Sei sulla pagina 1di 24

DESENVOLVIMENTO DE MINAS

O desenvolvimento mineiro considerado a terceira fase da minerao ou a segunda da industria mineral, em que so desenvolvidos os trabalhos de infra-estrutura, com o objetivo bsico de facilitar a lavra de uma jazida mineral; trata-se das tarefas ou servios de abertura de uma jazida onde a mina entra em contato com a superfcie atravs de um ou mais acessos. Esta fase deve ser executada desde que espontaneamente pressuposto o corpo mineral tenha sido favoravelmente explorado e provado ser uma jazida mineral economicamente lavrvel. Nesse sentido, o corpo mineral dever ter sido devidamente explorado ou detalhado. O desenvolvimento pode se distinguir dos outros servios executados na fase de explorao pela sua finalidade de incubao da mina para a lavra envolvendo os servios necessrios para uma boa eficincia e segurana dos trabalhos mineiros, tais como: vias de acesso, de ventilao, de transporte, de esgotamento, etc.

TIPOS DE DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento pode ser classificado pela forma como efetuado em uma jazida mineral. A classificao pode ser de acordo com as caractersticas determinadas por fatores preponderantes de influencia econmica, geomorfolgica, geomecnica, etc. Portanto os tipos de desenvolvimento podem ser agrupados: Superficial ou Subterrneo; Precedente ou Simultneo com a Lavra; Sistmico ou Supletivo; Produtivo ou de obramorta; e Legtimo ou de Explorao.

DESENVOLVIMENTO SUPERFICIAL OU SUBTERRNEO

Este tipo de desenvolvimento considerado Superficial ou subterrneo quando efetivado conforme a disposio da jazida mineral, prxima a superfcie ou no interior do terreno (subsuperfcie em relevante profundidade). Corresponde a maioria dos tipos de desenvolvimentos realizados nos empreendimentos mineiros em escala global. O desenvolvimento em Surface mining (minerao a cu aberto) efetuado quando a jazida mineral encontra-se em profundidade relativamente pequena, prxima a superfcie, ou quando a sua disposio a mais favorvel economicamente.

Em underground mining, o desenvolvimento ocorre quando a jazida mineral est a grandes profundidades, ou quando no seja vivel o surface mining; no caso de no satisfazer os investimentos aplicados numa obra de abertura superficia (situaes em que a jazida possui forma vertical ou inclinada).

DESENVOLVIMENTO PRECEDENTE OU SIMULTNEO COM A LAVRA Quando executado antes do incio do processo de lavra ou paralelamente com essa atividade, mantendo sempre uma quantidade da jazida desenvolvida. Em alguns casos o material estril distribudo nos trechos j lavrados em alguns caos de acordo com o mtodo de lavra utilizado como, por exemplo, o strip mining.

O esquema acima mostra o desenvolvimento precedente lavra, para extrair o minrio do corpo 2 (maior em volume e teor), e o desenvolvimento paralelo a lavra, na extrao do corpo 1 (menor em volume com teor inferior ao do corpo 2). Qual seria o mais vivel nesta situao?

DESENVOLVIMENTO SISTMICO OU SUPLETIVO Esse tipo de desenvolvimento demonstrado quando os trabalhos so efetuados segundo um projeto global, em articulao com o mtodo de lavra. Por outro lado, os servios so executados eventualmente para atender vrios interesses do projeto como um todo ou dos estabelecimentos locais, tais como vias de arejamento ou drenagem, sadas de emergncia, etc. O desenvolvimento Sistmico pode abranger as vias de acesso e outro tipo de desenvolvimento, o lateral ou subsidirio em que so realizadas as vias conectivas ao corpo a partir das passagens principais de acesso e dos demais servios mencionados, quase sempre executados em um nvel da mina (se subterrnea ou a cu aberto) ou, s vezes, nos inter-nveis.

O desenvolvimento supletivo especificado por conformidades locais, tais como a resistncia do terreno onde ser executada a via de servio, no minrio ou no estril, etc.

DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO OU TIPO OBRA-MORTA So considerados desenvolvimentos produtivos/obra-mortas de acordo com a produo de materiais minrio/estril, segundo sua localizao na jazida, nas encaixantes ou nos terrenos prximos ao corpo mineralizado.

Desenvolvimentos produtivos so aqueles que geram a extrao do minrio. Quanto aos de obras-mortas vale ressaltar que, excludos os trabalhos de unidades de desmonte ou frente de lavra, uma jazida mineral pode ser desenvolvida para dar nfase aos trabalhos de extrao do minrio, porm, quando os servios de explotao esto em fase de recesso ou pausa, por questes diversas, o planejamento da mina pode ser alterado e a mina desenvolvida durante a paralisao de acordo com um plano de lavra. Um exemplo sobre desenvolvimento em obra-morta se d quando em uma mina a cu aberto, paralisada, realizado o decapeamento (retirada do estril ou material de cobertura do corpo mineral) para posterior retomada das operaes de extrao. (veja a imagem abaixo)

Fase de Decapeamento/Desenvolvimento tipo Obra-morta: Mina de cobre do Sossego PA - os trabalhos de desmonte ocorrem somente no estril para posterior retirada do minrio.

