Sei sulla pagina 1di 30

HISTRIAS DA MSICA NO BRASIL

E MUSICOLOGIA: UMA LEITURA PRELIMINAR

CARLA BLOMBERG*

RESUMO

No Brasil, as Histrias da Msica Brasileira foram poucas. No se fala muito de seus autores, nem de seus mtodos, nem de suas escolas, contudo os livros so referenciados e acessados por um pblico, tanto leigo quanto especializado. Assim, pretende-se primeiramente identificar, quais, das histrias da msica no Brasil escritas, tornaram-se relevantes na historiografia e analisar se a histria, assim como na musicologia estrangeira, desenvolveu-se como um dos objetivos principais da musicologia. Uma segunda parte do artigo pretende, mesmo que de forma preliminar, estabelecer quais foram e quais so as relaes entre estas obras e as tradies histricas respectivas a seus perodos. PALAVRAS-CHAVE: Histria da Msica; Histria; Musicologia.
ABSTRACT

There is a very few books arguing about the History of Brazilian Music in Brazil. There are no studies regarding their authorships, schools, methods, yet still the books are given as references and read by as diletant public as scholars. Therefore it will be identified which, from the histories written, were consolidated by the traditional historiography. Secondly, it will be analyzed if, as it had happened with the histories of music written abroad, the histories of Brazil were the goal of the Historical Musicology and at last, it will be analyzed the relation these histories bears with concurrent historical methodologies. KEYWORDS: History of Music; History; Musicology.

Msica e Artes.

415

Histrias da Msica no Brasil e Musicologia: uma leitura preliminar A Musicologia um campo de estudos cujas disciplinas, metodologia e objetos foram demarcados inicialmente pelo alemo Guido Adler no final do sculo XIX. Segundo Adler, a Musicologia estava dividida em dois grandes grupos, o da musicologia histrica e o da musicologia sistemtica, focada na investigao de leis que a regiam atravs dos diversos perodos e na descoberta da verdade e da beleza.1 Para Adler, a musicologia histrica lidava com disciplinas que instrumentassem o tratamento de documentos, e a discusso conceitual histrica e filosfica da msica. As cincias afiliadas da musicologia histrica eram, alm da histria e da filosofia, filologia, arquivologia, museologia, paleografia musical, histria da literatura, histria das artes mimticas, bibliografia.2 A musicologia sistemtica, por sua vez, deveria preocupar-se com as leis que regiam a msica. Nela se encaixavam a fsica, a matemtica, a pedagogia, a gramtica dentre outras.3 A histria da msica, centrada numa leitura ocidentalizada era pesquisada pela musicologia histrica, enquanto a histria da msica no-ocidental ficava aos cuidados da etnomusicologia, que j existia desde 1880,4 ou da musicologia sistemtica, cujo um dos propsitos era o estudo comparativo da msica no ocidental com finalidades etnogrficas.5 Os cursos de musicologia na Europa estavam normalmente ligados ao departamento de Filosofia. Muitas vezes o ensino musical nestas universidades era responsabilidade de uma escola superior de msica, a ela acoplada, na qual os ensinos prtico e terico, necessrios formao de um msico, eram ministrados. Ou seja, a rea de Musicologia e a de Msica eram independentes. A Musicologia, como rea, estava aberta a alunos dos mais variados campos, sem a necessidade de serem previamente formados em Msica, e existia tanto como curso de graduao, quanto de ps. Ela foi desenvolvida nos pases anglo-saxes com um forte vis histrico, sendo que na Alemanha e na ustria, estabeleceu-se independentemente das demais correntes histricas.6 Este modelo foi absorvido pela estrutura americana, e intensificado com a ida
416 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

de intelectuais europeus que fugiram durante o regime nazista para a Amrica do Norte. A estrutura da Musicologia tomou um rumo diverso no Brasil. Primeiro, desenvolveu-se informalmente, atravs da escrita de intelectuais dos mais variados campos, que com seu trabalho, contriburam para uma musicologia incipiente do incio do sculo XX. Contudo, foi o alemo, radicado no Uruguai, Francisco Curt-Lange que foi considerado o formador de uma musicologia cientfica no Brasil.7 Segundo, foi tardiamente, que a musicologia posicionou-se nas universidades brasileiras.8 Quanto a sua classificao e definio, de acordo com as tabelas de rea do CNpq, a Musicologia uma subrea da Msica, sob a grande rea de Lingustica, Letras e Artes, (que passar a ser, na nova proposta, apenas Linguagem e Artes). Ao contrrio da formao alem, a Musicologia no Brasil pertence Msica. Esta ltima, por sua vez, foi estruturada nas universidades de acordo com o modelo de conservatrio, ou seja, baseada num currculo primordialmente de ordem tcnica.9 De acordo com a introduo acima, pretende-se primeiramente identificar neste artigo, quais, das histrias da msica no Brasil escritas, tornaram-se relevantes na historiografia e analisar se a histria, assim como na musicologia estrangeira, desenvolveu-se como um dos objetivos principais da musicologia. Uma segunda parte do artigo pretende, mesmo que de forma preliminar, estabelecer quais foram e quais so as relaes entre estas obras e as tradies histricas respectivas a seus perodos. Os Livros de Histria da Msica no Brasil A literatura musical no Brasil vasta. Quantitativamente pode se dizer que a maior parte dos escritos sobre msica brasileira encontra-se em peridicos no cientficos, musicais ou no. Dos livros dedicados histria, a maior parte deles enfoca algum tema especfico, como a Bossa Nova, ou o movimento da Tropiclia, ou os rituais de alguns grupos tnicos especficos do Amazonas e biografia de msicos populares.10 Obras dedicadas histria da msica brasileira foram poucas.
Msica e Artes. 417

A Msica, que se assume, tenha sido praticada desde os primrdios da descoberta do Brasil, seja pelas comunidades amerndias, que aqui habitavam, ou posteriormente pelos europeus e africanos, anloga prpria escrita da histria do Brasil, foi inicialmente registrada atravs de relatos de viagens de estrangeiros, missionrios ou administradores.11 Seria somente no sculo XX que a Histria da Msica seria abordada com um vis de histria mais criteriosa e metdica. A primeira histria da msica no Brasil foi escrita em 1908, por Guilherme de Melo (1867-1932) e foi intitulada A msica no Brasil: desde os tempos coloniais at o primeiro decnio da Repblica. Este autor, baiano de nascimento, havia iniciado sua formao musical no Colgio de rfos So Joaquim, no qual assumiu a banda musical em 1892 e foi bibliotecrio do Instituto Nacional de Msica do Rio de Janeiro durante os ltimos cinco anos de sua vida.12 O segundo livro veio a ser publicado somente vinte anos depois. Foi A Histria da Msica Brasileira (1926) de Renato Almeida (1895-1981). Almeida foi formado em direito e foi colaborador de diversos peridicos, no musicais em sua maioria. Ele foi tambm funcionrio do Ministrio das Relaes Exteriores e um dos fundadores da Comisso Nacional do Folclore. Neste mesmo ano de 1926 foi publicado o livro a Storia della musica nel Brasile do italiano Vincenzo Cernicchiaro (1858-1928). Cernicchiaro, por sua vez, era um italiano radicado no Brasil, era violinista e lecionou vrias disciplinas de msica no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, foi catedrtico do Instituto Nacional de Msica no Rio (1890), foi regente e tambm compositor. Seguiram-se a estas publicaes os estudos de Mrio de Andrade (18931945), dentro os quais Ensaio sobre a Msica Brasileira (1928) e Compndio de Histria da msica brasileira (1929) relacionam-se mais com a histria propriamente dita. O Compndio foi reeditado como a Pequena Histria da Msica em 1942.13 Contudo este ltimo refere-se histria universal, dedicando o autor, histria brasileira, apenas dois captulos. Ainda no ano de 1942 foi reeditada a histria da msica de Renato Almeida.

