Sei sulla pagina 1di 20

5

PESQUISA EM/ SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS


MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA. LEVANTAMENTO E ORGANIZAO DO MATERIAL. ETAPAS DA PESQUISA. PESQUISA EM ENSINO DE ARTES VISUAIS E PESQUISA SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS. ELABORAO DE UM PROJETO DE PESQUISA.

70

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

INTRODUO
A proposta desta disciplina prepar-los para a elaborao do projeto de pesquisa e da monograa de acordo com as normas da ABNT de redao, apresentao, citao, enunciado e estruturao de trabalhos acadmicos e cientcos. O contedo do curso est dividido em cinco tpicos especcos: 1 Normalizao dos trabalhos acadmicos: as diversas modalidades de documentos 2 Processos de leitura 3 Leitura crtica 4 Normalizao dos trabalhos acadmicos: metodologia, recepo e registro 5 Estrutura do projeto e da monograa Cada um dos tpicos discute questes prticas relacionadas redao e s ferramentas de pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais, amparadas por reexes epistemolgicas e conceituais.

1 NORMALIZAO DOS TRABALHOS ACADMICOS: AS DIVERSAS MODALIDADES DE DOCUMENTOS


Cada vez mais as exigncias em relao pesquisa em/sobre arte na universidade tm proporcionado debates em torno dos aspectos metodolgicos e tericos dos processos produtivos nessa rea de conhecimento. No Brasil, a demanda de maior sistematizao sob a forma de pesquisa tanto na elaborao de produo em arte quanto em relao ao ensino e anlise tericocrtica e histrica da arte decorre, alm das profundas transformaes nos paradigmas da arte no decorrer do sculo XX, das mudanas signicativas nos parmetros de avaliao dos cursos de graduao pela CAPES e da criao sistemtica dos cursos de ps-graduao nveis lato sensu e stricto sensu. Assim, no meio acadmico, as aes que envolvem processos criativos, educao e reexo so totalmente imbricadas e, nas ltimas dcadas, regidas pelas normalizaes denidas pelos paradigmas da cincia. Toda a produo acadmica dos cursos de graduao ou ps-graduao respeita determinadas conguraes que devem ser utilizadas. Esses trabalhos so ferramentas para a ampliao da capacidade cognitiva e reexiva e servem como apoio no desenvolvimento das prprias idias. por meio do conhecimento

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

71

dessas ferramentas que pesquisas, nas trs grandes reas que envolvem o produto artstico produo, anlise crtica/histrica e ensino, so desenvolvidas.

B. RESENHA, NOTAS OU RECENSO


A resenha consiste em uma sntese publicada logo aps a edio de uma obra, aparece normalmente em peridicos ou revistas especializadas e tem por objetivo divulg-la e avali-la criticamente no seu meio especco. A resenha no apenas o resumo do contedo de uma obra o chamento trata disso mas reete tambm a capacidade do pesquisador de elaborar uma leitura crtica, introduzindo-a em um quadro de referncia mais amplo. Resenhas de livros, artigos, peridicos e lmes podem dialogar de uma maneira imediata e sincrnica com seu tempo histrico, promovendo um debate atualizado daquela produo.

A. FICHAMENTO
Uma das primeiras ferramentas de trabalho o chamento, concebido como leitura dirigida ou resumo. Por meio dele o aluno l um texto e re-elabora seu contedo. Deve conter as idias principais do texto e ao mesmo tempo as reexes do leitor. Livros, artigos, teses, dissertaes e monograas, relacionados ou no ao universo artstico, so fundamentais no processo de formao do aluno e imprescindveis na sustentao de suas discusses acerca de seus objetos de pesquisa. Os resumos devem conter os dados da obra de origem, apresentados no modelo ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), sob a forma de enunciado, para que seja possvel identic-la e localiz-la. Assim, recomenda-se que no cabealho seja colocado: o nome do autor; o ttulo da obra; o local de publicao; a editora; o ano e as pginas lidas (quando se trata de um chamento parcial). As citaes literais do original citao do autor devem aparecer em destaque, com o nmero da pgina ao nal entre parnteses, e as observaes prprias do leitor em texto corrente, para que seja possvel distinguir umas das outras. Esses textos autorais, produzidos pelo aluno, so ferramentas de leitura e podem ser utilizados como base para a discusso, a anlise-crtica e a construo de trabalhos de pesquisa. Pode ser organizado por assunto, autor, disciplina etc. Aps um certo tempo, ler escrevendo torna-se uma prtica natural. interessante, ao longo da vida acadmica, reler os textos e perceber que, em leituras sucessivas de uma mesma obra, o foco varia: idias consideradas relevantes em um primeiro momento tornam-se secundrias em outro. Pontos despercebidos so recuperados...

C. ARTIGOS
Artigos so textos que podem gurar em jornais, revistas, peridicos, anais e livros. Normalmente, congressos, simpsios e seminrios exigem essa tipologia de texto para compor as publicaes deles resultantes. Cada tipo de publicao tem uma normalizao interna cabealho, fonte, espaamento, nmero de pginas, formas de citao, notas de rodap, apresentao da bibliograa, dados do autor etc. mas todos exigem que o texto seja resultado de uma pesquisa individual ou coletiva com contedo indito, referncias de outros autores e desenvolvimento claro. Textos resultantes de orientao de iniciao cientca, monograa de graduao ou especializao, dissertao de mestrado ou tese de doutorado devem ser apresentados com os devidos crditos do orientador, que pode aparecer ou no como co-autor. Neste caso, dependendo de sua projeo, isso signicativo para o currculo do aluno. O resultado de pesquisas feitas em parceria deve apresentar os nomes de todos os participantes: esses nomes aparecem ordenados por titulao (da maior para a menor), em ordem alfabtica ou a partir de sua participao na escritura.

72

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

D. PROJETOS DE PESQUISA
O projeto de pesquisa antecede a elaborao do ensaio monogrco e sistematiza a discusso da proposta de investigao. Por meio do projeto, o aluno dene seu objeto de estudo, tema ou recorte, considerando uma determinada rea de conhecimento e posicionamento terico-conceitual (epistemolgico). Normalmente, o projeto consta dos seguintes itens: Ttulo, Palavras-Chave, Introduo, Objetivo Geral, Objetivos Especcos, Justicativa, Metodologia da Pesquisa, Cronograma e Referncias (ABNT). Caso o projeto esteja vinculado a uma instituio de fomento, normalmente solicitado o plano de trabalho do aluno, o qual deve contemplar esses itens e vincular-se ao trabalho do orientador. No decorrer deste curso voltaremos a discutir de maneira mais detalhada os modelos e as fases de elaborao de projetos de pesquisa vinculados rea de Ensino de Artes.