DESENVOLVIMENTO LEGTIMO OU DE EXPLORAO Estes so realizados segundo apresentem ou no o desgnio dependente de complementar a explorao da jazida, para o fornecimento de melhores detalhes do corpo, cuja inteno primordial o conhecimento da jazida mineral. Um desenvolvimento Legtimo (Puro) pode ser considerado um desenvolvimento Produtivo devido a este produzir o material de interesse (minrio), ou Sistmico, por estar de acordo com o plano geral ou, ainda, Precedente caso seja realizado antes dos trabalhos de lavra, pois comea a produzir minrio precoce. No entanto no pode ter semelhana a uma obra-morta, por no prestar jus a ausncia de produo.

O desenvolvimento de carter exploratrio ir servir apenas para angariar detalhes do corpo mineral que no foram possveis de ser alcanados no momento da pesquisa e explorao ou somente da explorao mineral.

DESENVOLVIMENTO DA MINA - NMERO E INSTALAO DAS VIAS DE ACESSO

O nmero e locao das vias principais de acesso so inter-correlacionados, para obter um transporte rpido e econmico, uma boa ventilao, eficiente esgotamento e rpido acesso de trabalhadores e materiais as frentes de trabalho. No entanto, a quantidade de acessos ajustados e definitivos, em uma mina, poder resultar a partir de dois tipos de fatores: aqueles relacionados a uma imposio (sendo, portanto, obrigatrios) e aqueles pautados de acordo com a economia global do empreendimento.

FATORES IMPOSTOS OU OBRIGATRIOS


So os fatores impostos ou de imposio a segurana, uma ventilao mnima, a drenagem e o esgotamento referentes a instalao dos acessos. Estes regem a identificao dos acessos (principais e de servios) por serem essenciais ao bom desempenho das operaes mineiras no subterrneo: 1 - Segurana primordial, se tratando de minas subterrneas de grandes profundidades, em que o ambiente hostil do local compromete a vitalidade dos trabalhadores. Aplica-se mais aos acessos principais, em que h uma requisio de sada de emergncia, entre outras funes. 2 - A ventilao, tambm, obrigatria por haver regies subterrneas onde no h circulao de ar (oxignio); a temperatura elevada, exigindo resfriamento; e por vezes, a dissipao de partculas em suspenso dificultosa. 3 - Drenagem e esgotamento, so relevantemente importantes nos casos em que a mina apresenta grandes quantidades de infiltraes por gua. Elevadas quantidades de gua, significam um srio problema para a continuidade do desenvolvimento da mina, a no ser que um eficiente sistema de drenagem resolva o caso.

FATORES ECONOMICOS
Os Fatores econmicos so associados: a extrao diria (pr-determinada); as caractersticas do corpo; a natureza do transporte subterrneo; a locao superficial do acesso; ao mtodo de lavra empregado; aos limites da propriedade ou concesso. O assentamento dos fatores econmicos vai depender do limite de investimento financeiro da empresa, porm, dado um bom planejamento a respeito da produo, a aplicao destes investimentos poder ser efetuada de acordo com o progresso dos trabalhos de extrao (isso poder tambm depender da flutuao do preo do produto no mercado). A seguir uma explanao sobre os fatores econmicos: 1 Extrao diria: estabelecida de acordo com uma medida pr-determinada relacionada produo. O acesso poder ultrapassar a capacidade conveniente de um nico poo ou tnel. pouco comum em minas subterrneas de pequena profundidade, entretanto, no caso de um poo que atendia at uma determinada profundidade (pequena) torna-se insuficiente para outras maiores, pela acentuada reduo de sua capacidade unitria (maior tempo de percurso, mais demora na movimentao, ingresso ou regresso, de trabalhadores, equipamentos, materiais, material de enchimento, etc.) requerendo a execuo de outro poo mais amplo ou com maiores dimenses. 2 Peculiaridades do corpo e condies superficiais: causam bastante influencia na economia das locaes e quantidades de acessos apropriados lavra. A abertura de um novo acesso pode evitar o emprego de transportes horizontais de grande extenso, resultando no desmonte do minrio em diversas frentes distanciadas entre si (isso possibilita a regularizao dos teores do minrio para o controle de qualidade); Para as minas de grande profundidade a tendncia a reduo da quantidade de acessos (shafts ou poos) e ao aumento da rea servida por cada acesso, pois o custo de abertura de um poo aumenta com a profundidade da escavao por cada metro avanado; As condies superficiais podem, tambm, dificultar ou encarecer o transporte externo mais do que a abertura de novos acessos, economicamente recomendveis. 3 Carter do transporte subterrneo: fato que a natureza e o vulto do transporte em cada nvel da mina condicionem uma distncia econmica para o mesmo. Sob o ponto de vista de custo do transporte interno, a locao ideal de um acesso seria a que correspondesse ao mnimo de ton-Km (toneladas-quilmetros), para a total remoo do minrio em cada nvel. A utilizao de equipamentos de grande porte (grandes vages e locomotivas, veculos especiais ou caminhes fora-de-estrada), maiores velocidades e altas produes por nvel, distncias de 2 a 3 Km so economicamente viveis para alongamento entre acessos principais; Tambm so afetados pelo tipo e custo dos desenvolvimentos, gastos com mo-de-obra, condies geolgicas locais, tcnicas regionais, ponderao de extraes envolvidas, etc. 4 Locao superficial do acesso: o acesso principal de uma mina subterrnea no deve ter a sua entrada, superficial, em local que oferea possibilidade de acmulo de gua, seja por represamento, inundao por tempestades ou outras casualidades. Nos casos em que essa probabilidade verdadeira, devem ser tomadas prevenes especiais de assistncia (improvisar a entrada em alto de aterros ou construes de concreto, amplas valetas de escoamento ao redor da entrada, muros de proteo, etc.). As entradas dos acessos principais devem ter rea aberta para as construes superficiais indispensveis, tambm, devem consentir locao das instalaes de beneficiamento do material

