Sei sulla pagina 1di 2

Digesto das Protenas

Sade & Performance - Fisiologia A protena foi o primeiro nutriente considerado essencial para o organismo. As protenas so macromolculas presentes em todas as clulas dos organismos vivos. As protenas so formadas por combinaes dos 20 aminocidos em diversas propores e cumprem funes estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte nos fludos biolgicos. Os aminocidos se juntam para formar uma protena por meio de ligao peptdica que une o grupo carboxlico de um aminocido ao grupo amino do outro. A unio de dois aminocidos forma um dipeptdeo, trs aminocidos, um tripeptdeo, podendo uma protena ter 400 ou mais aminocidos. Os aminocidos das protenas se unem um ao outro em uma seqncia predeterminada geneticamente, podendo sua estrutura ser dividida em primria e a conformao que envolve a estrutura, secundria, terciria e quartenria. Quanto origem, as protenas podem ser exgenas, provenientes das protenas dos alimentos ingeridos pela dieta, ou endgenas, derivadas da degradao das protenas celulares do prprio organismo. As protenas da dieta pela digesto e subsequente absoro pelo intestino fornecem aminocidos ao organismo que tero trs de stinos principais: anabolismo, catabolismo ou degradao e produo de energia. Por estas vias os aminocidos serviro na construo e manuteno dos tecidos, formao de enzimas, hormnios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulao de processos metablicos. A digesto de protena comea no estmago, onde as protenas se decompem em proteoses, peptonas e polipeptdeos grandes, e continua no intestino delgado pela ao das enzimas proteolticas provenientes do pncreas e da mucosa intestinal. No estmago, o pepsinognio inativo convertido na enzima pepsina quando ele entra em contato com o cido hidroclordrico e outras molculas de pepsina por estmulo da presena do alimento. Esta enzima comea a quebra ou clivagem das protenas dos alimentos, principalmente o colgeno, a principal protena do tecido conjuntivo. As proenzimas pancreticas so ativadas pela enteroquinase do suco intestinal que transforma o tripsinognio em tripsina por meio de uma hidrlise. Esse processo continuado por uma ativao em cascata das outras proenzimas pancreticas atravs da ao da tripsina. A tripsina, quimiotripsina e carboxipolipeptidase pancreticas decompem a protena intacta e continuam a decomposio iniciada no estmago at que se formem pequenos polipeptdeos e aminocidos. As peptidases proteolticas localizadas na borda em escova tambm atuam sobre os polipetdeos, transformando-os em aminocidos, dipeptdeos e tripeptdeos. A fase final da digesto de protenas ocorre na borda em escova, onde os dipeptdeos e tripeptdeos so hidrolisados em seus aminocidos constituintes pelas hidrolases peptdicas. Os peptdeos e aminocidos absorvidos so transportados ao fgado atravs da veia porta. Quase toda a protena absorvida no momento em que atinge o final do jejuno e apenas 1% da protena ingerida encontrado nas fezes. Resumo da digesto, absoro e utilizao de protenas.

Estrutura Boca Estomago

Protena Tritura os alimentos cido clordrico desnatura protenas e a pepsina, inicia a hidrlise

Intestino Delgado

No lmen intestinal, as enzimas pancreticas digerem a protena ingerida (e a endgena) a dipeptdeos e tripeptdeos; dipeptidases e tripeptidases nas bordaduras em escova das clulas da mucosa digerem dipeptdeos e tripeptdeos at aminocidos.

Fgado

Mantm o balano dos aminocidos plasmticos, sintetiza protenas essenciais, enzimas, lipoprotenas e albumina. Converte esqueleto carbnico do aminocido em glicose. responsvel pela sntese de 95% da uria.

Sistema circulatrio

Sangue transporta aminocidos absorvidos e protenas sintetizadas

Rim

Sintetiza uria em condies especiais e a elimina pel urina

Intestino Grosso

Elimina material no digerido que pode ser fermentado pela flora

A maior parte da protena que entra no intestino, quer de origem diettica (exgena) quer de origem endgena, digerida e absorvida na forma de aminocidos. Um fator importante na absoro das protenas dos alimentos a sua digestibilidade, que definida como a relao entre a protena ou nitrognio absorvido e protena ou nitrognio ingerido. Em geral, as protenas de origem animal (carne, frango, peixe, leite, ovos...) tm digestibilidade ao redor de 90 a 95%. as protenas dos vegetais tem digestibilidade menor de 67 a 82%.

Matria elaborada pela Equipe RGNutri

Potrebbero piacerti anche