E. MONOGRAFIAS, DISSERTAES E TESES


Monograas, dissertaes e teses so variaes de uma mesma tipologia de pesquisa acadmica e so denidas a partir do grau especco de qualicao. Monograas so exigidas como trabalho de nal de curso de graduao (TCC) e especializao. Como o prprio nome indica - mono-graphia - indica, os ensaios monogrcos constituem produto de leitura, reexes e anlise sobre um nico tema. No caso de Ensino de Artes Visuais, a pesquisa pode abordar: a) Historiograa (Histria da histria) do Ensino de Artes Visuais; b) Avaliao de metodologias j desenvolvidas; c) Ensaios epistemolgicos das teorias j construdas, elaborados a partir de avaliaes crticas, comparativas e/ou contextualmente instaladas; d) Desenvolvimento de metodologia aplicada ao Ensino de Artes Visuais em diversos nveis de aprendizagem pr-escola, ensino fundamental, ensino mdio, superior ou ps-graduao e em diferentes ambientes dentro ou fora do ensino regular; e) Vinculao da prtica potica pesquisa pedaggica; f) Vinculao da prtica pedaggica anlise crtica, histrica e terica da obra de arte e produo em artes. Em pesquisa em poticas visuais, o memorial descritivo pode substituir o ensaio monogrco, mas este deve considerar tanto as relaes tcnico-construtivas da obra produzida, como tambm o embasamento terico-conceitual e as referncias artsticas. Cadernos de artistas tambm so usualmente aceitos, dependendo do professor orientador, mas tambm devem ser regidos por normas de apresentao especcas. Para a rea de Ensino de Artes Visuais, a apresentao de um programa de aula depende do carter temtico da mesma. Atualmente h comisses de especialistas da rea na CAPES discutindo as formas de normalizao desses trabalhos de nal de curso nas graduaes. Para a ps-graduao lato sensu, que confere o ttulo de especialista, o formato do trabalho monogrco denido no prprio programa.

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

73

Dissertaes e teses constituem o produto de pesquisas desenvolvidas em cursos de ps-graduao stricto sensu mestrado e doutorado, respectivamente. O Conselho Federal de Educao assim dispe no Parecer 977/65:
Art. 9 - A dissertao de mestrado dever evidenciar conhecimento da literatura existente e a capacidade de investigao do candidato, podendo ser baseada em trabalho experimental, projeto especial ou contribuio tcnica. Art. 10 - A tese de doutorado dever ser elaborada com base em investigao original devendo representar trabalho de real contribuio para o tema escolhido.

O grau genrico dessas formulaes, quando ainda no existia nenhum curso de mestrado ou doutorado em artes no pas 1965 deixa descoberta a rea de produo em arte: caso contrrio, toda pesquisa em potica deveria ser direcionada imediatamente ao doutorado devido ao carter original do processo criativo. O grau de relevncia da pesquisa em Arte no medida pelos avanos tcnicos; ser mensurvel, quem sabe, pela capacidade de reexo.

2 PROCESSOS DE LEITURA
2.1. O MEIO
Por onde comear? Muito simplesmente pelo meio. no meio que convm fazer a entrada em um assunto. De onde partir? Do meio de uma prtica, de uma vida, de um saber, de uma ignorncia. Do meio desta ignorncia que bom buscar no mago do que se cr saber melhor. (LANCRI, 2002, p.18)

Comear pelo meio partir do princpio de que j se est preparado para desenvolver uma pesquisa com base em experincias e inquietaes prprias. Dentre as reas de conhecimento acadmico/cientco, o campo que abarca os saberes em Arte Teoria Crtica e Histrica, Produo em Potica e Ensino em/sobre Artes Visuais esbarra em um problema epistemolgico (da teoria do conhecimento) importante: como tratar o processo criativo enquanto um processo cognitivo? Jean Lancri arma:
um pesquisador em artes plsticas, com efeito, opera sempre, por assim dizer, entre o conceitual e o sensvel, entre teoria e prtica, entre razo e sonho. Mas que a palavra entre, aqui, no nos iluda, pois para nosso pesquisador, se trata de operar no constante vaivm entre esses diferentes registros. (2002, p:19)

Um projeto em/sobre Ensino de Artes Visuais resulta deste entrecruzamento. A maneira como o aluno elabora as conexes imprescindvel. O ponto de partida da pesquisa situa-se na prtica da produo em artes visuais, com o questionamento e a problemtica que ela suscita. Antes de tudo, mesmo que o projeto parta de uma singularidade a escolha individual nenhuma produo alheia ao meio social e hermeticamente fechada em si prpria. Relacionada s teorias do conhecimento, s estruturas de reexo das poticas e dos processos de produo de arte ou das aes educativas, toda monograa deve estar ancorada na percepo de que por meio de referenciais, anlises comparativas e compartilhamento de posturas terico-metodolgicas que o trabalho deixa de ser um ente isolado.

74

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

Partilhar e compartilhar experincias: da crtica, do fazer ou do ensinar. Pelo mtodo comparativo e pelo olhar sobre o outro pesquisador, terico, artista, educador, lsofo, socilogo que se estabelece uma distncia crtica de si para si.
Se o desvio pelo outro abre o acesso para si mesmo, se permite, por objetivao progressiva, o acesso ao objeto de estudo que cada um escolheu para si na intimidade solitria de seu pequeno monte de segredos, trata-se, sobretudo, no m de contas, de se desaar, de desdenhar o segredo e de tratar a si mesmo como outro. (LANCRI, p.21)

Entender, dialogar e atuar: a interseco das trs vias que remete ao problema do objeto. As questes colocadas para a pesquisa no se resolvem a priori, nem a posteriori, mas no trajeto: procurar, este o primeiro paradigma, modelo, percepo.

2.2. SELEO BIBLIOGRFICA


importante que, qualquer que tenha sido a rea de escolha e o tema pretendido (considerando que esse j o ponto de partida), a primeira necessidade posta seja a clareza em relao ao objeto e aos objetivos para com a pesquisa. Mesmo que os objetivos venham a se modicar no decorrer do trabalho!

