Sei sulla pagina 1di 10

RESUMO DO LIVRO MEDICINA LEGAL TEXTOS E ATLAS (HYGINO):

Parte 1: Introduo Medicina legal:


1. Captulo 1 Noes de Direito. Normas Morais e Normas Jurdicas: 2. Captulo 2 Histria, Conceituao e Diviso da Medicina Legal:
2.1. Dos Primrdios Idade Moderna:
Os primeiros sinais de uma relao ntima entre a Medicina e o Direito remontam aos registros da Antiguidade. No seio dos povos antigos, o poder dependia principalmente da fora, mas tambm emanava de lderes que alardeavam dons especiais, fruto de seu alegado relacionamento com os deuses, os sacerdotes. Estes eram o arauto da lei divina, e era, a um s tempo, legislador, juiz e mdico. A primeira citao do exame mdico de uma vtima de homicdio refere-se morte de Jlio Csar. Seu corpo foi examinado por Antistius, um mdico que pertencia ao seu crculo de amizades, no ano 44 a.C. Constatou a presena de 23 golpes, dos quais apenas um foi mortal. Mas o exame no foi feito como perito mdico, e sim na qualidade de cidado do Imprio Romano. O primeiro registro de uma obra escrita de Medicina Legal vem da China. o Hsi Yuan Lu, um volumoso manual para a aplicao dos conhecimentos mdicos soluo de casos criminais e ao trabalho dos tribunais, publicado pela primeira vez em 1248. A obrigatoriedade da percia mdica em mortes violentas s foi decretada, de acordo com os registros disponveis, em 1507, na regio da atual Alemanha, pelo Cdigo de Bamberg. Assim mesmo, sem a abertura dos corpos, apenas a inspeo externa.

2.2. A medicina legal nos sculos XVI, XVII e XVIII:


A necropsia forense s foi permitida com a promulgao da Constitutio Criminalis Carolina, o grande marco da histria da Medicina Legal no sculo XVI, promulgada pelo Imperador Carlos V, em 1532. Mas ainda no tornava a necropsia compulsria. Podemos dizer que essa constituio abrigava o embrio da Medicina Legal como uma disciplina distinta e individualizada. Entretanto, no seria francesas as obras mais importantes deste perodo. Teriam origem na Itlia. Em 1957, um mdico de mola, publica o livro Methodus Testificandi, em que estuda problemas mdico-legais de traumatologia, sexologia, e toxicologia, com auxilio de casos ilustrativos. Durante o sculo XVII, alm dos italianos, tambm despontaram grandes autores alems na Medicina Legal. Assim que, em 1650, surge o primeiro curso especializado em Medicina Legal. Foi lecionado na Universidade de Leipzig, por Michaelis. Em 1682, na Bratislvia, Schereyer usou

a chamada prova hidrosttica de Galeno em um caso de infanticdio, substituindo, pela primeira vez, as confisses obtidas mediante tortura por prova tcnica. Foi no sculo XVIII que surgiu, em Berlim, a primeira publicao especializada em Medicina Legal. Comeou a circular em 1782, editada por Uden e Pyl.

2.3. Sculo XIX: A era do ouro da Medicina Legal:


As modificaes legais introduzidas na Frana pela Revoluo de 1789 modificaram muito o seu direito processual. Em primeiro lugar, o cdigo criminal, promulgado por Napoleo em 1808, desfechou golpe mortal nas prticas jurdicas secretas e inquisitrias dos sculos precedentes. O trabalho dos juzes e o parecer dos mdicos passaram a ser pblicos. Antes da Revoluo, o segredo dos pareceres acobertava a incompetncia e a venalidade em numerosos julgamentos. Em segundo lugar, o interesse pelo social fez com que a medicina preventiva se desenvolvesse mais, j que a plebe e a burguesia, classes menos favorecidas que a nobreza, eram as mais atingidas quando da ecloso de epidemias. Como os mdicos oficiais eram responsveis tanto pelos pareceres para a justia como pela implementao de medidas de sade pblica, as duas reas foram fundidas, no que passou a se chamar de medicina pblica. Devergie, em 1834, iniciou o primeiro curso prtico de Medicina Legal na Frana. Mas, em razo das dificuldades de ordem poltica que encontrou, teve durao de apenas dois anos. Em 1835, escreveu a obra Mdicine Lgale, Thorique et Pratique. Esse curso, contudo, foi reaberto em 1878, por Brouardel, que dispunha de condies ideais para faz-lo. Ele era o inspetor da morgue e assistente de Tardieu, catedrtico de medicina legal de Paris.

