Sei sulla pagina 1di 36

O que acupuntura?

A acupuntura uma tcnica de tratamento que consiste no estmulo de pontos determinados da superfcie da pele. Podem ser utilizados neste processo: -agulhas; -ventosas; -massagens; e at o calor proveniente da queima da moxa (moxabusto).

Para que serve?


Alm dos casos de dor, vrias doenas funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Entre as doenas tratveis pela acupuntura esto: -dores em geral (especialmente do aparelho msculo-esqueltico); - gastrite; - stress; - distrbios hormonais; - insnia; - asma; - distrbios menstruais; - paralisia facial; - sinusite; - incontinncia urinria e outras

Quando e onde surgiu?


Possivelmente antes da era crist, na China. Para alguns historiadores, as agulhas de acupuntura seriam o resultado da evoluo das lancetas usadas para perfurar bolhas ou pstulas. Para outros, a prtica da acupuntura teria se iniciado a partir da experincia corriqueira de massagearmos o local dolorido para fazer passar a dor. De qualquer maneira, as evidncias arqueolgicas no nos permitem ter certeza quanto ao processo de formao do corpo de conhecimentos da acupuntura.

Quando procurar um acupunturista?


De preferncia, no incio dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rpida a possibilidade de resolv-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doena antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto , no estgio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda no h sintomas concretos, na fase de mal estar que precede a doena.

Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?


No proibido associar a acupuntura a outros tratamentos. Fisioterapia, remdios alopticos, psicoterapia, homeopatia, geralmente so beneficiados pela associao com a acupuntura, ocorrendo desde a acelerao e a facilitao de processos teraputicos at a reduo das doses dos remdios utilizados.

A acupuntura di?
No deve doer. Eventualmente podemos acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensvel da pele, causando dor. Neste caso, deve-se informar ao acupunturista, que corrigir a insero da agulha. Tratamento doloroso quase sempre relacionado a um mau profissional.

H sangramento?
Eventualmente um vaso sanguneo pode ser atingido. Nas mos de um profissional experiente a acupuntura isenta de riscos, logo tais sangramentos e hematomas resultantes no devem ser motivo de preocupao, pois so superficiais e ocorrem raramente.

Quais os efeitos colaterais da acupuntura?


Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados aps a sesso. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente seguida pela melhoria da condio do paciente. Pontos muito sensveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porm a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

A acupuntura pode transmitir doenas?


A acupuntura um mtodo invasivo e, como tal, deve-se seguir as regras bsicas de esterilizao. Usando-se material esterilizado no h risco algum. Hoje temos agulhas descartveis disponveis, tornando mais prtico e seguro o tratamento.

Como uma sesso de acupuntura?


Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnstico, tanto na viso ocidental quanto na viso prpria da acupuntura. Os pontos so selecionados de acordo com o diagnstico. Aps a limpeza da pele com lcool a 75, as agulhas descartveis so inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de quinze minutos. Durante o perodo no qual as agulhas esto inseridas, recomenda-se ao paciente no se mover. As sesses posteriores so aproximadamente iguais.

Qual a preparao necessria antes e quais os cuidados aps uma sesso?


Pede-se ao paciente que no se alimente imediatamente antes da sesso, que esteja o mais relaxado possvel, e que no se banhe aps a sesso de acupuntura.

As agulhas podem permanecer na pele aps a sesso?


Sim. Em alguns casos, deixa-se uma agulha pequena coberta com esparadrapo no perodo entre uma sesso e outra, para que haja estmulo do ponto durante todo este tempo. A agulha de demora, como chamada, pode ser molhada, recomendando-se que seja retirada ao primeiro sinal de incmodo.

Qual a freqncia do tratamento?


Usualmente a freqncia de uma vez por semana, porm em casos agudos sesses dirias podem ser necessrias. A durao do tratamento dependente do tempo da doena: quanto mais recente, mais rpido o resultado. Algumas doenas respondem mais rapidamente que outras. Como exemplo, dores lombares de origem msculo-ligamentar com menos de seis meses de durao exigem, em mdia, cinco sesses at o seu controle.

Quando posso interromper o tratamento?


Geralmente a alta acontece na ausncia dos sintomas que levaram o paciente ao consultrio. Em princpio sesses de manuteno no so necessrias, mas o paciente deve retomar o tratamento se notar que os sintomas esto reaparecendo. Neste caso, quanto mais cedo, mais rpido o resultado.

Como a acupuntura age? somente um analgsico?


O mecanismo de ao da acupuntura ainda no foi completamente elucidado. Sabe-se que o estmulo dos pontos leva produo de substncias que teriam ao sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalizao das funes alteradas. A acupuntura teria tambm ao anti-inflamatria por estimular a produo de corticides pela glndula supra-renal. A acupuntura mais que um analgsico, combatendo a dor atravs da resoluo do processo inflamatrio que a causa. H similaridades entre os efeitos da acupuntura e os causados pela serotonina, que um neuromediador produzido pelo nosso crebro.

Tratamento com Acupuntura


Cefalia: -B62 -B63

Tratamento com Acupuntura


Lombalgia: -B54 -B57 -E36

Tratamento com Acupuntura


Dor escapular e dorsal: -TA3

Tratamento com Acupuntura


Cervicobraquialgia: -IG4 -F3

Tratamento com Acupuntura


Edema (p e/ou joelho) -B67

Tratamento com Acupuntura


Dor no Joelho: -VB34 (moxa)

Tratamento com Acupuntura


Dores no Ombro: -IG15

Tratamento com Acupuntura


Entorse de Tornozelo: -B63 -VB40

Tratamento com Acupuntura


Dor Citica: -VB30 -DM6

Pontos de Rihodoraku
Pulmo (P) P9
No lado medial e radial, no fim da linha do punho, entre os tendes do msculo adutor longo do polegar, e msculo extensor largo carporadial.

Pontos de Rihodoraku
Circulao e Sexo CS7

Pontos de Rihodoraku
Corao C7
No lado ulnar do punho, no lado radial do tendo do msculo flexor carpal ulnar, atrs do osso pisiforme.

Pontos de Rihodoraku
Intestino Delgado ID5
No lado ulnar do punho, na depresso entre o pisiforme e o processo estilide ulnar.

Pontos de Rihodoraku
Triplo Aquecedor TA4

Pontos de Rihodoraku
Intestino Grosso IG5
No lado dorso radial do punho, um pouco distal do osso do rdio, onde h depresso entre os tendes do msculo extensor curto e longo do polegar, ao esticar e abrir o polegar.

Pontos de Rihodoraku
Bao Pncreas BP3
No lado medial do p, pstero inferior do joanete, na linha da juno da pele escura e clara.

Pontos de Rihodoraku
Fgado F3
Entre o primeiro e o segundo metatarsos, atrs das articulaes metatarso falangeana.

Pontos de Rihodoraku
Bexiga B65
Na borda pstero-inferior da articulao do quinto metatarso falangeana do p, no limite das epidermes dorsal e plantar.

Pontos de Rihodoraku
Rim R4
Na frente do tendo de aquiles.

Pontos de Rihodoraku
Vescula Biliar VB40
No lado ntero inferior do malolo externo, na depresso lateral do tendo do msculo extensor digital longo.

Pontos de Rihodoraku
Estmago E42

Potrebbero piacerti anche