Sei sulla pagina 1di 11

Raio-X da incidncia das questes de cada ponto do edital

|13

Direito Administrativo

Ttulo I

PONTO 1 Procurador Federal Conceito de administrao pblica sob os aspectos orgnico, formal e material. Conceito de Direito Administrativo. Fontes do direito administrativo: doutrina e jurisprudncia na formao do direito administrativo. Lei formal. Regulamentos administrativos, estatutos e regimentos; instrues; princpios gerais; tratados internacionais; costume. Advogado da Unio Os diferentes critrios adotados para a conceituao do direito administrativo. Direito administrativo como direito pblico. Objeto do direito administrativo. Conceito de administrao pblica sob os aspectos orgnico, formal e material. Fontes do direito administrativo: doutrina e jurisprudncia na formao do direito administrativo. Lei formal. Regulamentos administrativos, estatutos e regimentos; instrues; princpios gerais; tratados internacionais; costume.

respectivas finalidades a que se proponha e, assim, a falta de resultados no traz repercusses outras que as decorrentes das avenas privadas, como ocorre, por exemplo, nas relaes societrias. Distintamente, a administrao pblica est necessariamente vinculada ao cumprimento da Constituio e, por isso, os resultados devem ser alcanados, de modo que se no o forem, salvo cabal motivao da impossibilidade superveniente, est-se diante de uma violao praticada pelo gestor pblico, pois aqui existe relevncia poltica a ser considerada. (Diogo de Figueiredo Moreira Neto. Quatro paradigmas do direito administrativo ps-moderno. Belo Horizonte: Ed. Frum, 2008, p. 110-11 (com adaptaes). Considerando o texto acima e com base nos princpios que regem a administrao pblica, julgue os prximos itens. 01. Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas.

1. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


(AGU/Advogado/2008) Ora, um Estado funcionalmente eficiente demanda um Direito Pblico que privilegie, por sua vez, a funcionalidade. Um Direito Pblico orientado por uma teoria funcional da eficincia. (...) A administrao privada sabidamente livre para perseguir as

14| 02. Segundo o STF, a falta de defesa tcnica por advogado, no mbito de processo administrativo disciplinar, no ofende a CF. Da mesma forma, no h ilegalidade na ampliao da acusao a servidor pblico, se, durante o processo administrativo, forem apurados fatos novos que constituam infrao disciplinar, desde que rigorosamente observados os princpios do contraditrio e da ampla defesa. O referido tribunal entende, tambm, que a autoridade julgadora no est vinculada s concluses da comisso de processo administrativo disciplinar. 03. Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. (AGU/Advogado/2008) Relativamente aos critrios de delimitao do mbito do Direito Administrativo, julgue os itens a seguir.

L eonardo Garcia e Roberval Rocha

PONTO 2 Procurador Federal Classificao dos rgos e funes da administrao pblica. Descentralizao e desconcentrao da atividade administrativa. Relao jurdico-administrativa. Personalidade de direito pblico. Conceito de pessoa administrativa. Teoria do rgo da pessoa jurdica: aplicao no campo do direito administrativo. Classificao dos rgos e funes da administrao pblica. Advogado da Unio Relao jurdico-administrativa. Personalidade de direito pblico. Conceito de pessoa administrativa. Teoria do rgo da pessoa jurdica: aplicao no campo do direito administrativo. Classificao dos rgos e funes da administrao pblica.

1. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


(AGU/Procurador/2007) De acordo com os postulados extrados da teoria do rgo, aplicvel administrao pblica, julgue os itens seguintes.

04. Na Frana, formou-se a denominada Escola do Servio Pblico, inspirada na jurisprudncia do Conselho de Estado, segundo a qual a competncia dos tribunais administrativos passou a ser fixada em funo da execuo de servios pblicos. 05. Pelo critrio teleolgico, o Direito Administrativo considerado como o conjunto de normas que regem as relaes entre a administrao e os administrados. Tal critrio leva em conta, necessariamente, o carter residual ou negativo do Direito Administrativo.
GAB 01 V 02 V 03 V 04 V 05 F

01. No direito brasileiro, os rgos so conceituados como unidades de atuao integrantes da estrutura da administrao direta e da estrutura da administrao indireta e possuem personalidade jurdica prpria. 02. As aes dos entes polticos como Unio, estados, municpios e DF concretizam-se por intermdio de pessoas fsicas, e, segundo a teoria do rgo, os atos praticados por meio desses agentes pblicos devem ser imputados pessoa jurdica de direito pblico a que pertencem. 03. Foi o jurista alemo Otto Gierke quem estabeleceu as linhas mestras da teoria do rgo e indicou como sua principal caracterstica o princpio da imputao volitiva.