2.4. A Medicina Legal no Brasil:


Durante sculos, obedecemos orientao intelectual e cultural portuguesa. Como Portugal custou a desenvolver sua Medicina Legal, tivemos que abrir caminho por ns mesmo, do que resulta ser nula a influncia da Medicina Legal portuguesa sobre a brasileira. O Brasil no tem, felizmente, de que se envergonhar. Seu aprimoramento cientfico, no que tange Medicina Legal, o coloca em condies que deixam pouco a desejar com relao aos pases mais desenvolvidos, em face dos progressos realizados.

2.5. Conceito de Medicina legal:


Se citarmos as expresses com que alguns autores definiram a Medicina Legal, veremos que o contedo da definio depende da perspectiva histrica de cada um. A definio de Tourdes pode servir de exemplo: a aplicao dos conhecimentos mdicos s questes que concernem aos direitos e aos deveres do homem reunidos em sociedade. A partir do sculo XIX, temos definies mais concisas e claras, com a de Lacassagne: a arte de por os conhecimentos mdicos a servio da administrao da justia. J Hoffman no considerava a Medicina Legal uma arte, mas uma cincia. Na verdade, ambos esto certos, pois Medicina Legal ao mesmo tempo arte e cincia. Ainda, prevalece o entendimento de que a Medicina Legal uma especialidade mdica.

2.6. Subdivises da Medicina legal:


Por se valer de conhecimento de diversas especialidades mdicas, natural que tambm a Medicinal Legal resulte subdividida. Para ns, os principais ramos da Medicina Legal so a Patologia Forense (traumatologia forense e tanatologia); a toxicologia forense; a infortunstica (acidente de trabalho); a Antropologia Forense; a sexologia forense; a psiquiatria forense e a Deontologia.

2.7. Valor da Medicina Legal para o advogado: 2.8. Valor da Medicina Legal para o mdico:

3. Captulo 3 Percia e Peritos. Documentos Mdico-legais:


Os fatos alegados em um processo precisam ser demonstrados, e essa demonstrao depende de sua natureza. Quando tais fatos no deixam vestgios materiais e se desvanecem no mesmo instante em que ocorrem, ou logo aps, a sua comprovao em juzo s pode ser feito pela prova testemunhal. Entretanto, se resultam vestgios, durante os fatos ocorridos, com a possibilidade de serem detectados pelos nossos sentidos, o seu exame e registro devem ser feitos obrigatoriamente, e por pessoas tecnicamente capacitadas para faz-lo, este exame feito por tcnico qualificado para atender a solicitao de autoridade competente, chamado de percia, e o indivduo que o realiza chamado de perito. Teoricamente, os achados periciais devem prevalecer sobre os depoimentos pessoais, entretanto, o juiz no esta adstrito ao laudo pericial, podendo rejeit-lo, art. 182, CPP, devendo fundamentar sua deciso. Embora o exerccio da funo pericial seja um dever cvico, o perito poder recusar-se a atuar, desde que haja justa causa (art. 277, CPP). As percias podem envolver qualquer aspecto do saber humano, e.g., engenharia, qumica, fsica, contabilidade, etc. A gama de exames necessrios ao esclarecimento dos fatos enorme.

