Sei sulla pagina 1di 4

ORIENTE MDIO

Tambm conhecido como sia ocidental, ou Oriente prximo pelos europeus, o Oriente mdio se situa entre trs massas continentais: a europia, a asitica e a africana, sendo uma rea de contato entre o mundo oriental e o ocidental. Sempre foi uma rea de conflitos, pois mesmo antes da descoberta de petrleo na regio, era considerado um local de interesse estratgico pelas grandes potncias. Alm disso, as questes culturais e territoriais so alguns agravantes de tais conflitos. formado pelos seguintes pases: Afeganisto, Arbia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito (parte asitica), Emirados rabes Unidos, Imen, Ir, Iraque, Israel, Jordnia, Kuwait, Lbano, Om, Catar, Sria e Turquia. Estes apresentam grande diversidade natural, social, cultural e econmica. Neste ltimo, as diferenas so mais significativas, pois se destacam os pases produtores de petrleo, embora a renda proveniente deste recurso seja mal distribuda pela sociedade. Os outros pases desenvolvem prticas agrcolas e pecuria nmade, com exceo de Israel, que possui apoio internacional (principalmente estadunidense).

Quadro natural
Localiza-se, em grande parte, na zona temperada do norte. Predominam climas desrticos e semidesrticos em grande parte de seu territrio. Geomorfologicamente, a estrutura baseada em planaltos sedimentares, plancies aluviais e algumas elevaes de grandes altitudes ao norte. A disputa pelos recursos hdricos O Oriente Mdio um subcontinente da sia que possui clima rido, por isso no h muitos recursos hdricos (gua subterrnea, rios e lagos) na regio. Os pases que fazem parte do Oriente Mdio so ricos em petrleo, no entanto, so pobres em gua. Essas naes enfrentam srios problemas relacionados escassez de gua. Diversos pases, como a Arbia Saudita e as pequenas naes do Golfo Prsico, fazem dessalinizao da gua do mar, mesmo assim so grandes compradores de gua mineral. Na regio do Oriente Mdio, os pases que detm em seu territrio nascentes de gua, rios e aquferos, so privilegiados por possuir esse riqussimo e raro recurso. Diante da escassez de gua, surgem conflitos entre pases para definir quem domina as pouqussimas bacias hidrogrficas e guas subterrneas. Um exemplo de disputa por gua existe entre Israel, Lbano, Sria e Jordnia, que, por serem pases fronteirios, disputam o domnio da Bacia do rio Jordo. No ano de 1967, Israel invadiu a Sria, que abriga em seu territrio a colina de Gol, onde est a nascente do rio Jordo. Esse rio praticamente a nica fonte de gua para Israel e Jordnia. O Oriente Mdio, nos ltimos anos, apresentou um crescimento populacional, o que elevou o consumo de gua e reduziu a quantidade da mesma disponvel nos mananciais, fato que tem contribudo para agravar ainda mais os focos de conflito entre os pases. Outro foco de conflito acontece nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Ambos nascem em territrio turco e o escoamento de suas guas segue rumo ao Golfo Prsico; abastecendo a Sria e o Iraque.

Diante disso, esses pases temem o controle turco sobre as nascentes dos rios; pois a Turquia pode represar suas guas para realizao de irrigao, construo de usinas hidreltrica ou para qualquer outro fim. Dessa forma, o abastecimento da Sria e do Iraque ficaria comprometido.

O petrleo
O petrleo o principal produto responsvel pela economia dos pases do Oriente Mdio. Nessa regio est localizada a maior concentrao mundial dessa fonte energtica (aproximadamente 65% de todo o petrleo mundial). Essa grande quantidade de petrleo, aliada a fatores econmicos e polticos, criou as condies para a formao, em 1960, de um dos mais importantes cartis do mundo atual, a Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP). A Arbia Saudita, o Ir, o Iraque e o Kuwait so os maiores exportadores.