Na bagagem do viajante, todas as experincias anteriores so interessantes, mas algumas vezes deparamos, no decorrer da pesquisa, com uma contradio fundamental: tudo aquilo que acreditvamos encontrar como resposta nos responde com a negao.

Um dos momentos fundamentais na organizao do projeto, base primeira, mas que prossegue at a sua concluso : a seleo das fontes escritas, o levantamento bibliogrco. Esse material, concebido como documentos apropriados pesquisa acadmica, pode vir sob as mais variadas Isso ocorre porque, muitas vezes, elaboramos formas: livros, anais, peridicos, materiais cartoum projeto pela(s) resposta(s) e no pela(s) grcos, gravaes, arquivos eletrnicos etc. perguntas(s). O meio como ponto de partida primordial, mas tambm pode ocasionar Com o avano da internet vrias consultas podem armadilhas: meias-verdades, maquiagem na ser efetuadas sem a necessidade de se sair da anlise dos dados; pretenso do fazer; crena frente do computador: pesquisa por assunto, ttulo absoluta em conceitos dados como prontos e autor; peridicos eletrnicos; consulta on-line. (dogmas) e a no permisso do aventurar, Essa ferramenta facilitou, e muito, a vida do pesdialogar, enm, efetivamente aprender por quisador. Porm, na seleo feita a partir de um meio de um processo de investigao. A pes- levantamento exaustivo que a pesquisa se apia. quisa no uma obra pronta no momento de sua partida como um livro ou um lme -, mas algo que se constri no fazer: nem sempre o mordomo ser o assassino no nal e a mente aberta nos reserva surpresas. Armas de desejo, bagagens de linguagens, de saberes e corpo podem servir de catapulta no lanamento de um projeto, ou de barreiras intransponveis no processo investigativo. Para o primeiro levantamento deve-se considerar: t pesquisas relacionadas ao tema proposto; t teorias crticas e metodolgicas anlogas nossa percepo; t anlise de poticas artsticas semelhantes nossa proposio; t obras (textuais) de relevncia terico-metodolgica, independentemente de sua idade;

Comear pelo meio , efetivamente, comear pelo meio e no comear pelo m... t obras (textuais) contemporneas de relevncia terica-metodolgica. No caso da monograa, no se exige uma nova teorizao, mas sim a capacidade do A seleo demonstra a sua intimidade com o objeto aluno de fazer articulaes e dominar o de estudo e um meio de ampliar essa intimicampo de escolha pretendido. dade. Nesse momento, a orientao do professor

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

75

importante para a vericao das obras prioritrias, das lacunas, dos excessos, da relevncia ou irrelevncia de determinados textos. As referncias apresentadas nessa seleo devem seguir os padres da NBR 6023 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). A tipologia do documento sob formato impresso ou mdia eletrnica dene a estrutura de apresentao.

se apresenta como algo espontneo, e s ento se estabelece uma ligao efetiva entre ns e esse texto, entre nosso objeto e a escrita.
Com freqncia nos contentamos, por economia ou preguia, em ler supercialmente, passar os olhos como se diz. No acrescentamos ao ato de ler algo mais de ns alm do gesto mecnico de decifrar sinais. Sobretudo se esses sinais no se ligam de imediato a nossa experincia, uma fantasia, uma necessidade nossa. Reagimos assim ao que no nos interessa no momento. Um discurso poltico, uma conversa, uma lngua estrangeira, uma aula expositiva, um quadro, uma pea musical, um livro. Sentimo-nos isolados do processo de comunicao que essas mensagens instauram desligados. E a tendncia natural ignor-las ou rejeit-las como nada tendo a ver com a gente. Se o texto visual, camos cegos a ele, ainda que nossos olhos continuem a xar os sinais grcos, as imagens. Se sonoro, surdos. Quer dizer, no o lemos, no o compreendemos, impossvel dar-lhe sentido porque ele diz muito pouco ou nada a ns. (MARTINS, 1984, p. 198)

2.3. LEITURA
Quando falamos em leitura, um espao amplo se abre: da leitura imediata de slogans, rtulos, manuais de instruo leitura despretensiosa de literatura, gibis ou revistas; da leitura reexiva em relao s obras tericas conceituais leitura diagonal do texto obrigatrio para a sala de aula. Bastar, porm, decifrar as palavras para acontecer a leitura? O ato de ler para um projeto de pesquisa, implica uma seleo e, portanto, uma excluso. Implica a escolha de determinadas proposies em oposio a outras, de autores em detrimento de outros, de obras em relao a outras. Nossa leitura, assim como nossa pesquisa, tambm parte de um meio: as obras j vistas no decorrer do curso, os autores cult e cultuados, a moda, a bola da vez e as obras eternas . Ao ler uma obra pela primeira vez importante situar essa obra em relao a outras: de outros autores e outras obras do prprio autor; importante ler com os olhos da f, numa primeira vez, e com os olhos da dvida em um segundo momento. A reexo, aceitao e compreenso da obra a valida, ento, como ponto de apoio na construo de nossa prpria escritura. Duvidar das verdades prontas e compartilhar das dvidas postas Tambm ocorre que s vezes passamos muito tempo lendo textos inter-relacionados sem perceber esta correlao; com o amadurecimento da pesquisa essa correlao

Tanto escrever quanto ler constituem um processo pautado pelo exerccio, pela regra, mas tambm pela fruio, inventividade e reexo. Paulo Freire arma: no apenas as palavras, mas tambm as prprias frases devem ser simples. Porm, a simplicidade depende de certa posio, tanto do leitor quanto do escritor. Quanto mais se l, maior o domnio da leitura e o mesmo ocorre na escritura. No entanto, para a pesquisa, uma prtica deve ser seguida: sempre char, resenhar, resumir, ou seja, reescrever o lido. Marcar a lpis as frases importantes pode ajudar em um primeiro momento, mas escrever quando se l mais ou menos Entendeu? Ou quer que desenhe? . Desenhe, escreva, reescreva que tudo ca mais claro.

