Sei sulla pagina 1di 4

BENJAMIN, Walter. Passagens. Organizador da traduo brasileira Willi Bolle. So Paulo: UFMG, 2009.

N Teoria do Conhecimento, Teoria do Progresso (Fase inicial) N 1,1 (p. 499) O conhecimento s existe em lampejos. O texto aparece como um trovo que ressoa por muito tempo. O conhecimento no se d nem como algo fixo e imutvel, muito menos cumulativo, mas como revelao que se auto-consome em sua apario. Ao mesmo tempo, o seu eco pode ser ouvido durante algum tempo ainda, algumas vezes longo. N 1,2 (p. 499) Benjamin compara a sua atividade, em relao atividade de outras formas de perseguir o conhecimento, com a atividade da navegao. O que aparece como desvios de rota para os outros, so os dados com os quais Benjamin quer calcular sua prpria rota. Seus clculos vm sobre os diferenciais de tempo.1 N 1,3 (p. 499) Todos os processos pelos quais a reflexo foi submetida devem ser conservados e encontrar um lugar no trabalho final, seja qual for o preo. Por um lado, porque a intensidade se manifesta em todos esses processos; por outro, porque os pensamentos de antemo carregam um tlos em relao ao trabalho. O estudo das passagens deveria, portanto, preservar os intervalos da reflexo, os espaos entre as partes mais essenciais.2 N 1,4 (p. 499) Benjamin quer tornar cultivvel, pela razo, todas as regies, mesmo onde apenas a loucura viceja3. Para isso, deve-se cortar o matagal do desvario e do mito.4 N 1,6 (p. 500) No h pocas de decadncia; a ideia ver o sculo XIX de maneira positiva, assim como Benjamin o fez com o sculo XVII no trabalho sobre o drama trgico. Todas as cidades so belas, e no legtimo qualquer discurso sobre um valor maior ou menor das lnguas.5
1 2

Mtodo desvio, cf. Prefcio da Origem do Drama Trgico Alemo. Isso justifica o prprio caderno N, j que o pensar do pensar do pensar deve tambm ser exposto. Uma questo de mtodo. 3 Fazer de todo o mundo um mdium-de-reflexo, como eram as obras de arte para o Romantismo Alemo. Cf. tambm o fragmento N 1,8. 4 Um projeto de esclarecimento, para acabar com as dvidas com relao ao filsofo. E poderia ser diferente? A questo o mtodo. 5 Se no existem pocas de decadncia, no existe um passado melhor, que deveramos buscar restaurar. Benjamin no um nostlgico, ao menos no a ponto de achar mais positivo o passado que o presente, no a ponto de deseja-lo.

N 1,9 (p. 500) Benjamin distancia-se de Aragon com relao ao seguinte: o surrealista persiste no domnio do sonho6; o filsofo quer encontrar a constelao do despertar. Apenas a dissoluo da mitologia (mitologia qual Aragon permanece preso) o permitir. N 1,10 (p. 500) Aqui um fragmento-chave para entender a inteno de Benjamin com o projeto das passagens: o trabalho deveria levar ao extremo a arte de citar sem usar aspas, e operar com os fragmentos com a teoria da montagem.7 N 1,11 (pp. 500-501) O sculo XIX seria visto por uns como passado morto. Mas ele exerce, segundo Benjamin, uma grande atrao sobre o sculo XX, muito interessado que est nas supostas coisas mortas. Existe, na verdade, uma relao vital entre os dois sculos, e esta relao vital que Benjamin quer encontrar. Ele quer encontrar nas formas aparentemente secundrias e perdidas daquele sculo as formas do atual. N 1a,1 (p. 501) O filsofo deve compor uma rede sutil, porm resistente, para a sua estrutura filosfica, se quiser capturar os aspectos mais atuais do passado. A viso dessa rede dada pela Torre Eiffel. E assim como por muito tempo as vistas magnficas das cidades foram dadas a ver apenas a operrios e engenheiros, um filsofo que deseja ter as suas primeiras vises deve prosseguir como um operrio independente, solitrio, se necessrio8. N 1a,2 (p. 501) O projeto das passagens deveria iluminar o sculo XIX atravs do presente tal como o livro sobre o drama trgico o fez, s que de maneira mais ntida9. N 1a,3 (p. 501) proposta aqui uma dialtica da histria cultural: adverte o filsofo que fcil estabelecer para cada poca uma dicotomia segundo a qual qualquer uma delas possui uma parte viva e positiva, e outra morta e intil. Toda parte positiva s pode assim ser definida frente uma parte negativa, e vice-versa, o que gera por sua vez novamente a sua contraparte que lhe d corpo e relevo. A parte negativa ser, assim, sempre dividida, e a mudana de ngulo (com permanncia dos critrios) far surgir um elemento positivo