extrado, ao necessrio transporte dos produtos para o beneficiamento, s comunicaes com os depsitos de material estril, etc. 5 Mtodo de lavra: a influncia do mtodo de extrao precisa, uma vez que os acessos so muito condicionados a um sistema de lavra reavaliado. Assim, em uma lavra que utiliza o mtodo de abatimento, os acessos tero de ficar numa regio externa das reas sujeitas a subsidncia. Em todos os casos deve-se considerar a segura manuteno desses acessos, imobilizao de pilares de minrio, juno dos acessos com as centrais de transporte subterrneo. 6 Limite da propriedade ou concesso: poder assumir relevante influncia econmica ante os servios, despesas de desapropriaes, concesses mineiras confinantes, processos judiciais, etc; Na fase de solicitao de lavra, deve-se avaliar corretamente a incluso de servios necessrios por limites de propriedades.

DESENVOLVIMENTO SISTMICO

O desenvolvimento pode ser especificado de acordo com os sistemas que envolvem o layout da mina. Tratando-se de um Desenvolvimento Sistmico a escolha dos tipos de vias de entrada e sada (vias de acesso) preponderante para o bom desempenho da produo da mina. As vias de acesso so os incrementos bsicos que permitem atingir um ou mltiplos pontos ou setores da jazida mineral, e o escoamento das substncias desmontadas. Portanto, podem ser superficiais e/ou subterrneas. Alguns fatores generalizantes so bastante relevantes, durante o planejamento, no momento da escolha e implantao das vias de acesso:

A) A TOPOGRAFIA DO LOCAL; Define o modo da via de acesso quanto a sua forma em minas a cu aberto: inclinao, comprimento, largura e altura, nos casos de rampas; quantidade de acessos, de acordo com o layout da mina, transito na mina, porte dos equipamentos, etc. E no caso de minas

subterrneas determina a localizao da entrada do acesso, galerias e tneis, em terrenos acidentados ou no.

B) A MORFOLOGIA DA JAZIDA; Referente disposio da jazida mineral , ou seja, a forma em que se encontra o corpo mineralizado nas rochas encaixantes, independente de ser prximo ou no da superfcie: tabular, macio, entre outras formas, ocasiona por fazer a direo a ser tomada pela via de acesso at minrio.

C) O TIPO DE LAVRA; O mtodo a ser empregado divide a jazida mineral em sees ou nveis estabelecendo quantidade e direo das vias de acesso.

D) A INDEPENDNCIA DA EXTRAO (CONFORME CASOS ADVERSOS); As vias de acesso ao minrio so e devem ser abertas de modo a manter comunicao atravs de uma ou mais vias principais, porm, devem excluir a possibilidade de interveno de trabalhos de uma frente de lavra para outra. A independncia operacional crucial para o bom andamento da produo, principalmente se tratando de minas suberrneas.

E) AS DESPESAS; Varia com a escolha da abertura da via de acesso de acordo com a influencia pela geomorfologia do terreno, estrutura das rochas, profundidade da jazida mineral, acmulo de gua (caso de vias subterrneas), necessidade de instalaes auxiliares, etc.

F) PRODUO ALMEJADA; A via de acesso deve ser construda, de acordo com o layout do planejamento inicial, para suportar o transito da mina, incluindo o avano e recuo de operrios e equipamentos bem como a sada de material desmontado das frentes de lavra, principalmente o minrio, e material de enchimento (caso de minas sub-superficiais).

