Sei sulla pagina 1di 7

Que mulher essa?

Uma encruzilhada identitria entre travestis e transexuais CARVALHO, Mario Felipe de Lima Mestrando em Sade Coletiva no Instituto de Medicina Social da UERJ Bolsista CNPq mariofelipec@yahoo.com.br Acho que sou um Pokmon. Quando era novinha me chamavam de viado, depois virei uma bichinha pintosa, depois travesti. Agora, para chegar ao topo da evoluo tenho que virar transexual. Essa frase foi dita por uma travesti em meio ao debate sobre a diferenciao entre travestis e transexuais no XII Encontro Brasileiro de Gays, Lsbicas e Transgneros (2005, Brasilia-DF). Tal situao nos colocou a questo de como nas diferentes trajetrias de pessoas que vivem uma subverso do sistema sexo-gnero surgem as identidades travesti e transexual. Qual a marca dessa diferena nas histrias de vida? Quais os fatores envolvidos no deslizamento entre as categorias? Este trabalho no pretende discutir a travestilidade e a transexualidade como conceitos a serem criteriosamente definidos, diferenciados ou aproximados; mas, a partir de relatos de pessoas que se colocam como travestis e transexuais, buscar uma compreenso das condies sociais que possibilitam a construo de uma identidade ou categoria transexual como deslizamento ou resignificao da vivncia travesti. importante lembrar que hoje h um esforo dentro do movimento LGBT por uma definio fixa que diferencie travestis de transexuais, e que no nosso objetivo resolver este debate que faz parte das disputas polticas dos movimentos sociais e das proposies de polticas pblicas identitrias. Alm disso, sustentamos nossa hiptese da identidade transexual como deslizamento da identidade travesti no surgimento histrico das duas categorias no movimento LGBT e no mbito mdico. Primeiramente necessrio compreender dois conceitos, que se complementam, desvio e estigma. Para Becker (2009) o desviante se caracteriza pela infrao a uma regra ou a um conjunto de regras sociais. Estas por sua vez podem ser estabelecidas de diversas maneiras como na forma de uma lei, de um consenso social ou na construo de uma categoria patolgica. Logo, a transgresso de uma regra caracterizaria o desvio. Assim, Becker se aproximar de uma sociologia mais relativista ao pensar no desvio como a infrao de alguma regra geralmente aceita, cuja anlise deve levar em considerao que grupos sociais criam desvio ao fazer as regras cuja infrao constitui desvio (...). Desse ponto de vista, o desvio no uma qualidade do ato que a pessoa comete, mas uma conseqncia da aplicao por outros de regras e sanes a um infrator (p. 21-22). Logo, o desvio produto de uma interao. Para explicitar melhor podemos tomar alguns exemplos de Hlio Silva (1993, p. 127-128), nos quais podemos perceber que ser travesti s possvel na interao entre aquele que comete a infrao s regras do sistema sexo-gnero e aquele que a percebe e nomeia como desvio.
Os curiosos do travesti, que se comprazem em observ-los, tecem comentrios minuciosos sobre a performance, procurando flagrar aquele aspecto, aquele gesto, aquela parte do corpo que trai o projeto, ou que o trairia. E, paradoxalmente, ficam extasiados naqueles casos raros em que no podem deixar de admitir: . Passa por uma mulher. (...) Um dos meus entrevistados (...) contou-me o enigma que o perseguia h anos. H cerca de 14 anos, bbado, encontrou noite uma bela mulher, e por ela teve imediata e forte atrao. Entram em seu carro e buscam uma rua

erma. Fazem sexo ali dentro mesmo. A mulher diz estar incomodada e sugere sexo anal. Ele aquiesce. Consuma-se o ato. (...) E, se instala nele um terrvel sentimento de nojo e vergonha, retrospectivo (...) Eu trepei com um travesti. Eu acho que era um travesti.