Direito Administrativo (AGU/Advogado/2012) Com referncia classificao dos rgos da administrao pblica, julgue os itens a seguir.

|15 delegao, decorrentes do ltimo concurso realizado, seriam vlidas. Isso, no entanto, no implicaria a validao de investiduras processadas sem concurso pblico. ADI 2415, Rel. Min. Ayres Britto, 22.9.2011. Pleno. (Info 641)

04. Os rgos da administrao so classificados, quanto estrutura, como simples, ou unitrios, e compostos; quanto atuao funcional ou composio, classificam-se como colegiados, ou coletivos, e singulares. 05. A AGU e os ministrios so rgos autnomos cujos dirigentes esto diretamente subordinados Presidncia da Repblica, que independente, caracterizando-se pela ausncia de subordinao hierrquica ou funcional.
GAB 01 F 02 V 03 V 04 V 05 V

1.2. STJ
Legitimidade. Responsabilidade. Servio notarial e de registro. Os cartrios extrajudiciais, incluindo o de protesto de ttulos, so instituies administrativas, ou seja, no tm personalidade jurdica e so desprovidos de patrimnio prprio, no se caracterizando, assim, como empresa ou entidade, o que afasta sua legitimidade passiva ad causam para responder pela ao de obrigao de fazer, no caso, cancelamento de protesto referente a duplicata. Por se tratar de servio prestado por delegao de Estado, apenas a pessoa do titular do cartrio responde por eventuais atos danosos, ou seja, aquele que efetivamente ocupava o cargo poca da prtica do fato reputado como leviano, no podendo, dessa forma, transmitir a responsabilidade a seu sucessor. REsp 1.097.995-RJ, Rel. Min. Massami Uyeda, j. 21.9.2010. (Info 448).

PONTO 3 Procurador Federal Competncia administrativa: conceito e critrios de distribuio. Avocao e delegao de competncia. Concentrao e desconcentrao de competncia. Ausncia de competncia: agente de fato. Hierarquia. Poder hierrquico e suas manifestaes. Advogado da Unio Competncia administrativa: conceito e critrios de distribuio. Avocao e delegao de competncia. Ausncia de competncia: agente de fato. Hierarquia. Poder hierrquico e suas manifestaes.

2. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


(AGU/Procurador/2007) Alvars de pesquisa minerria, concedidos empresa Zeta Mineraes e Pavimentaes Ltda., foram revogados pelo Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministrio de Minas e Energia (MME), aps o Comando do Exrcito ter solicitado, sob o fundamento da prevalncia do interesse pblico, permisso para que a rea fosse utilizada e explorada pelo 9 Batalho de Engenharia e Construes do Exrcito Brasileiro, tendo em vista a necessidade de que o Exrcito construsse, diretamente e em local prximo rea em explorao, instalaes necessrias ao funcionamento de suas atividades. A empresa, ento, solicitou ao ministro de Estado de

1. INFORMATIVOS DE JURISPRUDNCIA 1.1. STF


Servios notariais e de registros: reorganizao e reconhecimento de vcio Os servios notariais e de registros teriam regime jurdico constitucional e compor-se-iam de um feixe de competncias pblicas, embora exercidas por delegao a pessoa privada. No caso discutido, qualquer mudana da organizao dos servios dependeria de lei e que as novas investiduras, mediante

16| Minas e Energia que este avocasse o processo administrativo e reformasse o ato nele praticado, tendo em vista a sua ilegalidade. A respeito dessa situao hipottica, do regime jurdico dos recursos minerais e da avocao administrativa, julgue os itens que se seguem. 01. No mbito da avocatria, s possvel realizar eventual reviso do ato do DNPM sob a invocao do mrito administrativo, mas no da sua ilegalidade, pois, nesse ltimo caso, ser cabvel a anulao e no, a avocao. 02. O ministro de Estado do MME detm poder-dever de superviso sobre o DNPM, que uma autarquia vinculada rea de competncia desse ministrio. O ministro, entretanto, s poder exercer a avocao se provocado pelo particular, pois inexiste a possibilidade de avocao de ofcio. 03. A avocao, caso realizada, constituir-se- em mtodo de realizao de controle externo, que propiciar ao ministro orientar e corrigir o ato ilegal porventura tomado pelo DNPM, caso assim venha a entender o MME. 04. (AGU/Procurador/2010) O ato de delegao no retira a atribuio da autoridade delegante, que continua competente cumulativamente com a autoridade delegada para o exerccio da funo.
GAB 01 F 02 F 03 F 04 V