3.1. Corpo de Delito:


Quando o fato deixar vestgios, d-se o nome de corpo de delito ao conjunto de elementos sensveis, denunciadores do fato criminoso. direto o corpo de delito objeto da atividade pericial. Chama-se, indevidamente, de corpo de delito indireto a substituio do exame objetivo pela prova testemunhal, subjetiva. Indevidamente, pois no h corpo, embora exista o delito, porque faltam os sinais, os vestgios, os elementos materiais. De acordo com a redao do art. 159, CPP, o exame pericial exclusivo dos peritos, sendo necessrio apenas 1 se for oficial, caso contrrio, se no for oficial, for ad doc, dever ser realizado por 2, necessariamente com curso superior, preferencialmente na rea especfica.

3.2. A funo do perito:


Sua funo limita-se a verificar o fato, indicando a causa que o motivou, devendo consignar, com imparcialidade exemplar, todas as circunstncias, sejam ou no favorveis ao acusado. Quando achar conveniente, o perito pode colher material para exames complementares laboratoriais, que podem ser feitos por ele prprio, ou por outros mais especializados, na dependncia da sua natureza.

3.3. Divergncia entre peritos:


Assim como qualquer atividade jurisdicional, as percias devem ser fiscalizadas, seja porque o perito um ser humano, e como tal est propenso a falhas, seja para dar credibilidade ao trabalho dos peritos. Nesta direo est a metodizao e o uso de impressos padronizados que constituem protocolos a serem seguidos pelos peritos oficiais. Ao us-los, os peritos evitam omitir etapas do exame, o que pode acontecer, principalmente, se so muitas as percias que tm que fazer durante seu turno de trabalho. Deve ser registrado que, com a alterao trazida pela legislao, prevendo a necessidade de apenas um perito oficial, dificilmente se aplicar o art. 180, CPP, somente podendo ocorrer

caso se trate de peritos no oficiais, pois neste caso so dois, podendo haver divergncia, ou caso o juiz solicite outro laudo aps a realizao do laudo por um perito oficial, podendo, a sim, haver divergncia entre os peritos, se aplicando o art. 180, CPP. Os achados periciais devem ser relatados pelos peritos em linguagem tcnica, mas acessvel autoridade solicitante, sempre tendo em mente que quem vai ler o laudo pessoa leiga naquele campo do saber. A inobservncia desta pequena regra traz prejuzo para a justia, pois leva a autoridade a pedir esclarecimentos por meio de quesitos encaminhados por escrito aos peritos, ou de viva voz aps convoc-los para audincia. Em qualquer das duas hipteses h retardamento dos trmites processuais.

3.4. Documentos mdicos-legais:


No foro penal, o perito pode ser chamado a intervir em qualquer fase do processo, inqurito, sumrio, julgamento, at mesmo aps a sentena. Para a execuo de medidas de segurana, ou sua revogao, indispensvel, muitas vezes, a interveno pericial. Antes mesmo do incio da ao o perito pode ser chamado. A parte interessada o convoca, por meio de seu representante, para avaliao de um dano fsico, de uma incapacidade, uma deformidade, enfim para saber se h consistncia na propositura de uma reparao de danos. Na misso de informar s autoridades, o mdico produz documentos que apresentam uma configurao que varia conforme a situao e a sua finalidade. Analisaremos a seguir as caractersticas desses documentos.

3.4.1.

Relatrio Mdico-Legal:

