Sei sulla pagina 1di 5

NOVEMBRADA: A VISO DA IMPRENSA

Paola Vieira da Silveira1 Resumo: Este texto contar com uma analise de dois artigos da edio nov/dez 2008 da Revista Histria SC, um de Juliana Sartori e outro de Celso Martins, ambos mostrando o olhar da imprensa catarinense sobre a Novembrada, Sartori analisando arquivos de jornais e Martins como jornalista, na poca responsvel cobrir este acontecimento histrico. Esses trabalhos sero analisados com a ajuda do autor Luis Felipe Miguel, autor do livro clssico deste tema, Revolta em Florianpolis: A novembrada de 1979. Palavras chaves: Novembrada. Imprensa. Abertura poltica. Jornais.

Abstract: This text will include an analysis of the publishing two articles nov / dec 2008 Magazine of History - SC, one of Juliana Sartori and other Celso Martins, both showing the look of Santa Catarina press on "Novembrada," Sartori analyzing newspaper archives and Martins as a journalist at the time responsible to cover this historic event. These works will be analyzed with the help of the author Luis Felipe Miguel, author of the classic book on this theme, in Florianpolis Revolt: The novembrada 1979. Keywords: Novembrada. Press. Political openness. Newspapers.

A novembrada foi uma manifestao na capital catarinense que ganhou repercusso nacional, o autor Luis Felipe Miguel2 levanta que esta at contribuiu para o fim do perodo de Ditadura militar. No entanto, escrever sobre este tema ficou a cargo dos jornalistas, no houve tanta preocupao por parte dos historiadores em analisar este foto histrico, sendo que nem um dos livros que contm informaes a respeito da Novembrada tem carter historiogrfico.
1

Graduanda em Histria, licenciatura e bacharelado na Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. E-mail: PA_ola_vieira@hotmail.com 2 Doutor em cincias sociais pela UNICAMP, atualmente professor no Instituto de Cincia Poltica da Universidade de Braslia.

Recentemente, j nos anos dois mil apareceram pesquisas historiogrficas resultantes de trabalhos acadmicos, dentre elas, a da historiadora Juliana Sartori. Em 2004 Sartori apresentou como trabalho de concluso de curso na Universidade Federal de Santa Catarina um projeto unindo dois temas de seu interesse: imprensa e a ditadura militar no Brasil. Optou por pesquisar como os jornais catarinenses mostravam a oposio no perodo de abertura poltica, ela explica: Para chegar questo da oposio em Santa Catarina, vi na Novembrada uma possibilidade de enfoque interessante. 3 Resultante de sua pesquisa, Sartori escreveu o artigo A Novembrada nas entrelinhas da imprensa catarinense publicado na Revista Histria-SC, nov/dez 2008. Na mesma edio da respectiva revista est um artigo do jornalista e historiador Celso Martins, ele cobriu esta histrica manifestao como reprter do jornal O Estado. Em seu artigo apresenta relatos do dia 30 de novembro de 1979 - fatdico dia que colocou Santa Catarina no mapa, como coloca Miguel - e tambm os dias posteriores. Sartori afirma que os rgos de imprensa no aceitavam a legitimidade da oposio poltica, a tratando de forma dura, muitos at demonstravam apoiar a Ditadura Militar. Todavia, tinha a imprensa alternativa, que era uma sada para os que no concordavam em apoiar o Regime imposto em 1964. A autora expe que falar da imprensa catarinense tambm falar do contexto poltico, pois os partidos que existiam pr-1964 eram ligados a famlias que tinham grandes influencias na sociedade catarinense, o Partido Social Democrata (PSD) ligado a famlia Ramos e a Unio Democrata Nacional (UDN) ligada aos Konder Bornhausen. Sartori apresenta o controle poltico analisando que num total de 55 emissoras de radio, 28 estavam ligadas a estas famlias. Depois de apontar como funcionava a imprensa catarinense, a autora limita suas fontes de pesquisa, analisando reportagens de 1 de dezembro de1979 a maro 1981, poca do julgamento dos estudantes preos na Novembrada, nos jornais: Dirio Catarinense, A Gazeta, A Notcia, O Estado e o Jornal de Santa Catarina. Ela relata que O Estado se destacou entre os demais para a cobertura da Novembrada.
Essa diferena parece estar diretamente relacionada pessoa que, na poca, cobriu a Novembrada para o jornal. Segundo Geraldo Barbosa (um dos estudantes presos aps a manifestao), entrevistado por mim na poca da pesquisa, o reprter era um militante de esquerda, o que acabou proporcionando uma cobertura favorvel, ampla e democrtica do ocorrido, segundo palavras do prprio Geraldo. 4

Ai est participao de Celso Martins, em seu artigo ele explica que era reprter do jornal O Estado e militando do Partido Comunista Brasileiro(PCB), ligado ao setor de
3 4