L eonardo Garcia e Roberval Rocha

1. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


(AGU/Advogado/2008) Relativamente administrao indireta, julgue o item seguinte.

01. As agncias reguladoras so autarquias sob regime especial, as quais tm, regra geral, a funo de regular e fiscalizar os assuntos relativos s suas respectivas reas de atuao. No se confundem os conceitos de agncia reguladora e de agncia executiva, caracterizando-se esta ltima como a autarquia ou fundao que celebra contrato de gesto com o rgo da administrao direta a que se acha hierarquicamente subordinada, para melhoria da eficincia e reduo de custos. 02. (AGU/Advogado/2012) O consrcio pblico com personalidade jurdica de direito pblico integra a administrao indireta dos entes da Federao consorciados.
GAB 01 F 02 V

PONTO 5 Procurador Federal Autarquias. Agncias reguladoras e executivas. Advogado da Unio Autarquias. Agncias reguladoras e executivas.

1. ENUNCIADOS DE SMULAS
PONTO 4 Procurador Federal Administrao Pblica direta e indireta. Advogado da Unio Centralizao e descentralizao da atividade administrativa do Estado. Administrao pblica direta e indireta. Concentrao e desconcentrao de competncia.

1.1. STF
XX STF 25. A nomeao a termo no impede a livre demisso pelo Presidente da Repblica, de ocupantes de cargo dirigente de Autarquia. XX STF 75. Sendo vendedora uma Autarquia, a sua imunidade fiscal no compreende o imposto de transmisso inter vivos, que encargo do comprador.

Direito Administrativo XX STF 644. Ao titular de cargo de Procurador de Autarquia no se exige a apresentao de instrumento de mandato para represent-la em juzo.

|17

PONTO 6 Procurador Federal Fundaes pblicas. Advogado da Unio Fundaes pblicas.

2. INFORMATIVOS DE JURISPRUDNCIA 2.1. STJ


Telefonia. Valor. Uso. Rede mvel. Constata-se que, sem sombra de dvida, a Anatel responsvel por resolver as condies de interconexo quando se mostrar impossvel a soluo entre as operadoras interessadas (art. 153, 2, da Lei 9.472/97 e Res. 410/2005 da Anatel). Assim, frente ao alto grau de discricionariedade tcnica imanente ao tema e em considerao aos princpios da deferncia tcnico-administrativa, da isonomia e da eficincia, a lgica do sistema de telecomunicaes impe a prudncia de estender o VU-M fixado no despacho 3/2007 a todos os demais participantes de arbitragens similares, o que abrange a contenda entre a recorrida e a recorrente. REsp 1.171.688, Rel. Min. Mauro C. Marques, j. 1.6.10. 2 T. (Info 437).

1. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


(AGU/Procurador/2007) A propsito da veladura das fundaes pelo Ministrio Pblico, julgue os itens seguintes.

01. Se uma fundao estender suas atividades por mais de um estado, independentemente de ser federal ou estadual, sua veladura caber ao Ministrio Pblico Federal. 02. De acordo com o STF, cabe ao Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios velar pelas fundaes pblicas e de direito privado em funcionamento no DF, sem prejuzo da atribuio, ao Ministrio Pblico Federal, da veladura das fundaes federais de direito pblico que funcionem, ou no, no DF ou nos eventuais territrios.
GAB 01 F 02 V

3. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


01. (AGU/Advogado/2012) As relaes de trabalho nas agncias reguladoras so regidas pela CLT e pela legislao trabalhista correlata, em regime de emprego pblico. 02. (AGU/Advogado/2012) A qualificao de agncia executiva federal conferida, mediante ato discricionrio do presidente da Repblica, a autarquia ou fundao que apresente plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento e celebre contrato de gesto com o ministrio supervisor respectivo.
GAB 01 F 02 V

PONTO 7 Procurador Federal Empresa pblica. Sociedade de economia mista. Advogado da Unio Empresa pblica e Sociedade de economia mista.