418

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Em 1956 o diplomata Luiz Heitor Correia de Azevedo (1905-1992) publicou o 150 anos de msica no Brasil (1800-1950). Este autor, assim como Melo, foi tambm bibliotecrio do Instituto Nacional de Msica no Rio de Janeiro e assumiu posteriormente a cadeira de folclore nesta instituio. Foi responsvel por sees de msica em peridicos no Brasil e assumiu, na dcada de 50, o cargo de comissariado de msica da UNESCO em Paris, aonde veio a falecer. Em 1977 foi publicada a Histria da Msica Brasileira de Bruno Kiefer (1923-1987), este autor, nascido na Alemanha, imigrou para o Brasil ainda criana. Kiefer formou-se em Fsica, Qumica e Matemtica. Foi funcionrio pblico, compositor e professor universitrio e contribuiu para a formao dos cursos superiores de Msica nas faculdades federais de Santa Maria e do Rio Grande do Sul. de 1981 a ltima obra escrita sobre a histria da msica no Brasil, do tambm diplomata e advogado Vasco Mariz (1921). Mariz um autor profcuo na rea de cultura musical. Sua obra Histria da Msica no Brasil recebeu sua stima reedio recentemente em 2009 e , junto do livro de Kiefer, a bibliografia utilizada como referncia nos cursos de nvel superior de msica pelo pas. Livros ricamente documentados como Origem e Evoluo da Msica em Portugal - Sua influncia no Brasil, de Maria Luiza de Queiroz Santos de 1943, ou enciclopdicos como Enciclopdia da Msica Brasileira: erudita, folclrica, popular (1977) de Marcos A. Marcondes, so raramente mencionados. Maria Luiza, uma autora de formao musical profissional, alm de organista, foi professora livre docente da Universidade do Brasil (antiga UFRJ). Em seu livro proveu uma das primeiras anlises sobre a influncia lusitana na msica brasileira, citando, dentro outros a Histria da Msica de Jos Pessanha.14 O traz exemplos musicais como transcries e ilustraes de instrumentos e documentos, alm de um ndice alfabtico biogrfico. A autora referiu-se a muitas obras histricas, incluindo desde a Viagem pelo Brasil, de Spix e Martius,15 a Histria da Msica de Jos Pessanha, a obra de Padre Martini, ao falar da Histria da Msica europeia. Em seu ltimo captulo traz, na forma de suplementos e anexos, biografias, quadros sinticos de msicos e professores
Msica e Artes. 419

que trabalharam no Rio de Janeiro durante o perodo de 1884-1890. Listou ainda, as histrias de quase todas as instituies musicais que se originaram e desenvolveram no Rio durante o sculo XIX, transcreveu alguns documentos do Livro do Pessoal da Casa Imperial e relatou qual a forma de funcionamento e dos repertrios dos mosteiros beneditinos no Brasil. Do contexto histrico brasileiro De acordo com Francisco Iglsias coexistiram, na passagem do sculo XIX para o XX, trs formas de se fazer histria no Brasil: aquela que seguia uma orientao literria de crnica, outra que cultivava o eruditismo, e a de pesquisadores que cultivavam a metodologia, e dedicavam-se a uma elaborao temtica original.16 Como representante da segunda, destacou-se o historiador Francisco Adolfo Varnhagen (1816-1878) que havia publicado os dois volumes de Historia geral do Brasil entre 1854-7. De acordo com esta leitura, sua obra retratou elogiosamente uma colonizao portuguesa idealizada e sem conflitos, vitria de uma civilizao sobre a barbrie,17 exercendo uma histria documental sobre o passado brasileiro de acordo com os preceitos do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro que representava.18 principalmente atravs deste instituto que as premissas e diretrizes da pesquisa histrica do Brasil foram formuladas. Como parte das premissas considerou-se a necessidade da imparcialidade como atributo do historiador, assim como a adoo de mtodos que visavam atribuir um estatuto cientfico histria, como defendeu o vice-presidente do IHGB em 1897.19 Desdobramento positivo desta abordagem foi atribuir ao historiador o saber histrico, e no mais a homens de letras, de forma geral, dos quais se esperava que desvendassem o nexo lgico dos acontecimentos e a marcha evolutiva da civilizao.20 A Varnhagen foi atribuda a influncia rankiana, dos positivistas, dos metdicos e da centralizao da pesquisa histrica em arquivos, cuja verdade histrica era de ordem documental, embora o prprio historiador alemo, Leopold Von Ranke, no seja citado em suas obras.21 Assume-se uma segunda caracterstica de influncia alem, alm da rankiana, foi a adoo dos
420 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

fundamentos conceituais do determinismo geogrfico, climtico e biolgicotrazidos nas obras de Friedrich Ratzel (1844-1904). Estes, de acordo com a historiografia, repercutiram em teorias sociais no decorrer do processo histrico, que se propuseram a examinar as composies populacionais do ponto de vista de diferentes raas. Foram tambm assimilados modelos evolucionistas, particularmente do evolucionismo de Darwin e do darwinismo social proposto por Herbert Spencer (1820-1903) que se inseriram no contexto, e por vezes intensificaram ideias de autores, que j eram influentes no mbito historiogrfico brasileiro, como Augusto Comte e o positivismo.22 Estas influncias marcariam os cientistas sociais, como defende Marta Abreu, cujas anlises sociolgicas estariam mais fortemente baseadas em questes internas brasileiras e menos voltadas documentao histrica. interessante notar que estes cientistas sociais, embora abordassem razes do sentimento nacional, em grande parte no se dedicaram a anlise de autores que tivessem tratado de msica. Os trabalhos enfocaram basicamente questes de mestiagem, da herana ibrica, da qualidade da natureza, no sentido da fauna, flora e clima brasileiros; ou da presena do homem no ambiente tropical.23 A noo de que coexistia no Brasil uma multiplicidade terica j havia sido notada e manifestada pelo conscio do IHGB Franklin Tvora:
Si se trata particularmente da historia do Brazil, como neste Instituto, licito perguntar ao historiador: que theoria seguis- a de Martius, a de Buckle, a dos sectrios de Spencer, a dos discpulos de Comte? Como exprimir to diversas opinies sem sacrifcio de alguma dellas?.24

Embora inicialmente as produes histricas estivessem mais relacionadas ao trabalho do IHGB, que de alguma forma ditou preceitos, sabese que foram muitas as instituies responsveis pela produo histrica como as universidades, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o Colgio Pedro II o Museu Paulista, o Museu Histrico dentre outros. A passagem para uma histria mais influenciada pelas cincias sociais, segundo a tradicional anlise de Alice Canabrava, foi exemplificada no trabalho do historiador Capistrano de Abreu, contemporneo de Silvio Romero, que expressavam sua inquietude em
Msica e Artes. 421

compreender a realidade brasileira com o apelo das novas correntes cientficas que, ao seu tempo, se desenvolviam vigorosamente no campo das cincias do homem .25 Dentre os chamados cientistas sociais, os poucos que se encontram ligados ao grupo de autores musicais foram o prprio Guilherme de Melo, Luciano Gallet e Augusto Pereira da Costa. Destes trs, apenas Melo escreveu uma Histria da Msica. Luciano Gallet (1893-1931), assim como Augusto Pereira, enveredaram na pesquisa folclrica. Gallet, inicialmente formado em desenho arquitetnico, estudou msica. Foi compositor, pianista, crtico, mas foi por seu trabalho etnogrfico e pela insero da disciplina de Folclore no currculo escolar que ficou conhecido na histria.26 Augusto Pereira (18511923) trabalhou em reparties pblicas em Pernambuco, foi colaborador em jornais e bacharelou-se em direito. Escreveu importantes obras sobre a vida e histria de Pernambuco, uma delas dedicada ao Folclore da regio, Folclore Pernambucano (1909). Dos historiadores na msica Assume-se que houve pouco contacto dos historiadores com a msica no Brasil. Atualmente corroboram esta viso, uma anlise quantitativa de artigos em peridicos e de teses e dissertaes.27 Esta situao parece no ser privilgio do Brasil, segundo a autora Miriam Chimens, o quadro se repete em seu pas, a Frana.28 Para no dizer que os historiadores brasileiros passaram em branco pela msica, sabe-se que o historiador Francisco Varnhagen era familiarizado com a msica. Seu pai havia composto pequenas obras, uma das quais foi posteriormente publicada no volume de Modinhas Imperiais de Mrio de Andrade.29 Varnhagen, contudo apenas comentou sobre um material musical em Trovas e cantares de um cdice do XIV sculo: ou mais provavelmente, o livro de cantigas do conde de Barcelos e Cancioneirinho de trovas antigas colligidas de uma grande cancioneiro da biblioteca do Vaticano e, em seu Florilgio da poesia brasileira (1850), exps uma biografia do cantor e compositor Domingos Caldas Barbosa. Basicamente tratando da relao da msica e da poesia.30

422

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Aps Varnhagen, foi Capistrano de Abreu que se referiu msica em sua obra Captulos de Histria Colonial.31 De acordo com Moraes32 seguiram-se geraes que no se preocuparam com a produo histrica da msica. Caio Prado Junior esquivou-se de qualquer meno. Srgio Buarque de Holanda, embora pessoalmente inserido no mundo musical, fez apenas mnima referncia msica em sua obra Razes do Brasil.33 Gilberto Freyre parece ter sido uma exceo ao inserir em Casa Grande e Senzala ritmos e danas africanos, danas europeias, lundus e modinhas. Em Sobrados e Mocambos mais modinhas e danas e msica de salo. E em Ordem e Progresso proveu partituras de alguns gneros musicais.34 Nas geraes que se seguiram persistiu uma surdez historiogrfica. Poucos historiadores atreveram-se no campo da histria da msica e consequentemente foram poucos os trabalhos histricos que enfocaram o tema.35 Moraes chama a ateno para o fato de no sculo XX, conhecer apenas dois casos em que historiadores teriam se dedicado msica. Foram eles Henry-Irene Marrou que escreveu, na dcada de 40, uma obra sobre a msica nos escritos de Santo Agostinho e outra sobre folclore, e Eric Hobsbawm, que publicou a Histria Social do Jazz em 1959, contudo, ambos se utilizaram de pseudnimos para publicao, o que para o autor, seria um sinal da pouca aceitao no meio, deste tipo de trabalho.36 Da Msica e de seus historiadores Se por parte dos historiadores, os caminhos da histria raramente cruzaram os da histria da msica, o caminho inverso tambm foi verdadeiro. Como mencionado anteriormente, os primeiros registros musicais no Brasil apareceram documentados em relatos de viagens por estrangeiros. Alm dos portugueses, apareceram na obra do francs Jean de Lry, Histoire dun vouyage fait em la terre Du Brsil, a primeira a apresentar transcries de melodias colhidas durante sua viagem ao Brasil no sculo XVI37 e depois no livro Viagem pelo Brasil (1817-1820), de Spix e Martius, respectivamente zologo e botnico bvaros, que incluram transcries musicais num anexo final de sua obra,

Msica e Artes.

