Sei sulla pagina 1di 3

Universidade de Braslia Faculdade de Educao Fsica Disciplina: 175013 - Prtica Desportiva (Yoga) Prof. Responsvel: Glauco Falco de A.

Filho Prof. Ministrante: Jario Swami


Turma: YY Ter./Qui. 16:00-17:00 h

PLANO DE CURSO 2/2013 Ementa


A Ioga um sistema codificado de prticas fsicas, emocionais e mentais, surgida na ndia h aproximadamente 5000 anos atrs, que busca o desenvolvimento da harmonia espiritual do indivduo atravs do controle da mente e do corpo (RAMACHARAKA, 1995 apud SILVA, 2003). Apesar de essa cincia ser conhecida como um dos sistemas filosficos da ndia, a prtica da Ioga bem mais antiga que a data apresentada e esteve presente em todos os continentes com outros nomes (LVI-STRAUSS, 1970 apud SILVA, 2003). A Ioga est codificada em prticas corporais e comportamentos sociais com objetivo de controlar os pensamentos e emoes. Os mtodos da prtica de Ioga e suas tcnicas esto codificados no livro denominado de O Bhagavad Gita, obra mxima da Ioga, sendo as partes principais para a prtica de Ioga: 1. Higiene corporal; 2. Posturas fsicas, 3. Respiraes; 4. Prticas de concentrao; e 5. Meditao. A Ioga em sua plenitude uma cincia espiritual de realizao humana, segundo Batista (2006):
At algum tempo atrs, o domnio dessa cincia era restrito aos povos orientais, mas hoje conhecida no mundo todo, sendo que a linha mais divulgada entre todas a que utiliza o corpo como instrumento para a prtica a Hatha Ioga. Apesar de trabalhar o corpo, no esse o fundamento da Ioga. Trata-se de uma vivncia espiritual, que no deve ser confundida com a ginstica. Produz efeitos benficos ao praticante, de forma integral, abrangendo todo o Ser: espiritual, mental, fsico e emocional. Quanto ao fsico proporciona sade, juventude e beleza.

Dvidas e acompanhamento
Para participar do grupo acesse o link https://groups.google.com/d/forum/yoga-df, envie mensagem para o grupo yoga-df@googlegroups.com. Os arquivos para baixar sobre a teoria em http://www.yogadf.com

Avaliao
A avaliao como caminho para a transformao e emancipao possveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliao, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, reviso para os educadores, satisfao e segurana para os cuidadores (ZOCCHE, 2007). A finalidade da avaliao um aspecto crucial, j que determina, em grande parte, o tipo de informaes consideradas pertinentes para analisar os critrios tomados como pontos de referncia, os instrumentos utilizados no cotidiano da atividade avaliativa (ADAMUZ, 2006). Trabalhar com avaliao importante, no sentido de que a entendamos vinculada a uma prtica educacional necessria para que se saiba como se est, enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o que j se conseguiu avanar, como se vai vencer o que no foi superado e como essa prtica ser mobilizadora para os alunos, para os professores (SAUL, 1994). A avaliao na disciplina PD - Yoga turma YY, se dar por meio de "Avaliao Qualitativa" divida em: uma redao escrita e dois questionrios objetivos.

Datas
08 de outubro - primeiro questionrio. 21 de novembro - segundo questionrio. 28 de novembro - entrega da redao por e-mail.

Leitura Recomendada
As atividades prticas ministradas no PD - Yoga turma YY se basearam teoricamente nas seguintes obras que podem nortear o aprofundamento dos estudos:
1. 1995. RAMACHARAKA, Yogue. Hatha Yoga ou filosofia yogue do bem-estar fsico. Ed Pensamento. So Paulo, SP.

2. SWAMI, Jario. Pedagogia Holstica: yoga como base. Ed. UnB. Braslia, DF, 2013. [online]. Disponvel em: http://www.yogadf.com/hatha-yoga/hatha-yoga-pradipika 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. RAMACHARAKA, Yogue. Catorze Lies de Filosofia Yogue. Ed Pensamento. So Paulo, SP. 1995. __________. Raja Yoga ou desenvolvimento Mental. Coleo Yogue. Ed Pensamento. So Paulo, SP. 1995. __________. Curso adiantado de Filosofia Yogue. Coleo Yogue. Ed Pensamento. So Paulo, SP. 1995. __________. Cincia Hindu-Youge da Respirao. Coleo Yogue. Ed Pensamento. So Paulo, SP. 1995. __________. Bhagavad Gita, a mensagem do mestre. Ed Pensamento, So Paulo, SP. 1995. BORREL, Roviralta. Bhagavad Gita. Editora Trs. So Paulo, SP. 1973. MIRANDA, Caio. Hatha Yga: a cincia da sade perfeita. Livraria Freitas Bastos, So Paulo, SP. 1966. BLAY, Antnio. Fundamentos e Tcnicas da Hatha Yoga. Editora Loyola, So Paulo, SP. 1966.]

11. SWATMARAMA. Hatha Yoga Pradipika, traduo de Hermnio Caio Miranda. 1966. [online]. Disponvel em: http://www.yogadf.com/hatha-yoga/hatha-yoga-pradipika 12. GHERANDA. Gheranda Samhita, traduo de Hermnio Caio Miranda. 1966. [online]. Disponvel em: http://www.yogadf.com/hatha-yoga/gheranda-samhita

Referncias Bibliogrficas
1. ADAMUZ, Regina Celia. Avaliao Educacional: uma reflexo. Revista Cultural Fonte, UNOPAR, v. 2, n. 1, 1999. 2. BATISTA, Hilda de P. S., Os efeitos benficos produzidos pela pratica da Ioga Integral, de forma Integral, abrangendo todo ser: espiritual, fsico e emocional . (Monografia obteno de titulo de Instrutora de Yoga e Yogaterapeuta, em 21 de Outubro de 2006). Escola de Yoga DF. Braslia, DF. 2006. 3. SAUL, Ana Maria A.. A Avaliao Educacional. Srie Idias, n. 22, pg 61-68. FDE, So Paulo, SP. 1994. 4. SILVA, Jario. IOGA: como Disciplina na Grade Curricular das Escolas. (Monografia: concluso de curso de graduao). Universidade de Braslia (UnB). Braslia, DF. 2013. 5. ZOCCHE, Denise Antunes de Azambuja. Educao profissional em sade: reflexes sobre a avaliao. Trab. educ. sade, Rio de Janeiro , v. 5, n. 2, jul. 2007.

Sobre o Professor ministrante:

JARIO SWAMI, estudou qumica, fsica e pedagogia na Universidade de Braslia. Mestre de Yoga formador de professores de yoga. Ministra palestras, cursos e workshops e iniciaes sobre yoga. Foi ordenado Swami (monge filosfico de yoga) em 2007, na sagrada milenar, antiqussima Ordem dos Swamis da ndia.

Potrebbero piacerti anche