G) E OS ACESSOS DE SERVIOS; As vias so escolhidas de conveno com as necessidades bsicas das atividades de operao da mina. Em underground mining so indispensveis, dependendo dos fatos:

vias de ventilao; vias de esgotamento de gua; passagens para escoamento do minrio, somente; vias especiais unicamente para entrada e sada de pessoas; etc.

MODO DAS VIAS DE ACESSO


Em surface mining (lavra a cu aberto) as vias de acesso so freqentemente, simples aberturas basais, favoravelmente construdas para facilitar a lavra dos diversos bancos, que verticalmente dividem a jazida. O esquema desses acessos requer o conhecimento bem delineado da jazida, dependendo fundamentalmente da topografia local. Os acessos em servios subterrneos so comumente poos verticais ou inclinados e tneis.

TIPOS DE ACESSO EM SURFACE MINING (LAVRA A CU ABERTO)


1 - SISTEMA DE AVANO E RECUO OU SERPENTINFORME: A passagem do acesso desenvolvida ao longo da juno de vrias rampas com declividades (compatvel com o tipo de transporte) at alcanar os pontos de extrao ou as frentes de lavra.

Sistema de anvano-recuo ou zigue-zague ou ainda Serpentina: a estrada de acesso se desenvolve por entre as bancadas, muitas das vezes conectando-se a elas, com

declividade compatvel com o tipo de transporte. Nesse caso o objetivo alcanar o fundo da cava.

No sistema de acesso por serpentina com praas de manobra, os vrios trechos em rampa so unificados por plataformas, de nvel ou de pequena declividade, que possibilitam uma melhor conduo de veculos ao mudarem de direo (giro, r e outras manobras).

Se a extenso permitir, o acesso poder ser feito por uma via continua, sem curvas e sem patamares. O Sistema de ziguezague ou Serpentiforme tem uma vantagem que a movimentao em pequenas reas de horizontalidade. Por outro lado a desvantagem est na baixa velocidade de transporte.

2 - SISTEMA DE VIA HELICOIDAL CONTNUA (Helical continuous): Utilizado para jazidas minerais de grande extenso horizontal, em cavas profundas, este sistema se constitui numa via contnua, em hlice, apresentando estradas planas e outras em declividade.

O acesso executado na medida em que vo sendo extradas as fatias horizontais compreendidas no ncleo da hlice.

3 - SISTEMA DE PLANOS INCLINADOS (Inclined Plans): Aplicvel a jazidas de pequena rea horizontal, com fortes declividades e transporte por skip ou correias transportadoras. So possveis declividades at 70 ou 80, permitindo atingir o fundo da cava em reduzida extenso. O minrio carregado em caminhes e despejado em chutes que alimentam os SKIPs e estes, por sua vez, basculam em chutes fora da cava, que alimentaro trens ou caminhes.

4 - SISTEMA DE SUSPENSO POR CABOS: Aplicvel a cavas profundas e de pequena rea horizontal, atualmente de limitada utilizao. Tal sistema foi muito utilizado nas minas de diamantes de Kimberley. Os cabos de suspenso se estendem sobre a cava de pequena rea, suspensos por uma ou vrias torres especiais. Pode haver uma nica torre, neste caso, o cabo trilho fixado junto frente de carregamento por forte cavilha.

Uma das formas mais usuais deste mtodo se d pelo auxilio de duas torres, sendo uma mvel e a outra fixa. O acesso de equipamentos e de trabalhadores feito por rampas, ligando os diversos bancos ou desenvolvidas lateralmente, nas paredes contnuas. O minrio carregado em caambas iveis e despejado em chutes superficiais, para posterior transporte.

5 - SISTEMAS COMBINADOS Os demais sistemas de extrao do minrio na cava em surface mining envolvem combinao com servios de underground mining (lavra subterrnea) e, conseqentemente, limitaes de extrao peridica essenciais a estes servios. O acesso de pessoal e equipamentos s frentes de trabalho obtido por rampas auxiliares, parciais, de declividades pronunciadas (no sujeitas s limitaes impostas pelo trfego ascendente de caminhes carregados). 5. 1 - SISTEMA DE POO VERTICAL: Um ou mais poos verticais prximos da cava, so ligados aos bancos por travessas (galerias). O minrio desmontado em cada banco transportado horizontalmente, at ao poo e despejado em silos ou chutes.

Nas caambas o minrio iado para a superfcie e despejado em chutes, para carregamento e transporte por caminhes ou vages de trem. O sistema tem produo diria limitada.

5. 2 - SISTEMA DE DITO INFERIOR: Utilizvel para minas lavradas em flancos de montanhas ou, em casos em que a topografia permite, para lavra em cava. A sada do minrio desmontado feita por um tnel inferior (dito), no qual o minrio acumulado em um ou mais chutes. Transportado nas galerias, transferido para este chute por uma ou mais cadas de minrio (poos inclinados ou na vertical), s quais se ligam aos bancos. Do dito, continua percorrendo at a um chute ou diretamente transportado. Caso a seo (dimetro de abertura) do dito permita, o acesso poder dispor de caminhes ou vages para o transporte.

