Sei sulla pagina 1di 5

Projetos voltados ao atendimento de crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade ao uso de substancias psicoativas.

Os projetos podero ser encaminhados por rgos/instituies governamentais e entidades no-governamentais.


O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE CEDICA/RS - no uso das atribuies legais que lhe confere a Lei Estadual n. 9.831/93, alterada pela Lei n 12.484, de 12 de maio de 2006, e a SECRETARIA DA JUSTIA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, tornam pblico que estaro disponibilizando recursos oriundos do Fundo Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente FECA, para a viabilizao de projetos voltados ao atendimento de crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade ao uso de substancias psicoativas. Os projetos podero ser encaminhados por rgos/instituies governamentais e entidades no-governamentais.

1. OBJETIVO GERAL

Disponibilizar recursos para financiamento de projetos visando o desenvolvimento de aes que estejam voltadas ao atendimento especfico de crianas e adolescentes vulnerveis ao uso de substncias psicoativas, cujas aes estejam integradas com a rede de proteo e atendimento.

2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

2.1. Desenvolver aes para implantao e/ou implementao de projetos de atendimento de criana e adolescentes egressos de tratamento no uso substancias psicoativas; 2.2. Desenvolver aes inovadoras de atendimento a crianas e adolescentes que convivam em ambientes, famlias e/ou comunidades com alto ndice de trfico e drogadio; 2.3. Desenvolver aes inovadoras de enfrentamento ao uso de drogas, para crianas e adolescentes com vivncia de rua.

3. PBLICO ALVO

Crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade ao uso de substncias psicoativas.

4. ESTRATGIAS DE ATENDIMENTO

4.1. Desenvolvimento de aes que visem a valorizao da vida de crianas e adolescentes como sujeitos de sua prpria histria; 4.2. Fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios; 4.3. Implementao e fortalecimento de aes de proteo e atendimento a crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade ao uso de substncias psicoativas;

4.4. Aes integradas nas reas das polticas sociais; 4.5. Aes ps-tratamento ao uso de drogas e preveno; 4.6. Trabalho integrado com a Rede de Proteo e Atendimento.

5. APRESENTAO DOS PROJETOS

5.1. O projeto dever ser apresentado de acordo com o modelo anexo ao presente Edital, com original e mais trs cpias, devendo as pginas serem numeradas sequencialmente, rubricadas e assinadas pelo representante legal da instituio ou entidade no governamental, e pelo prefeito do municpio, quando de rgo municipal. 5.2. Cada rgo/instituio governamental, bem como, cada entidade no governamental, poder encaminhar somente um projeto. 5.3. Os projetos encaminhados em desacordo com os subitens 5.1 e 5.2 sero eliminados.

6. DOCUMENTOS INDISPENSVEIS E ELIMINATRIOS:

6.1. Todos os Projetos de mbito municipal devem ser encaminhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, com cpia da ata que os aprovou e acompanhados dos seguintes documentos: 6.2.1. Declarao expedida pelo prefeito municipal comprovando a existncia de pleno e regular funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, do Conselho Tutelar e do Fundo Municipal; 6.2.2. Declarao do prefeito municipal comprovando a previso oramentria de existncia de recursos prprios referentes contrapartida mnima, quando o projeto for apresentado pela Prefeitura Municipal. 6.2.3. Declarao do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, comprovando a inscrio do Programa da Prefeitura Municipal; 6.2.4. Declarao expedida pelo Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente comprovando o registro da entidade no governamental e a inscrio do programa no respectivo Conselho; 6.2.5. Copia do Registro atualizado, da entidade junto Secretaria da Justia e do Desenvolvimento Social, quando entidade no governamental.

