Sei sulla pagina 1di 3

2 Assembleia dos Bispos Cannicos Ortodoxos

da Amrica Latina, um breve relato Nos dias 2, 3 e 4 de novembro teve lugar em Buenos Aires a ll Assembleia dos Bispo Ortodoxos Cannicos da America Latina para a qual foram convidados os Bispos representantes da Igreja da Polnia. O convite chegou poucos dias antes da Assembleia o que impossibilitou a participao do Sr. Dom Ambrsio. Dom Chrisstomo, tendo recebido a aprovao e o incentivo de Dom Savas partiu ento para Buenos Aires para onde o acompanhei com o intuito de lhe dar o suporte que fosse necessrio nesta empreitada. Chegamos em Buenos Aires na manh do dia dois de novembro. Imediatamente Sr. Dom Chrisstomo fez contato por telefone com o Metropolita Tarsios conrmando a chegada, sendo ento convidado para um jantar na residncia Episcopal a guisa de um encontro preliminar. Seguimos juntos com o Metropolita Atengoras, presidente da Assembleia e o Protopresbtero Nicols, o Secretrio, para a residncia Episcopal onde encontramos os Hierarcas participantes bem como Presbteros e Diconos que os acompanhavam.

O jantar, que teve carcter informal, comeou depois da orao feita na Capela da Residncia. Foi dada a palavra a todos os presente para se manifestar sobre as expectativas de cada um em relao Assembleia e depois comemos, conversamos, nos conhecemos e cantamos.

Primeiro dia de trabalho.

No dia seguinte, s 8:30 foi celebrada a Sagrada Liturgia na Catedral Metropolitana pelo Presbtero Joan (Constantinopla) e o Dicono Igor (Srvia), assistida por todos os Hierarcas. Fomos em seguida para a sede administrativa da Igreja Ortodoxa Grega que dispe de uma ampla sala de reunies onde teve lugar a Assembleia. Tendo me sido permitido estar presente ao encontro, pude auxiliar nos trabalhos de Secretaria. noite fomos todos convidados para uma reunio de confraternizao na Embaixada Grega por ocasio da comemorao dos 20 anos de Sua Santidade Bartolomeu frente do Patriarcado de Constantinopla estando presentes diversas autoridades.

O segundo dia foi totalmente dedicado aos trabalhos que iniciaram pela manh com pausa para o almoo. Na parte da tarde houve a aprovao da Ata e a assinatura solene. Foram tambm denidos quatro Comites; O Comite para a traduo ocial do texto de Chambsy* para o Espanhol e o Portugus, outro, o Comite Cannico, para a criao de um Diretrio enumerando todas as Igrejas, Hierarquias e clrigos Ortodoxos da Amrica Latina, o Comite Litrgico para um apanhado das diversidade de rituais e tradues vigentes na Amrica Latina e nalmente o Comit para a Catequese. Os Comites foram distribudos pelas Igrejas participantes cando o Sr. Dom Chrisstomo encarregado das Tradues Ociais. Num prazo de quatro meses devero ser apresentados Assemblia resultados preliminares para encaminhamento. noite houve um jantar de despedida num restaurante.

Segundo dia de trabalho.

* Chambsy se refere Conferncia PrConciliar ocorrida na cidade de Chambsy, na Suia em 2009 composto por representantes de todas as Igrejas locais que aprovou e regulamentou as Assembleias Episcopais em todo o mundo. Foi uma vivncia muito intensa onde pude observar que, na verdade, a Assemblia estava acontecendo 24 horas por dia, sendo que uma parte na formalidade em torno da mesa de reunio, com os rituais e a praxis cabveis e a outra na informalidade dos encontros e conversas onde as ideias uam de forma mais livre e aberta.

Alm das questes assentadas ocialmente nas Atas o que cou claro que os membros representantes das Igrejas Ortodoxas da Amrica Latina mostraram total disposio para o dilogo e a colaborao com vistas a difundir e fortalecer a Igreja Ortodoxa na Amrica Latina bem com para se preparar para enfrentar os inmeros desaos comuns a todos.

Patriarcado Ecumnico Metropolita Atengoras- Metropolita do Mxico e toda Amrica Central Metropolita Tarsios - Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires Igreja Ortodoxa da Ucrnia (sob o Patriarcado Ecumnico) Bispo Jeremias - Bispo de Curitiba Patriarcado de Moscou Metropolita Platon - Metropolita da Argentina e toda Amrica do Sul Igreja Ortodoxa Russa fora das fronteiras (ROCOR) Bispo John - Bispo de Caracas e Amrica do Sul Igreja Ortodoxa da Srvia Metropolita Anlquio - Arcebispo de Cetinje, Metropolitan of Montenegro e Littoral Administrador Episcopal para a Amrica Latina Igreja Ortodoxa da Polnia Arcebispo Chrisstomo - Arcebispo do Rio de Janeiro e Olinda-Recife

Participantes

Arcipreste Bento

Potrebbero piacerti anche