Sei sulla pagina 1di 11

A ARTE DE ALCANAR EM CONJUNTO O ALVO DAS ASPIRAES COMUNS: A FILOSOFIA DE COMUNIDADE DE JEAN-LUC NANCY NO DISCURSO DE FARIS MICHAELE

THE ART OF REACHING THE PURPOSE OF THE COMMON ASPIRATIONS TOGETHER: THE COMMUNITY'S" PHILOSOPHY OF JEAN-LUC NANCY IN FARIS MICHAELE'S DISCOURSE

Caroline Gonzatto
Mestranda do Programa de Ps-graduao em Literatura Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cgonzatto@gmail.com

RESUMO A dcada de 50 no Brasil foi palco das relaes entre etnias ou raas. Um tema explorado, observado e registrado principalmente por privilegiados, por um grupo reduzido que dominou as formas clssicas de se escrever literatura e cincia. Este artigo apresenta algumas ideias de carter cientfico de um intelectual sem formao acadmica e disciplinar, mas que mantinha um dilogo com o pblico atravs de um peridico. Neste artigo, objetivamos: examinar como a noo de comunidade tem sido teorizada e aplicada; selecionar trabalhos inovadores de historiadores, filsofos e socilogos sobre o papel do discurso em imaginar, manter e em reforar o sentido do comunal para promover reflexo sobre a participao e cumplicidade em uma comunidade. Os textos principais so de Alexis de Tocqueville, de Faris Michaele e de Jean-Luc Nancy. O primeiro passo foi identificar de onde vinham as ideias relacionadas a raa do intelectual em questo. No pareceu to difcil essa fase, visto que o Caderno Guia de Leituras de Faris Michaele, o intelectual em questo, indica a relao de livros de sua biblioteca. E o peridico em que escrevia indica a data de aquisio de determinados livros. Depois de traar a relao de leituras, passamos a traar um dilogo entre o que ele escrevia e o que leu sobre raa. Alm de estarmos atentos ao que se discutia sobre o tema na poca. Suas duras crticas aos escritores do tema da raa, tais como Gilberto Freyre, Arthur Ramos e Slvio Romero, o uso do peridico para a circulao dessas crticas, fizeram com que Faris se inserisse na comunidade literria. Fizeram-no estar entre os grandes escritores, e entre as grandes ideias Palavras-chave: Comunidade Literria. Circulao. Comunicao.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 153

ABSTRACT The decade of fifties in Brazil was a stage of the relationships between ethnic groups or races. This is an explored, observed and registered theme; mainly by 'privileged' people, by a reduced group that dominated the classic forms of writing literature and science. This article tried to present some ideals of a scientific character by an "intellectual" personage, without academic formation and discipline, but that blanket a dialogue with his public, through a newspaper. This article has three main objectives: to examine how the "community's" notion has been theorized and applied; to select innovative works by historiographers, philosophers and sociologists, on the function of the discourse in imagining, in maintaining and in reinforcing the sense of "communal"; and to promote reflections about the participation and complicity in a "community". The main texts were written by Alexis de Tocqueville, by Faris Michaele and by Jean-Luc Nancy. The first step was to identify where were come the related ideas about race by the "intellectual" personage concerned. This phase didn't seem so difficult, because the Guidebook of Readings by Faris Michaele, the intellectual personage in subject, indicates the description of books of his library. And the periodic publication in that he wrote indicates the date of acquirement of certain books. After describing the guide of readings, we started to present a dialogue among which he wrote and what he had read about races. Besides we were attentive in what was discussed on the theme at that time. Michaeles harsh criticism about the writers of the races issue, such like Gilberto Freyre, Arthur Ramos and Silvio Romero; the use of the periodic publication for the circulation of this criticism made Faris fit into the literary community. It made him to be among the great writers, and among the great ideas. Key-words: Literary community. Circulation. Communication.

It consists in allowing to be said something that no one no individual, no representative could ever say: a voice that could never be the voice of any subject, a speech that could never be the conviction of any understanding and that is merely the voice and the though of community in the interruption of myth (NANCY, 2004, p. 80).