423

intitulado Canes Populares Brasileiras e Melodias Indgenas que contm 14 partituras.38 Este material era conhecido dos autores das histrias da msica. Alguns citam nominalmente estas obras como fontes, como Melo, Santos, enquanto outros simplesmente copiam e repetem trechos dos livros que os antecederam. Interessante notar, visto que finalizamos a primeira dcada do sculo XXI, que as histrias da msica brasileira que existem, foram todas publicadas no sculo XX. A recorrncia comum forma narrativa, biogrfica e linear marca presente at mesmo naqueles livros que poderiam ter sofrido influncia de novas escolas, como a dos Anais, durante o decorrer do sculo XX. Enquanto os ttulos propem uma histria da msica Brasileira ou no Brasil, de forma ampla, claramente seus contedos foram desenvolvidos de acordo com os recortes impostos ou, aos autores, por circunstncias externas ou, pelos prprios autores. No caso da obra de Guilherme de Melo, por exemplo, o autor restringiuse a estudos basicamente feitos na Bahia, no nordeste e no Rio de Janeiro. Ele baseou suas informaes em documentos do Instituto Geogrfico da Bahia e do Real Gabinete Portugus de leitura. Renato Almeida declarou no prefcio do livro Histria da Msica Brasileira que seu trabalho consistia em poder resumir as impresses e os dados histricos que lhe permitiriam concluir pela afirmao de uma msica brasileira, haurida nas fontes populares e que vinha se formando lentamente atravs do tempo.39 Ele insistiu que a abrangncia do estudo seria a mais ampla possvel, dentro de diretrizes histricas, porque o seu livro, no contudo de pesquisa folclrica, sino de histria.40 Documentando o seu trabalho com transcries de melodias e respectivos textos, o autor declarou que, por um lado, o material em grande parte lhe havia sido fornecido por pessoas de reconhecida autoridade, e por outro, havia sido compilado de uma vasta bibliografia, que ele citou logo de incio em seu livro. Dentre os inmeros autores citados por ele estavam os historiadores Alfredo Brando, Artur Cesar Reis, especialista na Amaznia e membro do IHGB e Luis da Cmara Cascudo, alm de figuras como o mdico baiano Armando Sampaio Tavares reconhecido por sua grande erudio em literatura.

424

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

No caso do italiano Cernicchiaro, o autor se props a uma histria que abordasse as variadas formas das atividades musicais, desde a nomeao de compositores e msicos com suas biografias, mesmo que curtas, o ensino musical, as instituies como orquestras e associaes musicais, alm de discorrer sobre o movimento operstico, criticar os concertos nacionais e estrangeiros que foram trazidos ao Brasil, em uma tentativa que, segundo Luiz Heitor, era de cunho subjetivo e euro centrista.41 Contudo, um dos captulos da obra de Cernicchiaro, Dellopereta ainda tido como um dos mais confiveis a fornecer dados sobre repertrio, intrpretes, autores, compositores, montagens e etc. Dados relevantes, no s historiografia musical, mas teatral brasileira no Rio de Janeiro. Luiz Heitor, por sua vez, em 150 anos de msica, fez uma apologia busca das origens. O autor defendeu que se fazia necessrio buscar, no passado mais distante possvel, obras que pudessem criar um elo, formando uma linhagem de antecedentes at as obras atuais. Ele acreditava criar assim um desenvolvimento, num vnculo lgico, que segundo o autor j era forte e existente entre os perodos histricos.42 Para ele, o objetivo da histria era a busca deste material que ento poderia compulsionar documentao que habilitasse julgar as produes dos mestres que o ilustraram. A documentao a qual o autor se refere so obras e gneros musicais. Organizando as obras e seus respectivos compositores o autor tentou criar uma relao de causa e efeito entre elas. Sem prover anlises das obras, nem descrev-las com relao a suas estruturas musicais, o autor consegue apenas uma lista cronolgica. Seu livro dividido em duas partes: sculo XIX e XX. Assim como ele, Mariz e Kiefer tambm se utilizaram de ttulos amplos. Kiefer props a histria dos primrdios ao sculo XX sugerindo um longo tempo de abordagem mantendo tambm a organizao cronolgica dos captulos e da nomeao de personagens. A histria musical descrita por estes autores estabeleceu-se ou por perodos polticos (colnia, monarquia e repblica) ou por estilos. Na obra de Mariz, que data da dcada de 70 e foi a ltima a ser escrita, a uma ordenao de geraes de compositores que ele recorre ao organizar seus captulos cronologicamente. Narra suas biografias dividindo-as em fases de
Msica e Artes. 425

evoluo, ou seja, elegendo e organizando as produes de acordo com o amadurecimento do autor. Paralelamente s biografias identificou os perodos polticos: colnia, imprio at chegar repblica, para ento passar a combin-las com estilos: romantismo, nacionalismo, entreato dodecafnico, ps-nacionalismo, e um captulo intitulado outros valores. Talvez deste corpus, somente as obras de Mrio de Andrade que vm sendo mais intensamente estudadas, por socilogos, antropologistas, msicos e etc, elas tambm tratam da formao de uma msica nacional. Seu livro, Pequena Histria da Msica inicia com a definio da funo mgico-social da msica.43 Ele passa a descrever a msica dos povos primitivos44 e elencou, a partir da msica da Antiguidade, uma evoluo, cujos captulos descrevem gneros musicais (Monodia, polifonia, melodrama, captulos do III ao VIII) e estilos (Classicismo, Romantismo, Cap.IX e X) e na sequncia, dois captulos dedicados msica brasileira, intitulados Msica erudita e Msica popular. Em seu Ensaio o autor declarou que a importncia de seu trabalho esteve em coletar material sonoro aos msicos, embora no considerasse isto uma atividade cientfica, como ele mesmo declarou na epgrafe do livro.45 Contudo, a partir de sua viagem ao Norte do pas em 1927 e para o Nordeste em 1928-9 ele se converteu num profundo leitor de trabalhos etnogrficos e de musicologia comparada. Segundo Toni46 mostrando interesse em adquirir um conhecimento necessrio coleta de temas e melodias, Mrio de Andrade revelou-se um pesquisador possuidor de mtodo e capacitado ao trabalho de campo. A autora identificou dentre as fontes de Mrio, Raoul e Marguerite DHarcout, Roquete Pinto, alm do Esquisse dune methode de folklore musical, de Constantin Brailoiu. Nos livros de Melo, Almeida a gradual formao da msica brasileira tendeu a coincidir com a da formao do Estado Moderno, sem, contudo, refletir uma leitura crtica e poltica da insero da msica, mas apenas sugerir uma ordem cronolgica dos fatos. O incio de suas histrias se d, no com o descobrimento do Brasil, por vezes apenas comentado nas primeiras pginas das obras, mas durante o perodo colonial, como assim chamavam o sculo XVIII. No caso dos autores mais contemporneos, o perodo estendido
426 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

segunda metade do sculo XX. Para Mrio de Andrade, o Brasil perseverou musicalmente colonial at 1914, quando se firmou o estado de esprito novo.47 Os escritos de Melo, Almeida e Mrio de Andrade apresentam a preocupao com o papel social da msica e suas definies. Nas obras de Almeida, Histria da Msica Brasileira e Compndio a primeira parte sempre dedicada msica popular. Nestes livros so formas e gneros musicais e no obras, que so identificados na narrativa dos costumes brasileiros. Estes costumes so comparados aos dos europeus, num primeiro momento e depois, dentro de um cenrio j brasileiro, so confrontados com relao as suas origens, se urbana ou e rural. A identificao das formas musicais foi importante para todos os autores. Elas so basicamente danas (batuque, fandango, quadrilha, samba, maxixe, frevo, etc), cantigas (de trabalho, de ninar, sentimentais como modinhas e toadas, brejeiras como lundus e emboladas, religiosas, satricas, fnebres) e bailados (congos, maracatus, bumba-meu-boi e etc).48 No decorrer do sculo XX, a separao entre msica erudita, popular e folclrica foi intensificada na literatura. A popular que como vimos, corresponderia msica urbana, seria posteriormente confrontada com sua parceira cosmopolita, a msica erudita, enquanto a folclrica seria definida ainda como uma msica de origem rural. Em seu livro, Santos estruturou a segunda parte em captulos de acordo com trs tipos de msica: msica dos primrdios (a indgena); erudita e popular. Mrio de Andrade, como vimos, dedicou dois captulos histria da msica brasileira, separando-as em erudita e popular. Kiefer dedicou-se aos temas em livros separados. Em 1977, publicou a Histria da Msica Brasileira e em 1990 a Msica e Dana Popular: sua influncia na Msica erudita. Outros autores passaram a se dedicar exclusivamente msica popular, como Jos Ramos Tinhoro (1928-)49 com a Msica Popular (1966) e a Histria Social da Msica Popular Brasileira (1998), dentre outros.

