Sei sulla pagina 1di 4

Carta do Caribe para a Promoo da Sade Port of Spain, 4 de junho de 1993 Durante a 13 Reunio dos Ministros Responsveis pela

Sade do Caribe, e depois de haver tomado conscincia pertinncia da promoo da sade como processo importante e significativo, atravs do qual os povos do Caribe poderiam assumir um controle maior sobre sua sade e melhor-la , foi pedida a elaborao de uma Carta do Caribe para a Promoo da Sade. Em cumprimento a este mandato aconteceu em Port of Spain, Trinidad e Tobago, a Primeira Conferncia de Promoo da Sade do Caribe. A reunio realizou-se de 1 a 4 de junho de 1993 com a participao 125 pessoas procedentes do setor da sade e outros campos afins, alm de representantes dos setores sociais, ativos na vida caribenha. Esta cooperao dos povos do Caribe no tema da sade faz parte da tradio de esforos, declaraes e iniciativas realizadas anteriormente neste campo. Em 1978, os ministros do Caribe responsveis pela sade publicaram a Declarao sobre a Sade da Comunidade Caribenha. Em 1986, estabeleceram a Cooperao Caribenha em Iniciativas de Sade, que representa um marco conjunto para a ao sanitria, a que deram forma e direo adicionais em 1992, quando aceitaram um conjunto de metas e objetivos em temas prioritrios. As aes do Caribe coincidem com outras de carter similar, que esto sendo realizadas no mbito do hemisfrio, e so coerentes com os planos e programas para execuo da Estratgia de Promoo da Sade definidas nas Orientaes Estratgicas e Prioridades Programticas da Organizao Panamericana de Sade para o perodo de 1991 a 1994. As naes do Caribe esto orgulhosas, e com razo, dos seus avanos no campo da sade. Com certeza, seus governos, conscientes de que seus problemas de sade de hoje e de amanh esto cada dia mais complexos e crescentemente ligados a fatores sociais, econmicos e comportamentais, pensam que este o momento de adotar um novo enfoque. A urgncia da medida se intensifica no s pela mudana dos padres dos problemas de sade da populao, como tambm pelos efeitos desfavorveis que os programas de ajuste estrutural de suas economias vem tendo sobre seu bem estar. Promoo da sade A promoo da sade esse enfoque novo que, no contexto caribenho, fortalecer a capacidade dos indivduos e comunidades para controlar, melhorar e manter seu bem estar fsico, mental, social e espiritual. Baseia-se no s na preveno e controle da enfermidade, como tambm na sade e bem estar, e defende o conceito de que a sade das pessoas um recurso positivo em suas vidas. Exige uma colaborao estreita entre o setor sanitrio e outros setores, j que os determinantes do estado de sade so mltiplos e diversos. A promoo da sade assim concebida favorecer o desenvolvimento da criatividade e produtividade dos povos do Caribe e procurar sua satisfao espiritual em um clima de boas relaes interpessoais e paz. Oportunidades O Caribe se equipou bem para enfrentar os desafios que devem acontecer pela aceitao da promoo da sade como enfoque idneo. As oportunidades de xito para essas aes procedem de:

Estruturas e instituies existentes, nascidas da rica variedade de experincias e recursos que seus povos adquiriram. Singularidade da sua cultura, sua tolerncia racial e religiosa, seu reconhecimento do valioso papel que desempenham a famlia e os amigos; A personalidade do seu povo, conhecida pelo senso de humor e pelo orgulho que sentem por sua msica, suas danas e seus esportes; Os avanos demonstrados que seus povoados fizeram para melhorar muitos aspectos de sua sade, e suas conquistas acadmicas. Estratgias