Este estudo trata das normas e valores de comunidade e da circulao destes, observada sob o ponto de vista da sociedade moderna de Alexis de Tocqueville, Faris Michaele e Jean-Luc Nancy.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 154

A histria que queremos apresentar trata da circulao de ideias. Ideias que circulavam em um centro cultural chamado Euclides da Cunha1 e que tiveram, no ano de 1948, um veculo de divulgao: o Tapejara, um peridico literrio no qual se discutia literatura, produzia poesia, publicava livros, artigos acadmicos de universidades brasileiras, da Amrica e da Europa. Os artigos vindos da Europa e da Amrica do Norte no eram to frequentes, mas os de produo local - Ponta Grossa, PR - eram trimestrais e funcionaram por 23 anos, de 1948 a 1971. A principal fonte, o principal lugar da abertura das ideias que ali circulavam surgia de leituras. Por exemplo, acredita-se que a ideia de criar um peridico que publicasse as notcias do Centro Cultural nasceu da leitura de Alexis de Tocqueville, que escreveu em Democracia na Amrica:
Quando j no mais existem laos firmes e duradouros a unir os homens, impossvel obter a cooperao de um bom nmero deles, a no ser que se consiga convencer cada homem cujo auxlio necessrio de que ele estar servindo aos seus prprios interesses unindo voluntariamente seus esforos aos de todos os demais. Isso no pode ser feito habitualmente e convenientemente sem o auxlio de um jornal. Somente um jornal pode apresentar a mil leitores o mesmo pensamento ao mesmo tempo. [...]. Portanto uma associao democrtica dificilmente pode prescindir de um jornal (TOCQUEVILLE, 1956, p. 517)2.

Os artigos que lemos no peridico Tapejara foram escritos por Faris Michaele, o fundador do Centro Cultural e criador do Peridico. Encontrei, na estante do Centro Cultural, um exemplar de Democracy in Amrica de Alexis de Tocqueville publicado em 19563. No podemos precisar quando foi o primeiro encontro de Michaele com Tocqueville, seus artigos daquele ano no nos garantem a leitura da obra. Entretanto, percebemos sua afinidade e aproximao com o tema da comunidade democrata. Segundo Tocqueville, uma comunidade constituiria em uma associao de iguais, ou seja, um conjunto de pessoas partidrias de mesmos interesses, princpios polticos, vida social, entre outros aspectos. Michaele acreditava que os laos que uniriam uma nacionalidade eram essencialmente culturais. Sendo assim, juntou elementos definidores de uma nacionalidade, tais como literatura, leis, hbitos e costumes, raa, lngua e religio. Faris Michaele props mtodos mais cientficos para os estudos das raas, mas trazia, em sua bagagem literria, leituras de estudiosos que no pensavam o racismo pelo lado cientfico. E foi essa sua principal preocupao, demonstrada nos vrios artigos no Tapejara.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 155

O primeiro artigo ps-56 de Michaele foi O ndio e a Literatura Brasileira. Reclamou Faris que a influncia amerndia no tinha sido devidamente analisada, isto , estudada com critrio menos pessoal e subjetivo at aquela poca (MICHAELE, 1956a). As discusses anteriores das relaes raciais, travadas tanto por brasileiros como por estrangeiros, eram baseadas em observaes pessoais. Um excelente exemplo histrico a pesquisa antropolgica de Donald Pierson, que retratou relativa harmonia racial na Bahia (SKIDMORE, 2001, p.63)4. Michaele sugeriu, queles que quisessem tratar do ndio em face da literatura brasileira, estar ao corrente dos novos requisitos, exigidos pela apreciao literria, os quais, sem dvida, se inspiram nos mais modernos e racionais critrios cientficos, isto , ter que usar de mtodo objetivo e relativista (MICHAELE, 1956a, p,1). Num outro artigo, da mesma edio, Michaele (1956b) discute as diferenas implicadas nos termos Raa e espcie. Depois de discutir os termos e citar bilogos, antroplogos e etnlogos, Michaele confessa a dificuldade que sente ao fazer distino das raas, e que somente nos agrupamentos mais primitivos, de carter tribal, que o problema poderia receber alguma luz. Dessa discusso, Michaele (1956b, p,14) tirou cinco concluses: (a) a raa, espcie e variedade so termos confusos devido apreciao demais pessoal dos estudiosos; (b) havendo poligenismo e homogenismo humano, o certo que existe apenas uma espcie humana viva, com vrias ramificaes ou raas; (c) a classificao natural por classes e ordens facilitaria a compreenso dos alunos e professores para fins didticos; (d) a fisiologia, os fatos sociais e a prpria interfecundidade das vrias raas, esto a nos dizer que no h abismo intransponvel entre elas; (e) os novos mtodos - objetivistas, relativistas, livres dos processos simplistas fazem o homem adquirir conscincia de seu papel no cosmos procurando sempre estudar a si e a seus semelhantes em funo dos elementos internos e externos, responsveis pela variedade existente entre as referidas raas5. Foram necessrios muitos anos para que se reunissem os dados quantitativos que podiam fornecer a base para um retrato mais cientfico sobre raa e cor, em parte, porque os governos brasileiros no viam nenhuma necessidade de coletar tais dados (SKIDMORE, 2001, p.63). Influenciado por leituras sobre raa e espcie, a comear por Euclides da Cunha cujos discursos agregam mais indcios artsticos do que cientficos, Faris Michaele gerou uma forma prpria de estudar raa e espcie. Quanto mais percebemos sua vontade de escrever sobre os temas, mais percebemos os indcios culturais que a percepo de Faris captou.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 156

