Sei sulla pagina 1di 6

Falhas de Componentes Mecnicos EMA 134

Exerccio No.: 02 Data de Liberao: 19/08/2013 Temas: Impacto, Mecanismos bsicos de Fraturas, Fraturas dctil e frgil.

Questo 14:
Considere a barra cilndrica da figura. a. Determine as energias que podem ser absorvidas durante o impacto com e sem a presena da ranhura que reduz o dimetro de 30 para 24 mm. Consideraes: Comprimento: L=300mm, Material: Ao 1045 Laminado Quente; esc = 310 MPa; E = 200 GPa

As macro-dimenses so as mesmas em ambos os casos. O que muda o concentrador de tenso, reduzindo o dimetro para 24mm. E consequentemente a tenso na seo reduzida, ser K vezes maior.

Para determinao da energia, tomemos como tenso mxima admissvel a tenso de escoamento: esc = 310 MPa.
Considerando a mesma rea transversal ao longo da seo (exceto entalhe), tem-se que a maior solicitao ser no entalhe. Para K=4, a tenso admissvel na seo do entalhe 4 vezes menor que em uma barra sem entalhe.

max = 310 Mpa -> Na ranhura: max = 77.5 Mpa


= 6368,4 J

Na ausncia da ranhura, a seo mais solicitada ser aquela com K=1,55 max = 310 Mpa -> K=1,55: max = 200 Mpa
= 21.205,8 J

b. Considere uma barra cilndrica, completamente lisa (sem entalhes), com dimetro de 24 mm. Determine a energia que pode ser absorvida por esta barra lisa sem ranhura (ou entalhe). Compare com a energia que a barra da figura (dimetro de 30 mm, com ranhura, reduzindo o dimetro para 24 mm.) capaz de absorver.

Na ausncia da ranhura, a seo mais solicitada ser aquela com K=1,55 max = 310 Mpa -> K=1,55: max = 200 Mpa = 13.571,7 J

Barra Energia Absorvida J

30mm sem entalhe 21.205,8

30mm com entalhe 6368,4

24mm sem entalhe 13.571,7

Pode ser perceber, como descrito pela teoria, que a barra com D=24mm sem entalhe possui capacidade de absorver mais energia antes da fratura em caso de impacto do que uma barra com D=30mm, e entalhe reduzindo o dimetro para D=24mm. Isso se deve ao fato de que o entalhe induz na barra um concentrador de tenses que faz com que a tenso sofrida naquela seo seja de grandeza muito superior ao caso normal.

Questo 15:
Um colar D de 6kg tem velocidade v0 = 4,5 m/s, quando ele se choca com uma pequena placa presa na extremidade A da barra AB, de dimetro de 20 mm. A extremidade B est soldada a uma estrutura e a extremidade A est livre.

a)

Determine a mxima tenso na barra AB de AO.

Para resoluo do exerccio, o comprimento da barra AB ser considerado como 1m e o material como sendo ao SAE 4340. Ser necessrio estabelecer algumas hipteses relativas coliso: O corpo em rgido; O corpo estacionrio deformvel; O material comporta-se de maneira linear-elstica; Durante a coliso no h perda de energia em virtude de calor, rudo ou deformaes plsticas localizadas. A energia externa (EE) deve ser igual energia potencial de deformao no instante do deslocamento mximo (SE):

Os dados so:

b) Determine a deflexo mxima na extremidade A.

Questo 16:
Um componente de ao soldado trabalhar sob impacto em temperaturas abaixo de 20 C. Qual critrio (NDT, FTP, etc.) voc sugere para o servio deste componente? Os critrios que relacionam as condies de servio com os ensaios, servindo como indicao para projeto so: NDT: Tservio > TNDT 0,50,2: Tservio > TNDT + 17 C FTE: Tservio> FTE = TNDT + 33 C FTP: Tservio > FTP = TNDT + 67 C

O componente em questo ser solicitado em baixas temperaturas, alm de possuir concentradores de tenso (regies onde h probabilidade de iniciar defeitos), de forma que o critrio mais acurado para este caso seria NDT.

Questo 17: Considere os slides 267 a 274 e o texto fratura-fragil-NDT.pdf. O que temperatura NDT (NDTT no texto)? Explique detalhadamente como esta temperatura obtida experimentalmente. A definio de NDT a determinao da temperatura limite para ductilidade nula. A determinao do NDT realizada atravs de um ensaio tipo passa ou no passa. Pois o corpo de prova submetido ao ensaio de queda livre de peso, conhecido como impacto Pellini. Esse ensaio determina a temperatura mxima que o corpo de prova quebra.

Um cordo de solda dura, nucleador da trinca frgil depositado no lado opostos ao impacto. O corpo de prova deve ser colocado, com o cordo virado para baixo, em um dispositivo que permite a flexo limitada do corpo de prova.

Ser considerado fraturado se for desenvolvida uma trinca ate uma das arestas no lado oposto ao cordo de solda e ser considerado no fraturado se surgir uma trinca visvel, porm sem encostar em nenhuma das aresta. A temperatura de NDT determinada aps uma srie de ensaios a diferentes temperaturas, sendo a mxima temperatura qual o corpo de prova no quebra. Para confirmao do NDT deve-se obter pelo menos dois corpos de prova no quebrados uma temperatura 5 C acima da temperatura julgada como NDT. O ensaio inicial deve ser conduzido a uma temperatura estimada como NDT, baseando-se em dados da literatura ou em conhecimento anterior do material. Recomenda-se que as temperaturas de ensaio sejam mltiplas de 5 C.

Questo 18:
Cite pelo menos uma aplicao onde possa ocorrer fratura inter-granular (procure literaturas adicionais).

A fratura inter-granular ocorre quando o contorno de gro apresenta resistncia mecnica menor que a matriz, precipitados frgeis no contorno ou estruturas cristalinas complexas. A trinca caminha ao longo dos contornos de gro, revelando o seu formato tridimensional. Exemplo de ocorrncia: O caso de aos inoxidveis que sofreram sensitizao. Como formase subcomposto inter-granular a trinca propaga-se mais facilmente do que dentro do gros.

Potrebbero piacerti anche