Sei sulla pagina 1di 3

1.

Equaes Degeneradas

O termo "xy" da equao geral das cnicas chamado de "termo retngulo". Quando a equao geral apresentar o termo retngulo, dizemos que a equao "degenerada". Quando a equao geral no apresentar o termo retngulo, simplesmente chamar de equao geral. Geometricamente, a diferena entre a equao geral e a equao geral degenerada est na posio da cnica em relao aos eixos coordenados. Quando a equao geral degenerada o eixo de simetria da cnica inclinado em relao aos eixos coordenados e quando a equao geral no degenerada o eixo de simetria da cnica paralelo a um dos eixos coordenados.

Tabela 1 Esquema de classificao das cnicas degeneradas.

2. Aplicaes da Geometria Analtica na Engenharia de Produo

A engenharia de produo tem mostrado forte crescimento no mercado hoje, e com ela cresce tambm as reas matemticas, como a geometria.

Ao longo do tempo vem se notando as especificaes em determinadas reas, com esse crescimento, a engenharia de produo teve grandes ganhos, pois muitos estudos de especificao mostraram a importncia de um bom conhecimento na rea matemtica. Dentro desta rea o que tem uma forte expresso a geometria analtica, que uma cincia muito antiga criada ainda no sculo XVII por Ren Descartes que foi o inventor das coordenadas cartesianas e que tem a finalidade de representar nmeros de propriedades geomtricas, ela muito ampla, e tem a capacidade de fazer entender-nos vrios aspectos, alguns deles so: localizar pontos no espao, com acoste-se a formao de uma reta, e tambm consegue proporcionar uma viso em planos. Assim estudando a geometria dentro da engenharia consegue-se perceber que tem muitas aplicabilidades no cotidiano, como o estudo de um reta, que nada mais uma maneira de nos localizarmos no espao, mtodo hoje em pleno sculo XXI usado em GPS, e tambm muito usado em uma das reas que um dos pilares da engenharia a logsticas, com esses conceitos de geometria pode-se estudar maneiras mais rpidas de chegar no determinado destino, e mais eficiente, apenas com o uso de vetores aplicado em um plano aonde possa calcular a distncia e analisar qual a mais vlida. Como j foi citado antes a Engenharia de Produo muita baseada nos fundamentos matemticos e seus derivados, onde a geometria atua fortemente conseguindo fornecer um timo embasamento. A Engenharia de Produo um processo visualizado como fluxo de matrias no tempo e no espao. Sabendo que toda a produo baseada na importncia dos processos e operaes, percebe-se a forte atuao da geometria como base, pois ela que ajuda a fornecer essa noo de espao, quando estuda dentro da mesma o plano cartesiano , que nada mais do que conseguir ter uma viso de como um ponto ou uma reta localizado no espao e suas posies exatas, e assim ter uma viso dos processos, e como at mesmo melhora-los. Os vetores, muito estudo na Geometria, nada mais so do que a tripla constituda de uma direo, um sentido e um nmero no negativo. Tambm um conjunto de todos os segmentos orientados de mesma direo, de mesmo sentido e de mesmo comprimento. Os vetores tem uma grande aplicabilidade na engenharia de produo, como por exemplo, na estocagem de produto, de maneira que se os produtos forem bem posicionados, com o estudo do lugar atravs de vetores, pode-se alcanar o material de forma bem mais a rpida, assim provocando a eficincia na operao.

Dentro da Engenharia de Produo so muitas as ferramentas que auxiliam na boa execuo de uma produo, so inmeras as ferramentas existentes hoje, conhecendo algumas delas sabe-se da existncia do MRP (Material Requirementes Planning, ou clculo das necessidades de materiais) e MRP II (Manufacturing Resources Planning, ou planejamento dos recursos de manufatura), estes por sua vez funcionam baseados na lgica do clculo de necessidades, seus objetivos, suas vantagens e desvantagens. O funcionamento dos mesmos que se baseia num registro bsico que representa a posio e os planos com respeito a produo e estocagem de cada item, seja ele um item de matria-prima, semiacabado ou acabado, ao longo do tempo. Fazendo uma anlise e conhecendo a geometria pode-se ver o relacionamento entre ambas, pois no estudo da Geometria tem o sistema linear, onde se coleta dados (determinados valores) e os monta em forma de matriz tendo a exatido de resultados pedidos, desta maneira o MRP e o MRPII tem muita semelhana com o sistema, pois como no sistema linear tambm pode-se recolher determinados dados como os da estocagem e assim transformando-os em matriz e depois calcula-los da maneira que pode-se fornecer os resultados. Esta forte relao entre engenharia e geometria proporciona muitos conhecimento e um grande fortalecimento nessa rea de exatas.

3. Referncias Bibliogrficas

SANTOS, Amanda B. A importncia da geometria analtica e da lgebra linear para um bom desenvolvimento na rea da engenharia de produo e no cotidiano do aluno. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-

importancia-da-geometria-analitica-e-da-algebra-linear-para-um-bom-desenvolvimentona-area-da-engenharia-de-producao-e-no-cotidiano-do-aluno/53979/>. Acesso em: 06 de Setembro de 2013.

Simetrias

das

Cnicas.

Disponvel

em:

<

http://pt.scribd.com/doc/59156903/Conicas-degeneradas>. Acesso em: 06 de Setembro de 2013.

Potrebbero piacerti anche