Em A Lngua Tup ou Geral Michaele (1956c) classifica certos autores como de bom senso e outros como sandeus. Dentre os de bom senso Faria cita: Ferno Gardim, Almir de Andrade e Simo de Vasconcelos. Dentre os sandeus, Faria menciona: Pedro de Magalhes Gandavo, Gabriel Soares de Souza e Vicente do Salvador. Com base na leitura de publicaes destes trs ltimos autores, Michaele (1956c, p.7) afirma que a enorme sandice que escreveram foi que os amerndios no tem f, nem lei, nem rei por no possurem estas letras [F, L, R] em seu idioma. Nesse artigo, comeamos a perceber uma atitude cientfica de Michaele ou, ao menos, tentativas dele de mostrar como fazer estudos cientficos. Mais ao final do artigo disse:
A esta altura, e j que s temos tratados de escritores antigos, justo que, bem estudados nas asseres relativos riqueza da lngua geral braslica, procuremos, sem demora, uma arrasante investida contra um viajante francs, Ch-M. de la Condamine6, que em seu trabalho, Viagem Amrica Meridional p.45-46 se espanta dos idiomas sul-americanos, entre os quais inclue o nosso: diz le que em nenhum deles [idiomas] encontrou trmo que traduzisse tempo, durao, espao, ser, substancia, matria, corpo, virtude, justia, liberdade, reconhecimento e ingratido. So, como se v, vocbulos que implicam idias mui abstratas e civilizadas. Todavia, no obstante ser a nossa uma lngua selvagem, ainda assim provaremos que ela tinha expresses para a quase totalidade das mesmas (MICHAELE, 1956c, p. 7).

E em seguida, Michaele traduz para o tupi todas as palavras que o francs Charles M. de La Condamine disse no ter encontrado. Comea a ficar clara, para ns, no somente a iniciativa cientfica dos artigos de Michaele, mas tambm o que ele queria dizer com apreciaes demais pessoal das leituras que havia feito at ento. De acordo com Michaele, a descrio que Charles M. de La Condamine fez dos ndios em Viagem Amrica Meridional pode ser considerada um estudo com apreciaes pessoais, pois Condamine no se prendeu a investigaes lingusticas. Esta era a crtica de Michaele: um estudo objetivo seria aquele em que, ao falar da lngua do idioma indgena, teria que se levar em conta a capacidade intelectual do nativo de falar. Pode-se pensar tambm que, por trs da inquietao, do idealismo racional, e da preocupao com o cientificismo haja a figura de um homem que no esquecia seus princpios filosficos e tentava concili-los com a defesa dos interesses igualitrios, democrticos e nacionais. Queremos pensar que, assim como Tocqueville, Michaele conservava a inspirao do pensador/homem de ao, que no abria mo de fundamentar filosoficamente seus pontos de vista, mas que, por outra parte, no pretendia ficar no mundo pacfico da teoria, achava que o seu compromisso fundamental era de ordem histrica, no sentido de ajudar a transformar as instituies, na busca de formas mais humanas de convvio social (RODRIGUEZ, p.2).
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 157

