Sei sulla pagina 1di 7

Farmcia e Drogaria

Introduo A farmcia a cincia praticada por profissionais formados em uma faculdade de Farmcia (farmacuticos), que tem como objeto de trabalho a medicao e seus usurios. O objetivo de seu estudo a pesquisa, desenvolvimento e produo de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais; o estudo da manipulao de medicaes; estudo de formas de aplicao de orientao ao usurio quanto ao uso racional do medicamento; criao e aplicao de mtodos de identificao e dosagem de txicos. Farmcia tambm o nome do local onde se vende medicamentos, tambm conhecida como drogaria. Existe uma diferena entre os dois: farmcia: comercializa tanto medicamentos manipulados como os industrializados; drogaria s pode comercializar medicamentos industrializados.

O smbolo a cobra enrolada na taa e tem origem na antiguidade grega. Segundo as literaturas antigas, o smbolo da farmcia ilustra o poder (cobra) da cura (taa). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipcrates e quando estava para pic-lo, ele olhou para a serpente e disse: Se queres me fazer mal, de nada adiantar que me firas, pois tenho no corpo o antdoto contra tua peonha. Se ests com fome, te alimentarei. Ento ele pegou a taa onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu serpente; esta desceu do cajado, enrolou-se na taa e bebeu o leite. Desta forma criou-se o smbolo da Medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o smbolo da Farmcia (a cobra envolvendo a taa). Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

1) Objetivos Gerais Conhecer o trabalho do farmacutico e os cuidados com o lixo txico. Tambm se deve entender a necessidade de preservao da natureza, base para a criao de remdios.

2) Objetivos Especficos Os objetivos so o aprofundamento dos conhecimentos sobre os medicamentos e seu uso, alm dos estabelecimentos que os vendem, como a Farmcia popular. Deve-se tambm focar a separao correta dos resduos slidos produzidos nas farmcias e demais localidades.

3) Pblico alvo: Educao Infantil

4) Nmero de aulas: O trabalho ser realizado em seis etapas, divididas em aulas a partir do critrio do professor.

5) reas Contempladas Histria do Brasil o poca do Descobrimento ndios e sua cultura Paj Histria Geral o Antiguidade Busca pela sade Cincias e Sade o Medicina caseira o Diferena entre farmcia e drogaria o Trabalho do farmacutico Limites e cuidados na manipulao dos componentes o Programa Farmcia Popular Lngua Portuguesa o Letramento Geografia o Importncia da preservao da natureza e da biodiversidade.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

6) Metodologia Aplicada: O trabalho ser desenvolvido por etapas. 1 etapa: A preocupao com a cura de doenas e a dor bastante antiga assim como era muito respeitado aquele que conhecia formas de amenizar ou curar.

Fazer os alunos pesquisarem como os homens da antiguidade usavam os recursos vegetais e animais para fazerem poes que beneficiavam aqueles que sofriam de enfermidades. o Curar doenas e ferimentos; o Picadas de insetos.

Pesquisar o papel do Paj, ndio que conhece as plantas e formas de combin-las. o Mostrar que o conhecimento das plantas e da natureza fundamental para a sobrevivncia do homem.

2 etapa:

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

O objetivo entender a necessidade de preservao da natureza e como pode ajudar na melhora dos sintomas e cura de enfermidades. O trabalho pesquisar a medicina caseira feita atravs de chs, xaropes, banhos e infuses e sua utilidade. Sugestes: Erva cidreira, canela (calmantes naturais) e boldo (dor de estmago). Hortel (combate a gripe) Linhaa, entre outras. 3 etapa:

Aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho do farmacutico. Profissional que pode trabalhar em farmcias e drogarias, hospital, indstria farmacutica, cosmticos e muito mais. o Diferenci-lo do atendente da Farmcia Profissional que serve ao usurio. o Mostrar a necessidade da presena do farmacutico nas farmcias e drogarias. Ressaltar que o farmacutico um especialista em medicamentos, mas nunca dever ter seu trabalho confundido com um mdico. o Numa farmcia ou drogaria o farmacutico dever seguir as prescries indicadas pelo mdico, e nunca sugerir remdios. Mostrar a forma correta de trabalhar com os produtos farmacuticos. o Necessidade de uso de luvas, mscaras, chapus protetores; Importncia da higiene na manipulao.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

4 etapa:

O trabalho a pesquisa de um dos locais onde trabalha o farmacutico: a farmcia e a drogaria. Levar os alunos a entenderem a diferena entre remdio manipulado e o industrializado e a funo da farmcia e da drogaria. o Pesquisar o que pode ser vendido nesses estabelecimentos comerciais. Ressaltar a necessidade dos remdios serem guardados em locais fora do alcance dos usurios.

o Conversar sobre os perigos de se ingerir medicaes sem controle dos adultos. Fazer um levantamento do local onde so guardados os remdios nas residncias e a necessidade de mant-los fechados em locais adequados. Levar os alunos a perceberem a importncia da tampa de alguns remdios, que dificultam sua abertura. O que se deve fazer no caso de acidentalmente ser ingerido algum medicamento. Fazer com que percebam a importncia da data de vencimento dos remdios e dos alimentos consumidos. o Problemas que podem advir desse consumo. o O que fazer com os remdios cujo prazo esto vencidos.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

5 etapa

O mote deve ser o lixo txico produzido nas farmcias e drogarias, assim como aqueles gerados pela manipulao de remdios nas residncias. Cuidados no uso e descarte do lixo o No pode ser misturado com outros resduos slidos; o Problemas que podem ocorrer quando as embalagens esto abertas; o Necessidade de descarte especial para seringas, algodo com medicamentos ou restos de sangue.

6 etapa

Conversar sobre o programa da Farmcia Popular. Programa do Governo Federal para ampliar o acesso da populao aos medicamentos considerados essenciais. A Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz), rgo do Ministrio da Sade e executora do programa compra os medicamentos de laboratrios farmacuticos pblicos ou do setor privado, e disponibiliza nas Farmcias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa beneficiar principalmente as pessoas que tm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo dos medicamentos. o Caso seja possvel, conversar sobre remdios genricos e sua importncia para toda a populao.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

7) Atividades a) Elaborao de um Guia de Remdios Naturais a. Pesquisa de remdios caseiros e escrita de sua bula: como preparar, quantidade sugerida e finalidade.

b) Comemorao do Dia do Farmacutico: 20/01. a. Preparao da festa usando uma Linha do Tempo, desde os primrdios at a atualidade. c) Criao de uma farmcia ou drogaria, onde os alunos sero divididos em grupos: dos farmacuticos, atendentes e clientes. a. A atividade consiste na simulao da atividade comercial e de elaborao de medicamentos a partir de receitas mdicas.

8) Sites pesquisados http://webeescola.blogspot.com/2009/09/05-dia-oficial-da-farmacia.html http://notapajos.globo.com/lernoticias.asp?id=1887

9) Autoria: Melanie Grunkraut

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Potrebbero piacerti anche