5. 3 - SISTEMA DE FUNIL OU CONE: Consiste em um poo inclinado ou vertical, nas rochas encaixantes, conectado ao corpo de minrio por uma travessa da qual partem subidas (poos verticais) at alcanar a

superfcie. O minrio desmontado no fundo da cava em cones concntricos. Atravs das subidas, previamente abertas, o minrio atinge as galerias que esto ligadas a um poo vertical ou inclinado, aberto prximo a cava. Posteriormente o material desmontado iado e despejado em chutes para em seguida ser transportado.

Se houver necessidade, o poo pode ser aprofundado e novas galerias podem ser construdas.

SEQNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA MINA

A seqncia de um desenvolvimento envolve todos os requisitos cogentes, de acordo com o projeto inicial ou ntegro (sujeito a mudanas no decorrer do perodo de vida da mina), para implementao do mesmo em uma mina em fase de abertura, produo ou fechamento. Podemos destacar por tpicos o encadeamento com base na Legislao Brasileira e nos rgos Reguladores do setor Mineral e Ambiental do pas:

1. ADOO DO PLANO DE APROVEITAMENTO ECONMICO (PAE) COMO DOCUMENTO, SUJEITO MODIFICAO COM O PROGRESSO DO DESENVOLVIMENTO; O PAE um relatrio tcnico essencial para o Requerimento de Lavra e deve ser apresentado ao rgo regulador do setor mineral em um determinado prazo aps da publicao da aprovao do Relatrio Final de Pesquisa; no Brasil o Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM) impe prazo de um ano. Neste documento, elaborado sob responsabilidade do Engenheiro de Minas, consta todo o estudo tcnicoeconmico do aproveitamento da jazida mineral e a anlise econmica de viabilidade do empreendimento. E integrado a este relatrio esto: o Plano de Lavra (PL), o dimensionamento dos equipamentos de lavra e beneficiamento e o Plano de Resgate e Salvamento. Auxilia lembrar que o PL o documento base para a atribuio, desenvolvimento e explorao do depsito ou massa mineral.

2. SANO DO PROCEDIMENTO E DO PLANO GERAL DE LAVRA (MTODO DE LAVRA QUE SER UTILIZADO); A aprovao abonada pelos rgos competentes fundamental para a celebrao do contrato de explorao entre o Estado e o explorador, para o aproveitamento de um recurso do domnio pblico ou privado.

3. FINANCIAMENTO, BASEADO DE ACORDO COM OS CUSTOS ESTIMADOS DO PLANO GLOBAL DE APROVEITAMENTO ECONMICO; No plano de aproveitamento econmico da jazida mineral constaro projetos ou anteprojetos, que iro gerar custos ao empreendimento, referentes: ao mtodo de minerao a ser adotado, bem como referncia escala de produo prevista inicialmente e sua projeo; iluminao, ventilao, transporte, sinalizao e segurana do trabalho, quando se tratar de lavra subterrnea; ao transporte na superfcie e ao beneficiamento e aglomerao do minrio; s instalaes de energia, de abastecimento de gua e condicionamento de ar; higiene da mina e dos respectivos trabalhos; s moradias e suas condies de habitabilidade, para os trabalhadores que residem no local ou prximo a minerao; s instalaes de captao e proteo das fontes, aduo, distribuio e utilizao da gua, para as jazidas da Classe VIII (jazidas de guas minerais).

4. OBTENO DA TERRA E DOS DIREITOS MINERRIOS, QUANDO NECESSRIO; De acordo com os requisitos exigidos pelo Cdigo de Minerao dentro da Legislao Mineral Brasileira.

5. LABORAO DOS ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS (E.I.A.) E RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (R.I.M.A.); 6. OBTENO DA LICENA DOS RGOS AMBIENTAL E MINERAL; No Brasil IBAMA e DNPM respectivamente. O licenciamento ambiental uma obrigao legal prvia instalao do empreendimento ou atividade que degrade o meio ambiente possuindo como uma de suas caractersticas a participao social na tomada de deciso, por meio da realizao de Audincias Pblicas como parte do processo. Essa obrigao deve ser compartilhada pelos rgos estaduais de meio ambiente e pelo instituto que ir conceder a licena ambiental. Em termos nacionais as principais diretrizes para a execuo do licenciamento ambiental esto expressas na Lei 6.938/81 e nas Resolues CONAMA n 001/86 e n 237/97. O rgo fiscalizador ambiental ainda deve realizar reforos na qualificao e na organizao do setor de licenciamento, e disponibilizar aos empreendedores mdulos de: abertura de processo, atualizao de dados tcnicos do projeto, solicitao de licena, envio de documentos e boletos de pagamento de taxas do licenciamento. O licenciamento pelo rgo mineral se d a partir do que define a Constituio Federal: os recursos minerais, inclusive os do subsolo so propriedade da Unio; e a legislao Brasileira que estabelece as formas, os meios pelos quais os cidados podero ter acesso aos bens minerais. O DNPM sendo o rgo regulador do setor mineral tem a responsabilidade de preparar as autorizaes para a explorao dos minerais e de fiscalizar a minerao. Nessa etapa existem dois caminhos possveis para a regularizao do empreendimento mineiro: registro de licena e concesso de lavra. A diferena entre eles que o primeiro extremamente simplificado e em questo de dias a atividade estar regularizada. O segundo uma alternativa que passa obrigatoriamente por uma fase de pesquisa antes da obteno do direito de explorar, por conseqncia um pouco mais lenta. As duas tm vantagens e desvantagens e isso vai depender da viso de negcios dos exploradores. Uma vez dada a entrada na documentao, o DNPM analisar rapidamente, verificando a disponibilidade da rea, e emitir uma exigncia para a apresentao da licena ambiental. Apresentada a licena, num prazo de 15 dias, a rea do projeto estar regularizada.

