Sei sulla pagina 1di 3

Associao Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1 de 3

Associao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Associao uma organizao resultante da reunio legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurdica, para a realizao de um objetivo comum. A associao tambm pode ser interpretado como a operao matemtica associativa.

ndice
1 Associativismo 2 A Lei 2.1 Direito internacional 2.2 Direito portugus 2.3 Direito brasileiro 3 Distino entre vrios tipos de associao 4 Referncias 5 Ligaes externas

Associativismo
A expresso associativismo designa, por um lado a prtica social da criao e gesto das associaes (organizaes providas de autonomia e de rgos de gesto democrtica: assemblia geral, direo, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prtica de associao, enquanto processo no lucrativo de livre organizao de pessoas (os scios) para a obteno de finalidades comuns. O associativismo, enquanto forma de organizao social, caracteriza-se pelo seu carcter, normalmente, de voluntariado, por reunio de dois ou mais indivduos usado como instrumento da satisfao das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestaes). A Associao tambem era usada em Roma.

A Lei
Direito internacional
A Declarao Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10 de Dezembro de 1948 estipula na alnea 1 do Artigo 20 que "Toda a pessoa tem direito liberdade de reunio e de associao pacficas.". A Conveno Europeia dos Direitos Humanos, aprovada para ratificao, pela Lei n 65/78, de 13 de Outubro, convenciona que "1. Qualquer pessoa tem direito liberdade de reunio pacfica e liberdade de associao, incluindo o direito de, com outrem, fundar e filiar-se em sindicatos para a defesa dos seus interesses." e ainda que "2. O exerccio deste direito s pode ser objecto de restries que, sendo previstas na lei, constiturem disposies necessrias, numa sociedade democrtica, para a segurana nacional, a segurana pblica, a defesa da ordem e a preveno do crime, a proteco da sade ou da moral, ou a proteco dos direitos e das liberdades de terceiros."

Direito portugus
A Constituio da Repblica Portuguesa, aprovada em 2 de Abril de 1976, na redaco que lhe foi dada pelas Leis Constitucionais n. 1/82, de 30 de Setembro, n. 1/89, de 8 de Julho. N. 1/92, de 25 de Novembro, n. 1/97, de 20 de Setembro e n. 1/2000, de 20 de Novembro e 1/2004 de 24 de Julho, constitui no seu artigo 46 que "1. Os cidados tm o direito de, livremente e sem dependncia de qualquer autorizao, constituir associaes, desde que estas no se destinem a promover a violncia e os respectivos fins no sejam contrrios lei penal."; "2. As associaes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o

13/05/2013

Associao Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 2 de 3

prosseguem livremente os seus fins sem interferncia das autoridades pblicas e no podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades seno nos casos previstos na lei e mediante deciso judicial."; "3. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao nem coagido por qualquer meio a permanecer nela." e "4. No so consentidas associaes armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizaes racistas ou que perfilhem a ideologia fascista" O Artigo 51. da aludida constituio completa, em especial no que concerne aos partidos polticos, que "1. A liberdade de associao compreende o direito de constituir ou participar em associaes e partidos polticos e de atravs deles concorrer democraticamente para a formao da vontade popular e a organizao do poder poltico." D ainda destaque na alinea 3. do artigo 60, aos direitos dos consumidores, em que constitui que "As associaes de consumidores e as cooperativas de consumo tm direito, nos termos da lei, ao apoio do Estado e a ser ouvidas sobre as questes que digam respeito defesa dos consumidores, sendo-lhes reconhecida legitimidade processual para defesa dos seus associados ou de interesses colectivos ou difusos." O Cdigo Civil Portugus (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n. 47334 de 25 de novembro de 1996, protege igualmente a criao de associaes.