76

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

2.4. DO ENUNCIADO AO RECURSO DE CITAES


A) O ENUNCIADO a forma padro de apresentar os dados de uma obra escrita. No caso de material impresso esses dados podem aparecer: t na folha de rosto teses, dissertaes, monograas e similares; t na cha catalogrca os Dados Internacionais de Publicao (CIP) que se encontra no verso da folha de rosto de livros, anais e revistas; t no cabealho de jornais, peridicos e outros meios impressos. Para material em novas mdias, como tas magnticas, CD-Rom etc., as informaes podem vir impressas na capa ou invlucro externo. Para material disponvel em meio virtual, a pgina e o endereo eletrnico utilizado como fonte documental trazem os dados signicativos para seu enunciado. Contudo, uma vez que esse meio extremamente mutante/mutvel, a data de acessibilidade importante. Deve-se salvar ou imprimir material disponvel na rede, uma vez que as pginas desaparecem, modicam-se e so construdas na mesma velocidade com que as acessamos. Os elementos essenciais de um enunciado so: 1 SOBRENOME DO AUTOR: O sobrenome do autor grafado em maisculas e separado do nome do autor por uma vrgula. Distintivos como Jnior, Filho, Neto, Sobrinho aparecem na referncia da mesma forma que nomes compostos: Ex.: SILVA NETO. As partculas como de, da, e, no aparecem. Titularidade, incluindo religiosa, no aparece nessa estrutura. Quando so dois autores, o sobrenome dos dois separado por ponto e vrgula (por ordem alfabtica). Mais que dois autores, deve-se usar a expresso latina et al. que quer dizer e outros, logo aps o enunciado do nome. Quando em coletneas, a funo do autor deve ser destacada entre parnteses sob a forma de abreviatura escrita como substantivo prprio (Ex.: Dir.; Ed.; Coord.; Org.). Entidades coletivas e eventos cientcos tm entrada do enunciado como se fossem os organizadores da publicao. 2 NOME DO AUTOR: O nome pode aparecer abreviado ou no; complementado com a partcula (posterior) ou a titularidade (anterior) e seguido de um ponto nal. 3 TTULO: O ttulo deve ter destaque tipogrco, preferencialmente em itlico. 4 SUBTTULO: O ttulo seguido do subttulo no destacado, precedido por dois pontos (quando houver). 5 NUMERO DA EDIO: O nmero abreviado da edio vem logo aps o ttulo (no nmero ordinal), entre dois pontos nais. 6 LOCAL DE EDIO: Nome da cidade de publicao, sucedido de dois pontos. 7 EDITORA: A editora pode aparecer com o prenome abreviado ou no, sucedida de ponto nal. 8 DATA DE PUBLICAO: O ano de publicao pode aparecer entre parnteses logo aps a autoria, principalmente para textos na rea de exatas e biolgicas. O usual para a rea de humanas constar ao nal, aps a editora.

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

77

O enunciado padro sofre alteraes especficas para publicaes de peridicos, jornais e novas mdias. Cada caso um caso, portanto recomenda-se que todo aluno tenha disponvel um manual atualizado para consulta (as regras da ABNT relacionadas s normatizaes de publicao tm mudado muito ultimamente em funo das adequaes da produo cientca nacional ao cenrio internacional). EX: FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientcas. 6. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. Recomenda-se que em seu levantamento o aluno selecione tipos diversos de documentos jornais; revistas; documentos da web; coletneas; anais de congressos, simpsios e seminrios; textos avulsos; vdeos; registros sonoros etc para treinar e aprender o formato correto das diversas formas de enunciados. B) A CITAO o emprego de texto produzido por outro autore, seguido das informaes bsicas a ele referentes. Toda citao deve ter a obra de referncia apresentada em formato completo ao nal, nas referncias bibliogrcas. Para o recurso das citaes, necessrio dar destaque que possibilite diferenciar o texto prprio do texto de outro autor que pode ser citado: t literalmente/diretamente em partes ou na ntegra; t ou por meio indireto, mencionando as teses, os conceitos, as obras e os autores que do sustentao a uma discusso. Relembrando: apropriar-se de idias, textos ou frases de outras pessoas plgio! Na citao direta podem ser adotados tanto o sistema autor-data como o sistema numrico: t No sistema autor-data as informaes bsicas autor, ano e pgina vm entre parnteses. t No sistema numrico, as mesmas informaes vm em nota de rodap. At cinco linhas, a citao literal pode manter-se no prprio pargrafo, como continuidade do texto autoral, destacando a sentena por meio do itlico ou de aspas. O uso das aspas delimita a citao direta. Caso o texto citado j contenha sinal de pontuao encerrando a frase, as aspas nais so colocadas aps este sinal; caso contrrio, as aspas delimitam o nal da citao (UFRP , 2000, V.7: p.2). Recomenda-se a pontuao nal aps o uso do modelo autor-data-pgina para a referncia escrita entre parnteses logo aps a citao. O ponto nal vem ao nal, aps o fechamento da referncia, para no prejudicar a continuao eventual do pargrafo e manter a lgica seqencial de atribuio das idias. No deixe de destacar, por meio de graa distinta, textos pessoais dos textos de outros autores. A citao com mais de cinco linhas ou citao longa transcrita em pargrafo distinto. Inicia-se com congurao de margem em recuo de 4cm, sem tabulao ou deslocamento na primeira linha e com nalizao na margem direita. O entrelinhamento

78

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

pode ser menor que o do texto, mas no preciso destacar o texto da citao em itlico, letra menor ou com aspas, pois o recuo j tem este papel. Convm dar um destaque de espaamento entre a citao e o texto com o recurso da formatao de pargrafo de espaamento antes e depois de 6pt. A identicao do texto pode ser feita ao nal por meio do sistema autor-data ou numrico. Citao de citao deve conter a expresso latina apud (citado por):
Monograa um estudo sobre um tema especco ou particular, com suciente valor representativo que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto no s em profundidade, mas em todos os ngulos e aspectos [...] Contribuio importante, original e pessoal para a cincia. (MARCONI e LAKATOS, apud FRANA, 2003, p. 29)

O uso de colchetes [...] intercalando a citao signica que h supresso de partes do texto.