Geopoltica e conflitos
O Oriente Mdio pode ser considerado como a parte do planeta que mais apresenta focos de conflitos, com destaque para as divergncias entre rabes e judeus. Fato que teve incio a partir da instaurao do Estado de Israel, em 1947. Em 1988, Palestina e Israel iniciaram suas participaes em acordos de paz. Em 1993, por exemplo, Yitzhak Rabin, primeiro ministro israelense naquele momento, e Yasser Arafat realizaram um acordo de paz. Tal acordo tinha carter interino, dando autogoverno aos palestinos sobre os territrios ocupados, fato que permitiu um cessar fogo. No entanto, isso no foi suficiente, pois os atentados se intensificaram na regio, desencadeados pela insatisfao por parte dos grupos radicais palestinos e israelenses. O problema tornou-se ainda maior com a morte do primeiro ministro israelense Yitzhak Rabin, assassinado por um estudante judeu ortodoxo contrrio retirada israelense da Cisjordnia. Yitzhak foi sucedido por Shimon Peres, que seguiu com o processo de paz iniciado. No ano de 1996, Yasser Arafat foi eleito presidente da Autoridade Palestina com um elevado nmero de votos (88,1%). A formao de um Estado palestino no aconteceu de maneira completa, tendo em vista que o controle militar e das relaes exteriores ainda era de responsabilidade dos israelenses. No final da dcada de 90, os conflitos se tornaram frequentes pela iniciativa dos grupos radicais palestinos e israelenses, isso prejudicou o processo de formao do Estado da Palestina. Os conflitos estenderam-se at os primeiros anos da dcada de 2000, tendo um aumento significativo na incidncia de casos de atentados e confrontos armados, principalmente de ataques suicidas por parte dos palestinos. Desse modo, Israel respondeu rapidamente s ofensivas com diversos ataques ao territrio palestino, ocasionando a morte de terroristas e civis. Diante do quadro desolador, o Conselho de Segurana da ONU (Organizao das Naes Unidas) aprovou e props, atravs dos Estados Unidos, a criao de um Estado palestino. Mesmo com essas iniciativas, o quadro geopoltico atual ainda bastante conturbado, marcado por um elevado nmero de conflitos armados e atentados. Parece que as divergncias no tm fim, tendo em vista que os israelenses culpam palestinos por no punir

os extremistas contidos no territrio de sua atuao. J os palestinos culpam os israelenses por agravar ainda mais a situao ao responder de forma armada aos ataques terroristas de seus extremistas. Em suma, parece que esse conflito interminvel, diante de tamanha intolerncia externalizada pelos dois lados. No possvel destacar conflitos no Oriente Mdio sem mencionar a questo do Iraque. No ano de 1990, o Iraque invadiu o Kuwait com o pretexto de que esse pas no estava cumprindo com as normas da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo) quanto ao volume de produo de petrleo. Ofensiva interferida pelos Estados Unidos, com a aprovao da ONU. Desse modo, iniciou a guerra do Golfo, que durou de 17 de janeiro at 28 de fevereiro de 1991, finalizando com a derrota dos iraquianos, frustrando os planos do lder Saddam Hussein. Essa guerra deixou um saldo de centenas de milhares de mortes, sobretudo de soldados e cidados do Iraque. Apesar de ter sido derrotado, o lder ditador no foi destitudo do cargo, por outro lado, os Estados Unidos instauraram um embargo econmico, fato que intensificou os problemas sociais no Iraque. H outro problema geopoltico envolvendo o Iraque, a aspirao do povo curdo em obter sua independncia poltica e territorial. No ano de 1991, os curdos tentaram buscar sua independncia em relao ao Iraque, mas foram agressivamente impedidos pelas foras iraquianas que promoveram um verdadeiro massacre, milhares de curdos foram mortos, alm disso, aproximadamente 500 mil se refugiaram para as montanhas existentes na regio. Isso terminou somente com a interveno da ONU, que criou uma barreira de proteo em favor desse povo. Em 2001, no dia 11 de setembro, os Estados Unidos sofreram ataques terroristas, desse modo, o ento presidente norte-americano George W. Bush solicitou junto ONU aprovao para invadir o Iraque, pedido que no obteve aprovao de grande parte dos integrantes da organizao. Apesar disso, os Estados Unidos invadiram o Iraque, e, em maro de 2003, iniciou uma guerra, provocando a morte de mais de 100 mil pessoas e a rendio daquele pas. Alm disso, os estadunidenses destituram Saddam Hussein da presidncia do Iraque. Apesar do fim do governo ditador de Saddam, os conflitos ainda ocorreram durante sete anos. Somente em agosto de 2010 o exrcito dos Estados Unidos se retirou do territrio iraquiano, entretanto, cerca de 50 mil soldados permanecero para realizar treinamentos. Existe ainda, no Oriente Mdio, a luta pela posse das bacias hidrogrficas e guas subterrneas, que tem motivado o surgimento de focos de conflitos armados, um exemplo disso a bacia do rio Jordo, disputada entre Israel, Lbano, Sria e Jordnia. H tambm uma acirrada disputa pelas bacias dos rios Tigre e Eufrates por parte da Turquia, Sria e Iraque.

COLGIO EXPANSO HENRIQUE DE PAULA DOS SANTOS 3 ANO E.M.

ORIENTE MDIO

QUIRINPOLIS, 10 DE OUTUBRO DE 2012

Potrebbero piacerti anche