Um processo semelhante tambm se encontra no trabalho de Bento (2006) no que tange ao diagnstico de transtorno de identidade de gnero (TGI) que caracterizaria o/a transexual verdadeiro/a, autorizando-se a cirurgia de transgenitalizao. Para autora, o diagnstico produzido na relao com o mdico. A capacidade potencial do saber mdico em decidir os rumos das vidas desses sujeitos se esvanece quando se observam os jogos e as estratgias implcitas que perpassam o cotidiano do/a candidato/a no hospital (p. 62). Logo, o transtorno ou desvio surge na interao entre o saber mdico que busca o diagnstico e as performances de gnero que buscam evidenci-lo. Goffman (1988) coloca que os desviantes sociais sero indivduos estigmatizados, uma vez que estejam fora da proteo do gueto e na interao com as valoraes expressivas hostis baseadas num ideal virtual de classe mdia (p. 157). O estigma, portanto, produzido na dissimetria entre a identidade social virtual (expectativas) e a identidade social real (atributos). um trao que far com que um indivduo deixe de ser considerado criatura comum e total, reduzindo-o a uma pessoa estragada e diminuda (p. 12). Tal trao no necessariamente evidente, havendo assim, os desacreditados e os desacreditveis. Os primeiros so aqueles que assumem que seu estigma imediatamente evidente, enquanto os desacreditveis assumem que o estigma passvel de ocultao. A passagem da ocultao evidncia do estigma est na interao entre os signos que transmitem a informao e a percepo de quem a recebe, a capacidade decodificadora da audincia; ou seja, na manipulao interativa da informao social. Podemos, colocar algumas situaes nas quais a visibilidade do estigma travesti e/ou transexual trazem situaes de desconforto para o sujeito estigmatizado ou so necessrias nos mecanismos de manipulao da informao social. A situao na qual se busca incessantemente sinais que revelem uma masculinidade escondida, mesmo que tais sinais sejam possveis em mulheres biolgicas; ser chamado/a pelo nome de registro no hospital ao invs do nome social em consonncia com a identidade de gnero escolhida1; ter que relevar a condio travesti a um cliente para no sofrer agresso posteriormente, ou a dificuldade social e subjetiva em um relacionamento amoroso de antes do contato sexual revelar a materialidade do estigma na existncia de um pnis num corpo feminino; entre outros exemplos (BENEDETTI, 2005; BENTO, 2006; KULICK 2008; SILVA, 1993). Tendo explicado resumidamente os conceitos de desvio e estigma, contextualizando-os na vivncia travesti e transexual e sabendo que tais situaes podem ser consideradas desviantes e estigmatizadas; podemos passar a compreenso das noes de carreira desviante e carreira moral dos autores do interacionismo simblico. Como fizemos anteriormente, trataremos primeiro da noo de carreira desviante proposta por Becker e na seqncia, da noo de carreira moral proposta por Goffman.
1

Tal situao, descrita no trabalho de Bento (2006), foi transformada a partir da PORTARIA N 675/GM 30/03/2006 que estabelece: a identificao pelo nome e sobrenome, devendo existir em todo documento de identificao do usurio um campo para se registrar o nome pelo qual prefere ser chamado, independentemente do registro civil, no podendo ser tratado por nmero, nome da doena, cdigos, de modo genrico desrespeitoso ou preconceituoso.