a narrao escrita e minuciosa de todas as operaes de uma percia mdica determinada por autoridade policial ou judiciria a um ou mais profissionais anteriormente nomeados e comprometidos na forma da lei. Quando ditado a um escrivo, o exame chama-se auto; se redigido depois de terminada a periciam deve ser chamado de laudo. Pode ser dividido em 7 partes: a) Prembulo: uma espcie de introduo na qual consta todos os dados da percia, e.g., autoridade solicitante, perito, data, local, tipo de percia, etc. b) Quesitos: so perguntas cuja finalidade a caracterizao de fatos relevantes que deram origem ao processo. No foro penal so padronizados e tm o fim de caracterizar os elementos de um fato tpico. Os quesitos oficiais variam conforme o tipo de percia; c) Histrico: a contrapartida mdico-legal da anamnese do exame clnico comum. Na maioria das vezes os dados referentes aos antecedentes so obtidos do prprio examinando, exceto nos casos de autpsia, nos quais precisam ser transcritos na guia de remoo de acompanha o corpo. comum que a vtima exagere em suas queixas de forma a torna maior o dano sofrido. Aqui, reside uma diferena fundamental com o exame clnico comum. Neste, no h razo para que o mdico desconfie da veracidade dos dados nele fornecido pelo paciente, que busca alvio para os seus males e sabe que o diagnstico depende de o mdico ser fielmente informado. E que o tratamento depende de um diagnstico bem feito. J quando o exame feito no indiciado vrias situaes podem comprometer a fidelidade das informaes prestadas, e.g., dissimulao de leses que denunciem que o examinado participou de um embate fsico; produo de autoleses; simulao de uma doena mental, etc. d) Descrio: a parte mais importante do relatrio mdico-legal. Em primeiro lugar, porque no pode ser refeita com mesma riqueza de detalhes em um exame ulterior. Assim o melhor momento para uma boa descrio o primeiro exame. Tal descrio deve ser minuciosa, rica em detalhes, correspondendo ao visum et repertum. O perito deve traduzir em palavras as sensaes que experimenta ao realizar o exame, tanto as visuais, quanto as derivadas dos outros sentidos. Para isso, seu linguajar deve ser rico em substantivos, mas no deve abusar dos adjetivos. A objetividade da descrio ser baseada na percepo e comunicao de formas,

propores, extenses. Dar importncia aos elementos presentes, mas anotar tambm algumas ausncias importantes, e.g., ausncia de reao vital em um ferimento. de boa norma, no diagnosticar durante a descrio, mesmo que seja tentando faz-lo para simplific-la. e) Discusso: pode ou no ter quando surge alguma discrepncia, quando o aspecto de alguma leso foge ao que era de se esperar pelos elementos do histrico, torna-se imperiosa. Nesses casos, os achados tm que se analisados sob novo ngulo, tentando encontrar uma explicao para a diferena. Podem ser formuladas hipteses diferentes, por vezes envolvendo a necessidade de estudos mais detalhados e exames complementares. f) Concluso: terminadas a discrio e discusso, se houver, o perito assume a posio quanto ocorrncia, ou no, do fato, com base nas informaes do histrico, nos achados do exame objetivo e seu confronto. O que for concludo ser resumido em poucas palavras, de modo a tornar a informao concisa e clara para a autoridade que pediu a percia; g) Respostas aos quesitos: as incertezas podem ser referidas na discusso, ou at na concluso, mas no podem transparecer nas respostas aos quesitos. Como j referido anteriormente, os quesitos so perguntas, em geral padronizadas, com a finalidade de estabelecer elementos de um fato tpico, ou alguma outra circunstncia relevante para o caso;

HISTRICO QUESITOS

DESCRIO

DISCUSSO CONCLUSO

PREMBULO

RELATRIO OU LAUDO MDICO LEGAL


Consulta mdico legal:

RESPOSTA AOS QUESITOS

3.4.2.

A resposta consulta mdico legal o PARECER MDICO LEGAL;

QUESITOS + HISTRICO = EXPOSIO

NO TEM DESCRIO

DISCUSSO
CONCLUSO

PREMBULO

PARECER MDICO LEGAL


(resposta a consulta mdico legal)

RESPOSTA AOS QUESITOS

RELATRIO MDICO LEGAL (LAUDO OU AUTO): PREMBULO: QUESITOS: HISTRICO: DESCRIO: DISCUSSO: CONCLUSO: RESPOSTA AOS QUESITOS:
SIM SIM SIM SIM PODE OU NO TER, pois se no houver contradies aparentes, no ser necessrio, mas caso haja contradio entre o histrico e a descrio, ser imperioso que tenha discusso. SIM SIM