3 LEITURA CRTICA: A ALTERIDADE E A ARTE DE LER O OUTRO


3.1. ALTERIDADE
Alteridade uma das palavras que fazem parte do vocabulrio atual, vinculada a conceitos como diversidade cultural, multidisciplinaridade, multiculturalismo, pluriculturalismo. No dicionrio encontramos: s.f. carter ou qualidade do que outro. (MINIAURLIO, 2004, p.113) A alteridade a capacidade de ler o outro partindo de repertrios que lhes so prprios do outro e daquele que o interpreta. Assim, no raro encontrarmos a alteridade associada a reexes, construes e textos vinculados s posturas intelectuais que procuram enfrentar questes como preconceitos tnicos, culturais, polticos, sociais e econmicos. Contudo, o exerccio de alteridade em relao leitura de uma obra depende da estruturao de um pensamento crtico que perceba a sua elaborao dentro de um contexto ampliado. A alteridade no exerccio da produo de uma resenha ou recenso questo fundamental, pois parte de uma leitura especca de uma obra sob a forma de texto ou imagem em movimento (lme, documentrio e inclusive vdeo-instalao) elaborada por um outro , e que deve ser compreendida a partir de dois movimentos: interno e externo. Desenvolvimento interno: o desenvolvimento interno encontra a obra em si, no texto que lhe prprio; na narrativa que lhe nica; no roteiro que a concebe; nas relaes internas de imagem, campo, tempo, assunto, tema. Envolve a leitura imediata do visto, ouvido, lido e o universo de sensaes, concluses e interpretaes relacionadas sua construo. Desenvolvimento externo: o desenvolvimento externo procura na obra o conjunto de referncias que lhe externo anteriores e ulteriores , tanto em relao ao conjunto especco da obra que a precede (vinculada produo do autor, diretor,

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

79

roteirista, artista), quanto ao sistema de pensamento construdo ao redor do tema primordial que fundamenta a obra. O desenvolvimento externo depende do repertrio daquele que executa a interpretao da obra e por essa razo implica conhecimento especializado, experincia e, acima de tudo, investigao. Nesse trabalho duplo repousa a tarefa daquele que pretende produzir uma leitura de uma obra, considerando sempre que essa leitura crtica e tem por objetivo desenvolver uma anlise fundamentada. O exerccio de resenha importante, pois desenvolve a capacidade de elaborar resumos, sintetizar idias, condensar textos. Na maioria das produes acadmicas artigos, monograas, dissertaes e teses , exige-se do autor a elaborao de um resumo introdutrio, com o objetivo de apresentar o tema e localiz-lo epistemologicamente.

b) Descrever, de forma concisa, a abordagem, o desenvolvimento do tema e a construo das idias; c) Ressaltar, de forma objetiva, as escolhas tericas que fundamentaram o trabalho; d) Discutir os resultados em relao s teorias anteriores, salientando a contribuio da obra no seu universo de reconhecimento epistemolgico; e) No caso de trabalhos acadmicos vinculados s reas de artes, apresentar e identicar as tcnicas, os princpios metodolgicos e a ordem das operaes de maneira objetiva importante para se reconhecerem os procedimentos que envolvem a produo em potica; f) Descrever as concluses, no caso de obras textuais, e as projees, no caso de produo em potica. Parte-se do princpio que uma produo em potica resulta em uma obra aberta, que nem sempre admite uma construo fechada limitada s relaes de uso, aplicao e resultado imediato; g) Os resumos, ao contrrio das resenhas, no so desenvolvidos por meio de pargrafos, no devem conter citaes, ou frmulas, equaes, smbolos e diagramas. O resumo de trabalho autoral elaborado aps a sua concluso. importante no esquecer que os resumos estruturados para trabalhos em poticas dependem das especicidades desse tipo de produo. No que concerne categoria de produo em arte , deve-se relacion-la s referncias que Baudrillard (2002, p: 81) faz com relao aos objetos antigos , ao armar que estes so marginais, acidente do sistema, pois no correspondem funcionalidade dos objetos modernos.
Toda uma categoria de objetos parece escapar ao sistema que acabamos de analisar: so os objetos singulares, barrocos, folclricos, exticos, antigos. Parecem contradizer as exigncias do

3.2. RESUMO:
De acordo com Frana (2004, p:73):
Resumo a apresentao concisa e seletiva de um texto, ressaltando de forma clara e sinttica a natureza do trabalho, seus resultados e concluses mais importantes, seu valor e originalidade. importante para os investigadores, sobretudo por auxiliar na seleo de leituras.

Na monograa de especializao, o Resumo apresentados em folha separada, imediatamente na pgina anterior ao incio do texto a Introduo. Deve conter no mximo 500 palavras. Em artigos, apresentado para o aceite do trabalho e gura logo aps o Cabealho com o Ttulo e a identicao do(s) autor(es), normalmente precedido por Palavra-chave. Em trabalhos acadmicos exige-se, normalmente, o Abstract em outro idioma. Na redao de resumos importante: a) Ressaltar os pontos principais, como os objetivos, os mtodos e as concluses do trabalho;

80

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

clculo funcional para responder a um propsito de outra ordem: testemunho, lembrana, nostalgia, evaso. Pode-se ser tentado a ver neles uma sobrevivncia da ordem tradicional e simblica. Mas tais objetos, ainda que diferentes, fazem parte eles tambm da modernidade e dela retiram seu duplo sentido.

Voltamos ao velho problema: como estruturar academicamente um resumo que trate de uma produo em potica sem subordin-lo s convenes limtrofes e limitantes, romper relaes criativas, restringir efeitos ou anular intenes, linguagens, proposies? Manter a potica do discurso, a coerncia das referncias, o olhar para outras produes (o olhar sobre o outro) uma boa pista para este problema epistemolgico. Coerncia, clareza e conscincia so fundamentais tanto neste momento, quanto em toda a elaborao de um discurso propositor da produo em potica. No caso de leitura de outras obras, deve-se efetuar uma leitura sistemtica. Entendese por leitura sistemtica uma leitura subsidiada por outros textos, que auxilie no processo de interpretao de seu signicado. Nos manuais de metodologia, no raro encontramos a seguinte recomendao: importante evitar o lugar comum, frases como o presente trabalho trata de... ; o autor do trabalho descreve... ; ou o uso de gerundismo , estar tratando; estar falando... O Resumo a base de uma Resenha, e por essa razo ambas as estruturas esto fundamentadas na construo lgica, na conciso das idias, na abordagem das questes signicativas e no desenvolvimento de um texto pautado pela clareza das proposies. Cabe ressaltar que o estilo do discurso individual, mas pode atentar para essas orientaes bsicas.