Msica e Artes.

427

Da Historiografia das Histrias da Msica De acordo com a literatura surge basicamente uma vertente historiogrfica com relao a este material. Antes de passarmos a ela, seria bom definir, que o termo historiografia aqui adotado aquele que se refere avaliao ou crtica de obras histricas enquanto documentos, como testemunhos de dimenses especficas de cada autor com relao eleio de seus tpicos, mtodos e contextos. Esta vertente historiogrfica aponta uma histria evolutiva.50 As histrias evolutivas, como se assume, foram por vezes baseadas numa concepo emprestada das cincias da vida. Nas histrias da msica identificaram-se duas formas de evolucionismo. A da concepo de uma msica que evolui do simples para o complexo e a segunda concepo, a da histria baseada na evoluo de gneros musicais e ou de estilos. Na primeira, a noo de evoluo visou a formao de uma unidade nacional. Nesta leitura incluem-se as obras de Melo e Almeida, nas quais se tentou sintetizar as vrias identidades musicais, em prol de uma unidade. Para Melo, por exemplo, reconhecer-se-ia a arte musical de um pas, atravs da influncia dos povos que contriburam para a constitucionalizao de sua nacionalidade.51 A crena destes autores baseou-se na ideia de uma mestiagem que no apresentou conflitos, nem sociais nem polticos, e que permaneceu isenta de problemas na sua apropriao de diferenas e na transmisso de suas caractersticas. Esta maneira de descrever o processo gerou a impresso de que a msica brasileira j nascera mista. Melo, ao descrever o que chamou de perodo colonial, deu a entender que a mestiagem musical e racial havia acontecido sempre, e que as formas e gneros musicais ali apresentados s precisaram ser desenvolvidos com o passar dos tempos.52 A noo de evoluo tambm apareceu na descrio classificatria da msica brasileira como primitiva e da europeia como superior, principalmente nas obras de Melo, Almeida e Cernicchiaro em que se apontou uma necessidade de desenvolvimento da msica brasileira para tornar-se mais complexa, a exemplo da europeia.
428 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Melo afirmava que as manifestaes teatrais utilizadas pelos jesutas na catequese, os autos, representavam a primeira exibio de arte musical brasileira baseada no sistema diatnico-cromtico dos povos cultos.53 Entendendo-se aqui o sistema cultural culto, o dos europeus, como aquele que deve ser apreendido, em posicionamento superior ao dos incultos. Cernicchiaro diz em seu livro que, a msica deva interessar igualmente todo esprito humano de grau superior ou inferior, no desenvolvimento e perfeio da arte que o circunda.54 Ambos, de acordo com o pressuposto evolucionista, tendem a demonstrar que o cultivado superior. Almeida abre seu Compndio explicando: que a msica brasileira formou-se dos elementos fundamentais [grande parte lusitana, depois negra e por fim indgena] numa mistura que se fez ao calor de um meio diferente, cuja ao deveria ser altamente modificadora das taras primitivas.55 Com relao aos livros de Melo, Almeida e Cernicchiaro, em menor proporo, Marta Abreu concluiu que as obras deste perodo tinham em comum uma busca de uma identidade nacional mestia desde o perodo colonial, a maior preocupao com os estilos musicais do que com os significados da produo cultura dos agentes sociais e a viso de que os processos culturais ocorrem sem conflito.56 Enquanto nestas obras, noo de mestiagem que se atribui a realizao de uma unidade nacional, nas obras de Mrio de Andrade, partindo de uma unidade, o povo brasileiro, identificado como senhor de uma msica popular, que Mrio passa a refletir sobre as caractersticas musicais, analisando esta msica para conhecer as suas vrias partes constituintes.57 Estas partes incluam a presena amerndia, portuguesa, africana, espanhola, latinoamericana, europeia de forma geral e as atuais, jazz americano e o tango argentino.58 No Brasil, segundo ele, o perodo de nacionalizao visava conformar a produo humana do pas com a realidade nacional [..]. Ainda segundo ele, a msica brasileira respondia a um primitivismo no esttico, mas social. Pois toda arte socialmente primitiva que nem a nossa, arte social, tribal, religiosa, comemorativa. interessada. Ao contrrio da arte exclusivamente artstica que no tem cabimento numa fase primitiva, fase de construo. intrinsecamente individualista e assim completava que os modernos queriam era aquela diletante, individualista e sem importncia nacional nenhuma. O carter brasileiro no devia, assim como faziam os europeus,
Msica e Artes. 429

buscar e legitimar um exotismo divertido,59 o msico brasileiro deveria ser o brasileiro normal e no de caractersticas excessivas, pois este se tornava extico, extico at para ns.60 A concepo evolucionista no se perdeu nos livros posteriores, de Azevedo, Kiefer e Mariz, ela aparece com o desenvolvimento dos gneros e estilos musicais. Os gneros musicais, como vimos, so citados desde as primeiras obras. Mesmo com os primeiros autores, foi elegendo alguns gneros musicais, como o lundu e a modinha, que eles muitas vezes acabaram definindo caractersticas gerais desta msica. Uma linhagem dos gneros chegou a ser legitimada atravs da descrio de evidncias documentais que contribuiriam para provar a existncia de um gnero desde os primrdios musicais.61 O conceito de estilo, que no possui consenso acadmico,62 pode ser empregado para definir uma linguagem musical (e.g.msica tonal), ou a msica de um determinado perodo histrico (e.g. estilo barroco), ou a maneira de um compositor compor (e.g. ao estilo de Mozart). Esta, ainda hoje, constitui-se na maneira mais amplamente utilizada de se fazer histrias da Msica, principalmente quando a histria refere-se msica entre os sculos XVI ao XX. Normalmente nomeiam-se os estilos Barroco, Clssico, Romntico e PsRomantico. Segundo o autor Richard Croker, em seu livro A History of Musical Style, as propriedades dos estilos evoluem progressivamente e estilos pertencentes a perodos prximos deveriam apresentar um grau maior de semelhana em suas estruturas. Como para Croker, contar o que aconteceu o que comumente se assume como narrativa histrica, em sua histria narra a estria dos estilos na qual eventos como peas, estilos e gneros musicais so elencados numa relao de causa e efeito, estabelecendo logicamente certas premissas das quais certas concluses seriam geradas. Nas obras de Mariz e Kiefer principalmente, a noo de evolucionismo est no desenvolvimento e organizao dos estilos musicais. Contudo, para exemplificar os estilos, seriam necessrias as anlises de obras, que no so fornecidas pelos autores em seus livros. E mais, a classificao por estilos, implica na identificao das escolas de composio, e assim na escolha de compositores.
430 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

O encadeamento das escolas de composio aparece claramente demarcado na obra de Mariz. Ao explicar a sua inteno e objetivos, o autor confessou: que neste trabalho procurei transmitir minha opinio pessoal e tambm a de musiclogos e crticos musicais de renome, a fim de melhor apresentar a repercusso da obra do compositor em estudo. O autor tambm definiu como acreditava que devesse ser escrita a nossa histria da msica: acho que a histria da nossa msica no deva ser uma relao de todos os brasileiros que fizeram msica e sim apenas de aqueles que realmente deixaram sua marca permanente, por uma razo ou por outra.63 Mariz, cuja obra a mais adotada nos cursos atuais de msica e que no recebeu crticas da comunidade, foi premiada em 1983. Ela sucumbiria s crticas mais comuns dos fundadores da sociologia do comeo do sculo XX. Augusto Comte ridicularizava a forma compilatria e defendia uma histria sem nomes.64 Herbert Spencer queixava-se que as biografias dos grandes, pouco esclareciam a respeito da cincia das sociedades.65 Joseph Kerman, autor do nico livro traduzido para o portugus sobre Musicologia, corrobora a anlise que mostra serem permanentes as narrativas biogrficas e de estilos na literatura histrica musical durante o sculo XX. E completava que muitas vezes estas obras foram escritas por conterrneos dos biografados e que os estudos tambm tenderam a enfocar o estudo da gnese das formas musicais e dos gneros.66 Segundo o historiador Arnaldo Contier, da USP/SP, a bibliografia sobre a Histria da Msica no Brasil durante o sculo XX, tem-se revelado, sob o nosso ponto de vista, muito restrita, frgil teoricamente [...] em geral as anlises privilegiam a vida e a obra dos autores considerados mais significativos [...].67 Da Histria da Msica brasileira na Musicologia Brasileira