PARECER MDICO LEGAL (resposta consulta):


SIM SIM -JUNTO COM O HISTRICO FORMAM A EXPOSIO. SIM - JUNTO COM OS QUESITOS FORMAM A EXPOSIO. NO

SIM

SIM SIM

3.4.3.
Podem ser:

Atestados mdicos:

a) Oficiosos; b) Administrativos; c) Judicirios: so os atestados requisitados pelos juzes. Somente estes constituem documentos mdicos-legais;

3.4.4.
I. II. III.

Declarao de bito;

Aspectos legais: juridicamente a morte pode ser: Violenta: no natural, decorrente da ao de energias externas, pode ser crime, suicdio ou acidente. Natural: Suspeita: no se sabe se a morte foi violenta ou natural, a causa jurdica precisa deve ser esclarecida, no se confunde com morte violenta de causa indeterminada;

Parte 2: Antropologia forense:


4. Captulo 4 identificao:
4.1. Identidade:
No estudo da identidade humana, temos que reconhecer dois aspectos distintos: a) existncia; Subjetivo: conscincia do individuo de ser ele mesmo durante toda a sua

identidade

processos

de

b) Objetivo: se traduz pela presena fsica no meio ambiente, estabelecidos pelas caractersticas peculiares que lhe do a individualidade; O que interessa mais vivamente a medicina legal a identidade fsica, que se respalda na imutabilidade e unicidade dos caracteres individuais.

4.2. Identificao:
Processo pelo qual se estabelece a identidade, no se confundindo com o reconhecimento, pois este se utilizada da comparao entre a experincia da sensao visual, auditiva ou ttil, renovada no presente pelo elemento a ser reconhecido. J a identificao se utiliza de elementos tcnicos.

4.2.1. 4.2.2.

Importncia da identificao: Fundamentos dos mtodos de identificao:

Qualquer processo de identificao tem que se fundamentar em sinais e dados peculiares ao individuo e que, em seu conjunto, permita os distinguir dos demais indivduos. Estes sinais utilizados na identificao so chamados de ELEMENTOS SINALTICOS, e.g., olhos, cor do cabelo, sinais particulares, altura, etc. O conjunto de elementos sinalticos, para ser considerado bom, deve preencher 4 requisitos tcnicos (PICU): a) b) c) d) Praticabilidade; Imutabilidade; Classificabilidade; Unicidade ou individualidade;

4.2.3.

Mtodos de identificao:

a) Mutilao, marcas e tatuagens: alm das marcas feitas intencionalmente, o indivduo pode apresentar marcas congnitas ou adquiridas como conseqncia de traumatismo e de doenas. So todas teis quando se sabe que a pessoa procurada as apresentava. Indivduos que exercem certas profisses apresentam marcas particulares esta profisso, so os estigmas profissionais. Merecem ateno especial as tatuagens, pois as cores implantadas pela tatuagem podem ser achadas nos linfonodos de drenagem da regio tatuada mesmo depois de terem esmaecido na figura original. As tatuagens, por serem feitas na derme, permanecem identificveis at mesmo nos corpos em avanado estado de putrefao; b) Retrato falado: no so considerados mtodos de identificao; c) Fotografia sinaltica: so teis no reconhecimento, mas como mtodos de identificao carecem de unicidade, imutabilidade e classificabilidade. A fotografia sinaltica foi criada por Bertillon, onde so tiradas duas fotos, uma de frente e outra de perfil, ambas com reduo de 1/7. Embora o professor Hygino considere a sobreposio de imagens um mtodo ruim e fraco de identificao, a prova de Delegado RJ 2012 adotou a sobreposio de imagens como mtodo que pode conferir, isoladamente, a identificao do individuo, desde que haja a preexistncia de parmetro de comparao (Prova Delegado RJ 2012, questo 91); d) Antropometria: tambm conhecida por Bertilhonagem, a associao de vrias medidas do esqueleto com sinais particulares e com as impresses digitais. Por ser muita laboriosa, sem praticabilidade, a Bertilhonagem foi superada pelo mtodo datiloscpico; e) Mtodo datiloscpico: analisado sobre qualquer ponto de vista, este mtodo supera todos os mtodos j estudados at hoje, preenchendo todos os requisitos de um bom mtodo, quais sejam, a praticabilidade, a imutabilidade, a classificabilidade e a unicidade. O mtodo datiloscpico adotado no Brasil o de Juan Vucetich, que toma como elemento bsico a presena, ausncia e posio de uma figura chamada de Delta, pela semelhana com a letra grega. So 4 os tipos fundamentais da classificao de Vucetich: I. Verticilo: presena de dois deltas, um direita e outro esquerda do observador; II. Presilha Externa: delta esquerda do observador;