4 NORMALIZAO DOS TRABALHOS ACADMICOS: METODOLOGIA, RECEPO E REGISTRO


Quando um projeto na rea de Ensino de Artes Visuais pensado, as etapas seqenciais que encaminham o processo devem ser guiadas pelos seguintes parmetros: a) A denio do objeto, dos objetivos, do recorte conceitual, sua contextualizao, justicativa e exeqibilidade so estruturadas por meio de um projeto; b) A seleo e o recorte da bibliograa de apoio promovem a sustentao das bases tericas e auxilia na denio dos rumos; c) A formatao da metodologia ampara as questes prticas que envolvem as relaes da pesquisa, tanto no que concerne prtica pedaggica direcionada ao Ensino de Artes Visuais, quanto no que diz respeito ao tratamento de fontes documentais relacionadas s investigaes em ou sobre Ensino de Artes Visuais; d) A compreenso das normas de redao acadmica, apresentao de enunciados, citaes e estrutura de ordenao da monograa auxilia na confeco sistematizada da escritura.

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

81

Na conduo da pesquisa, independentemente do tema escolhido, dois conceitos so fundamentais: recepo e produo em arte. As teorias de recepo do sustentao s pesquisas que envolvem as anlises relacionadas ao ensino-aprendizagem em arte. Contudo, todas as projees de recepo encontram-se diretamente conectadas s produes artsticas tanto quelas consideradas referenciais de aprendizagem, quanto quelas produzidas por meio e a partir dos processos desenvolvidos. A conexo entre recepo-produo investigada no processo ocorre por meio do registro. Registrar um verbo conjugado em cada uma das etapas da pesquisa: as escolhas marcam a memria inicial do projeto, quando o tema denido; a leitura da bibliograa levantada registrada por meio dos chamentos que selecionam as idias pertinentes ao projeto; as referncias imagticas/sonoras existem por meio de registros; as aes e as produes so rastreadas antes e durante o processo de consecuo.

MTODOS DE PESQUISA
O conceito terico-metdolgico de uma pesquisa distingue-se do mtodo denido para a realizao da pesquisa: o primeiro compreende os fundamentos tericos que subsidiam a escolha dos procedimentos (as bases epistemolgicas), e o segundo trata das ferramentas especcas denidas para alcanar os objetivos (gerais ou especcos). Para a pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais, a metodologia pode ser direcionada por meio de alguns parmetros ou modelos de investigao. No caso de uma pesquisa histrica que procure investigar os rumos de determinadas correntes, escolas, perodos e at mesmo biograas relativos rea de Ensino de Artes Visuais Pesquisa sobre Ensino de Artes Visuais , alguns protocolos so comuns: t Levantamento, desenvolvimento e leitura de fontes primrias e secundrias relativas ao tema; t Anlise do material levantado; t Compilao e sistematizao das idias por meio de tpicos relacionais. Nesse contexto, entende-se por: t Fontes primrias: documentos originais impressos, digitais, fotogrcos; produes artsticas; entrevistas; outros meios especcos comprobatrios dos dados; t Fontes secundrias: so obras relacionadas ao tema, normalmente as referncias bibliogrcas. Duas tipologias de abordagem so mais usuais nesse modelo: t Pesquisas estatsticas que comparam dados correlacionados; t Anlises crticas que discutem as lacunas, as falhas, os avanos, as contribuies ou apenas as aes especcas, tanto no campo terico quanto no campo emprico.

82

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

Em ambos os casos, as aes desenvolvidas gravitam em torno de: t Recortar e caracterizar o universo da pesquisa por meio da denio do tema, do objeto e dos objetivos; t Denir plano de amostragem, os documentos primrios que sero utilizados (incluindo entrevistas, formulrios, questionrios); t Coletar os dados, compilando a documentao sob a forma de conjuntos coesos que permitam uma anlise sistematizada dessas fontes; t Apurar e balizar os dados por meio da denio dos mtodos ou ferramentas de tabulao, anlise e interpretao, principalmente quando as anlises estatsticas forem fundamentais ao projeto; t Analisar, discutir e apurar resultados ou concluses. Estas relaes to caras s pesquisas sobre o Ensino de Artes Visuais tambm so indispensveis s investigaes em Ensino de Artes Visuais. Para o desenvolvimento de prticas metodolgicas ou pedaggicas que envolvam processos de ensino-aprendizagem, os temas mais comuns so referentes: t criao e ao desenvolvimento de propostas psico-pedaggicas relacionadas ao universo artstico; t avaliao de propostas j sistematizadas. Os procedimentos necessrios para esse tipo de investigao so: t Levantamento, desenvolvimento e leitura de fontes primrias e secundrias relativas ao tema; t Discusso do material levantado e elaborao de propostas empricas; t Denio do pblico considerando faixa etria, disponibilidade e exeqibilidade das aes; t Aplicao e registro das atividades relacionadas ao desenvolvimento de procedimentos/processos/produo em arte; t Anlise do material resultante, com a compilao e a sistematizao das idias por meio de tpicos relacionais descritos na monograa. Toda pesquisa deve especicar a metodologia adotada no caso de pesquisa participante ou estudo de caso pois a modalidade envolve pblico criador que ao mesmo tempo receptor das relaes engendradas. Assim, indispensvel: t Recortar e caracterizar o universo da pesquisa por meio da denio do pblico e da metodologia especca para a prtica pedaggica em arte; t Denir plano de amostragem, como tamanho, periodicidade, formas de composio e caractersticas do pblico; t Aplicar a metodologia, documentar as aes por sob a forma de registros (sonoros, imagticos ou imagens em movimento) e documentar a produo gerada permite uma anlise sistematizada do processo; t Analisar, discutir e apurar resultados ou concluses.

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

83

Os fundamentos conceituais (metodologia) e as ferramentas ou instrumentos que viabilizam a parte prtica do projeto (mtodos) so indispensveis. Porm, devem levar em conta que, no que tange as aes humanas e as cincias que as estudam , as lgicas, os testemunhos, as projees e as anlises no so construdos por intermdio de critrios hermticos ou fechados.

