Sei sulla pagina 1di 3

Talvez remonte Herdoto o dito - que se faz histria para salvar os feitos dos homens do esquecimento no tempo.

. O historiador, ento, seria o arteso da memria. Mas o passado revivido pela memria no deve, depois de se feito uso, ser novamente devolvido ao curso do tempo? Assim, o historiador no seria tambm um arteso do olvido?

Rsen menciona na palestra a completa desateno ao tema do sofrimento, pelas cincias humanas. Talvez fosse interessante explorar esta questo.

Em um artigo sobre o termo Historicismo, Georg Iggers apresenta certa crtica a Rsen, por assumir o historicismo legado do sculo XIX de maneira muito entusiasmada.1
Muhlack, Rsen, e Blanke esto ainda profundamente impressionados pelo carter cientifico da historiografia que identificam com o historicismo. Outras recentes contribuies de Hardtwig, Oexle, e Iggers, lanam dvidas nas auto-afirmativas dos historiadores alemes sobre sua objetividade cientfica. Para Rsen, Droysen desempenha um papel crucial na transformao da histria em uma rigorosa cincia. Droysen formula os guias metodolgicos os quais permitem a transio da histria do dado emprico, reconstrudo atravs do exame crtico das fontes, at a apreenso de contextos histricos maiores. Essa apreenso requer uma abordagem hermenutica, a imerso do historiador no mundo mental dos agentes histricos. A possibilidade de reconstruo do passado por meios hermenuticos interpretao nas palavras de Droysen pressupe que h uma coerncia mental (Zusamenhang) que pode ser apreendida2

Iggers crtica, ento, a confiana na coerncia suposta pela historicismo alemo, alm de seu principio teolgico escondido algures. Abalada pela crtica dos psmodernos, no se poderia assumir sem reformulao a objetividade e a cientificidade da histria, como se encontra formulada desde o sculo XIX. O que Iggers parece censurar a defesa dos mesmos princpios modernos frente a novidade da crtica ps-moderna.
1

IGGERS, Georg. Historicism: The History and Meaning of the Term. IN: Journal of the History of Ideas, Vol. 56, No. 1. (Jan., 1995), pp. 129-152. 2 Muhlack, Riisen, and Blanke are still deeply impressed by the scientific character of the historiography they identify with historicism. Other recent contributions by Hardtwig, Oexle, and Iggers cast doubt on the self-assertions by German historians of their scientific objectivity. For Riisen, Droysen plays a crucial role in the transformation of history into a rigorous science. Droysen formulates the methodological guidelines which permit the transition of history from the empirical data, reconstructed through the critical examination of the sources, to the insight into the greater historical contexts. This insight requires a hermeneutical approach, the historian's immersion into the mental world of the agents of history. The possibility of reconstructing the past by hermeneutic means-by "interpretation" in Droysen's wordsassumes that there is a real mental coherence (Zusammenhang) which can be grasped Iggers, Op. cit.pp.147-148.

Isto , a defesa da objetividade e cientificidade da histria ignoraria o fato de ter sido a cincia da histria que ajudou na constituio dos estados no sc. XIX, assegurando a historicidade da nacionalidade, fortalecendo o mpeto de diferenciao entre os povos e dando legitimidade para o imperialismo. A histria como cincia no foi a causa de um humanismo universal, mas serviu a legitimao do oposto. Continua Iggers:
A profissionalizao no deveria, entretanto, ser estritamente identificada com a cientificizao (Venwissenschaftlichung), como o por Rsen e Blanke. A lngua inglesa, preferindo falar em disciplina histrica (historical scholarship) em vez de cincia da histria, permite mais nuanas que o termo alemo Geschichtswissenchaft. Vrias estratgias cientficas ou acadmicas, comprometidas com a honesta compreenso histrica, entre as quais a espcime da historiografia alem foi apenas uma, so possveis.3

Quando Rsen, no apndice a edio brasileira do Razo Histrica, diz que o sentido mais importante que a racionalidade, no avana na sua teoria da histria, ao assumir, aparentemente, que no apenas a histria enquanto cincia a nica a garantir a orientao existencial humana no tempo? Isso no fundamental para conseguir estabelecer dilogo com outras culturas, para as quais o fluir do tempo no assume a forma de histria tal como o ocidente desde os gregos a entende mas outra forma que, no obstante, tambm cumpre a funo de prover sentido a ao e paixo dos homens no tempo? Rsen parece utilizar, para se referir a essa carncia antropologicamente universal de dar sentido ao tempo, o conceito de conscincia histrica. Em outros autores, conscincia histrica tratada como um fato histrico que surge num momento preciso, no sculo XVIII junto com o que se denomina modernidade, assinalando na histria a importncia da conscincia histrica. Aparenta paradoxal, frente a um humanismo antropolgico, que seja apenas esse homem moderno para quem sua conscincia objeto que pde interrogar-se sobre o ser e tempo. Quer dizer, na pergunta subjaz o desenvolvimento das sociedades europeias, com que garantiram superioridade de controle que gerou os colonialismos e hegemonias que hoje debatemos como resolver.

Professionalization should not, however, be as closely identified with scientification (Venvissenschaftlichung) as it is by Riisen and Blanke. The English language, by preferring to speak of historical scholarship rather than historical science, permits more nuances than the German term Geschichtswissenschaft. Various scientific or scholarly strategies committed to honest historical understanding are possible among which the German historistic variety was only one. Iggers, Op. cit.p. 150.

Potrebbero piacerti anche