O bem estar dos povoados do Caribe, que a promoo da sade pretende incrementar, depender das aes realizadas pelas pessoas e comunidades, com o objetivo de modificar os fatores essenciais ecolgicos e de comportamento, e proporcionar sistemas eficientes a respeito da sade. As estratgias que garantiro a compreenso, planejamento e execuo da promoo da sade, que se aderem aos princpios de equidade em sade, compreendem. Formulao de normas pblicas saudveis; Reorientao dos servios de sade; Poder s comunidades para conseguir o bem estar; Criao de ambientes saudveis Fortalecimento e desenvolvimento das capacidades pessoais relacionadas com a sade e Construo de alianas baseadas nos meios de comunicao. Formulao de normas pblicas saudveis Considerando que todas as dimenses da atividade do Estado influem nas condies de sade da populao, os dirigentes polticos devero estar muito conscientes das conseqncias das suas decises. Portanto, as consideraes multissetoriais e multidisciplinares so essenciais para a formulao de normas pblicas saudveis. Estas normas devero destacar as alianas entre os diferentes programas e promover a sade como suporte estratgico e resultado prioritrio do desenvolvimento. Devero buscar o consenso entre os atores e setores essenciais e envolver em sua definio a populao e suas diferentes comunidades. Reorientao dos servios de sade A execuo das estratgias de promoo da sade exige nada menos que a orientao do sistema de sade para que responda melhor s necessidades sanitrias de comunidades e indivduos. Os sistemas sanitrios que adotem a promoo da sade devero envolver os membros da comunidade em seu desenvolvimento e garantir que as decises sobre prestao de servios tenham sua base em reais processos de participao e consulta nacionais e locais. A equidade ser o cimento destes sistemas. A definio de recursos e o estabelecimento de programas so fundamentais para garantir que a promoo da sade assuma a posio prioritria que lhe compete.

Estes sistemas estaro abertos proviso de servios no tradicionais e realizao de investigaes adequadas no campo da sade, e aceitaro como lder qualquer dos membros da equipe de sade. Fortalecer as comunidades para promover o bem estar A promoo da sade dever construir-se a partir do aspecto da cultura caribenha que abarca a ao comunitria e a tradio da famlia. As comunidades recebero a informao e as ferramentas necessrias com o objetivo de melhorar sua sade e seu bem estar. Os dirigentes polticos, os profissionais da sade e os meios de comunicao reconhecero a ao e a participao da comunidade e sua contribuio para o estabelecimento das prioridades para a promoo da sade. Criao de ambientes saudveis O xito da promoo da sade depender em parte do compromisso que os governos assumem com vistas a alcanar um ambiente fsico , social, econmico e poltico saudvel. Todas as atividades de desenvolvimento devero ter, como fio condutor, a necessidade de manter e melhorar o meio-ambiente, posto que a populao do Caribe aspira viver em pases e cidades saudveis, a trabalhar em lugares saudveis e que seus filhos estejam em escolas saudveis. Por sua vez, a promoo da sade defender um compromisso que alcance estas aspiraes atravs da legislao se for necessrio. Fortalecimentos das aptides pessoais relacionadas com a sade O objetivo da educao para a sade pessoal consistir em reforar a autodisciplina, reconhecendo a importncia essencial da educao precoce das crianas ; tambm se tomar em considerao os valores, crenas e costumes da comunidade. O fortalecimento destas aptides um processo contnuo que deve ser facilitado em todas as etapas da vida, tanto na escola, no trabalho ou lazer. Estes objetivos no sero impostos, as pessoas sero guiadas e apoiadas na consecuo dos mesmos. O fortalecimento das aptides uma responsabilidade da qual compartilharo todas as fontes de informao e todos os meios de educao e comunicao. Construo de alianas baseadas nos meios de comunicao As naes e comunidades tm diferentes recursos que se reuniro em um esforo conjunto e compartilhado com fim de promover a sade. Sero formadas alianas e se buscar a coordenao de todos os setores tradicionais que influem na sade. Os meios de comunicao, em toda sua diversidade, devero participar nesta cooperao; devero aportar seu poder e influncias para a formulao de normas e programas que afetem a sade da populao. imprescindvel estabelecer uma relao recproca entre os meios de comunicao e os setores relacionados com a sade para garantir o livre fluxo de informaes sobre os temas vitais para a sade no Caribe. A efetividade de muitas destas alianas depender da ateno que se preste capacitao de pessoal onde se encontrem os aliados da promoo da sade.

O objetivo Neste 20 aniversrio da assinatura do Tratado de Chaguaramas, significativo que no Caribe se esteja buscando estudar as prticas existentes e estabelecer novas normas a fim de guiar as aes sobre o campo crescente da promoo da sade. Resulta adequado que os ministros de sade adotem esta carta, e desta forma, se esforcem e trabalhem em colaborao com todos os setores sociais pertinentes para levar a cabo aes que transformem em um instrumento vivo e sirva para manter e melhorar a sade da regio. Este o objetivo.

Potrebbero piacerti anche