7. PROVISO DOS ACESSOS DE SUPERFCIE, TRANSPORTE, COMUNICAO E ENERGIA; Providncia de acessos ao local da jazida mineral; transporte para pessoas que entram e regressam calculando previamente o fluxo do trnsito da mina, de acordo com o planejamento, principalmente para escoamento de materiais, oriundos da produo, direto para a Usina de tratamento; comunicao com os demais setores da mina e o meio externo; e da energia essencial fundamental em qualquer tipo de atividade.

8. PLANEJAMENTO E CONSTRUO DA USINA (TRATAMENTO DO PRODUTO DA MINA), INCLUINDO TODAS AS INSTALAES DE APOIO TCNICO E ADMINISTRATIVO;

9. PROJETO E CONSTRUO DO DEPSITO DE ESTRIL E BARRAGEM DE REJEITOS; De acordo com o que foi descrito no PAE, obedecendo a todos os critrios de armazenamento de material estril ou sem valor econmico.

10. TRIAGEM DOS EQUIPAMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO E LAVRA; Seleo para a composio da frota caminhes, escavadeiras, etc., previamente definidos no planejamento. Maquinrio ou equipamentos necessrios de apoio auxiliar e nas frentes de desmonte, tais como bombas de drenagem para no caso de acmulo de gua no terreno.

11. CONSTRUO DOS ACESSOS E ABERTURAS PRINCIPAIS PARA O MINRIO; Proviso de construes de estradas, poos ou galerias, acessos em geral, que afirmam o ingresso de transporte de pessoas e mquinas s reas de extrao do minrio.

12. RECRUTAMENTO E SELEO DA FORA DE TRABALHO; Requisio de mo-de-obra qualificada para atender aos interesses das operaes realizadas nas minas.

13. ENCERRAMENTO DO EMPREENDIMENTO OU FECHAMENTO DA MINA . Concluso dos trabalhos de extrao da jazida mineral e inicio da recuperao ambiental do local que fora degradado, excluindo casos de recuperao simultnea com o desenvolvimento e a lavra.

DESENVOLVIMENTO DA MINA - NMERO E INSTALAO DAS VIAS DE ACESSO

O nmero e locao das vias principais de acesso so inter-correlacionados, para obter um transporte rpido e econmico, uma boa ventilao, eficiente esgotamento e rpido acesso de trabalhadores e materiais as frentes de trabalho. No entanto, a quantidade de acessos ajustados e definitivos, em uma mina, poder resultar a partir de dois tipos de fatores: aqueles relacionados a uma imposio (sendo, portanto, obrigatrios) e aqueles pautados de acordo com a economia global do empreendimento.

FATORES IMPOSTOS OU OBRIGATRIOS


So os fatores impostos ou de imposio a segurana, uma ventilao mnima, a drenagem e o esgotamento referentes a instalao dos acessos. Estes regem a identificao dos acessos (principais e de servios) por serem essenciais ao bom desempenho das operaes mineiras no subterrneo: 1 - Segurana primordial, se tratando de minas subterrneas de grandes profundidades, em que o ambiente hostil do local compromete a vitalidade dos trabalhadores. Aplica-se mais aos acessos principais, em que h uma requisio de sada de emergncia, entre outras funes. 2 - A ventilao, tambm, obrigatria por haver regies subterrneas onde no h circulao de ar (oxignio); a temperatura elevada, exigindo resfriamento; e por vezes, a dissipao de partculas em suspenso dificultosa. 3 - Drenagem e esgotamento, so relevantemente importantes nos casos em que a mina apresenta grandes quantidades de infiltraes por gua. Elevadas quantidades de gua, significam um srio problema para a continuidade do desenvolvimento da mina, a no ser que um eficiente sistema de drenagem resolva o caso.