1. ENUNCIADOS DE SMULAS 1.1. STJ


XX STJ 333. Cabe mandado de segurana contra ato praticado em licitao promovida por sociedade de economia mista ou empresa pblica.

18|

L eonardo Garcia e Roberval Rocha

2. INFORMATIVOS DE JURISPRUDNCIA 2.1. STF


Sociedades de economia mista e regime de precatrios Os privilgios da Fazenda Pblica so inextensveis s sociedades de economia mista que executam atividades em regime de concorrncia ou que tenham como objetivo distribuir lucros aos seus acionistas. Portanto, a Eletronorte no pode se beneficiar do sistema de pagamento por precatrio de dvidas decorrentes de decises judiciais (CF, art. 100). RE 599628, red. p/ ac. Min. Joaquim Barbosa 25.5.2011. Repercusso Geral. Pleno. (Info 628)

procedimento administrativo. Validade, eficcia e auto-executoriedade do ato administrativo. Atos administrativos simples, complexos e compostos. Atos administrativos unilaterais, bilaterais e multilaterais. Atos administrativos gerais e individuais. Atos administrativos vinculados e discricionrios. Mrito do ato administrativo, discricionariedade. Controle do ato administrativo. Ato administrativo inexistente. Atos administrativos nulos e anulveis. Revogao, anulao e convalidao dos atos administrativos. Teoria das nulidades no direito administrativo. Vcios do ato administrativo. Teoria dos motivos determinantes. Advogado da Unio Fatos da administrao pblica: atos da administrao pblica e fatos administrativos. Formao do ato administrativo: elementos; procedimento administrativo. Validade, eficcia e auto-executoriedade do ato administrativo. Atos administrativos simples, complexos e compostos. Atos administrativos unilaterais, bilaterais e multilaterais. Atos administrativos gerais e individuais. Atos administrativos vinculados e discricionrios. Mrito do ato administrativo, discricionariedade. Ato administrativo inexistente. Teoria das nulidades no direito administrativo. Atos administrativos nulos e anulveis. Vcios do ato administrativo. Teoria dos motivos determinantes. Revogao, anulao e convalidao do ato administrativo.

2.2. STJ
SLS. Sociedade. Economia mista. Legitimidade. As empresas pblicas e sociedades de economia mista apenas so legitimadas para pedir suspenso de deciso ou de sentena quando em discusso questes ligadas diretamente prestao do servio pblico a elas delegado. AgRg na SLS 1.320, Rel. Min. Presidente Ari Pargendler, j. 16.3.2011. Corte Esp. (Info 466)

3. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


01. (AGU/Advogado/2012) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se sujeitam falncia e, ao contrrio destas, aquelas podem obter do Estado imunidade tributria e de impostos sobre patrimnio, renda e servios vinculados s suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.
GAB 01 F

1. ENUNCIADOS DE SMULAS 1.1. STF


XX STF 346. A Administrao Pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. XX STF 473. A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

PONTO 8 Procurador Federal Fatos da administrao pblica: atos da administrao pblica e fatos administrativos. Formao do ato administrativo: elementos;

Direito Administrativo

|19 Conflito de competncia. Nulidade de ato administrativo. Previdncia de Notrios e Oficiais de Registro. A Corte entendeu que, de acordo com o art. 9, 1, II e XIII, do RISTJ, compete Primeira Seo processar e julgar feitos em que se discutem os limites de abrangncia a notrios e oficiais de registros admitidos antes da CF/1988 dos direitos e benefcios tpicos de servidores pblicos diante das modificaes introduzidas no regime jurdico dos notrios pela CF/1988. No caso, tratou-se de recurso em mandado de segurana impetrado contra ato administrativo de suspenso do pagamento de vantagens pecunirias recebidas por oficial de registro (admitido antes da CF/1988) e sua desvinculao ao regime prprio de previdncia social. Assim, a discusso est centrada na nulidade do ato administrativo, o que justifica a competncia da Primeira Seo para o feito. CC 109.352, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, j.15.2.2012. (Info 491).

