Sei sulla pagina 1di 7

ANATOMIA DO CORAO

ANATOMIA DA MINHOCA

ANATOMIA DO OLHO

Anatomia do olho Os globos oculares esto alojados dentro de cavidades sseas denominadas rbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomtico, esfenide, etmide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessrias: plpebras, superclios (sobrancelhas), conjuntiva, msculos e aparelho lacrimal.

Fisiologia da Viso O globo ocular est situado dentro de uma cavidade ssea e possui aproximadamente 24mm de dimetro anteroposterior e 12mm de largura. O aparelho visual composto por um conjunto sensorial constituido pelo olho, via ptica e centros visuais, e um conjunto no sensorial representado pelos vasos e nervos. A rbita, plpebras, conjuntiva e o aparelho lacrimal so responsveis pela proteo do olho, enquanto que os msculos oculomotores asseguram sua mobilidade.

O olho uma esfera que mede cerca de 24mm de dimetro antero-posterior, localiza-se na parte anterior da rbita e formado por trs camadas: externa, mdia e interna. Funciona como uma cmera fotogrfica que cpta as imagens e as envia, por meio do nervo ptico, para a regio posterior (occipital) do crebro, onde os estmulos visuais so transformados nas imagens como ns as vimos. Por isso os traumatismos da regio posterior da cabea (nuca) podem causar distrbios visuais e at cegueira.

Conjuntiva A conjuntiva uma fina membrana transparente que recobre toda a rea visvel (anterior) do olho, (exceto a crnea) e regio posterior das plpebras. Possui vasos sanguneos (artrias e veias) e nervos. Est separada da esclera por uma camada de tecido fibroso chamado Tenon. Por estar exposta ao ar, est sempre sujeita a inflamaes e infeces (conjuntivites). Uma degenerao chamada Ptergio tambm muito comum e, em alguns casos, precisa ser removida cirurgicamente. Crnea A crnea forma a superfcie exterior do olho localizada na frente da ris. a nica parte da superfcie exterior do globo ocular que no coberta pela esclera. Entre a crnea e a ris, encontrado uma pequena cmara que contm um flido aquoso, chamado "humor Aquoso". A crnea um tecido especializado, resposvel pela maior parte do processo de direo da luz (chamado 'refrao') que necessrio para o foco de imagens na parte posterior do olho - a retina A crnea uma estrutura transparente e avascular, que funciona como uma janela com funo refrativa e protetora, atravs da qual passam os raios de luz em direo retina. Por ser a primeira estrutura pela qual a luz passa, os processos que determinam reduo de sua transparncia, como infeces (ceratite), degeneraes e distrofias, causam embaamento visual e reduo de acuidade visual. Possui 5 camadas: Epitlio - a camada mais externa e portanto, mais sujeita s agresses do meio. ricamente intervada, razo pela qual mesmo as menores leses podem causar intensa dor. Possui grande poder de regenerao Membrana de Bowman Estroma - formado por camadas de fibras colgenas e responsvel por 90% da espessura da nrnea. E nesta camada que se aplica o laser nas cirurgias refrativas e tambm aqui que coloca-se o Anel de Ferrara para correo do ceratocone. Membrana de Descenmet Endotlio - a camada que separa a crnea do humor aquoso contido na cmara anterior. Por isso, suas leses podem levar a edema de crnea com reduo da acuidade visual. Da a grande importncia de seu estudo na avaliao pr-operatria da catarata, glaucoma, cirurgias refrativas e outras. Esclera

A esclera a camada fibrosa externa, protetora do olho, conhecida como "branco dos olhos". Externamente opaca e revestida por uma camada de tecido elstico, com fibras de colgeno e elastina, denominado episclera.

Nas crianas mais fina e apresenta um pouco de pigmento sob ela, aparentando levemente azulada. Nos idosos, entretanto, o depsito de gordura na esclera faz com que ela aparente uma colorao levemente amarelada.