III. IV.

Presilha interna: delta direita do observador; Arco: no h delta adelta.

Na ficha de Vucetich, os deltas encontrados no POLEGAR so representados pelas letras VEIA, e os encontrados nos demais dedos so representados pela seqncia 4, 3, 2 e 1. A frmula datiloscpica formada por uma frao cuja mo direita o numerador, chamada de SRIE, e a mo esquerda o denominador, chamada de SEO. Nas frmulas em que os indivduos tm a numerao idntica nos 10 dedos, a comparao feita pelos pontos caractersticos, sendo, no Brasil, necessrio e suficiente 12 pontos caractersticos para a identificao do indivduo. f) Rugopalatoscopia; g) Poroscopia; h) Oftalmoscopia; i) Feblografia: fotografia das veias do dorso da mo ou fronte, para posterior comparao; H outros mtodos que no podem ser chamados de mtodos de identificao pois necessitam de registro prvio: j) Caligrafia: k) Anlise da voz; l) Exame da arcaria dentria; m) DNA.

4.2.4.

Problemas especiais de identificao:

A identificao est baseada na comparao de dois registros feitos no mesmo indivduo, por isso, de nada adianta colher dados minuciosos de uma pessoa que se quer identificar, se no h um primeiro registro.

4.3. Determinao da idade nos vivos:


Tal identificao tem grande importncia tanto no foro penal, como no foro civil.

4.3.1.

Percia:

A diferena de idade entre duas pessoas ter maior percepo quanto mais nova for pessoa, pois a ao do ambiente influencia muito no envelhecimento precoce ou no. Feitas esta ressalva, analisaremos o valor dos dados que podem ser considerados na determinao da idade. a) Estatura: aps o fechamento dos ossos da cartilagem na puberdade, a estatura perde completamente seu valor comparativo; b) Pele: rugas, pigmentos, barba, plos bubianos, etc. c) Olhos: chama-se de ARCO ou HALO SENIL uma deposio de material protico na regio lmbica do globo ocular, formando um anel de colorao acizentada no limite externo da ris. A partir dos 40 anos, cerca de 20% dos indivduos j o apresentam, sendo mais incidente quanto maior a faixa etria. A catarata tem presena maior nos indivduos mais velhos; d) Esqueleto e dentio: do ponto de vista pericial so os elementos mais fidedignos. As alteraes dos esqueletos, induzidas pelas alteraes hormonais, ocorrem nas mulheres com a antecipao de 1 2 anos. O aparecimento dos dentes, tantos os caducos, como os permanentes, seguem uma cronologia regular, com pouca variao individual e racial; I. At 2 anos: 1 dentio; II. De 2 6 anos: aparecimento dos pontos de ossificao; III. De 2 12 anos: 2 dentio; IV. De 12 25 anos: fechamento das zonas de crescimento dos ossos longos (metfises); V. Acima de 25 anos: fechamento das suturas do crnio.

4.4. Determinao do sexo nos vivos:


difcil a ocorrncia de percia em pessoas vivas para a determinao do sexo.