Se, como disse o filsofo Jean-Luc Nancy, todo ser humano expoente do mundo para o mundo, e se havia circulao de ideias de democracia e solidariedade racial, ento esse assunto nos interessa, porque queremos nos colocar como agentes de um processo em curso. Ao fundarem uma comunidade, ou como quer Tocqueville, uma comunidade cvica, permitiram, naquele momento, certo tipo de juzo, gosto e mundo, permitindo que, neste momento, se pudesse ler e traduzir aquele mundo7.
Do tempo quando o exerccio do intelecto se transformou em uma fonte de fora e de riqueza, ns vemos que cada adio cincia, cada verdade fresca, e cada idia nova se transformaram em um germe do poder colocado ao alcance dos povos. Poesia, eloquncia, e memria, benevolncia da mente, fulgor da imaginao, profundidade do pensamento, e todos os presentes que o cu dispersa em um risco, voltaram para a vantagem da democracia; e mesmo quando estavam em posse de seus adversrios, ainda serviam sua causa jogando ao relevo a grandeza natural do homem. Sua propagao da conquista, conseqentemente, com aquelas da civilizao e do conhecimento; e a literatura transformou-se em um arsenal aberto a tudo, onde o pobre e o fraco recorriam diariamente para os braos (TOCQUEVILLE 2001. p.28).

Ao falar da circulao, Jean-Luc Nancy (2004, p.19) disse:


No h outro sentido, se me permite dizer assim, que o sentido da circulao o qual vai em todos os sentidos simultaneamente, em todos os sentidos de todos os espao-tempo abertos pela presena na presena. Todas as coisas, todos os seres, todos os existentes, os passados e os futuros, os vivos e os mortos, os inanimados, as pedras, as plantas, as ferramentas, os deuses e os homens, quer dizer, aqueles que expem como tais a participao e a circulao ao dizer ns, ao dizer-se ns em todos os sentidos possveis de tal expresso, e ao dizer-se ns pela totalidade do existente.

Nancy argumenta que atravs da circulao que encontramos e articulamos o ser comum de comunidade. O que Michaele levanta, cria, ou pe em circulao, a falta de intelectualidade para tratar da questo racial no Brasil. Sua crtica vem de anos, e talvez agora possamos comentar o assunto com mais objetivismo e decncia, sem usurpao, para no dizer latrocnio racial, o que nos desvalorizaria perante os demais povos do mundo civilizado (FARIS, 1956c, p. 3), a seu gosto. Ainda no mesmo ano e na mesma edio, Michaele (1956d) publica um extenso artigo para falar sobre O sangue indgena na constituio do povo brasileiro. Consultou dados do ltimo censo (1950)8 para comentar e defender a ideia de que muito ainda restava para uma interpretao e compreenso das populaes brasileiras. No s isso, ao se apoiar nas obras Seixos Rolados de Roquette Pinto em (1927) e Introduo Antropologia Brasileira de Arthur Ramos (1943), Michaele nos faz enxergar que o trabalho desses dois

