Sei sulla pagina 1di 4

Direito Processual Civil V Professor: Tiago Figueiredo Gonalves Aula 2: 02/08/12 Recursos Remdios Jurdicos Processuais: a) Recursos: Meio

de impugnao que se da dentro do mesmo processo. Prolonga a relao processual dentro do mesmo processo aps sentena (meio pelo qual a parte vencida em um processo provoca a reviso da deciso judicial ou administrativa que lhe desfavorvel). b) Aes Autnomas: Gera a formao de uma nova relao processual diversa daquela que foi proferida a sentena, ou seja, uma nova sentena. (normalmente so cabveis em ao que j transitou em julgado). Exemplo: Ao rescisria, ao declaratria de inexistncia. - Elemento comum: Meios de impugnao as decises judiciais. - Elemento diferenciador: Quanto aos recursos so manejados dentro do mesmo processo, mas no necessariamente dentro dos mesmos autos. Ex.: Agravo de Instrumento. J as aes autnomas geram um novo processo. Conceito de Recurso: Consiste no meio de impugnao s decises judiciais, previsto em lei que pode ser manejado pelas partes, por terceiro prejudicado ou pelo Ministrio Pblico com o intuito de viabilizar dentro da mesma relao jurdico processual a anulao, a reforma, a integrao ou o aclaramento da deciso judicial impugnada. Obs: Recurso = Meio de impugnao+voluntrio (vontade das partes, no de ofcio) +mesmo processo+finalidade. Fundamentos: 1) Inconformismo: Natural inconformismo do homem diante de uma deciso que no lhe favorvel. 2) Interesse Estatal: Interesse do estado em que as decises judiciais sejam corretas. 3) Falibilidade: Atributo de cometer falhas (juiz erra tambm). 4) Arbtrio: Deciso com abuso de poder pelo juiz (cabe recurso). Pronunciamentos/ Provimentos Judiciais : Art. 162 CPC. a) Despacho: um provimento que tem a funo de dar andamento no processo, um impulso (pronunciamentos judiciais no passveis de recursos no geram prejuzos as partes. Exemplo: O juiz pede vistas ao MP). Art. 504 CPC.

b) Deciso interlocutria: Decises proferidas no curso do processo atravs das quais o juiz aprecia questes de interesse do processo, e requerimentos formulados pelas partes sem por fim ao processo. Exemplo: Deciso de indeferimento de um requerimento de prova de uma parte (so decises recorrveis cabe recurso de agravo), deciso em que o juiz afasta uma deciso preliminar. Art. 522, CPC. c) Sentena: So pronunciamentos judiciais que tem por contedo uma das matrias do Art. 267 e 269 CPC. (so impugnveis em regra, atravs de apelao, art. 513 CPC.) Pronunciamentos nos Tribunais: a) Acrdo: So decises colegiadas dos tribunais, ou seja, decises tomadas por mais de um julgador. Art. 163, CPC. b) Deciso Monocrtica: ou unipessoal, singular, deciso tomada pelo relator sozinho. Obs: O relator tambm profere despachos ao MP (deciso interlocutria). Princpios Fundamentais: a) Duplo Grau de Jurisdio: Em virtude deste principio, previsto recursos com objetivo de levar a matria objeto deciso judicial a uma nova apreciao pelo judicirio. Segundo a maioria da doutrina previsto na CF, implicitamente constitui recuso de uma nova apreciao. Exceo: Causas de competncia originria do Supremo Tribunal Federal. Outra exceo, art. 515 3 CPC (o professor explicar posteriormente). b) Taxatividade: So considerados recursos apenas os meios de impugnao que a lei federal expressamente considere como tais. Rol taxativo na lei - Art. 496 CPC, alm das demais expressas abaixo:
Art. 496. So cabveis os seguintes recursos: I - apelao; II - agravo; III - embargos infringentes; IV - embargos de declarao; V - recurso ordinrio; Vl - recurso especial; Vll - recurso extraordinrio; VIII - embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio.

- Lei 9.099/95 art.41(recurso inominado) - Juizados especiais ( Da sentena, excetuada a


homologatria de conciliao ou laudo arbitral, caber recurso para o prprio Juizado ).

- Lei 6.830/80 art. 34 (Previso contra sentena de Juiz o recurso de embargos infringentes) no se confunde com os embargos infringentes do artigo 496 do CPC. ( Art. 34. Das sentenas
de primeira instncia proferidas em execues de valor igual ou inferior a 50 (cinqenta) Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional - ORTN, s se admitiro embargos infringentes e de declarao ).

- Lei estadual no cria recursos. - Os regimentos internos dos tribunais no criam recursos. - A correio parcial e a reclamao no so recursos, so mecanismo voltado para a parte suceder de uma deciso, mas no so recursos. - Pedido de reconsiderao no e considerado recurso. c) Voluntariedade: S existe recurso em funo da vontade de recorrer de algum legitimado. - No existe recurso de ofcio (o juiz no pode recorrer da sua deciso). - A remessa necessria no e recurso (em ao contra a fazenda publica o juiz tem que remeter sua deciso para apreciao de tribunal). d) Dialeticidade: O recurso e necessariamente dialtico, ou seja, ele e discursivo. a apresentao das razes e contra razes do seu inconformismo. Perguntas 1) O Juiz, diante da juntada de documentos pelo autor no curso do processo, determina a intimao do ru para que sobre eles (documentos) se manifeste, nos moldes do art. 398 CPC. Qual a natureza deste pronunciamento? Ele recorrvel? 2) O Juiz, nos moldes do art. 330 I, CPC, profere julgamento antecipado da lide. Qual a natureza desta deciso? Ela recorrvel? 3) O Juiz, liminarmente, proferiu deciso de antecipao dos efeitos da tutela, nos moldes do art. 273, CPC. Qual a natureza desta deciso? Ela recorrvel? 4) cabvel recurso contra deciso transitado em julgado? 5) Fazer anlise comparativa do recurso com as aes autnomas de impugnao, apontando elemento comum e diferenciador.

6) Analisar V ou F e justificar quando falsa. (_) Os recursos constituem meio de impugnao as decises judiciais, que geram a formao de novo processo. (_) Os recursos tm natureza de aes autnomas impugnativas. (_) Existem pronunciamentos Judiciais que no comportam recurso

Potrebbero piacerti anche