Becker (2009), ao pensar sobre o primeiro ato de desvio, diz que necessrio se levar em considerao a possibilidade deste ato ser intencional ou no consciente, por mais que o senso comum tenda a considerar que todos os desvios so intencionais. No que tange a intencionalidade do primeiro passo, preciso saber sobre o conhecimento das regras que esto sendo infringidas. Podemos levar em considerao a grande diversidade cultural que constri diferentes regras sociais. No caso especfico de travestis e transexuais, percebemos que a regra contrariada, ou seja, a regra de gnero, por si s arbitrria, lembrando a famosa frase de Simone de Beauvoir, ningum nasce mulher, torna-se mulher. Neste sentido, as normas de gnero so impostas na infncia a fim de construir corpos masculinos e femininos em consonncia com a genitlia dentro de um sistema binrio. Possivelmente todo este processo ocorra antes mesmo desta criana ter alguma conscincia a cerca da existncia de regras sociais. Talvez a se encontre alguma compreenso para um certo essencialismo presente no relato de mulheres transexuais sobre o fato de sempre se sentirem meninas e a preferncia desde a infncia por coisas e brincadeiras de meninas. Outro exemplo que podemos citar a experincia sexual com homens na infncia das travestis entrevistas por Kulick (2008), que colocada como algo no intencional e sem conscincia de uma infrao a priori. Sendo assim, no h um primeiro passo definitivo na construo da carreira travesti ou transexual, mas um passo na transgresso do sistema sexo-gnero combinado ou no a no adequao a norma heterossexual. No nos cabe localizar a gnese do desvio que deveria ser prevenido, como prope algumas reas da psicologia e da sexologia, mas compreender que a prpria rotulao de desviante ter seu papel na constituio de condies materiais e simblicas para o desenvolvimento da carreira desviante. Por outro lado, existem as constantes tentativas de explicao dos desvios intencionais, centradas na motivao do indivduo, por parte de teorias psicolgicas (localizando o problema nas necessidades inconscientes) e de teorias sociolgicas (procurando pontos de tenso entre posies sociais estruturadas). Porm, Becker (2009) considerar que tais pressupostos podem ser falsos na medida em que no so todas as pessoas que tm o impulso para cometer um desvio que acabem por comet-lo. Assim, dever-se-ia ter uma preocupao maior com os normais que no se levam por seus impulsos desviantes. Pensando sobre as pessoas normais Becker diz que
De fato, o desenvolvimento normal das pessoas em nossa sociedade (e provavelmente e qualquer sociedade) pode ser visto como uma srie de compromissos progressivamente crescentes com normas e instituies convencionais. A pessoa normal, quando descobre em si um impulso desviante, capaz de control-lo pensando nas mltiplas conseqncias que ceder a ele lhe produziria. J apostou demais em continuar a ser normal para se permitir ser dominada por impulsos no-convencionais. (p. 38)

Logo, o desvio intencional pode vir de uma trajetria que evita o contato com a sociedade convencional ou de algum que no tenha nada a perder devido a sua posio social. Essa situao fica clara nos relatos de vida colhidos por Kulick (2008), nos quais fatos como a expulso de casa, a falta de perspectiva educacional e profissional, situao de pobreza, e a prostituio como recurso imediato de sobrevivncia econmica e vivncia de gnero e sexualidade, so recorrentes. Em

oposio a tais relatos, segue um fragmento de uma entrevista que realizamos com uma transexual em outro trabalho2.
Eu trabalhei dez anos antes de me identificar publicamente com o meu gnero... eu fiquei escondendo minha identidade para eu poder ter um pouco de sucesso no meu trabalho (...) Eu trabalhava numa empresa multinacional, na rea de marketing, e fazia uns nove ou dez anos que estava l. E a eu sempre tive a minha vida ntima como mulher, mas na empresa eu sempre fui andrgena. (...) A gente tem vergonha, a gente meio traumatizada assim, voc no consegue falar que homem, mas ao mesmo tempo tambm no pode assumir que mulher, sabendo que as pessoas no aceitam isso... e nem voc sabe muito o seu futuro, quando voc est estudando, quando est comeando a trabalhar voc no tem garantia nenhuma do seu futuro. Ou voc assume de uma vez e vai achar um trabalho fcil que te aceite como a prostituio, ou (...) algum trabalho desses... Estereotipados assim, (...) como uma enfermeira de idoso, ou uma cabeleireira. Mas, voc at consegue levar uma vida assim, se sustentar com o bsico (...) Depois da cirurgia nem penso mais em problema, vou trabalhar em qualquer lugar... penso em ser uma tradutora de empresa grande, secretria executiva... penso em trabalhos grandes assim. Agora que eu j tenho uma... j me comporto de uma forma mais padro e no estou mais naquela transio... andrgena ou transgnero. (...) Ento, no sei como eu descobri essas coisas, mas eu me montava... eu ia no lugar onde as travestis estavam para trabalhar, para eu ir a noite com elas e conhecer os caras, isso desde os 18 anos. E eu era de uma famlia de classe mdia, eles no podiam nem sonhar que eu fazia isso. Ento, voc v que diferente mesmo a nossa trajetria, assim, uma transexual tem indcios desde nova por mais que ela no seja aquela transexual estereotipada, eu sou mulher desde os 6 anos!; no. Eu no era mulher desde os 6 anos. Eu no sabia muito o que eu era, mas eu sabia que homem eu no era. (...) Com 18 anos eu descobri o anciclin, que era um hormnio. A, cresceu peitinho tudo, depois minha tia que psicloga me colocou muito medo que eu ia ter cncer. A parei de tomar; a eu vivi assim. (...) [Sobre a escolha profissional por uma profisso no estereotipada, como prostituta ou cabeleireira] Eu acho que foi mais influncia da famlia e do meio social que eu vivia. Eu estudava numa escola particular a fui pra uma escola federal. Eu estudava muito e era completamente longe da minha vivncia no ter uma profisso assim que estava designada para mim.