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 158

autores, ainda que baseados em dados do censo, eram desconcertantes em relao realidade demogrfica brasileira9. Referiu-se a Jos Verssimo Dicionrio Histrico, Geogrfico e Etnogrfico do Brasil, Gilberto Freyre e Clovis Bevilaqua. Deu o adjetivo de valoroso esprito a Slvio Romero que com tanto amor, tem estudado as questes de etnografia brasileira. Citou Gustavo Barroso em Terra do Sol, Djacr Menezes em O outro Nordeste, Luis da Cmara Cascudo em Geografia dos Mitos, Jos Amrico de Almeida em A Paraba e seus problemas, Coriolano de Medeiros, Romrio Martins, Rocha Pombo, Nascimento Junior e Gal. Souza Docca (MICHAELE, 1956d, p.14), todos esses autores tiveram o tema da mestiagem em comum em seus estudos e, segundo Michaele (1956d), todos concordavam que no se podia mais falar em raa pura, mas em mestios. O que refora nossa ideia dos encontros de Michaele com Tocqueville, pois este definiu raa como colees de indivduos (GAHYVA, 2009, p.553). Coleo de indivduos mestiados. A partir da, nota-se uma diferente abordagem nos artigos de Michaele. Ele j no critica maus escritores, nem estudos realizados s pressas por determinados estudiosos. Da irritao, deu espao para a transmisso do conhecimento. A partir de 1958, observa-se um Michaele mais atento s suas vontades filosficas. Dois anos se passaram desde sua suposta leitura de Tocqueville, e inmeras outras de outros escritores, que o fez continuar com os estudos sobre raa. Foram dez anos de pesquisa e circulao de ideias Dez anos de criao de artifcios para legitimar o mito indgena. Comeamos a perceber o escritor engajado na escrita cientfica da qual tanto achava falta.
Nunca poderemos compreender bem o esprito de uma cultura, sem que, antes e acima de tudo, aprendamos o lngua em que se expressa o povo dessa cultura. [...].Numa poca de tanta curiosidade e tanta elevao de miras, quando at idiomas de pigmeus africanos so minuciosamente vasculhados, o GIGANTE BRASIL prima por ridicularizar essas iniciativas, atravs de sua imprensa mal orientada e mal preparada, na sua quase generalidade (Michaele , 1959, p.3-8). Faz-se necessrio que remontemos aos troncos fundamentais, pra que possamos melhor compreender o fenmeno da persistncia ou no das caractersticas distintivas das raas, ao mesmo tempo que passamos em revista as teorias das cousas biolgicas, fsicas e culturais, que presidem do nascimento de novas raas ou novos tipos (MICHAELE, 1960, p. 13).

Nancy opina que a literatura, que est sempre interrompendo mitos, no cessar at que tenha restabelecido uma continuidade alm desta interrupo. Michaele no soube o que estava interrompendo, sabia apenas que estava inaugurando um curso novo, uma inciso que nomeou mito. Nancy diz que a literatura interrompe a si mesma e que isto ,

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 159

essencialmente, o que faz dela literatura (escrita) e no mito. Ou, melhor, o que se interrompe - discurso, cano, gesto, voz, narrativa ou prova - que literatura (ou escrita). Precisamente, o que interrompe ou suspende seus prprios mitos (NANCY, 2004, p.72).10
Como todos podero verificar, atravs de minhas aulas e de meus escritos, apenas combato a injusta preferncia que se est dando aos estudos afronegristas, em detrimento do caboclo e do ndio. O que no admito que queiram, agora colocar o mulato acima do mestio lusoamerndio. Se no era melhor, este ltimo, tambm no posso conceb-lo pior, o que j cheirava racismo s avessas (MICHAELE, 1969, p. 3-8).

neste evento que Faris e Tocqueville compartilham a necessidade de interpretar uma nova configurao social e interromper algo j estabelecido. O grande temor de Tocqueville era que a busca dos interesses privados, marca da moderna tica do trabalho, prevalecesse sobre a vocao cvica das populaes (norte-americanas), afastando-as, cada vez mais, das questes de natureza pblica. Naquele mundo que priorizava interesses materiais, ele receava que os homens se distanciassem dos problemas que no se relacionassem as suas satisfaes pessoais (GAHYVA, p. 562). Michaele tentou fugir das prioridades materiais, afugentou-se na filosofia e na literatura para participar da vida pblica. Ele sabia que suas propostas de interveno social seriam estreis quando no articuladas com a prtica associativista, comunitria, institucional e cultural. Sua apatia poltica sinal de descrena. O pensamento de Tocqueville, segundo Gahyva (p.565), era que ou se vive em sociedade e os interesses tendem a coincidir, ou se, j constituda uma civilizao, os interesses da raa superior prevalecero, pois o principal sinal de sua prioridade a sua posio dominante na hierarquia social. Toda a teoria racial e toda prtica associativista trazida tona por Michaele e pelos encontros com Tocqueville vem nos lembrar das normas e valores de comunidade. So elas: relaes de reciprocidade e cooperao, compartilhamento, oferta, ideal de igualdade e confiana entre indivduos, ao coletiva, exposio, e o combate ao isolamento. A arte de alcanar em conjunto o alvo das aspiraes comuns ter o privilgio e a habilidade de fazer da experincia, de escritor, a experincia de outros. A arte de comunicar traduzida por Jean-Luc Nancy (2004, p.30) nestas palavras:
O que conta na arte, o que faz arte da arte (o que faz do homem o artista do mundo, quer dizer, expoente do mundo para o mundo), no o belo nem o sublime, no a finalidade sem fim nem o juzo do gosto no a manifestao sensvel, nem a prtica da verdade, tudo isso, sem dvida, mas de outro modo: o acesso distante origem, em sua distncia mesma, o tato plural da origem singular. E tal o que sempre quis dizer a imitao da natureza. A arte sempre cosmogonia, mas expressa
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 160

