria. Atua como professor universitrio. autor de obras como Literatura e Sociedade e A Personagem de Fico , esta ultima escrita em parceria com Anatol Rosenfeld, Dcio de Almeida Prado e Paulo Emlio Salles Gomes. Anthony Burgess. Escritor, compositor e crtico literrio Britnico. Escreveu, dentre outras obras, Laranja Mecnica. Sir Arthur Conan Doyle. Autor do personagem central das discusses deste trabalho, Sherlock Holmes e de outros romances e contos.

Referncias

AUERBACH, E. Mimesis: A Representao da Realidade na Literatura Ocidental . So Paulo: Persectiva, 2009;

BURGESS, A. English Literature . England: Longman, 2001;

CAMBRIDGE UNIVERSITY. The Cambridge Guide to Literature in English . England: Cambridge University Press, 1995;

CANDIDO, A. A Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e Histria Literria . So Paulo: T. A. Queiroz, 2000;

_____________ A Personagem de Fico. So Paulo: Perspectiva, 2005;

DOYLE, A. C. A Study in Scarlet. England: Penguin Books, 1988;

____________ O Co dos Baskerville. So Paulo: Companhia das Letras: 2003;

____________ A Companhia Branca. So Paulo. Melhoramentos: s.d.;

____________ A Tragdia do Korosko. So Paulo. Melhoramentos: s.d.

Potrebbero piacerti anche