Cristalino O cristalino a "lente" do olho, responsvel pela projeo ntida da imagem na retina. um citosistema altamente organizado que se localiza entre a ris e o humor vtreo. Ele atua na participao dos meios refrativos do olho, sendo capaz de aumentar o grau, para focalizao das imagens de perto (acomodao). Alteraes em sua estrutura e tamanho, perto dos quarenta anos de idade, levam a dificuldades para enxergar de perto (presbiopia), situao que pode ser corrigida com uso de culos. 2 a 4 mm de espessura, com formato parecido com uma lentilha. O cristalino cresce continuamente durante a vida do indivduo. Com o envelhecimento, o cristalino pode perder sua transparncia, causando borramento da viso. a chamada catarata, cujo tratamento consiste na sua remoo cirrgica e na colocao de uma lente artificial em seu lugar.

A estrutura do cristalino biconvexa, avascular e incolor. Constitudo por clulas organizadas longitudinalmente, como uma casca de cebola que perdem as suas organelas durante a formao. Desta forma assumida a transparncia de sua estrutura. Tem de 7 a 9 mm de comprimento no seu maior eixo e

ris A primeira coisa que notamos ao olhar algum nos olhos a rea colorida chamada de ris. A ris se encontra dentro olho. Fica localizado logo atrs de uma pequena poro que sobressai da superfcie anterior do olho chamada "crnea". A crnea transparente.

Quando aumentada a intensidade de luz, os msculos da ris reduzem o tamanho da pupila para proteger a parte interior do olho de danos causados pela exposio excessiva luz. Curiosidades A ris humana a parte colorida dos olhos e absolutamente nica. Alguns sistemas de segurana utilizam o reconhecimento da ris humana e apontado como o mais seguro tipo de sistema de segurana baseado em controle biomtrico. Estes sistemas usam uma cmera especial que captura em close-up a ris das pessoas, a parte colorida dos olhos. As imagens so convertidas para um modelo digital e armazenadas eletronicamente na base de dados do computador junto com as informaes de contato, as permisses especficas de acesso e uma fotografia das pessoas relacionadas com aquele estudante em particular. Se as imagens da ris na base de dados corresponderem s apresentadas pelo indivduo, a porta automaticamente aberta. Isso ocorre em menos de dois segundos. vea A vea, tambm denominada trato uveal, constituda por trs estruturas: a ris, o corpo ciliar e a coride. A ris, o anel colorido que circunda a pupila, abre-se e fecha-se como a abertura da lente de uma mquina fotogrfica. O corpo ciliar o conjunto de msculos que tornam o cristalino mais espesso para que o olho possa enfocar os objetos prximos e que o tornam mais fino para que o olho consiga enfocar os objetos distantes. A coride o revestimento interno do olho, que se estende desde a margem dos msculos ciliares at o nervo ptico, localizado na parte posterior do olho.

Retina uma camada nervosa, localizada na poro interna do olho, onde se encontram clulas fotoreceptoras: Cones, responsveis pela viso central e pelas cores; Bastonetes, responsveis pela viso perifrica e noturna. Sua funo transformar os estmulos luminosos em estmulos nervosos. como uma tela onde se projetam as imagens: retm as imagens e as traduz para o crebro por meio de impulsos eltricos enviados pelo nervo ptico. Desta forma o crebro decodifica essa mensagem em viso.

Humor Aquoso um lquido incolor, constitudo por 98% de gua e 2% de sais dissolvidos, que preenche as cmaras oculares (cavidade do olho, entre a crnea e o cristalino). Sua principal funo a nutrio da crnea e do cristalino, alm de regular a presso interna do olho. Ele produzido incessantemente, com valor mdio de 3 ml por dia, no processo ciliar, uma regio recoberta por uma camada de clulas epiteliais, que transportam ativamente o humor aquoso desses processos ciliares para a parte posterior da crnea e parte anterior da ris. Para manter a presso do globo ocular constante, drenado da regio trabecular para o um vaso chamado "canal de schlemm's", que circunda todo o olho, na qual est ligado veia episcleral pelo arqueduto venoso. Humor Vtreo Uma substncia viscosa e transparente, que preenche a poro entre o cristalino e a retina.

Potrebbero piacerti anche