Sei sulla pagina 1di 7

GOVERNO DO ESTADO DO PIAU UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CENTRO DE CINCIAS NATURAIS - CCN CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUMICA

A DISCIPLINA: QUMICA ANALTICA QUANTITATIVA - BLOCO VI/T PROF. Dr: JOS ROBERTO DE OLIVEIRA TORRES

Titulao com soluo padro de AgNO3 em meio cido Carlos Nathanyel de Sousa Passos Trsila Danielle Chaves de Moraes

DEZEMBRO 2012 TERESINA PI

1. INTRODUO

Os mtodos volumtricos que se baseiam na formao de um composto pouco solvel so chamados de titulaes de precipitao. Para que uma reao de precipitao possa ser usada, preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolvel e que oferea condies para uma boa visualizao do ponto final. Infelizmente essas condies somente so alcanadas em poucas reaes, devido falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalncia. Por outro lado, em algumas reaes este ponto pode ser identificado pela simples visualizao do momento em que deixa de ocorrer precipitao. Um obstculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitao que no h existncia de indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitao os indicadores utilizados so especficos de cada titulao, dependendo da reao qumica que lhes serve de base. Entre os mtodos volumtricos de precipitao, os mais importantes so os que empregam soluo padro de nitrato de prata. So chamados de mtodos argentimtricos e so usados na determinao de haletos, e de alguns ons metlicos. A argentimetria ou mtodo argentomtrico o mtodo de volumetria de precipitao mais amplamente utilizado que tem como base o uso do nitrato de prata. muito empregado na determinao dos haletos, cianeto, tiocianato e outros.

2. PARTE EXPERIMENTAL

Materiais Bquer Bureta Erlenmeyer Pera Pipeta

Reagentes gua deionizada Soluo padro de nitrato de prata Soluo saturada de sulfato de ferro amoniacal (almen de ferro) Soluo de tiocianato

3. MTODOS E PROCEDIMENTOS

Inicialmente transferiu-se 10 ml de soluo padro de nitrato de prata para o erlenmeyer, adicionou-se 1 ml de soluo saturada de sulfato de ferro amoniacal e por fim titulou-se com a soluo preparada de tiocianato, agitando fortemente a soluo aps cada adio, at a permanncia da colorao vermelha.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

Os volumes gastos da soluo de tiocianato na titulao nos erlenmeyers 1 e 2 foram respectivamente 4,4ml e 4,0ml com mdia de 4,2ml. Com a realizao do experimento calculou-se a concentrao da soluo de SCN-. Correo do volume com o volume branco: Vm Vb = 4,2 -0,3 = 3,9 ml Concentraes atravs dos volumes em cada erlenmeyer: Erlenmeyer 1

C = 0,01 . 0,1/ 0,0041 C = 0,24 mol/L

Erlenmeyer 2

C = 0,01 . 0,1/ 0,0037 C = 0,27 mol/L

Com media de 0,255 mol/L ou Calcula-se:

C = 0,01 x 0,1 / 0,0039 C = 0,255 mol/L

Ento na padronizao do nitrato de prata em meio cido encontrar a concentrao da soluo de SCN-, de 0,255 mol/L

foi possvel

5. CONCLUSO

A partir do experimento pode-se obter um melhor entendimento de como se formam os complexos, na volumetria de complexao e precipitao, permitindo um melhor entendimento de termos bsicos, muito utilizados na qumica, para essa volumetria.

6. REFERNCIAS

BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 3.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2001.

HARRIS, D. C. Anlise Qumica Quantitativa. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. LEITE, F. Prticas de Qumica Analtica. 2.ed. Campinas: Editora tomo, 2006. SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J., CROUCH, S. R. Fundamentos de Qumica Analtica. 8.ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008.

VOGEL, A. I. Anlise Qumica Quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTCLivrosTcnicos e Cientficos, 2002.

Potrebbero piacerti anche