a cosmogonia como o que : necessariamente plural, disfarada, discreta, toque de cor o timbre, frase ou massa pregada, resplendor, aroma, canto ou passo suspenso, j que o nascimento de um mundo (e no a construo de um sistema). Um mundo, so necessrios sempre tantos mundos para fazer um mundo.

A relao de mito e de comunidade est na exposio do trabalho literrio. Para que algo seja comum, ou para que esteja em um estado de comunidade, deve sofrer o efeito da exposio. A histria de Michaele comunica trabalhos, ideias e pensamentos que, ao serem compartilhados, abriram uma possibilidade, uma oferta de circulao do iderio de raa, um projeto pessoal dele. A elaborao de suas teorias acerca da raa amerndia teve de ser ajustada e modificada ao contexto local. Seus debates sobre a evoluo das raas, circulando ideias de igualdade democrtica, estavam diretamente relacionados ao estabelecimento de uma nova sociedade. Parafraseando Christopher Fynsk, no prefcio de Inoperative Community, uma coisa pelo menos clara: se no encararmos tais questes, o poltico nos desertar completamente, se isso j no foi feito. Seremos abandonados tecnologia poltica e econmica, se isso j no foi feito. E isto ser o fim da nossa comunidade, se isso ainda no ocorreu (NANCY, 2004).

NOTAS DE FIM
1 2

O Centro Cultural Euclides da Cunha funcionou por trs dcadas (fim de 1940 e fim de 1970). Alexis de Tocqueville era francs. Entre os anos de 1831-1832 esteve nos Estados Unidos para realizar uma pesquisa sobre o sistema prisional norte-americano. Impressionou-se pela eficcia do regime democrtico que l vivenciou. E desta experincia na Amrica extraiu material para escrever um dos maiores clssicos da sociologia poltica moderna: A Democracia na Amrica, em 1835. Armado apenas com seus cadernos de anotaes e sua inteligncia, Tocqueville preencheu centenas de pginas com suas observaes e entrevistas feitas ao longo dos nove meses em que percorreu 17 dos Estados e 2 dos Territrios norte-americanos (na poca eles eram 24, com 13 milhes de habitantes). Padecendo inmeros perigos ao percorrer um territrio ainda selvagem, foi de Nova York a Nova Orleans, retornando pelas Carolinas e Virgnia at reembarcar de volta Paris, em 3 de fevereiro de 1832. Mal desembarcando no cais de Nova York em 10 maio de 1831, Alxis de Tocqueville teve que refazer o referencial terico em que se formara. O que ele e seu colega, o jurista Gustave de Beaumont, viram nos Estados Unidos no constava em nenhuma obra conhecida. No se tratava da democracia grega, que ele estudara nos clssicos quando aluno do College Royal, em Metz, ou no Liceu de Direito, em Paris, na qual somente uma minoria era cidad ativa. Naquela nova terra que ele se disps a desbravar, um indito tipo de regime estava em formao, algo at ento inexistente nos anais da humanidade. (Educaterra, 2009). Esto disponveis na biblioteca do Centro Cultural os exemplares: TOCQUEVILLE, Alxis. Democracy in Amrica de 1956; GOBINEAU, Gustave de. Adelaide suivi de Mdemoiselle Irnois, 1959; e RAEDER, Georges. D. Pedro II e o conde de Gobineau. Correspondncias inditas. So Paulo: Cia Editora Nacional, 1938. Coleo Brasiliana, Biblioteca Pedaggica Brasileira. Srie 5, v. 109. H mais de 10 obras de Donald Pierson na estante da biblioteca particular de Faris Michaele. Alem disso, o Centro Cultural Euclides da Cunha recebia periodicamente um exemplar da Revista de Sociologia, dirigida por Pierson.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 161