Revista histria - SC, Ed. nov/dez 2008. P.44). IBID p. 46

agitao e propaganda, e como tal realizava trabalhos junto ao movimento estudantil na UFSC. Sartori diz que o Jornal de Santa Catarina teve um espao similar ao do O Estado, na cobertura deste episodio, porm manteve uma linha mais crtica, no oferecendo espao para as pessoas direta ou indiretamente ligadas Novembrada exporem seus pontos de vista, como fez O Estado. Ela mostra tambm, que enquanto O Estado denuncia um exagero na violncia utilizada pela policia para conter os manifestantes na praa XV, O Jornal de Santa Catarina elogiava a atuao da policia. Martins conta detalhadamente como se sucedeu os acontecimentos decorrentes da Novembrada. Dentre estes, os principais acontecimentos foram: j na chegada do Presidente ao palcio Cruz e Souza, que fica em frente a praa XV, os estudantes erguendo bandeiras e faixas, gritando palavras de ordens contra a fome e pelo fim da ditadura. Miguel coloca em Revolta popular em Florianpolis: a novembrada de 1979 que a populao percebia e to pouco gostou dos exorbitantes gastos para recepcionar o presidente, em quanto o povo passava necessidades. Outro fato exposto por Martins, foi quando os manifestantes observaram o presidente que, em dado momento, fez um gesto com o indicador e o polegar, o que recebido como obsceno. A partir disso a manifestao eclodiu, tomou conta de toda a praa, at a placa que ia ser inaugurada por Figueiredo em homenagem a Floriano Peixoto foi arrancada e queima, mas concordando com a idia de Miguel, Martins expe que poderia ser homenagem a qualquer pessoa, no entanto seria uma homenagem inaugurada por Figueiredo o alvo do protesto em questo. Sartori, complementando o documentado por Martins apresenta trs motivos resultantes de sua pesquisa nos jornais para explicar a manifestao na praa XV contra o Presidente Joo Figueiredo. O primeiro seria que o protesto representou a vontade apenas de um pequeno grupo de estudantes da UFSC, no de toda a populao catarinense. Miguel em seu livro enfatiza o esforo dos governantes em criar uma histria oficial para a Novembrada, onde buscava-se relatar exatamente isso, que o protesto foi resultante da vontade de alguns estudantes, no da populao catarinense. O segundo fator que Sartori encontrou nos registros dos jornais para justificar o acontecimento do dia 30 de novembro de 1979, foi que procuraram mostrar a populao despreparada para viver num sistema democrtico, assim a ditadura se fazendo necessria.
Os tempos de abertura que estamos vivendo esto seriamente comprometidos. No pelo Presidente Figueiredo ou pelo regime excepcional que se instalou no Pas com a Revoluo de 1964. Essa comprometimento provocado por muitos daqueles que no esto sabendo

caminhas dentro dos limites dessa abertura, incapazes de enxergar que no se mudam as coisas todas assim de uma hora para outra, sem graves riscos. 5

O terceiro ponto foi que procuraram mostrar que a populao de Santa Catarina no poderia ser responsabilizada pela Novembrada, pois os envolvidos eram pessoas que vieram de outros estados, a autora coloca que o crescimento da cidade de Florianpolis na dcada de 1960, com a construo da UFSC, Eletrosul, Celesc e Telesc, explica a vinda dos novos moradores. No entanto, isso mostra apenas mais um abuso de autoridade, mais uma injustia do perodo de ditadura, pois para participar do sistema socioeconmico do estado no havia problema em no ser catarinense. Sartori e Martins em seus artigos quando procuraram mostrar o lado dos manifestantes e a criao da verdade oficial abordam tanto a histria social quanto a histria poltica. Segundo Jos DAssuno Barros6 histria social o gnero de pesquisa aborda uma perspectiva no elitizada, procurando mostrar os marginalizados na histria tradicional. Alm disso, para ele a histria poltica vinculada a social, discutindo as relaes de poderes da mesma. Martins, como presenciou esse momento histrico catarinense, e como jornalista que , tem uma obra mais fatdica, apresentando as partes mais relevantes. Ele descreve alm do dia 30, os dias posteriores a Novembrada, a priso dos estudantes, o novo movimento popular pela libertao destes, e ainda contextualiza os resultados na atualidade. J na obra de Sartori podemos observar a preocupao em mostrar os dois lados da novembrada, um que relata o interesse poltico e outro que mostra a viso dos estudantes lideres da manifestao, e da parte a populao que aderiu. Tudo por meio dos jornais da poca, que so as fontes oficiais utilizadas em qualquer pesquisa do tema. A autora classifica os jornais pesquisados como os controlados, que apoiavam a ditadura e os alternativos, mas devemos levar em conta a censura e represso que era sofrida pelos meios de comunicao neste perodo, talvez, justificando o apoio por parte de alguns a Ditadura Militar no Brasil.

REFERNCIAS:

Coluna Ponderando, de Jorge Silva NA. 02/12/1979.p.03. Apud Revista Histria SC. Ano II- numero 9, nov/dez 2008. p. 47 6 Doutor em Histria Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professor da Universidade FederalRural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos Cursos de Mestrado e Graduao em Histria. ProfessorColaborador do Programa de Ps-Graduao em Histria Comparada da UFRJ.

BARROS, Jos DAssuno. O Campo da Histria: especialidades e abordagens. -Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. MARTINS, Celso. Eles foram fazer um protesto! In Revista Histria, Santa Catarina, Ano II- numero 9, p. 44 47, nov/dez 2008. MIGUEL, Luis Felipe. Revolta em Florianpolis: A novembrada de 1979. Florianpolis: Insular, 1995 SARTORI, Juliana. A novembrada nas entrelinhas da imprensa catarinense. In Revista Histria, Santa Catarina, Ano II- numero 9, p. 44 47, nov/dez 2008.

Potrebbero piacerti anche