2. INFORMATIVOS DE JURISPRUDNCIA 2.1. STJ


Competncia. Infrao ambiental. Autuao. Mantida a deciso que concluiu pela nulidade do auto de infrao ambiental lavrado por autarquia estadual. In casu, asseverou-se que o servidor responsvel pela autuao no foi previamente designado para a atividade fiscalizatria, o que contraria o disposto nos arts. 70, 1, da Lei 9.605/98 e 6, pargrafo nico, da Lei 10.410/02. Ressaltou-se, ainda, que a ratificao de parecer que discutia apenas a competncia do rgo ambiental para a referida prtica, e no do agente pblico, no consistiu em convalidao do ato administrativo, j que no houve expressa manifestao da autoridade hierrquica superior com esse objetivo. REsp 1.166.487, rel. Min. Eliana Calmon, j. 17.8.10. 2 T. (Info 443) Competncia. Nulidade. Ato Administrativo. Secretaria da Previdncia Complementar. A Corte Especial, em conflito interno de competncia entre a Primeira e a Segunda Seo do STJ, definiu que a Primeira Seo a competente para julgar ao que envolve relao de direito pblico cujo objeto seja a anulao de ato administrativo. O Min. Relator destacou que a competncia das Sees do STJ definida pela natureza da relao jurdica, indicada pelo pedido e pela causa de pedir. No caso, buscava-se, entre outros pedidos, declarar a ilegalidade da retirada de patrocnio de uma empresa privada do plano fechado de previdncia complementar. Mas, ao analisar a questo de fundo debatida nos autos, concluiu-se que todas as alegaes decorriam da apreciao dos pedidos de declarao de nulidade de atos administrativos da Secretaria de Previdncia Complementar, rgo integrante da estrutura da Unio. Portanto, trata-se de questo de direito pblico e, conforme o art. 9, 1, II, do RISTJ, a competncia da Primeira Seo. CC 114.865, Rel. Min. Francisco Falco, j.7.3.2012. (Info 492).

3. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


(AGU/Procurador/2007) Julgue os prximos itens, relativos teoria dos motivos determinantes.

01. No se decreta a invalidade de um ato administrativo quando apenas um, entre os diversos motivos determinantes, no est adequado realidade ftica. 02. De acordo com a referida teoria, os motivos que determinaram a vontade do gente e que serviram de suporte sua deciso integram o plano da existncia do ato administrativo. 03. A reserva do possvel pode ser sempre invocada pelo Estado com a finalidade de exonerar-se do cumprimento de suas obrigaes constitucionais que impliquem custo financeiro. 04. As dvidas sobre a margem de discricionariedade administrativa devem ser dirimidas pela prpria administrao, jamais pelo Poder Judicirio. 05. O ato disciplinar vinculado, deixando a lei pequenas margens de discricionariedade administrao, que no pode demitir ou aplicar quaisquer penalidades

20| contrrias lei, ou em desconformidade com suas disposies. 06. (AGU/Procurador/2010) A anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, nos processos que tramitem no TCU, deve respeitar o contraditrio e a ampla defesa, o que se aplica, por exemplo, apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. 07. (AGU/Procurador/2010) O ato administrativo pode ser invlido e, ainda assim, eficaz, quando, apesar de no se achar conformado s exigncias normativas, produzir os efeitos que lhe seriam inerentes, mas no possvel que o ato administrativo seja, ao mesmo tempo, perfeito, invlido e eficaz. 08. (AGU/Procurador/2010) A anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, nos processos que tramitam no TCU, deve respeitar o contraditrio e a ampla defesa, o que se aplica, por exemplo, apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. 09. (AGU/Advogado/2012) Embora a revogao seja ato administrativo discricionrio da administrao, so insuscetveis de revogao, entre outros, os atos vinculados, os que exaurirem os seus efeitos, os que gerarem direitos adquiridos e os chamados meros atos administrativos, como certides e atestados.
GAB 01 V 02 F 03 F 04 F 05 V 06 F 07 F 08 F 09 V

L eonardo Garcia e Roberval Rocha

1. ENUNCIADOS DE SMULAS 1.1. STF


XX STF 20. necessrio processo administrativo com ampla defesa, para demisso de funcionrio admitido por concurso.