Este artigo foi uma sinopse de uma aula ministrada por Faris ao 2ano do Curso de Geografia e Histria de Ponta Grossa. Charles Marie de la Condamine foi o primeiro cientista a descer o curso do rio Amazonas, publicando na Europa um conjunto de descries da geografia, fauna e flora da bacia amaznica e em muito contriburam para despertar o interesse da comunidade cientfica pelo seu estudo. Com todos os mritos para a Universidade Estadual de Ponta Grossa, no estado do Paran, que conserva e mantem esses documentos, que so mais de 15.000 exemplares de livros, entre obras raras e 24 exemplares do Tapejara. A primeira vez que se contou a populao brasileira, em 1872, o Brasil ainda vivia em regime de Imprio. A partir de 1890, a cada dez anos so publicados nmeros sobre demografia, natalidade, fecundidade, trabalho, famlia, domiclios, migrao, raa e educao da populao brasileira. Em 1910 e 1930, no foram realizadas as pesquisas devido a impedimentos polticos. At 1936, o Censo era feito pela Direo Geral de Estatstica, mas em 1940, o IBGE passou a realizar as pesquisas domiciliares. Fonte: Correio Braziliense. http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=917. O primeiro censo nacional, em 1872, inclua poucos dados socioeconmicos, e os censos seguintes, de 1890, 1920, 1940, 1950, 196o e 1970, no tinham dados sobre educao, renda ou ocupao segundo raa. Em 1970, nenhum dado sobre raa foi coletado. Assim, antes do final dos anos 1970 era impossvel que os demgrafos analisassem padres divergentes de oportunidades (educao, morbidade, mortalidade etc.) entre pessoas das quatro categorias raciais normalmente utilizadas no censo: brancos, pretos, pardos e amarelos. Era impossvel, portanto, fazer comparaes internacionais quantitativamente significantes. Para compreender o sistema de relaes raciais do Brasil os estudiosos dependiam de mtodos anedticos ("observao participante"era o termo mais polido) (SKIDMORE, 2001, p.64-65).. Traduo livre do original: Or, better, what interrupts itself discourse, song, gesture, voice, narrative or proof that is literature (or writing). Precisely, what interrupts or suspend its own mythos (NANCY, p. 72).

10

REFERNCIAS GAHYVA, Helga. Tocqueville e Gobineau no mundo dos iguais. Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, vol. 49, n.3, 2009. MICHAELE, Faris. O ndio e a literatura brasileira. Tapejara. Ano 6, n.17, Ponta Grossa, Jun. 1956a. MICHAELE, Faris. Espcie e raa. Tapejara. Ano 6, n.17, Ponta Grossa, Jun.1956b. MICHAELE, Faris. A lngua tupi e geral. Tapejara, ano 6, n.18. Dez. 1956c. MICHAELE, Faris. O Sangue indgena na constituio do povo brasileiro. Tapejara, ano 6, n.18. Dez. 1956d. MICHAELE, Faris. Em abno de Euclides da Cunha. Tapejara, ano 6, n. 21. Set. 1959. MICHAELE, Faris. Formao das raas e o problema da Evoluo. Tapejara. ano XI, n.22, 1960. MICHAELE, Faris. Ser singular plural. Madri: Grafica Pedraza, 2002. NANCY, Jean-Luc. The inoperative community. University of Minnesota (US): 2004.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 162

TOCQUEVILLE, Alexis. Democracy in America. New York: A Signet Classic, 2001. RODRIGUEZ, Ricardo Vlez. Estratgia e poltica internacional, segundo Tocqueville (1805-1859). Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponvel em: www.ufjf.edu.br/defesa SKIDMORE, Thomas E. Temas e metodologias nos estudos das relaes raciais brasileiras. Novos Estudos. n. 60, Jul. 2001. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/08/04/001.htm. Acesso em: junho de 2009.

Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicao

ISSN 1981-9943

Blumenau, v. 3, n. 2, p. 153-163, mai./ago. 2009 145

Potrebbero piacerti anche