FATORES ECONOMICOS
Os Fatores econmicos so associados: a extrao diria (pr-determinada); as caractersticas do corpo; a natureza do transporte subterrneo; a locao superficial do acesso; ao mtodo de lavra empregado; aos limites da propriedade ou concesso. O assentamento dos fatores econmicos vai depender do limite de investimento financeiro da empresa, porm, dado um bom planejamento a respeito da produo, a aplicao destes investimentos poder ser efetuada de acordo com o progresso dos trabalhos de extrao (isso poder tambm depender da flutuao do preo do produto no mercado). A seguir uma explanao sobre os fatores econmicos: 1 Extrao diria: estabelecida de acordo com uma medida pr-determinada relacionada produo. O acesso poder ultrapassar a capacidade conveniente de um nico poo ou tnel. pouco comum em minas subterrneas de pequena profundidade, entretanto, no caso de um poo que atendia at uma determinada profundidade (pequena) torna-se insuficiente para outras maiores, pela acentuada reduo de sua capacidade unitria (maior tempo de percurso, mais demora na movimentao, ingresso ou regresso, de trabalhadores, equipamentos, materiais, material de enchimento, etc.) requerendo a execuo de outro poo mais amplo ou com maiores dimenses. 2 Peculiaridades do corpo e condies superficiais: causam bastante influencia na economia das locaes e quantidades de acessos apropriados lavra. A abertura de um novo acesso pode evitar o emprego de transportes horizontais de grande extenso, resultando no desmonte do minrio em diversas frentes distanciadas entre si (isso possibilita a regularizao dos teores do minrio para o controle de qualidade); Para as minas de grande profundidade a tendncia a reduo da quantidade de acessos (shafts ou poos) e ao aumento da rea servida por cada acesso, pois o custo de abertura de um poo aumenta com a profundidade da escavao por cada metro avanado; As condies superficiais podem, tambm, dificultar ou encarecer o transporte externo mais do que a abertura de novos acessos, economicamente recomendveis. 3 Carter do transporte subterrneo: fato que a natureza e o vulto do transporte em cada nvel da mina condicionem uma distncia econmica para o mesmo. Sob o ponto de vista de custo do transporte interno, a locao ideal de um acesso seria a que correspondesse ao mnimo de ton-Km (toneladas-quilmetros), para a total remoo do minrio em cada nvel. A utilizao de equipamentos de grande porte (grandes vages e locomotivas, veculos especiais ou caminhes fora-de-estrada), maiores velocidades e altas produes por nvel, distncias de 2 a 3 Km so economicamente viveis para alongamento entre acessos principais; Tambm so afetados pelo tipo e custo dos desenvolvimentos, gastos com mo-de-obra, condies geolgicas locais, tcnicas regionais, ponderao de extraes envolvidas, etc.

4 Locao superficial do acesso: o acesso principal de uma mina subterrnea no deve ter a sua entrada, superficial, em local que oferea possibilidade de acmulo de gua, seja por represamento, inundao por tempestades ou outras casualidades. Nos casos em que essa probabilidade verdadeira, devem ser tomadas prevenes especiais de assistncia (improvisar a entrada em alto de aterros ou construes de concreto, amplas valetas de escoamento ao redor da entrada, muros de proteo, etc.). As entradas dos acessos principais devem ter rea aberta para as construes superficiais indispensveis, tambm, devem consentir locao das instalaes de beneficiamento do material extrado, ao necessrio transporte dos produtos para o beneficiamento, s comunicaes com os depsitos de material estril, etc. 5 Mtodo de lavra: a influncia do mtodo de extrao precisa, uma vez que os acessos so muito condicionados a um sistema de lavra reavaliado. Assim, em uma lavra que utiliza o mtodo de abatimento, os acessos tero de ficar numa regio externa das reas sujeitas a subsidncia. Em todos os casos deve-se considerar a segura manuteno desses acessos, imobilizao de pilares de minrio, juno dos acessos com as centrais de transporte subterrneo. 6 Limite da propriedade ou concesso: poder assumir relevante influncia econmica ante os servios, despesas de desapropriaes, concesses mineiras confinantes, processos judiciais, etc; Na fase de solicitao de lavra, deve-se avaliar corretamente a incluso de servios necessrios por limites de propriedades.

FATORES INLFUENCIANTES NO DESENVOLVIMENTO DA MINA

Pode-se observar que no desenvolvimento da mina, fase em que ocorrem os processos classificatrios de abertura dos canais de comunicao que envolvem a superfcie e o material de interesse a superfcie com a jazida mineral os tipos de desenvolvimento so subordinados por vrios fatores dentre eles: a localidade, a geomorfologia, as questes scio-ambientais, etc., no entanto, de forma abrangente para as diversas situaes de disposio da jazida mineral no terreno.