Como vimos anteriormente, a musicologia estrangeira tem como uma de suas finalidades os estudos e a escrita da histria da msica, contudo, no Brasil, este trabalho se deu de forma diversa. Como vimos, os autores das histrias da msica brasileira eram formados em reas diversas. Segundo, que, exceo seja
Msica e Artes. 431

feita Kiefer, e a Santos, nenhum trilhou uma carreira acadmica, embora, autores como Almeida e Andrade tenham sido essenciais na institucionalizao do Folclore e da Msica, atravs do incentivo de leis, e da criao de conservatrios e centros.68 Os estudos histricos, em teoria deveriam pertencer ao quadro curricular da musicologia, que basicamente existe no Brasil nos cursos de ps-graduao. Contudo, a estrutura curricular, longe de dirigir-se s discusses metodolgicas e epistemolgicas da Musicologia e de sua histria permanece atada a estrutura da rea a qual ela pertence, a Msica, que visa formao do msico prtico, regente ou compositor.69 Primeiro esquivando-se de disciplinas,70 e at da histria da musicologia, formando geraes, que no mnimo desconhecem a origem da cincia na qual se especializam. Segundo, que demonstra uma concepo de classificao de conhecimento nas humanidades, na qual a Msica encontra-se nas Belas-Artes, afastada de um ideal das Artes Liberais,71 contrrio do proposto idealmente por Adler que beirava a formao de um musiclogo polmata. Com relao aos conhecimentos necessrios a um musiclogo, ele acreditava num musiclogo humanista, que estaria primordialmente centrado na filosofia, histria, sociologia, literatura, lnguas, lingustica. Como documentarista estaria engajado na busca, identificao e anlise de documentos e fontes, valendo-se da histria, arquivologia, filologia, paleografia musical, museologia. Como cientfico, tomando o termo de forma simplria, exerce uma metodologia primordialmente de carter emprico, envolvendo disciplinas como a acstica, a matemtica, a psicologia, a fisiologia.72 Dentro desta estrutura diversa e mais restrita, que parece ter sido a adotada pela comunidade, outra caracterstica bastante pertinente musicologia brasileira a ausncia de uma reviso historiogrfica da produo. Segundo Castagna, um dos maiores dilemas da musicologia brasileira que: sem uma produo resultante da concepo positivista que orientou a musicologia europeia na segunda metade do sculo XIX e primeira do XX, no haveria suficiente material para abordagens mais reflexivas ou interpretativas.

432

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

O autor assume que foram raras as publicaes brasileiras destinadas a refletir sobre os significados da musicologia neste perodo [primeira metade do sculo XX]. Perodo que ele define como:
a primeira grande transformao da musicologia no Brasil que ocorreu do incio do sculo XX at meados da dcada de 1960, na qual os trabalhos passaram a se enquadrar em uma espcie de gnero intermedirio entre literatura e cincia, incluindose a as assim denominadas histrias da msica brasileira (ou no Brasil) e suas congneres, como as de Guilherme de Melo (1908), Renato Almeida (1926), Vincenzo Cernicchiaro (1926), Mrio de Andrade (1941), Maria Luiza de Queiroz Santos (1942), Francisco Acquarone (c.1948) e Luiz Heitor Azevedo (1956).73

Exceo seja feita a citao de Acquarone, as demais obras foram aqui elencadas e o autor as define como obras de: 1. Abordagem literria: Guilherme de Melo (1908), Vicenzo Cernichiaro (1926) e Renato Almeida (1926 e 1942). 2. Preocupaes musicolgicas: Mrio de Andrade (1941), Maria Luiza de Queiroz Santos (1942) e Lus Heitor Correia de Azevedo (1950 e 1956), e segue: mas uma fase propriamente cientfica surgiu com as obras de Jos Ramos Tinhoro (1974, 1981, 1990), Bruno Kiefer (1976), Jos Maria Neves (1977), Ary Vasconcelos (1977 e 1991), Vasco Mariz (1981), e David Appleby (1983).74 Manuel da Veiga, professor na UFBA, chama o trabalho de Melo de amadorstico e provinciano, mas exemplar para, Renato Almeida, cuja obra no histria, mas etnografia e folclore, ora sob flagrante tendncia nacionalista e historicalista, segundo as quais a base evolutiva da msica artstica teria de ser necessariamente a sinfonia da terra (termo da primeira edio, de 1926). Para este autor musiclogos histricos, ao contrrio de outros historiadores, no podem se alhear daquilo que pesquisam [...] Se uns, os historiadores polticos, por exemplo, no precisariam gostar de Napoleo para escreverem sobre o Diretrio, outros, historiadores de msica, tendem a amar seu objeto de estudo em razo de sua essencial condio de msicos, alm de musiclogos.75 Outros autores acreditam que no cenrio atual de interao disciplinar no existe lugar para a disciplina de Histria da Msica, pois afinal o que ali se apresentava nada mais era que o relato totalmente interno ao prprio campo musical e alheio, portanto, ao desenvolvimento metodolgico da Histria destinado a afirmar e justificar a autonomia social e esttica da Msica.76
Msica e Artes. 433

Segundo Budasz, o estatuto cientfico moderno em campo musical coube musicologia e no Msica. Para ele a Msica um campo formado por vrias cincias, algumas originariamente ligadas ao fazer artstico-musical, outras que encontraram um modo especfico de se relacionar com o objeto musical, outras ainda, recentssimas, que j nasceram como resultado de uma prtica interdisciplinar anterior .77 Concluso Na primeira parte do artigo foi delineado o grupo de obras estudado. Este recorte foi historiogrfico, ou seja, foram elencados os livros que recorrentemente so referenciados em bibliografias histrico-musicais, alm de serem entre si referenciados. Estes livros foram todos publicados durante o sculo XX. Essas obras no foram escritas por historiadores. Assumem-se aqui causas diversas para dois perodos. No primeiro, relativo primeira metade do sculo XX, foi provavelmente por causa da recente classificao das reas do conhecimento e de um incipiente estatuto de fronteiras disciplinares. A partir do final do sculo XX, pelo motivo oposto, ou seja, pela institucionalizao da Msica, vista como uma rea de Artes, na qual os professores de Histria da Msica so, em sua maioria, bacharis em Msica, com pouca ou nenhuma formao histrica e que raramente enfocaram a histria da msica como uma histria sujeita a discusses do mtodo histrico. interessante notar que neste sentido, o Brasil seguiu uma tendncia oposta a do exterior, onde grande parte de historiadores da msica so historiadores. Alis, no sculo XX, os comits formadores de currculos e de avaliao musical ou musicolgica estrangeiros foram justamente criticados por serem majoritariamente compostos por historiadores, deixando de lado os socilogos e antroplogos e demais intelectuais das reas consideradas mais cientficas.78 Embora os autores das histrias da msica brasileira no tenham sido historiadores, em alguns perodos os seus trabalhos apresentaram uma correlao com as tendncias histricas.

434

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Melo e Almeida estiveram inseridos dentro dos processos e tendncias histricas de sua poca. Eles foram cientistas sociais engajados em instituies que visavam a pesquisa histrica, como o IHGB e desenvolveram uma histria da msica brasileira nos moldes da poca. O trabalho de Melo exemplo da preocupao com o documento, pelo esforo da anlise objetiva e do trabalho de arquivo. O livro de Almeida, dedicado pesquisa do popular e do folclrico na msica brasileira, marcado pelas cincias sociais em seu vis etnolgico. Ele foi dedicado a afirmao histrica da existncia de uma msica brasileira haurida nas fontes populares e que veio lentamente se formando com o tempo. Apesar de Almeida comentar, em sua bibliografia, a obra de Spix e Martius e de outros viajantes, no parece ter lido as obras de Capistrano de Abreu, considerado um dos formadores da ideia de um povo brasileiro. Ainda entre as vrias obras citadas em seu livro, refere-se especialmente a Silvio Romero, quando fala dos cantos populares. Almeida estava tambm a par das discusses sobre msica nacionalista estrangeira e citou, em sua bibibliografia, autores importantes como Vaughan Williams da Inglaterra, e Carlos Veja, sobre a msica popular Argentina, dentre outros; assim como mostrou estar ciente das teorias musicais de sua poca como as defendidas por Hugo Rieman. Essas obras, como as de Mrio de Andrade, mantiveram-se relacionadas e embasadas em estudos sociais. Algumas pesquisas buscando um fundamento mais emprico, baseadas em trabalho de campo, outras de forma mais compilatria, fundamentando-se numa tradio literria. Estas histrias da msica visaram de alguma forma uma identidade nacional e de certa maneira refletiram sua insero numa histria j marcada pela relevncia da interao com as cincias sociais, inovao trazida pela escola dos Anais. A partir da obra de Azevedo permanece uma histria da msica centrada na existncia de sujeitos histricos privilegiados e na preservao de uma anlise uniforme e simplista do processo histrico. Em sua obra, Azevedo no foge tradio literria, citando basicamente todas as histrias da msica, anteriores a ele, citando inclusive Santos e Paranhos e copiando citaes de Cernicchiaro. Esta obra parece mais responder obra de Cernicchiaro, que constantemente citada.
Msica e Artes. 435

