Sei sulla pagina 1di 3

Plano de aula

um projeto de ensino aprendizagem a cargo do professor.

Neste sentido, concebe-se que o plano de aula caracterizao descritiva do que o professor realizar em sala de aula em um determinado perodo de tempo.

Elementos estruturantes
1. DADOS DE IDENTIFICAO: Aspectos que identificam tanto o professor quanto o pblico em um determinado tempo histrico. Nome da instituio: CEJK Nome da disciplina: Psicologia da Educao Professor/a: Amanda Pereira Turma / srie: 2004/2ano Data:14/06/2012 Tempo disponvel: 50 minutos 2. ASSUNTO: O que voc ir abordar? Jean Piaget, o Construtivismo e a ao docente. OBS: Escrever a resposta deste pergunta de forma sinttica . 3. JUSTIFICATIVA: Por que ensinar isto? Qual a importncia de ensinar isto? Tendo em vista que as diversas correntes pedaggicas interferem na prtica pedaggica do professor, eu trabalharei a epistemologia gentica de Piaget e o construtivismo na perspectiva de ajudar o aluno (futuro professor) a entender os processos psquicos de construo de conhecimentos de seus futuros alunos. 4. OBJETIVOS: Para qu? Conceituar Epistemologia gentica e Construtivismo. Identificar como se constri o processo de ensino aprendizagem na abordagem Construtivista, segundo Piaget. Caracterizar a relao professor/ aluno/ conhecimento.

o momento crucial do ato de planejar! Especificao do que estamos querendo que o aluno consiga. *

Objetivos:
Site Projeo: Oportunizar ao aluno a refletir sobre a realidade brasileira por meio da permanente presena cultural africana. Site Educao UOL: Ser uma pessoa crtica em relao s informaes veiculadas na mdia e em relao s escolhas pessoais sobre sade um objetivo importante e nobre, mas esse apenas o primeiro passo para uma compreenso ampla do tema. A coleta e o tratamento de dados (construo de tabelas e grficos) so habilidades bastante importantes e desejadas para a melhor compreenso do funcionamento das Cincias da Natureza, assim como o levantamento de hipteses. Mais diretamente, o objetivo desta atividade entender o funcionamento de alguns sistemas e como eles interagem entre si em situaes conhecidas do aluno. 5. CONTEDOS: Assim, como o assunto responde ao o que ensinar? Mas de forma pormenorizada. -Epistemologia Gentica - Construtivismo; - Relao Professor/aluno/conhecimento na viso construtivista; 6. METODOLOGIA DE ENSINO/ PROCEDIMENTOS DIDTICOS: Como fazer? A maneira da fazer. Apresentao pessoal e da Professora da U.F.R.J. Apresentao de duas situaes que evidenciam o processo de ensino aprendizagem no contexto escolar, uma tradicional e outra construtivista. Aps, farei pequeno debate para problematizar. Pontuar quem foi Jean Piaget, sua teoria, o construtivismo e a relao do conhecimento com o aluno e o professor. Apresentao do vdeo da Veja com Escolas Construtivistas

Agradecimentos.

OBS: Cuidar para que seja prevista uma atividade interessante que introduza o assunto, o desenvolvimento e uma atividade de sistematizao / fixao, ao final. 7. RECURSOS: Com o qu? Com quais instrumentos? O que utilizarei para dar a aula? Quadro Branco; Caneta para quadro branco; Datashow; Computador; Vdeo sobre Escolas Construtivistas Veja. Material com contedos tericos para os alunos. 8. AVALIAO: Explicitar como o professor saber que os objetivos foram alcanados. A avaliao acontecer durante o processo e desenvolvimento das atividades, tendo como foco o interesse e a participao dos alunos. 9. TAREFAS DE FIXAO PARA A PRXIMA AULA: um elemento opcional que poder conter: exerccios, pesquisas, anotaes... Eu no propus nada para a prxima aula. 10. Referncias: Colocar todo o referencial terico utilizado para o preparo da aula.

Potrebbero piacerti anche