LOCALIZAO A localizao desempenha significativo controle sobre a abertura de uma mina tendo como efeitos: a facilidade ou no de transporte do produto para o mercado consumidor e insumos para a mina; a disponibilidade de mo-de-obra qualificada e servios de base (moradia, educao, repouso, sade, etc.); os impactos operacionais e psicolgicos devido as condies climticas na regio e/ou interior da mina; rigidez da localizao das mineraes, j que so executadas apenas onde permanece a jazida; um adequado gerenciamento que compensar as desvantagens da localizao FATORES GEOLGICOS E NATURAIS A natureza e os processos geolgicos so convencionais para conduzir a abertura de acessos e a locao de instalaes de superfcie, tambm, influenciam a escolha do mtodo de lavra. Dentre os fatores geolgicos esto: Topografia e tipo de solo; Relao espacial - tamanho, forma, atitude, etc. da jazida, incluindo profundidade; Conceitos geolgicos (mineralogia, petrografia, estrutura, gnese, gradiente de temperatura, presena de gua etc.); propriedades mecnicas das rochas (resistncia, elasticidade, plasticidade, dureza, abrasividade, etc.); propriedades qumicas e metalrgicas do minrio. FATORES SOCIAIS, ECONMICOS - POLTICOS E AMBIENTAIS Estes so intensamente relacionados a fatores externos e difceis de quantificar. Exercem grande influncia no desenvolvimento e operao da mina. Entre esses fatores temos: Caractersticas demogrficas e ocupacionais da populao local (fora de trabalho); Mercado (determina a escala de produo, continuidade da operao, etc.); Estabilidade poltica; Legislao ambiental; Outras restries governamentais aplicadas indstria mineral

FATORES INLFUENCIANTES SUBTERRNEO


(UNDERGROUND MINING)

NO

DESENVOLVIMENTO

Agora veremos os fatores em especial que influenciam no desenvolvimento de acordo com a disposio da jazida mineral no terreno em profundidades relevantes (jazidas minerais subterrneas). Esses fatores so peculiares por ter uma ao direta, na sua maioria, em todos os trabalhos que envolvem a escavao e manuteno das galerias subterrneas. Envolvem portanto: Geologia, Topografia, Distribuio de teores, Profundidade da jazida, Transporte de minrio, Drenagem e esgotamento e Ventilao. FATORES GEOLGICOS A Geologia, principalmente a geomorfologia, tem por importncia, durante a explorao

inicial, detectar falhas estruturais no macio rochoso, no caso de terrenos com solos inconsistentes, aquosos, entre outros de instabilidade natural. O reflexo das aes de conteno dessas disparidades de coeso no terreno ser observado diretamente no desenvolvimento, j que afetam todos os trabalhos incluindo seus custos, prazos, manutenes, etc. FATORES TOPOGRFICOS Os fatores topogrficos em alguns casos podem ser indiretos, com exceo aos desenvolvimentos de ligao superfcie que se constituem como as vias principais de acesso. FATOR DE DISTRIBUIO DE TEORES As concentraes de faixas de maior teor de minrio na jazida mineral, conduzem a implantao dos desenvolvimentos. Por vezes, essas concentraes representam os nicos espaos economicamente lavrveis do corpo mineral. FATOR DE PROFUNDIDADE DA JAZIDA Quando levada em considerao a profundidade de uma mina, seja de ouro, cobre ou outro metal precioso, o acesso principal se consolida como prioridade nos trabalhos mineiros. O acesso aos vrios nveis pode ser bem planejado desde que a jazida seja bem conhecida ou explorada convenientemente (fase explorao e estimativa da reserva). A explorao em profundidade geralmente limitada (variaes de mergulho, falhas, mudanas de teor e de distribuio de valores, etc). Assim, os acessos executados podem apresentar inconvenientes, tornando-se pouco adequados lavra mais profunda. FATOR DE TRANSPORTE DO MINRIO Desempenha grande influncia devido a uma das suas finalidades essenciais do desenvolvimento subterrneo. O sistema de transporte afetar o tipo de via de acesso, sua regularidade, locao e quantidade. FATOR DRENAGEM-ESGOTAMENTO Minas com grandes infiltraes infligem muitas despesas com drenagem (esgotamento natural) ou de esgotamento (escoamento mecnico). Um desenvolvimento adequado poder reduzir esses custos. Alguns desenvolvimentos (aberturas de acessos) tm exclusiva e preponderante finalidade de apenas realizar a drenagem mina, ou executar a reduo da distncia de bombeamento, estabelecer estgios de escoamento, prover depsitos de acumulao, etc. Sempre que possvel os poos ou tneis principais devero alcanar em profundidade os nveis mais baixos de acumulao para evitar a execuo de servios de desenvolvimento supletivo.

FATORES DE VENTILAO Servios subterrneos exigem uma ventilao adequada, necessitando de operaes especiais, com essa finalidade exclusiva ou afetar substancialmente o layout e as dimenses das vias de transporte que apresentem essa funo.

Fonte: http://mine-net.blogspot.com.br/2011/03/desenvolvimento-em-mineracao.html

Potrebbero piacerti anche