6 7

Ou fantasmagoria, se voltarmos aos exposees. O que no se sabe como isto estaria disposto em um livro: como os fragmentos estariam citados? Haveria algo que os conectasse, ou permaneceriam como fragmentos semi-autnomos que se comunicam? 8 A situao material de Benjamin expressiva. 9 Talvez Benjamin reconhea aqui uma limitao em sua obra mais aclamada de juventude.

sempre. E assim infinitamente, at que todo o passado seja recolhido no presente numa apocatstase histrica.10 N 1a,4 (p. 501) A vida afirma-se sempre, e suprema, em todas as coisas. Contra os profetas da decadncia. Se por um lado uma afronta a Goethe filmar o Fausto, por outro lado existe um mundo entre uma adaptao boa e uma ruim: o que interessa ai so os contrastes dialticos, que se confundem com nuances, e no os grandes contrastes. A partir dos contrastes dialticos recria-se sempre a vida. N 1a,6 (p. 502) Em Marx, economia e cultura se encontram em uma relao causal. Benjamin persegue a relao expressiva entre elas. Trata-se de encontrar a expresso da economia na cultura. Um processo econmico um fenmeno primevo perceptvel, do qual se originam as manifestaes de vida das passagens e do sculo XIX.11 N 1a,7 (p. 502) A importncia do projeto das passagens para o marxismo duplo. Por um lado, ele aponta de que maneira o contexto em que surge a doutrina de Marx foi influenciado pelo carter expressivo do sculo, e no apenas como relao causal. Por outro lado, apontar como o prprio marxismo compartilha o carter expressivo dos produtos materiais que lhe so contemporneos.12 N1a,8 (p. 502) O mtodo do trabalho das passagens a montagem literria. Benjamin no quer dizer coisas, mas mostrar. Ele no quer inventariar os utenslios, mas fazer-lhes justia utilizando-os.13 N 2,1 (p. 502) A diferena de mtodo para o comentrio (interpretao dos pormenores) de uma realidade e para o comentrio de um texto: no primeiro caso, o mtodo a teologia; no segundo, a filologia.14 N 2,2 (p. 502) O materialismo histrico que Benjamin busca deve aniquilar em si a ideia de progresso, e buscar a atualizao. N 2,3 (p. 502)
10 11

A apocatastasis a admisso de todas as almas no paraso. A base aqui no determina a superestrutura, mas expressa por ela. 12 O marxismo aparece a como mais uma expresso da economia capitalista. Atrelado assim a ela, at que ela mesma se dissolva. 13 Comparar este fragmento com as teses sobre o Colecionador (Exposes e caderno H) para tirar algumas dvidas com relao ao carter ambguo daquele que rene objetos em uma coleo. 14 Cf. as teses Sobre Histria, principalmente a primeira.

A compreenso histrica uma vida posterior ao que compreendido15. N 2,5 (p. 503) Superar os conceitos de progresso e de poca de decadncia so dois lados de uma mesma coisa. (Fase mdia)

(Fase tardia)

15

A histria no o passado, mas a sua atualizao, numa vida posterior.

Potrebbero piacerti anche