7. AVALIAO DOS PROJETOS

7.1. Os projetos que no forem eliminados na triagem, sero avaliados por uma Comisso composta por Conselheiros do CEDICA e possveis Convidados, que atribuiro nota a cada projeto, conforme os critrios relacionados no item abaixo; 7.2. Sero considerados os seguintes critrios:

7.2.1.Observncia do Edital; 7.2.2. Articulao do Projeto com a Rede de Proteo e Atendimento (parcerias na execuo); 7.2.3. Mrito (intencionalidade do projeto); 7.2.4. Relevncia (importncia do projeto perante a realidade local); 7.2.5. Impacto social (transformaes a que se prope realizar); 7.2.6. Previso de continuidade do projeto; 7.2.7. Reordenamento das entidades e rgos; 7.2.8. Viabilidade tcnica e financeira. 7.3. No caso de empate na avaliao de projetos, ser considerado como critrio de desempate o municpio com menor IDH (ndice de Desenvolvimento Humano). Persistindo o empate, sero considerados, pela ordem, os critrios de relevncia e, aps, o de impacto social. 7.4. Na avaliao do conjunto de projetos, ser considerada a no concentrao dos recursos em um mesmo Municpio.

8. DOS PRAZOS

8.1. Os projetos devero ser encaminhados impreterivelmente at o dia 27 de maio de 2010 , considerando para esta data o carimbo de postagem no correio ou o carimbo de entrada no protocolo do CEDICA/RS, na Rua Miguel Teixeira, n.. 86 CEP: 90050-250 Porto Alegre, no horrio das 08h30m s 12h e das 13h30m s 18h. 8.2. De 31 de maio a 25 de junho: triagem e avaliao; 8.3. Dia 29 de junho, aprovao dos projetos em plenria; 8.4. Dia 30 de junho, divulgao dos projetos aprovados.

9. A formalizao dos convnios ser feita mediante comunicao oficial da Secretaria da Justia e do Desenvolvimento Social, aos habilitados.

10. DOS RECURSOS

10.1. A previso total de recursos, para contemplar os Projetos com maior pontuao de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais), provenientes de dotao oramentria do Tesouro Livre. 10.2. O valor dos projetos enviados pelas prefeituras municipais ser de 30.000,00 (trinta mil reais) mais a contrapartida; 10.3. O valor de cada Projeto para entidade no governamental ser no mximo de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais);

10.4. As despesas com pagamento de prestao de servios de terceiros, fica limitado em at 30% do valor total do projeto; 10.5. A aquisio de equipamentos permanentes deve ser coerente com o Projeto e fica limitada em at 30% do valor total do projeto; 10.6. No ser permitido a utilizao dos recursos para obras (reforma, ampliao/construo) e/ou aquisio de veculos. 11. CONVENIAMENTO DOS PROJETOS

11.1. Os convnios sero firmados em conformidade com a legislao vigente, especialmente com a Instruo Normativa CAGE n 01/06, disponibilizada no site da SJDS, no link convnios (www.sjds.rs.gov.br );

11.2. Os documentos necessrios para fins de conveniamento sero solicitados aps a aprovao dos projetos, conforme instruo da Diviso de Convnios da Secretaria da Justia e do Desenvolvimento Social.

12. PRESTAO DE CONTAS

12.1. Dever obedecer as normas da Instruo Normativa CAGE 01/2006; 12.2. Dever ser acompanhada de um relatrio do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente com a avaliao da execuo do projeto. 13. DISPOSIES GERAIS

13.1. Os projetos que no atenderem ao disposto neste edital sero eliminados por ocasio da triagem. 13.2. Os projetos aprovados e os suplentes com maior pontuao sero divulgados atravs do site da SJDS www.sjds.rs.gov.br ; 13.3. Dever ser encaminhado ao CEDICA pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, cpia do Relatrio da Avaliao da Execuo do Projeto, citado no subitem 12.2; 13.4. Maiores informaes podero ser obtidas na Secretaria Executiva do CEDICA: (0XX51) 3288-6625 / ou pelo email: cedica@sjds.rs.gov.br.

Porto Alegre, 06 de abril de 2010.

LUCIANE ESCOUTO Presidente CEDICA

FERNANDO SCHULER Secretrio de Estado da Justia e do Desenvolvimento

Social.

Potrebbero piacerti anche