Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE LETRAS

CARLOS EMANOEL FERREIRA FRANA

A PRODUO DE TEXTOS ACADMICOS

Seropdica RJ Outubro de 2012

CARLOS EMANOEL FERREIRA FRANA

A PRODUO DE TEXTOS ACADMICOS

Resenha apresentada Professor Doutor Gilson Freire, na disciplina Produo e Prtica de Texto Cientfico (IH 4040).

Seropdica - RJ Outubro, 2012

SIMES, Darclia A produo de textos acadmicos Texto de palestra apresentada no Congresso da Ps-graduao em Letras da FFp-UERJ,2005.

Darcilia Simes, Doutora em Letras Vernculas (Lngua Paortuguesa, UFRJ, 1994), professora adjunta do Setor de Lngua Portuguesa da UERJ (Insituto de Letras Depto LIPO), Coordenadora do Curso de Especializao em Lngua Portuguesa e 1 Lider do GrPesq (CNPq) Semitica, Leitura e Produo de Textos. A obra trata do preparo do graduando no que tange a produo acadmica, os desafios dos docentes frente a novas regras e como enfrentar os problemas causados por uma preparo inadequado do aluno para que este tenha condies de produzir pesquisas de qualidade. Empobrecido desta fomar que a autora qualifica negativamente a situao dos cursos de graduao, devido reduo da carga horria que destaca sistemtica devido aos cortes no oramento. Simes afirma que a pesquisa visa a descoberta de bens e servios que podem aumentar o confroto do ser humano e melhorar-lhe a qualidade de vida. Porm, tal afirmao genrica, uma vez que no o fim de todas as pesquisas a melhoria da qualidade de vida do homem. A autora destaca tambm que a pesquisa tem como forte aliada a Internet que auxilia na circulao do conhecimento e que por esse motivo, necessrio desenvolver hbitos de estudos voltados para a leitura. Pois atravs de um estudo que visa busca do conhecimento que pode haver uma continuao de pesquisas de qualidade. Tal ao desenvolveria um profissional melhor qualificado. O texto enfatiza que a cincia tem avanado pro meio da informao, pois por ela que tomamos conhecimento do que acontece em diferentes culturas. Os textos cientficos so tambm veculos de informao destaca a autora. Porm, muitas monografias, dissertaes e teses ficam esquecidas, restritas apenas a consultas. Para a autora necessrio que a informao contida nos trabalhos acadmicos tenha circulao. Darcilia salienta que os textos cientficos sofrem do que chama de uma crise bipolar buscando uma valorizao do texto monogrfico, mas deixando o relator a merc de seu despreparo. Simes critica o fato de a LDBEN n 9394/96 ter transformado o texto acadmico em mais um processo burocrtico, sem nem ao menos haver preparado uma estrutura adequada de orientao. Aponta ainda para o fato de o professor no tem condies de orientar o

graduando, uma vez que as turmas possuem um nmero excessivo de alunos, alm do fato de ele no haver recebido a formao especfica. Para tentar amenizar os problemas so criados manuais de redao que pretenderiam organizar as ideias do estudante. A autora traz a tona o fato de que o mercado editorial impe o que chama de barreiras publicao do texto acadmico fazendo com que o redator fique sem estmulo para produzir. Tal argumentao tranforma as editoras em carrascas dos textos acadmicos, que de certa forma compreensvel, ja que Simes destaca que h textos mal produzidos, portanto inviaveis publicao. Conhecer sobre o que se escreve e a maneira correta de se escrever fundamental para validar um texto enfatiza a autora. Ela aponta que necessrio tomar nota do material pesquisado por meio de fichamento, resumo e resenha so mtodos eficazes para uma pesquisa bem sucedida e ferramenta eficaz para consultas futuras. No entanto necessrio saber como estudar e atravs da leitura que o conhecimento ampliado. Ler uma atividade em constante evoluo. Seja ela verbal ou no verbal atravs dela que compreendemos o mundo ao nosso redor. A leitura faz parte do nosso dia-adia. O habito de ler precisa ser adquirido, desenvolvido e apaerfeioado como etapa e instrumento indispensvel no aprender a estudar. Estabelece a autora. Simes enfatiza que o aprendizado de prticas leitoras deveria ter seu incio na prescola. Observamos ento que tal afirmao visa um melhor preparo do estudante que atualmente, no , ou mal preparado na compreenso de textos, fator este que se reflete na graduao, atravs de pesquisas mal elaboradas. Vemos no texto, que Simes traa uma relao entre a produo acadmica e a curiosidade, para ela essa curiosidade que da bse pesquisa. Porm, esta afirmao contradiz o argumento utilizado pela prpria autora de que para concluir a graduao o aluno tem por obrigao de apresentar ao final do curso uma monografia, estabelecido pela LDBEN. A autora evidencia o fato de que os alunos que com apenas 16 anos ja ingressam na faculdade. O que significa na concepo de Simes dois anos a menos de prtica leitora que se somados ja citada m qualidade do ensino. Gerando um aluno sem preparo para a vida acadmica. A respeito disso destaca-se ainda que este aluno, no tem preparo psicolgico, para enfrentar os desafios de uma rotina acadmica, uma vez que est em uma fase da vida que naturalmente conflitante.

Potrebbero piacerti anche