A histria da msica no Brasil, escrita a partir da segunda metade do sculo XX, parece retornar quela forma das crnicas tradicionais, sem inteno de abordar documentos originais, entregando-se s edies muitas vezes encomendadas, como a de Mariz, sem tambm pretenses crticas, permanecendo quase que como um gnero literrio. O pice se d na obra de Mariz, na qual a exacerbada forma biogrfica adotada, inserida numa evoluo dos estilos musicais parece legitimar conhecimentos atravs de uma apologia de virtudes individuais. O uso evolucionista dos estilos propostos nestas obras, da segunda metade do sculo XX, no demonstrou preocupao com contedos tericos. Assim, sem explicaes substanciadas sobre escolas de composio ou tericas; as histrias da msica no contaram com material de pesquisa embasada pela filologia, que gerasse tambm edies crticas, e que abrisse caminho a uma maior interface com a arquivologia e a biblioteconomia. No exterior, a interface com a filologia e estudos de arquivo geraram as grandes antologias musicais, enciclopdias e dicionrios do sculo XX. Como o Grove Dictionary of Music and Musicians, The Norton Anthology of Western Music, em lingua inglesa, a MMG (Musik in Geschichte und Gegenwart) em alemo, e no final do sculo, em forma digital e em interface com a Teoria da Informao acervos e data bases como o RISM (Rpertoire International des Sources Musicales) e o RILM (Rpertoire International de Littrature Musicale). Parece que o evolucionismo foi a tendncia que prevaleceu. Guido Adler, em seu Method in Music History, sem traduo portuguesa, demonstrou no s conhecer a obra de Darwin, mas influncias dos escritos do bilogo Ernst Haeckel (1834-1919), que ele copiou e estudou. Contudo, Adler tambm manteve uma relao estreita com o historiador Friedrich Jodl, da escola vienense, Kulturwissenschaft (cincia cultural). De qualquer forma, a historiografia acusa Adler, que em sua tentativa de esboar uma histria geral, manteve-se atado ao padro evolucionista desenvolvido no sculo XIX. Outras discusses relevantes histria da msica, como a desenvolvida pelo musiclogo Carl Dahlhaus no surgiram efeito nas histrias brasileiras. Ele foi marcado em seus estudos por duas escolas histricas. A francesa estruturalista associada a Fernand Braudel e a teoria crtica do crculo de
436 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Frankfurt. Ele defendia uma histria de longo termo, e assim refutava a histria narrativa e biogrfica. Como influncia do crculo de Frankfurt, ele defendeu uma histria, cujos tpicos, ele acreditava, eram formados por vrias partes constituintes que mantinham uma relao dinmica em importncia. Em seu livro, ainda sem traduo para o portugus, Foundations of Music History de 1983, no captulo Is History on the decline?, demonstrou que os estudiosos americanos e ingleses temiam por uma simplificao da histria inchada pelos mtodos das cincias sociais que pareciam obscurecer as complexidades envolvidas no desenvolvimento histrico.79 Dahlhaus tambm considerava a interpretao de fontes histricas um problema para a histria da msica. As obras musicais, objetos da Histria da Msica, eram as fontes histricas? Contudo, se obra de arte fosse reduzida a uma anlise meramente tcnica, no poderia contribuir para uma histria da msica. Obras, segundo ele, possuam um diferencial por seu carter esttico e no histrico, por isso, um material histrico, que era normalmente constitudo de documentos e artefatos do passado, segundo Dahlhaus, no seriam propriamente eficientes para a histria da msica. A Histria da Msica no Brasil parece ter passado inclume por tendncias histricas ps-evolucionismo. Nada de Micro-histria, ou da Histria das diferentes fases da escola de Anais, ou da Histria Nova, ou Histria cultural. Enquanto no final do sculo XIX foram, em torno das disciplinas de Humanas, que as universidades funcionaram, assim como as chamadas cientficas durante o sculo XX, quem sabe o mergulho do sculo XXI na rea da Informao possa, de alguma forma contribuir para um novo trabalho que de alguma forma gere uma conscientizao histrica na Msica.

NOTAS

Carla Blomberg ps-doutora. Professora do Centro Simo-Mathias de Estudos Ps-Graduados em Histria da Cincia. E-mail: carlabromberg@gmail.com Msica e Artes. 437

ADLER, Guido and MUGGLESTONE, Erica. Guido Adlers The Scope, Method and Aim of Musicology (1885): An English Translation with an Historico-Analytical Commentary. Yearbook for Traditional Music, vol.13 (1981), 1-21 p.3. 2 Idem, p. 8. 3 ADLER, MUGGLESTONE, op. cit., p. 13. 4 O desenvolvimento da etnomusicologia traado a partir desta dcada em que, o fongrafo e a diviso da escala diatnica em 1.200 unidades equivalentes, possibilitaram a coleta e posteriormente a anlise para comparao de msica, ou estruturas musicais de diversas sociedades. 5 NETTL, Bruno. Nettls Elephant: On the History of Etnomusicology . Illinois: University of Illinois Press, 2010, p. 20. 6 ADLER, MUGGLESTONE, op. cit., p. 2. 7 LANGE, Francisco C. La msica em Minas gerais: un informe preliminar. Boletn Latino Americano de Msica Vol.6/ (1946), 409-494, Rio de Janeiro; apud CASTAGNA, 2008, p.35). 8 CASTAGNA, P. A Musicologia Enquanto Mtodo Cientfico. Revista do Conservatrio de Msica da UFPel n.1 (2008a), 7-31. CASTAGNA, P. Avanos e perspectivas na Musicologia Histrica Brasileira. Revista do Conservatrio de Msica da UFPel n.1 (2008b), 32-57, p. 32-33. 9 Corrobora esta leitura a grade de disciplinas e a formao dos cursos de graduao e ps-graduao das universidades brasileiras. Por exemplo, da UFRJ, o chamado diga que a formao visa um conhecimento tcnico, humanstico e cientfico nas habilitaes de prticas interpretativas, as disciplinas restringemse aulas de instrumento, harmonia, contraponto, teoria, histria. Nas classes de composio aparece a preocupao com a eletroacstica, a anlise. Disciplinas como a filosofia da msica, acstica, ou histria da organologia, que parecem caber nesta formao no so elencadas. A ECA, no diferente, aulas de instrumento, contraponto, histria, anlise, composio. Novamente aprecem apenas uma metodologia de ensino nas reas de licenciatura. 10 So muitos os livros individuais sobre autores especficos, ritmos, tendncias. Do estudioso Carlos Sandroni, Feitio decente: transformaes do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933 (Jorge Zahar ed., 2001), Samba de roda do Recncavo Baiano escrito com Ari Lima e Alessandra Leo, (UNESCO, 2006); O Livro de ouro da MPB de Ricardo C.Albins (Ediouro, 2003), A cano no tempo: 85 anos de msicas brasileiras de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello (Editora 34, 1998), entre muitos outros. Assim como a reedio de material antigo. A Enciclopdia da msica brasileira editada pela 11 Revista do IHGB, Tomo 41, Parte II, 1878, p.480-1. At o fim do sculo XVIII o Brasil, embora j tivesse historia, ainda no tinha historiador, os dois Peors, Caminha e Gandavo, deram luz a seu bero, mas no podiam escrever seno dois autos, o do nascimento e o da descoberta e do batismo da Terra de Santa Cruz. 12 Seu livro foi reeditado no Dicionrio Histrico, geogrfico e etnogrfico do Brasil em 1922 e teve um reedio pstuma prefaciada por Luiz Heitor publicada pela Imprensa Nacional do Rio de Janeiro lanada em 1947.