1.2. STJ
XX STJ 312. No processo administrativo para imposio de multa de trnsito, so necessrias as notificaes da autuao e da aplicao da pena decorrente da infrao. XX STJ 373. ilegtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. XX STJ 467. Prescreve em cinco anos, contados do trmino do processo administrativo, a pretenso da Administrao Pblica de promover a execuo da multa por infrao ambiental.

2. INFORMATIVOS DE JURISPRUDNCIA 2.1. STF


Compartilhamento de dados sigilosos e rgos administrativos fiscais Concluiu-se que o compartilhamento [com a Receita Federal de informaes obtidas por meio de quebra de sigilo bancrio do investigado] para compor a instruo de procedimento administrativo fiscal feriria a clusula constitucional do devido processo legal, que poderia implicar nulidade de eventual crdito tributrio que viesse a ser constitudo. Registrou-se, por fim, que, ainda que a remessa das informaes bancrias do investigado Receita Federal pudesse agilizar a soluo do procedimento fiscal instaurado contra ele, a obteno das provas deveria necessariamente obedecer ao que determina o art. 6 da LC 105/01. Inq 2593 AgR, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 9.12.10. Pleno. (Info 612) Lei 9.784/99 e demarcao de terras indgenas O prazo de 5 anos para a concluso de demarcao de terras indgenas no decadencial, sendo a norma constante do art. 67 do ADCT meramente programtica, a indicar ao rgo administrativo que proceda s

PONTO 9 Procurador Federal Processo Administrativo (Lei 9.784/1999). Obs.: No existe equivalente autnomo no edital AGU 10/2012.

Direito Administrativo demarcaes dentro de um prazo razovel RMS 26212, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, 3.5.2011. 1 T. (Info 625) Termo inicial do prazo para registro de aposentadoria O termo a quo do prazo de 5 anos para que o TCU examine a legalidade dos atos concessivos de aposentadorias, reformas e penses, conta-se a partir da data de chegada do processo administrativo na prpria Corte de Contas. MS 24781, red. p/ ac. Min. Gilmar Mendes, 2.3. 2011. Pleno. (Info 618)

|21 procedimento de anulao descrito no art. 5 da Portaria Interministerial 134/2011 no qual devero ser assegurados o contraditrio e a ampla defesa , momento em que a anlise acerca da incidncia do art. 54 da Lei 9.784/99 (decadncia) ter relevncia. Aplicou-se, por fim, a Sm. 266-STF. MS 16.425, Rel. Min. Esteves Lima, j. 8.6.2011. 1 S. (Info 476)

3. QUESTES DOS LTIMOS CONCURSOS


01. (AGU/Advogado/2008) Segundo o STF, a falta de defesa tcnica por advogado, no mbito de processo administrativo disciplinar, no ofende a CF. Da mesma forma, no h ilegalidade na ampliao da acusao a servidor pblico, se, durante o processo administrativo, forem apurados fatos novos que constituam infrao disciplinar, desde que rigorosamente observados os princpios do contraditrio e da ampla defesa. O referido tribunal entende, tambm, que a autoridade julgadora no est vinculada s concluses da comisso de processo administrativo disciplinar. 02. (AGU/Procurador/2010) Acerca do processo administrativo, julgue o item abaixo. Interposto recurso administrativo, a autoridade julgadora federal, que no pode ter recebido essa competncia por delegao, pode, desde que o faa de forma necessariamente fundamentada, agravar a situao do recorrente. (AGU/Procurador/2010) Tendo em vista a disciplina legal que rege o processo administrativo brasileiro e o entendimento do STF acerca do tema, julgue os itens que se seguem.

2.2. STJ
Anistia. Reviso. Portaria Interministerial n. 134/2011. Decadncia administrativa. O impetrante pleiteia, em mandado de segurana preventivo, que se reconhea a impossibilidade de ser instaurado o procedimento administrativo da Portaria Interministerial n. 134/2011 de reviso do ato que reconheceu sua condio de anistiado poltico (cabo da Aeronutica licenciado com base na Portaria n. 1.104-GM3/64). No h falar em justo receio de haver violao de direito lquido e certo, porquanto a portaria impugnada busca apenas averiguar, a partir de critrios a serem formulados, se as pessoas enumeradas em seu anexo foram atingidas por motivos polticos, sem desconstituir as anistias j concedidas. Ela representa a expresso do poder de autotutela da Administrao, que deve apurar, diante de indcios relevantes, a eventual ocorrncia de ilegalidade a fim de corrigi-la, observando o princpio da legalidade estrita e respeitando os direitos e garantias constitucionais dos interessados. Nesses casos, o Poder Judicirio no pode obstar a atuao administrativa sob pena de invadir a competncia reservada ao Poder Executivo. A referida reviso constitui mera fase de estudos contra a qual no se mostra oponvel a tese de decadncia administrativa, sobretudo porque ainda no tem o condo de atingir a esfera individual de direitos do impetrante. Essa esfera individual somente poder ser afetada caso venha a ser aberto contra ele o

