Sei sulla pagina 1di 5

Cidades globais e megacidades

Na foto, Munbai, ndia

Milton Santos chama a ateno para o importante fato de que no h um espao global, mas apenas espaos da globalizao, ligados por redes. Prope que a globalizao seja encarada na perspectiva de uma geografia das redes. As cidades globais so exatamente os pontos de interconexo privilegiados da rede de fluxos da globalizao, do espao de fluxos. Deve ser lembrado que as cidades globais, uma definio qualitativa, no coincidem necessariamente com as megacidades, aglomeraes com mais de 10 milhes de habitantes, de acordo com a O N U, definidas por um critrio quantitativo. Zurique, na Sua, em 2000, tinha 955 mil habitantes, em 2005 dever ter 984 mil (World urbanizaton prospects: the 2003 revision), mas uma cidade global pelo papel de comando que desempenha na rede urbana mundial. sede de importantes empresas e apresenta alta densidade de objetos tcnicos conectando-a aos fluxos globalizados. H poucas pessoas marginalizadas nessa cidade sua. Por outro lado a regio metropolitano de Dacca, em Bangladesh , no mesmo ano tinha 10,2 milhes de pessoas (em 2005 devero ser 12,6 milhes), sendo, portanto uma megacidade, mas no uma cidade global, devido carncia de objetos tcnicos e sua reduzida importncia em termos de servios globais financeiros, comerciais, tursticos etc. Alm disso, uma grande parcela de sua populao est abandonada, desconectada, marginalizada dos fluxos globais. Feita essa distino, somos levados a discordar de Castells quando diz: As megacidades articulam a economia global, ligam as redes informacionais e concentram o poder mundial.

As responsveis por isto so as cidades globais, onde h maior densidade de objetos tcnicos, e no as megacidades. que coincide de algumas das maiores megacidades do mundo serem tambm cidades globais - Nova York e Tquio (duas das quatro mais importantes), alm de Los Angeles, Cidade do Mxico, So Paulo, Osaka, Jacarta, Xangai, Pequim e Buenos Aires. Por outro lado, as outras duas das quatro mais importantes cidades globais Londres e Paris - no so consideradas megacidades, segundo o critrio da ONU, pois tm menos de 10 milhes de habitantes.
SENE, Eustquio de. Globalizao e espao geogrfico. So Paulo: Contexto, 2003. p. 135-6.

Os Tecnopolos ou cidades tecnolgicas O conceito de tecnopolo foi posto em prtica pela primeira vez no Japo, quando o governo realizou uma poltica de instalao de vinte cidades cientficas. A idia ganhou fora na Europa, mais especificamente na Frana; porm o melhor exemplo o Silicon Valley (Vale do Silcio), no estado da Califrnia (EUA). Um novo tipo de capital se destaca na era da informao: o capital intelectual. Existe uma sociedade ps-industrial que valoriza esse capital e cujas indstrias no dependem de grandes concentraes urbanas. Por isso, os tecnopolos so criados em cidades onde a qualidade de vida melhor. O conceito de tecnopolo rene em si, o capital intelectual, apoio governamental em ensino e tecnologia e investimento da iniciativa privada que busca aplicao de conhecimento em suas linhas de produo.

Sede da gigante Google em Silicon Valley

Eles podem nascer espontaneamente ou ser planejados (technoples), entre eles: Montpellier, Lyon e Nantes, Toulouse e Paris. No Japo, destaca-se Tsukuba. Esses centros so sustentados pela aliana entre o governo, a iniciativa privada e o meio acadmico (universidades e pesquisas).

Essa busca pela qualidade de vida em cidades mdias chamada contrametropolizao, uma vez que no se trata de um retorno s zonas rurais, uma busca de estruturas de cidades que ofeream recursos e facilidades, mas que tambm prezam pela qualidade de vida. Nos tecnopolos no existe uma cadeia industrial baseada na complementao de produtos, e sim uma produo em que o principal capital o conhecimento. A infra-estrutura de fibra ptica, de internet de banda larga e telecomunicaes condio essencial para a instalao dos tecnopolos. Outro ponto fundamental a universidade. No Brasil, a pioneira a Unicamp, em torno da qual se desenvolveu o tecnopolo de Campinas. Destacam-se tambm, So Jos dos Campos (Instituto Tecnolgico da Aeronutica) e So Carlos (Universidade Federal de So Carlos).

Cidade de Campinas, SP, cidade responsvel por 4% do PIB brasileiro. Um dos maiores plos de cincia e tecnologia com 89 mil alunos matriculados no ensino superior, devido ao seu grande tecnopolo, Campinas um dos maiores centros econmicos da Amrica Latina.

Potrebbero piacerti anche