438

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

13

Alm destas obras citadas Mrio de Andrade escreveu: Modinhas Imperiais (1930), Msica Doce Msica (1933), Msica do Brasil e Danas dramticas do Brasil (1941) e uma infinidade de crnicas e artigos de jornais, que apesar de substanciarem a histria da msica no Brasil no se constituem em material que tenha sido elaborado para uma narrativa ou crtica da Histria da msica brasileira. 14 PESSANHA, Jos. Histria da Msica. Lisboa: Companhia Nacional Editora, 1889. 15 SPIX, Johann Baptist Von e MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Viagem pelo Brasil:1817-1820. Trad. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1968; 3 vols. 16 IGLESIAS, Francisco. Os Historiadores do Brasil: captulos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Belo Horizonte:UFMG, IPEA, 2000, 94-95. 17 CEZAR, Temstocles. Varnhagen em Movimento: breve antologia de uma existncia, Topoi vol.8/15 (2007), 159-207, 192. 18 REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. 19 Manoel Francisco Correia, Vice-presidente do IHGB. Revista do IHGB, Tomo 60, 1897, p.419. 20 De OLIVEIRA, Maria da Glria. Fazer Histria , escrever a histria: sobre as figuraes do historiador no Brasil oitocentista, Revista Brasileira de Histria. Vol.30/59 (2010), 37-52. 21 CEZAR, Temstocles. Varnhagen em Movimento: breve antologia de uma existncia. Topoi Vol.8/15 (2007), 159-207, 160-161. 22 BARROS, Jos DAssuno. Duas Fases de Capistrano de Abreu: Notas em torno de uma produo historiogrfica. Projeto Histria, vol.41, (2010), 455- 489, p. 457-8. 23 ABREU, Martha. Histrias da Msica Popular Brasileira, uma anlise da produo sobre o perodo colonial. In : JANCS, Istvan; KANTOR, ris (Orgs.) Festa: Cultura e Sociabilidade na Amrica Portuguesa. So Paulo: EDUSP; FAPESP; Imprensa Oficial; Hucitec; 2001, vol.II, p.683-705, 685. 24 Revista do IHBG, Tomo 43, 1883, p.658. 25 CANABRAVA, Alice. Apontamentos sobre Varnhagen e Capistrano. Revista de Histria, So Paulo: USP.n.18 (88) (1971), 424. 26 BRUM, A.Marcelo. Luciano Gallet e a Multiplicidade do Artista, trabalho apresentado na ANPPOM. 27 Em 2007, no volume 157 da Revista Histria em So Paulo, foi publicado o Dossi Histria e Msica. 28 Chimnes, Myriam. Musicologia e Histria. Fronteira ou Terra de Ningum entre duas disciplinas?.Revista de Histria n.157 (2007), 15-29. Artigo publicado originalmente na Revue de Musicologie, Socit Franaise de Musicologie, Tome 84, n.1, 1998. Traduo de Jos Geraldo Vinci de Moraes. 29 ANDRADE, Mrio. Modinhas Imperiais. Modinhas de salo brasileiras, do tempo do Imprio, para canto e piano. So Paulo: Casa Chiarato Ed., 1930, p.13. 30 VARNHANGEN, F.A. Florilgio da poesia brasileira, 3 vols. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras 1946, 42; Apud. MORAES, Jos Geraldo Vinci de. Sons e msica na oficina da histria. Rev. hist. [online]. 2007, n.157, p. 7-13, 7. Msica e Artes. 439

31

ABREU, Capistrano. Captulos de Histria Colonial. Belo Horizonte/So Paulo: Ed.Itatiaia/Edusp, 1988, Cap.XI. 32 MORAES, Jos Geraldo Vinci de. Sons e msica na oficina da histria. Rev. hist. [online]. 2007, n.157, p. 7-13. 33 HOLANDA, Srgio B., Razes do Brasil, 8 ed. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio, 1975, 110. Referncia msica na festa de Bom Jesus de Pirapora. 34 MORAES, Jos G. Sons e Msica na Oficina da Histria, op. cit., 8. 35 Ibid. 8-9. 36 Ibid.p.10. 37 Aparecem relatos rpidos em cartas e livros que referem-se ao perodo jesutico no Brasil, como em Ferno Cardim, Narrativa epistolar duma viagem e misso jesutica pela Baa, Ilhus, porto Seguro, Rio de Janeiro (de 15831590)em Jos Silvestre Ribeiro Estabelecimentos Cientficos, Literrios e Artsticos de Portugal, Serafim Leite, Histria da Companhia de Jesus no Brasil, Luiz Gonzaga Cabral, Jesutas no Brasil, Manuel de Araujo Porto-Alegre, A Msica Sagrada no Brasil, dentre outros. 38 MERHY, Silvio A., As transcries das canes populares em Viagem pelo Brasil de Spix e Martius, Revista Brasileira de Msica vol.23/2 (2010), 173-206, 192-206. 39 ALMEIDA, R. Compndio de Histria da msica brasileira (Rio de Janeiro: F.Briguiet, 1948, p. xi. 40 Ibid., p. xi. 41 De AZEVEDO, Luiz H. 150 anos de msica no Brasil (Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1956, p. 379. 42 Idem, p. 9. 43 ANDRADE, M. Ensaio sobre a Msica Brasileira (1928), 3ed. So Paulo: Vila Rica; Braslia; INL, 1972. Pequena Histria da Msica. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda. 9 ed. 1987. Aspectos da Msica Brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Villa Rica, 1991, p. 11. 44 Idem, p.11, 14, 17, 18. 45 J firmei que no sou folclorista. O folclore uma cincia dizem...me interesso pela cincia, porm no tenho capacidade para ser cientista. Minha inteno fornecer documentao pr msico e no passar vinte anos escrevendo sobre a expresso fisionmica do lagarto. Ensaio, 1927. Epgrafe. 46 TONI, op. cit., 1990. 47 ANDRADE, op. cit. 1987, p. 155. 48 TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e msica brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000, 7. 49 Formado em jornalismo escreveu para diversos jornais, contribui tambm como crtico musical. Seus dois primeiros livros, A provncia e o naturalismo (1966) e Msica popular (1966) reuniram ensaios produzidos para o Jornal do Brasil. A partir da dcada de 1980 afastou-se do jornalismo para dedicar-se pesquisa histrica. 50 VOLPE, Maria A., Chp.1 National identity in Brazilian music historiography in Phd.Dissertation. Indianism and Landscape in the Brazilian Age of Progress: Art Music from Carlos Gomes to Villa Lobos, 1870s-1930s (2001), University of Texas Austin; A teoria da Obnubilao Braslica na Histria da Msica 440 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Brasileira: Renato Almeida e A Sinfonia da Terra, Msica em Perspectiva Vol.1/1 (2008), 58-71; ABREU, Martha. Histrias da Msica Popular Brasileira, uma anlise da produo sobre o perodo colonial. In : JANCS, Istvan; KANTOR, ris (Orgs.) Festa: Cultura e Sociabilidade na Amrica Portuguesa. So Paulo: EDUSP; FAPESP; Imprensa Oficial; Hucitec; 2001, vol.II, p.683705; De ALENCAR, Maria A.G, Msica, identidade e memria: musiclogos e folcloristas no Brasil , Revista Territrios e Fronteiras vol.2/2 (2001), 61-79; MARTINS, Dalton, Evidncias evolucionistas na historiografia musical sobre os jesutas; CONTIER, Arnaldo, O nacional na Msica Erudita Brasileira: Mrio de Andrade e a questo da identidade Cultural , Revista de Histria e Estudos Culturais Vol.1/1 (2004), 1-21; DUPRAT, Regis, Evoluo da Historiografia Musical Brasileira. Revista da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica - ANPPOM, n1,(1989), 32 36. 51 MELO, op. cit.,1908, p. 5-7. 52 ABREU, Marta. Op. cit. 1998. 53 MELO, op. cit., 1908, p. 7. 54 CERNICCHIARO, V. Storia della musica nel Brasile da tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milo: Fratelli Riccioni, 1926, p. 27. 55 ALMEIDA, op. cit., 1948, p. 11. 56 ABREU, Martha. Histrias da Msica Popular Brasileira, uma anlise da produo sobre o perodo colonial. In : JANCS, Istvan; KANTOR, ris (Orgs.) Festa: Cultura e Sociabilidade na Amrica Portuguesa. So Paulo: EDUSP; FAPESP; Imprensa Oficial; Hucitec; 2001, vol.II, p.683-705, p.21. 57 ANDRADE, op. cit., 1972, p. 4. 58 Idem, p. 7. 59 Idem, p. 2. 60 Mrio de Andrade demonstra aqui conhecer a distino importante entre os diversos nacionalismos musicais. Enquanto compositores, que se dedicaram ao trabalho de campo e pesquisa, produziam obras nacionais, como Kodaly e Brtok na Hungria, Debussy inseria em suas obras esquisitices orientais, que reduziam as melodias hindus a meros adornos. Idem, p. 8. 61 VASCONCELOS, Ary. Razes da Msica Popular Brasileira, So Paulo: Martins Ed.,1977. 62 MEYER, L.B. Style and Music.Theory, history and ideology (Philadelphia: University of Pennsylvania Press), 1989; NARMOUR, 1990; NATTIEZ, 1975. 63 MARIZ, op. cit., 1983, p. 22 64 COMTE, A. Cours de philosophie positive, vol.5, 1864, lio 52. 65 SPENCER, H. Essays on Education, London 1911, original 1861, p.26; apud BURKE, 1990, p. 20. BURKE, Peter- A Escola dos Annales- 1929-1989. A Revoluo Francesa da Historiografia. So Paulo: Ed.Unesp. 1991. BURKE, Peter (org.). Abertura: A Nova Histria, seu passado e seu futuro. In: A escrita da histria: novas perspectivas. SP: Unesp, 1992, 7-37. 66 KERMAN, Joseph. Musicologia. Trad. lvaro Cabral, So Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 38-9. 67 CONTIER, A. Msica e Histria. Revista de Histria ,Vol.1 (1989), 69-89. CONTIER, A. A sacralizao do nacional e do popular na msica. Revista Msica vol.5(1994), 33-47., p. 77. Msica e Artes. 441