03. No processo administrativo, eventual recurso deve ser dirigido prpria autoridade que proferiu a deciso, podendo essa mesma autoridade exercer o juzo de retratao e reconsiderar a sua deciso.

22| 04. Os atos do processo administrativo dependem de forma determinada apenas quando a lei expressamente a exigir. 05. Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo pode ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento.
GAB 01 V 02 X 03 V 04 V 05 F

L eonardo Garcia e Roberval Rocha

2. INFORMATIVOS DE JURISPRUDNCIA 2.1. STF


ADC e art. 71, 1, da Lei 8.666/93 A mera inadimplncia do contratado no pode transferir Administrao Pblica a responsabilidade pelo pagamento dos encargos, mas isso no significa que eventual omisso da Administrao Pblica, na obrigao de fiscalizar as obrigaes do contratado, no venha gerar essa responsabilidade. Entretanto, a tendncia da Justia do Trabalho no de analisar a omisso, mas aplicar, irrestritamente, o Enunciado 331/TST. O Min. Marco Aurlio, ao mencionar os precedentes do TST, observou que eles estariam fundamentados tanto no 6 do art. 37 da CF quanto no 2 do art. 2 da CLT. Afirmou que o primeiro no encerraria a obrigao solidria do Poder Pblico quando recruta mo-de-obra, mediante prestadores de servios, considerado o inadimplemento da prestadora de servios. No que tange ao segundo dispositivo, observou que a premissa da solidariedade nele prevista seria a direo, o controle, ou a administrao da empresa, o que no se daria no caso, haja vista que o Poder Pblico no teria a direo, a administrao, ou o controle da empresa prestadora de servios. Concluiu que restaria, ento, o pargrafo nico do art. 71 da Lei 8.666/93, que, ao excluir a responsabilidade do Poder Pblico pela inadimplncia do contratado, no estaria em confronto com [...] o art. 37, 6, da CF [que] trata de responsabilidade objetiva extracontratual, no se aplicando o dispositivo espcie. Explicou que uma coisa seria a responsabilidade contratual da Administrao Pblica e outra, a extracontratual ou patrimonial. ADC 16, rel. Min. Cezar Peluso, 24.11.10. Pleno. (Info 610) Evento esportivo e ausncia de licitao A circunstncia de o contrato firmado pelos agentes pblicos contar com o aval e a aprovao da Procuradoria do Municpio no elidiria a responsabilidade dos acusados, haja vista que o parecer conteria carga opinativa

PONTO 10 Procurador Federal Contrato administrativo: discusso sobre sua existncia como categoria especfica; conceito e caracteres jurdicos. Formao do contrato administrativo: elementos. Licitao: conceito, modalidades e procedimentos; dispensa e inexigibilidade de licitao. Advogado da Unio Licitaes, contratos e convnios. Fundamento constitucional. Conceito e modalidades. O regime de licitaes e alteraes. Dispensa e inexigibilidade. Revogao e anulao, hipteses e efeitos. Prego e consulta. Contratos administrativos: conceito e caractersticas. Invalidao. Principais espcies de contratos administrativos. Inexecuo e resciso dos contratos administrativos. Lei n 8.666/93 e alteraes. Instruo Normativa/STN n 01, de 15/01/97. Decreto no. 6.170, de 25/07/07; Portaria Interministerial MP/MF/MCT no. 507, de 24.11.2011. Lei n 10.520/2002 e demais disposies normativas relativas ao prego. Sistema de Registro de Preos.

1. ENUNCIADOS DE SMULAS 1.1. STJ


XX STJ 333. Cabe mandado de segurana contra ato praticado em licitao promovida por sociedade de economia mista ou empresa pblica.

Potrebbero piacerti anche