Sei sulla pagina 1di 2

PLO DE LIMOEIRO DO NORTE CURSO: ESPECIALIZAO EM GESTO PBLICA DISCIPINA: ESTADO, GOVERNO E MERCADO.

PROFESSORA: MARIA DO CARMO TEDESCO ALUNA: MARIA IVONEIDE DO NASCIMENTO Atividade 3 Relaes de Trabalho no Estado do Bem-Estar Social A agenda Neoliberal defende ser necessrio desregular os mercados porque o nmero excessivo de regras e controles estatais sobre a economia inibe os investimentos privados, comprometendo o crescimento econmico. Embora orientada para diversas esferas das relaes econmicas, a desregulamentao focou, em especial, as relaes de trabalho, pois a quantidade de leis e de restries trabalhistas criada pelo Estado de bem-estar social inibiria as contrataes pelas empresas, impedindo a criao de empregos. Elabore um texto analisando as relaes de trabalho no Estado do Bem-Estar Social, considerando os motivos que levaram ao seu surgimento.

O Estado do Bem-estar social um tipo de organizao poltica e econmica que garante padres mnimos de educao, sade, habitao, renda e seguridade social a todos os cidados, sendo que esses servios assistenciais so pblico e reconhecidos como direitos sociais. O Estado do Bem-estar social surgiu em razo de lutas das classes trabalhadoras, sendo resultado de um longo e difcil processos de lutas sociais, definiuse aps a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de garantir padres de qualidade de vida da populao reduzindo os excessos de desigualdade produzidos pela natureza concentradora do capital. Neste a gerncia estatal, interfere nas leis de mercado e assegura aos seus cidados um patamar mnimo de igualdade social e um padro mnimo de bem-estar. O controle do Estado sobre o mercado impede a criao da vantagem de competio tornando o Estado oneroso, pois o aumento das despesas sociais inerentes ao Estado do bem estar social em detrimento aos investimentos tecnolgicos prejudica

os crescimento e o desenvolvimento econmico do mesmo, melhor dizendo a produo diminui enquanto as despesas sociais aumentam. Com a globalizao este modelo de Estado enfrentou serias dificuldades internas, inflao, desemprego, reduo de incentivos para o trabalho, a falta de inovaes tecnolgicas, limitou-se a liberdade humana e no conseguiu fornecer estrutura suficiente para minimizar a pobreza. Os defensores do neoliberalismo apontam que nesse sistema h um capitalismo do Estado, pois ao invs dos trabalhadores se dirigirem aos patres estes se dirigem ao Estado burocratizando as demandas sociais. As desigualdades sociais e econmicas enraizadas no domnio dos mercados e na consequente concentrao de riquezas ainda se perpetuaro por muito tempo. Se o Estado do Bem Estar Social no conseguiu solucionar todos os problemas de natureza econmica, ao menos possua uma preocupao social em suas aes. J o mesmo no se pode dizer do modelo neoliberal que nega todas as conquistas sociais, no exerce controle sobre a economia e deixa que o mercado se encarregue de tudo estimulando as pessoas ao consumismo e expondo os trabalhadores as incertezas dos mercados. As conquistas sociais e os sindicatos de uma forma geral, assim como tudo o que tenha a ver com igualdade e justia social passam a serem os viles da economia. O Estado age de forma mnima e a riqueza concentra-se nas mos de poucos que dominam as classes inferiores havendo um abismo na distribuio de riquezas, ficando governo e sociedade refns dos domnios dos mercados.

Potrebbero piacerti anche