68

Renato Almeida fundou em 1947 a Comisso Nacional do Folclore, instituiu a Semana Nacional do Folclore e participou de inmeras associaes e comits. Mrio de Andrade foi responsvel pela criao da Sociedade de Etnologia e Folclore de So Paulo, foi professor e posteriormente diretor do Conservatrio Dramtico Musical. 69 Vide os programas de Graduao em Msica das Universidades e faculdades. ECA/USP: Bacharelado em Msica com: habilitao em Canto e Arte Lrica, habilitao em composio, habilitao em instrumento, habilitao em regncia, Licenciatura em Educao Artstica com habilitao em Msica. Ciclo bsico de disciplinas: Contraponto, canto coral, harmonia, Histria da Msica, Percepo Musical e por vezes anlise de obras musicais. Idem para a UFRJ, UNESP, UNIRIO, FAAM, etc. 70 ECA/USP, Mestrado e Doutorado em Msica. rea de Concentrao: Musicologia (Histria, Estilo e Recepo) e Processos de Criao Musical. UNESP/SP: Mestrado e Doutorado em Msica, rea de Concentrao Musicologia e Etnomusicologia (abordagens histricas, estticas e educacionais do processo de criao, transmisso e recepo da linguagem musical). UNICAMP/SP: Mestrado e Doutorado em Msica, reas de concentrao e linhas de pesquisa: 1. Fundamentos Tericos (na qual se encontra Musicologia histrica e Etnomusicologia), 2.Prticas interpretativas e 3. Processos criativos. UFPR: Mestrado em Msica, reas de concentrao e linhas de pesquisa, 1.Fundamentos tericos/Musicologia: Musicologia Histrica e Etnomusicologia e 2. Educao Musical e Cognio. UFG: Mestrado em Msica com uma disciplina chamada Seminrios de Musicologia. UFMG: Ps Graduao em Msica, Mestrado e Especializao. Trs linhas de pesquisa no mestrado: Performance musical, Estudos de Prticas Musicais, Sonologia. UNIRIO, Mestrado e Doutorado em Msica. Linhas de pesquisa: Documentao e Histria da Msica, Linguagem e Estruturao Musical, Teoria e Prtica na Interpretao, Etnografia das Prticas Musicais, Ensino-Aprendizagem em Msica. UFBA: Mestrado e Doutorado em Msica. Cinco reas de concentrao: Composio, Musicologia, Educao Musical, Etnomusicologia e Execuo Musical. Oferece dentro da rea de concentrao em Musicologia uma disciplina optativa chamada Metodologia em pesquisa de Campo e Arquivstica. UFPB: Mestrado em Msica. reas: de Composio, de Educao Musical, de Etnomusicologia, de Musicologia: com linhas de pesquisa em Musicologia sistemtica, Sonologia e Esttica, Estilstica, e Prxis Compositiva; e reas de Prtica Interpretativas. UFRJ. Ps Graduao em Msica. reas de Concentrao: Musicologia, Composio, Prticas Interpretativas, Educao Musical. 71 A Msica nas universidades americanas, tanto quando ela um dos departamentos da Universidade ou quando estabelecidas nas escolas de Msica, mantm um currculo obrigatrio, no esquema americano (major- minor), no qual a Msica considerada parte das Artes Liberais. 72 Esta concepo compartilhada por vrias reas de conhecimento no sculo XIX, principalmente por aquelas em que o carter de interface intrnseco prpria rea, como o caso da Histria da Cincia, cujo fundador, George Sarton tambm prev um estudioso polmata. As disciplinas elencadas por 442 Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Adler foram expandidas durante o sculo XX e recebem novas contribuies como: as cincias tecnolgicas e de computao, as cincias cognitivias, a psicoacstica, a neurocincia a fsica e etc. 73 CASTAGNA, op. cit., 2008b, p. 33 e 34. 74 CASTAGNA, op. cit., 2008a, p. 17. 75 VEIGA, Manuel. Impresso Musical na Bahia. NEMUS. www.nemus.ufba.br/artigos/imb.htm acesso em 2 de dezembro de 2011. 76 BUDASZ, op. cit., 2009, p. 5. 77 Ibid., p. 7. 78 PARNCUTT, op. cit., 2001. 79 Foundations of Music History by carl Dahlhaus; J.B.Robinson. Review by Keith Falconer. Journal of the Royal Musical association Vol.112/1 (1986-87), 141-155, 142. Cf. tambm: ALLEN, W. D. Philosophies of Music History. New York: American Book Company, 1939. APPLEBY, David. La msica de Brasil. Cidade do Mxico: Fondo de Cultura, 1985. ARRUDA, Jos Jobson e TENGARRINHA, Jos Manuel. Historiografia lusobrasileira contempornea. Bauru, SP: EDUSC, 1999. BHAGUE, Gerard. Music in Latin Amrica: An Introduction. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1979. BITTENCOURT, Gasto de. Histria breve da msica no Brasil. Lisboa: Seo de intercmbio do S.N.I, 1945. BUKOFZER, Manfred. The place of Musicology in American institutions of Higher learning. New York: The Liberal Arts Press,1957. CAIRE-JABINET, Marie-Paule. Introduo Historiografia, Bauru/SP: EDUSC, 2003. CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org.) - Domnios da histria. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 1-26. CROKER, R.L. A History of musical style. New York: Dover, 1986. DWIGHT, Allen. Philosophies of music history: a study of general histories of music 16001960, New York: Dover, 1962. FARIA-PEREIRA, Mateus H. e Cristvo dos Santos, Pedro A. Odisseias do conceito moderno de histria: Necrolgio de Francisco Adolfo de Vernhagen, de Capistrano de Abreu, e O pensamento histrico no Brasil nos ltimos cinquenta anos, de Srgio Buarque de Holanda, revisitados. Revista ieb n.50 (2010), 27-78. FICO, Carlos e POLITO, Ronald. A histria no Brasil 1980-1989. Elementos para uma avaliao historiogrfica. Vol.1. Ouro Preto, UFOP, 1992. FIGUEIRA, Pedro de Alcantara. Historiografia brasileira 1900-1930. Assis. Unesp. 1973. FREITAS, Marcos Cezar de. Historiografia brasileira em perspectiva. So Paulo: Contexto, 2000. GODOY, Joo M.T. Alguns desafios dos Estudos de Historiografia, projeto Historia vol.41 (2010), 195-214. GOMES, Angela de Castro. Histria e historiadores. Rio de Janeiro, FGV, 1996.

Msica e Artes.

443

HONING, Henkjan (2004). The comeback of systematic musicology: New empiricism and the cognitive revolution. Tijdschrift voor Muziektheorie [Dutch Journal of Music Theory], 9(3) (2004), 241-244. (http://www.nici.kun.nl/mmm/papers/honing-2004f.pdf) HONING, Henkjan. On the growing role of observation, formalization and experimental method in musicology. Empirical Musicology Review, 1/1(2006), (http://kb.osu.edu/dspace/bitstream/1811/21901/1/EMR000002ahoning.pdf). HURON, David. The new empiricism: Systematic musicology in a postmodern age. Lecture 3 from the 1999. Ernest Bloch Lectures. (http://musiccog.ohiostate.edu/Music220/Bloch.lectures/3.Methodology.html) KIEFER, Bruno. Histria da Msica Brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1977. KIEFER, B. Msica e Dana Popular: sua influncia na Msica erudita (3ed. Ed.Movimento, 1990). LAPA, Jos R. Amaral. Histria e historiografia: Brasil ps-64. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1985. LUCAS, Maria E. Perspectivas da pesquisa musicolgica na Amrica Latina: o caso brasileiro. In: Simpsio de Musicologia, Curitiba, 1998, Anais, 69-74. MARCONDES, Antonio M. Enciclopdia da msica brasileira: erudita, folclrica, popular. So Paulo: Art Editora, 1977. MERHY, Silvio A., As transcries das canes populares em Viagem pelo Brasil de Spix e Martius, Revista Brasileira de Msica vol.23/2 (2010), 173-206. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasilienese, 1985. REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. SPIX, Johann Baptist Von e MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Viagem pelo Brasil:1817-1820. Trad. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1968; 3 vols. TARUSKIN, Richard. Oxford History of Western Music, 6 vols., Oxford: Oxford University Press, 2005. TINHORO, Jos R., Histria Social da Msica Popular Brasileira (Editora 34, 1998), e Msica Popular (1966).

444

Projeto Histria n 43. Dezembro de 2011

Potrebbero piacerti anche