Sei sulla pagina 1di 2

Um ca m i n h o a d e q u a d o para o teu perfil

H um conjunto de alunos a quem no se consegue motivar para a continuidade dos estudos no formato do ensino regular, com caractersticas que exigem uma maior capacidade de concentrao e abstrao e para quem as vrias respostas ativadas para os apoiar na superao das suas dificuldades no tm surtido o efeito desejado. Para estes alunos, os Conselhos de Turma, em articulao com os Servios de Psicologia e Orientao Escolar (SPO) e com os respetivos encarregados de educao, apontam como caminho de reorientao formativa a frequncia de um curso com caractersticas mais prticas, que lhes d a oportunidade de contextualizar a importncia da formao na vida do dia a dia, proporcionando-lhes assim a possibilidade de recuperarem o gosto pela aprendizagem e a compreenso da importncia da formao para a construo do seu projeto de vida. Este caminho est devidamente enquadrado no Projeto Educativo da Escola, nomeadamente da meta Melhorar o processo de ensinoaprendizagem e a qualidade do sucesso e da sub-rea de interveno prioritria Novas solues para problemas de aprendizagem, tal como est tambm prevista no mbito do Contrato de Autonomia, que, na Clusula 6., Compromissos do Ministrio da Educao e Cincia, prev que Pelo presente contrato, o Ministrio da Educao e Cincia compromete-se e obriga -se a: 1)Proporcionar a possibilidade do Agrupamento participar no grupo de implementao experimental das ofertas formativas alternativas para o 3 ciclo A criao desta oferta neste Agrupamento assume-se como da maior importncia para estes alunos, face ao facto do Agrupamento se situar numa zona perifrica do concelho, constituindo -se aqui como a nica alternativa ao ensino regular para eles e para as suas famlias.

Os Cursos Vocacionais
Os Cursos Vocacionais foram criados pela Portaria n. 292-A/2012, de 26 de setembro, numa experincia piloto de 2012 e alargada a outras escolas em 2013-2014 pelo Despacho n. 4653/2013, de 03 de abril. Com esta via educativa pretende-se completar a resposta a necessidades fundamentais dos alunos e assegurar a incluso de todos no percurso escolar. Estes cursos devem garantir uma igualdade efetiva de oportunidades, consagrando alternativas adequadas e flexveis, que preparem os jovens para a vida, dotando-os de ferramentas que lhes permitam vir a enfrentar no futuro, tambm, os desafios do mercado de trabalho.

Mesa Gourmet

AG RUP AMENTO DE ESCOLAS DE G ONDIFELOS

Av. Sta. Marinha, 257 4760-503 Famalico Url: www.aegondifelos.pt E-Mail: direccao@agondifelos.pt

Tel. 252952155 Fax 252952224

Alguns aspetos a considerar


Avaliao 1 No incio de cada ciclo de estudos, dever proceder-se a uma avaliao diagnstica, tendo em vista a caracterizao da turma do curso vocacional com o objetivo de aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos que a integram, as suas necessidades e interesses, visando permitir a tomada de decises da futura ao e interveno educativas. 2 A avaliao ser modular, devendo seguir a escala de 0 a 20. ... 4 Na prtica simulada os alunos devem elaborar um relatrio por cada atividade vocacional, o qual dar origem a um relatrio final que devero apresentar nos termos a definir pela escola. ... Habilitao Os alunos que concluam com aproveitamento os cursos vocacionais ministrados no mbito da experincia pedaggica criada pelo presente diploma ficam habilitados com o 6. ou 9. ano de escolaridade. Prosseguimentos de estudos ... 2 Os alunos dos cursos vocacionais que concluam o 9. ano podem prosseguir estudos nas seguintes vias de ensino: a) No ensino regular, desde que tenham aproveitamento nas provas finais nacionais de 9. ano; b) No ensino profissional, desde que tenham concludo com aproveitamento todos os mdulos do curso; c) No ensino vocacional de nvel secundrio, a regulamentar, desde que tenham concludo 70 % dos mdulos das componente geral e complementar e 100 % dos mdulos da componente vocacional. 3 Os alunos dos cursos vocacionais podem candidatar-se a provas finais nacionais independentemente do nmero de mdulos concludos com aproveitamento. (in Portaria n. 292-A/2012, de 26 de setembro)

Matriz Curricular
Total de horas anuais efetivas (60) Componentes de Formao Portugus Geral (350 horas anuais) Matemtica Ingls Educao Fsica Histria / Geografia Complementar (180 horas anuais) Cincias Naturais / Fsico Qumica Lngua estrangeira II (Francs) Servio de Mesa Atividade vocacional (360 horas anuais) Cook Design Aromticas e Gastronomia Servio de Mesa Prtica Simulada (210 horas anuais) Cook Design Aromticas e Gastronomia 1 ano 110 110 65 65 75 75 30 120 120 120 70 70 70 2 ano 110 110 65 65 75 75 30 120 120 120 70 70 70

Para a definio das reas vocacionais foi feito um levantamento dos interesses dos alunos, do tecido empresarial local, das prioridades de formao local, regional e nacional e foi feita a articulao da oferta na rede concelhia de educao e formao, coordenada pela Cmara Municipal, sendo esta validada pela mesma. Assim, o curso designado por mesa gourmet, incide na rea da hotelaria e restaurao, mais especificamente no servio de mesa e cozinha, incluindo ainda uma rea que articula a agricultura com a gastronomia, na vertente da plantao, tratamento e utilizao das ervas aromticas para gastronomia. Por outro lado, um curso que tem possibilidade

de ter continuidade em reas afins em escolas secundrias do concelho (cursos profissionais de tcnico de mesa/bar e de cozinha/pastelaria) ou, eventualmente, se houver interesse da parte dos alunos e a rede concelhia de educao e formao, coordenada pela Cmara Municipal, estiver de acordo, num curso vocacional de nvel secundrio, a criar neste Agrupamento, na rea da Agricultura. As reas vocacionais so, especificamente: Servio de Mesa; Cook Design; Aromticas e Gastronomia.
(in Candidatura CV Mesa Gourmet AEG)

Potrebbero piacerti anche