ARTE E INTERATIVIDADE: AUTOR-OBRA-RECEPO


Vrias abordagens relacionadas teoria da recepo podem auxiliar na conduo de pesquisas vinculadas ao Ensino de Artes Visuais, uma vez que os processos de recepo so fundamentais para a compreenso das metodologias desenvolvidas e para o diagnstico com relao sua validade. Da fenomenologia do sujeito gestalt fundamentada em teorias comportamentais vinculadas psicologia e siologia da percepo; do estruturalismo sedimentado nas relaes sociais de poder s teorias da cultura que retomam as correlaes histricas; todas essas abordagens procuram explicar os processos de recepo por meio de parmetros que oscilam entre a autonomia do individuo e a determinao do social. Mediar essas relaes no tarefa facial, principalmente no que tange construo de processos criativos, a produo em arte. Diante da variao dos formatos de produo, vrios autores apontam trs fases produtivas na arte: t 1 gerao: a obra-artefato. Remete polissemia, ambigidade, multiplicidade de leituras, riqueza de sentido. Demanda relaes culturais de ordem individual e coletiva. t 2 gerao: industrial. Incorpora o espectador e se identica com alteraes estruturais e temticas radicais. Introduz a arte-participativa , pois incorpora processos de manipulao e interao fsica com a obra. Acrescenta atos de liberdade sobre a mesma. t 3gerao: eletro-eletrnica. Interatividade tecnolgica na relao homem-mquina mediada por interfaces tcnicas. marcada pelo hibridismo de formas, de linguagens, tcnicas e expresses. Considerando esta classicao, a incluso do espectador pode ser decodicada pelo grau de interao com a obra. Dessa interao decorre tambm a capacidade de ampliar o repertrio (individual; coletivo) e desse modo alargar os horizontes da produo artstica: t Participao passiva: contemplao, percepo, imaginao, evocao, leitura, decodicao; t Participao ativa: explorao, manipulao do objeto artstico, interveno, modicao da obra pelo espectador; t Participao perceptiva e interatividade: arte cintica alterando relaes de tempo/ espao a partir do corpo-olho do espectador; relao recproca entre o usurio e um sistema inteligente. Para Bakhtin a primeira condio de uma obra sua intertextualidade, ou seja,

84

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

sua capacidade de interagir e se comunicar por referncias, repertrio, oposies ou equivalncias com outras obras, com o mundo. A intertextualidade parte do princpio de que as obras so inacabadas , uma vez que se abre a re-signicaes diante do continuum do tempo.
Todo signo resulta de um consenso entre indivduos socialmente organizados no decorrer de um processo de interao (...) que no deve ser dissociado da sua realidade material, das formas de comunicao social1.

A abordagem triangular, ao encontrar na leitura e na contextualizao a base de uma relao trplice, compreende que os vrtices complementares ao processo de criao so indispensveis para que este efetivamente acontea.

1 BAKHTIN, Marxismo e Filosoa da Linguagem. So Paulo: Brasiliense, 1979, p: 32.

1 Gerao: PICASSO, Pablo. Guitar. Paris, 1914 (carto e metal - 77 .5 x 35 x 19.3 cm) http://www.moma. org/images/collection/ FullSizes/00033083.jpg

2 Gerao: CLARK, Lygia. Mscaras Abismo. Rio de Janeiro, 1968 (Sacos em rede de nylon com pedras e sacos plsticos cheios) http://www.sbi.org.br/ sbinarede/SBInarede63/ LygiaClarkMascara Abismo1968.jpg

3 Gerao: Net Arte (Grupo de Pesquisa Corpos Informticos) http://corpos.org/folds.

REGISTRO
Ao longo das discusses levantadas, vrios tpicos foram abordados com o intuito de dar sustentao s relaes de pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais: t Arte e Cincia a possibilidade de trocas no meio social (o contexto de produo terica relacionada ao Ensino de Artes Visuais no mundo contemporneo) t Arte e Academia a construo do saber criativo dentro da estrutura universitria (a metodologia do projeto de pesquisa como um ponto de partida)

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

85

t Arte e Alteridade a construo de um projeto por meio de um pensamento ancorado no outro (o apoio bibliogrco e as referncias artsticas) t Arte e Interatividade as relaes com o pblico (linguagem inteligvel, percepo sensorial, abstrao e cognio conscincia, emoo e ao) Em todas as etapas da pesquisa, da elaborao do projeto produo nal da monograa, o pesquisador deve compreender que em cada um dos segmentos do processo o registro fundamental: t O primeiro formato de registro o projeto: nele esto esboadas as idias que deram a origem pesquisa; t O formato intermedirio e contnuo que acompanha o projeto at o final o registro sob forma de resumos e/ou fichamentos da bibliografia e documentao consultada; t Eventualmente grcos, tabelas, mapas so registros base de pesquisas quantitativas que podem gurar nos anexos ou no corpo do texto; t O registro aparece como forma de memria das atividades, em formatos e mdias diferentes fotos analgicas ou digitais; gravaes sonoras ou de imagem em movimento; t Da compilao, tratamento e discusso ancorada em todas as formas anteriores de registros, o registro da pesquisa sob forma de monograa construdo. O aluno deve compreender que a manuteno constante da memria da pesquisa sob a forma de registros diversos o que a viabiliza.

5 ESTRUTURA DO PROJETO E DA MONOGRAFIA


A monograa uma das primeiras experincias de relato cientco e, portanto, constitui-se numa preparao metodolgica para futuros trabalhos de investigao. Para uma especializao ps-graduao lato sensu o tema selecionado pode ser um desdobramento de pesquisas da graduao iniciao cientica ou TCC e poder ser ampliado como objeto para dissertaes de mestrados e teses de doutorado para cursos ao nvel stricto sensu. A NBR-14724 da ABNT a que dene a nomenclatura para a monograa para cursos de especializao ou aperfeioamento. Para efeito de classicao:
Monograa a exposio exaustiva de um problema ou assunto especco, investigado cienticamente. O trabalho de pesquisa pode ser denominado monograa quando apresentado como requisito parcial para a obteno de ttulo de especialista, ou pode ser denominado trabalho de concluso de curso, quando apresentado como requisito parcial para a concluso de curso. A monograa pode ser defendida em pblico ou no. A monograa publicamente comunicada em congressos, encontros, simpsios, academias, sociedades cientcas, segundo normas estipuladas pela coordenao dessas reunies e/ ou entidades, denominada memria. (UFP , 2001, 2: p.2)