Direito brasileiro
Segundo o art. 53 do Cdigo Civil Brasileiro 1 , Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos Assim, quando regularmente registrada e constituda, a associao uma espcie de pessoa jurdica na qual no h finalidade econmica. Ou seja, formada por pessoas naturais (ou fsicas como denominadas na rea tributria) que tm objetivos comuns, exceto o de auferir lucro atravs da pessoa jurdica. Por exemplo, no Brasil, as organizaes no governamentais (ONGs) so, do ponto de vista legal, associaes. Portanto, h grande diferena entre associao e sociedade, pois nas sociedades (com exceo das cooperativas que tm regras especficas e diferenciadas) a principal finalidade a obteno de lucro. No Brasil para se constituir uma pessoa jurdica como uma associao preciso realizar alguns procedimentos legais para que a associao tenha personalidade jurdica. O processo de criao de associao no Brasil acontece com a reunio de pessoas que deliberam e decidem fundar uma entidade com personalidade jurdica. Toda associao tem um estatuto que aprovado pela Assembleia Geral, convocada em edital publicado em mdia de acesso ao territrio que se planeja representar. O estatuto deve observar a disciplina do art. 54 e seguintes do Cdigo Civil1 e, assim como a ata, deve ser assinado por um advogado devidamente registrado na OAB. Depois de aceito o estatuto e a ata da reunio, assinada pelos presentes e descrito todos os responsveis tais como presidente e secretrio, eleitos pelos presentes. Depois desses eventos so encaminhados os documentos ao cartrio, registrar inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica, no Instituto Nacional do Seguro Social, na junta comercial do estado e na prefeitura da cidade sede onde obter o alvar de licena de funcionamento. Os registros na junta comercial e no INSS s so necessrios se a entidade praticar algum ato comercial. Toda associao com personalidade jurdica dotada de patrimnio e movimentao financeira, porm no poder repartir o retorno econmico entre os associados, uma vez que ser usada no fim da associao e nunca est sujeita falncia ou recuperao econmica.

Distino entre vrios tipos de associao


Diferena entre associaes com personalidade jurdica e associaes sem personalidade jurdica ou comisses: H, antes de mais, que distinguir associaes enquanto pessoas coletivas com personalidade jurdica das associaes sem personalidade jurdica. Constituio de Associaes Conforme estipulado na alnea 1 do artigo 167 do CCP, "O ato de constituio da associao especificar os bens ou servios com que os associados concorrem para o patrimnio social, a denominao, fim e sede da pessoa coletiva, a forma do seu funcionamento, assim como a sua durao, quando a associao se no constitua por tempo indeterminado." - ver acima como legalizar uma associao Estatutos Os estatutos, enquanto conjunto de regras que orientam e regem a atividade e carter corporativo da associao, do

http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o

13/05/2013

Associao Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 3 de 3

corpo ao que , o que se pretende e como funciona a associao. Est definido na alnea 2 do artigo 167 do CCP que "Os estatutos podem especificar ainda os direitos e obrigaes dos associados, as condies da sua admisso, sada e excluso, bem como os termos da extino da pessoa coletiva e consequente devoluo do seu patrimnio". Por exemplo, a Associao de Investidores Portugueses (ATM), tomada aqui como referncia, dando corpo a essa obrigao e, antes demais, necessidade de gesto e orientao, tem estatutos bem definidos e de acordo com a Lei, mas tambm de carter muito prprio de forma a seguirem os objetivos e especificaes necessrias satisfao das necessidades da associao e em resultado de todos os scios. Existem ainda atenes especiais a dar forma como se organizam e gerem as associaes, tambm regulado pelo CCP e que se distinguem, em especial, das associaes sem personalidade jurdica e comisses especiais, como so exemplo os "Clubes de Investidores", respeitando estes, para alm dos Estatutos e outros regulamentos internos, as disposies legais relativas s associaes, exceo das que pressupem a personalidade destas. (alnea 1. art. 195 do CCP). No Brasil, as associaes tm sua disciplina legal nos artigos 53 a 61 do Cdigo Civil1 . Por exemplo, tanto as ONGs quanto as OSCIPS so espcies de associaes civis, sendo que, no entanto, as OSCIPs so uma modalidade diferenciada, a qual tem mais requisitos (deveres) do que as demais espcies de associaes e, em consequncia, mais direitos. Inclusive, as OSCIPs no se regem apenas pelos dispositivos do Cdigo Civil, mas tambm pela Lei 9.790/19992 , a qual dedicada exclusivamente s OSCIPs e criou o termo de parceria, mediante o qual a organizao pode celebrar termos de parceria com o Poder Pblico, condio que no ocorre no caso das ONGs. Alm disso, algumas doaes destinadas s OSCIPs tm benefcios fiscais, o que igualmente no ocorre no caso das ONGs.

Referncias
1. a b c Cdigo Civil Brasileiro (http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/2002/L10406.htm). 2. Lei n 9.790/1999 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9790.htm).

Ligaes externas
Pgina da Cmara Municipal de Matosinhos para incentivar o associativismo (http://cmmatosinhos.wiremaze.com/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=42432) Pgina do SEBRAE-PR com informaes sobre abertura de Pessoa Jurdica (http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/BUSCA_TEXTO? _dad=portal&p_macro_tema=1&p_tema=41&p_texto_id=2721) Manual MAIS para o Terceiro Setor (http://www.maisong.org.br/site/images/pdf/manualmaisterceirosetor.pdf) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Associao&oldid=35585550" Categorias: Sociedade Direito civil Organizaes Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 05h01min de 30 de abril de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o

13/05/2013

Potrebbero piacerti anche