5. Captulo 5 Identificao de restos humanos. Determinao de sexo, idade e estatura:


5.1. Introduo:
A antropologia o estudo dos seres humanos, pode ser social, arqueolgica ou fsica (biolgica). A biolgica pode ser mdica ou odontolgica. Atualmente o exame de DNA constitui o melhor mtodo de identificao de um individuo, entretanto a utilizao desde mtodo inviabilizada pelo seu alto custo, sendo, assim, restrito a apenas alguns grupos de pesquisadores.

5.2. Conceito:
A Antropologia forense um ramo da Antropologia fsica que tem por finalidade estabelecer a identidade do sujeito atravs da individualizao da idade, do sexo, do padro racial e da estatura e determinar a causa, a data e as circunstncias da morte; A documentao (histrico) dos fatos ocorridos antes, durante e depois da morte de extrema importncia na elucidao do seu diagnstico. Devem ser registrados dados como meio ambiente em que vivia, profisso, etiologia da morte, pratica rotineiras, etc. A antropologia forense subdividida em: a) Osteologia forense: estudo da anatomia dos esqueletos; b) Arqueologia forense: escavao e arrecadao controlada dos restos humanos; c) Tafonomia forense: o estudo das alteraes que ocorreram sobre os despojos a partir do momento da morte ao longo do tempo, incluindo trauma, decomposio e modificaes climticas. Mtodos complementares, utilizados na identificao de pessoas desaparecidas, tm sido desenvolvidos atravs de avanos tecnolgicos, tais como: sobreposio de imagens de radiografias dos seios da face, da sela trcica e do trax; sobreposio de fotografias com o crnio; reconstruo facial; etc.

5.3. Histrico:
A antropologia forense uma especialidade relativamente recente, pois teve incio no sculo XIX.

5.4. Noes de osteologia:


Os ossos so rgos rgidos, fortes e complexos, constitudos por vrios tecidos, correspondendo a aproximadamente 14% do peso corporal. Os ossos podem ser classificados, de acordo com o seu formato, em: a) Longos: consiste em uma haste (difise) com duas extremidades (epfise), como o fmur, o mero, etc. b) Curtos: podem ser equiparados ao longo, s que em miniatura, como os metacarpianos (ossos da mo) e os metatarsianos (ossos do p); c) Chatos: mostram superfcies planas para a proteo ou para fixao muscular, como o crnio, a escpula e o inominado (bacia); d) Irregulares: referem-se a formas complexas, tais como as vrtebras, o maxilar e o esfenide;

5.5. Histologia ssea:


5.5.1. Tipos de osso:
Macroscopicamente, dois tipos de ossos podem ser diferenciados: o compacto e o esponjoso. O osso compacto se apresenta slido e forma a parede compacta em toda a extenso da difise, revestindo tambm as epfises. O esponjoso tem aspecto poroso e ocorre na epfise dos ossos longos e na parte central dos ossos curtos, e envolto por uma fina camada externa de osso compacto.

5.5.2.

Clulas sseas:

As clulas que compem o tecido sseo so: a) Osteoblasto: b) Ostecito ou clula ssea propriamente dita: c) Osteoclasto:

5.5.3.

Desenvolvimento e crescimento sseos:

a) Ossificao intramembranosa: b) Ossificao endocondral a cartilaginosa;

5.5.4.

Patologia ssea:

Apesar de nem todas as doenas deixarem assinatura no esqueleto, o estudo de ossos anormais podem fornecer informao importante relativa ao estado de sade de um indivduo, doenas como a sfilis, a lepra, a artrite reumatide, podem ser mapeadas atravs do esqueleto. necessrio saber diferenciar as alteraes sseas patolgicas das causadas por instrumentos ou fatores externos, e.g., no difcil de confundir a fratura causada por uma doena, como a artrite, da fratura causada por um instrumento vulnerante. A maioria das condies sseas patolgicas encontradas em esqueleto so: anormalidades de forma e tamanho; perda formao sseas anormais; hiperostose portica; fraturas; infeces; e artrite.

Potrebbero piacerti anche