86

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

Nesta aula estaremos apresentando o modelo sugerido para Projeto de Pesquisa, e o modelo estrutural de monograa denido pelas: t NBR 6023 informao e documentao; t NBR 6024 numerao progressiva das sees de um documento; t NBR 6027 sumrio; t NBR 6028 resumos; t NBR 10520 apresentao de citaes em documentos; t NBR 10524 folha de rosto; t NBR 12225 ttulos e lombadas; t NBR 12226 apresentao de originais; t NBR 12899 catalogao na publicao de monograas. Um modelo ser apresentado em anexo, em documento sob formato PDF , e deve ser seguido para a elaborao do prprio projeto de pesquisa e para a monograa. A proposta ser utilizada pelo aluno como parmetro para a elaborao do exerccio desta aula: a confeco do projeto de pesquisa. Inclusa nesse texto encontra-se uma proposta de estruturao de monograa que o aluno dever utilizar ao longo da preparao de seu ensaio monogrco. Justica-se o formato estrutural do modelo de Projeto de Pesquisa, uma vez que este exemplo incentiva o aluno a utilizar elementos pr-textuais especcos do formato da monograa capa, folha de rosto, resumo, lista de ilustraes, lista de tabelas, lista de abreviaturas, lista de notaes e sumrio. Algumas recomendaes na escritura so fundamentais: t Procure digitar todos os chamentos, resumos, apontamentos, anotaes e pensamentos em um nico formato letra, congurao de pgina, tamanho de papel. t Abra uma pasta resumos e salve o documento de maneira que voc o localize pelo nome (o nome do autor ou o tema uma boa dica). t No se esquea de atribuir data, quando houver a leitura de mais de um texto do mesmo autor, para voc no correr o risco de salvar em cima de outro documento. t Abra pastas especcas para textos colhidos na internet e salve com a identicao da data de acesso. t Sempre identique o texto lido e faa seu enunciado conforme indicao da ABNT. t Mantenha a lista bibliogrca atualizada. t Nos processos de digitao de texto, utilize as ferramentas disponveis no programa para espaamento; tabulao; recuo; quebra de pgina; insero de imagens, moldura de quadro de texto, smbolos; formatao de listas, fonte, pargrafo, tabelas, grcos; insero de notas de rodap; congurao de cabealho etc. Este procedimento indispensvel para a manuteno da congurao do texto. t Sempre numere as pginas do texto.

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

87

t No use a tecla de espao para denir tabulao; a tecla de enter para quebrar pginas ou o prprio tab para dar a tabulao de uma linha para a outra; formate por meio da operao formatar, pargrafo e ento dena o alinhamento, o recuo especial, e o espaamento. t O texto deve ser apresentado com o alinhamento justicado, pois facilita sua leitura. t Recomendamos o modelo autor-data-pgina para a referncia da citao, escrita entre parnteses logo aps a citao. O ponto nal vem ao nal, aps o fechamento da referncia, para no prejudicar a continuao eventual do pargrafo e manter a lgica seqencial de atribuio das idias. No deixe de destacar, por meio de graa distinta, os textos pessoais dos textos de outros autores. t Notas de rodap podem ser utilizadas para discusses ampliadas. Para inserir notas, utilize a barra de ferramentas: inserir, referncia, nota, nota de rodap, numerao contnua. t Aproveite o texto escrito para o projeto, ele aplicado para a introduo da monograa. t Faa cpias de segurana em CD-ROM (backup) de tudo chamentos, trabalhos, ensaios, projetos, sees da monograa. t No se esquea de que os extremos so prejudiciais excessos e carncias. A monograa um exerccio sistematizado de pesquisa que denido por um recorte especco de um tema. Organize as idias em conjuntos coesos e tenha em mente sempre trs sees para a monograa, alm da introduo e da concluso. Assim, a estrutura pode ser desenvolvida da seguinte maneira: t Introduo: apresenta o objeto da pesquisa, delimitando o recorte conceitual, as bases tericas, os objetivos e a justicativa, bem como a formulao introdutria de hipteses. Finaliza com a denio dos captulos e sua apresentao sucinta.

t Captulo 1: contextualiza o objeto em relao ao seu referencial terico, considerando a reviso da literatura; t Captulo 2: discute a base metodolgica e a dene as ferramentas, bem como apresenta o delineamento experimental dos processos empregados; t Captulo 3: discorre sobre a aplicao dos mtodos e a anlise dos resultados. importante comparar os resultados alcanados pelo estudo com aqueles levantados na reviso de literatura; t Concluso: fecha o trabalho com sua sntese nal. Nem sempre responde totalmente hiptese enunciada na introduo; pode alertar para o desdobramento futuro da pesquisa a partir das lacunas e dos novos questionamentos produzidos durante o processo de investigao. No permitida a incluso de dados novos nesse captulo. Tendo clareza dessa estrutura, o aluno pode construir ao longo do processo as bases para a escritura do trabalho.

DISCUSSO FINAL
A base da pesquisa em/sobre Ensino de Arte implica na produo de um sentido epistemolgico, metodolgico ou historiogrco das relaes da arte com os diversos nveis de formao, construo ou apreenso de conhecimento. O exerccio de competncias manifesto no texto, nas obras produzidas ou na conduo das atividades pedaggicas impe-se como uma possibilidade de reexo, interpretao e conexo da produo em potica, do desenvolvimento da metodologia de ensino em arte, da prtica pedaggica ou de sua localizao epistemolgica. Dessa dicotomia, do fazer e do pensar, surge o projeto de pesquisa.

88

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS VOL. 1

REFERNCIAS
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. So Paulo: Perspectiva, 2002. BRITES, Blanca; TESSLER, lida.(org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. DERDYK, Edith. Linha de horizonte: por uma potica do ato criador. So Paulo: Escuta, 2001. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Miniaurlio. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2005. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientcas. 7 .ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. LANCRI, Jean. Modestas proposies sobre as condies de uma pesquisa em Artes Plsticas na Universidade, in: O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRG, 2002, p: 17-33. MARTINS, Miriam D. Lima. Normalizao de publicao peridica: reviso da literatura. Revista da Biblioteconomia. Braslia, v.12, n.2, p.197-200, jul./dez. 1984. SALOMON, Dcio Vieira. Como fazer uma monograa. 6. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1978. SILVA, ngela Maria (org.). Guia para normalizao de trabalhos tcnico-cientcos. Uberlndia: EDUFU, 2006. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Normas: para Apresentao de Documentos Cientcos. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2001 (V.1-10). ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre cincia e arte. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2006 (Coleo Polmica do Nosso Tempo, 59).

YACY-ARA FRONER

PESQUISA EM/SOBRE ENSINO DE ARTES VISUAIS

89

Potrebbero piacerti anche