Apesar de ser um caso especfico, acreditamos ser possvel fazer algumas considerao. Tanto nos depoimentos colhidos por Kulick (2008), como no que acabo de apresentar, h um primeiro passo na transgresso do sistema sexo-gnero e da heteronormatividade, porm as condies sociais so bem diferentes. No trabalho de Kulick, a maioria das travestis vinham de famlias pobres do interior da Bahia ou da periferia de Salvador e a condio em que se encontravam as colocava de certa forma na posio de no ter nada a perder. Essa situao bem diferente da relatada por nossa informante, que mesmo tendo uma vivncia com travestis, sua carreira desviante tomou outro rumo que envolveu, do nosso ponto de vista, a higienizao e a medicalizao de sua condio. Podemos, ento, pensar que a distino de classe e suas decorrncias, como acesso a educao formal e uma perspectiva de um lugar social definido para si, deve ter uma influncia nos deslizamentos entre as identidades travesti e transexual.
Trabalho e Transexualidade, estudo de caso realizado na disciplina Prtica de Pesquisa em Psicologia Social I (Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IP USP).
2

Devemos tambm considerar que Bento (2006) nos diz que a maioria das transexuais que buscam o atendimento no Hospital das Clnicas de Goinia so vulnerveis socialmente. Sobre esta questo, trataremos mais adiante ao falarmos da divulgao do processo transexualizador. Neste processo pelo qual o desvio vira uma carreira, constri identidades e toda uma maneira de viver, h um aprendizado do comportamento desviante como prazeroso e desejvel a partir do contato social com outros desviantes. Para a compreenso deste processo de aprendizagem na construo da identidade travesti, Silva (1993), Benedetti (2005) e Kulick (2008) trazem relatos detalhados sobre a importncia de processos como a ingesto de hormnios, aplicao de silicone, depilao, modulao da voz, dos gestos e do andar na construo de um feminino especfico, o feminino travesti. vlido ressaltar que Becker (2009) prope que um dos principais passos na consolidao da carreira desviante ser descoberto e rotulado como outsider. Esta imposio de um lugar no desvio pode se dar por si mesmo ou na interao social. Em qualquer dos casos, ser apanhado e marcado como desviante tem importantes conseqncias para a participao social mas ampla e a auto-imagem do indivduo (p. 42). Assim, o indivduo ganha um novo status, h uma mudana na sua identidade pblica. O desvio se torna o principal trao identificador e conseqentemente identificatrio para o prprio indivduo. Tratar uma pessoa como se ela fosse em geral, e no em particular, desviante produz uma profecia auto-realizadora (p. 44). Sero, ento, inmeros mecanismos sociais que estaro em ao para construir essa nova pessoa a partir da identidade desviante atribuda. Dependendo do desvio e do contexto social, ser o saber mdico, psiquitrico e psicolgico que lhe atribuir o lugar de doente, ou a autoridade jurdica que lhe penalizar como criminoso, ou as autoridades morais que lhe sentenciaro como pervertido. possvel, inclusive que vrios desses mecanismos atuem simultaneamente sobre o indivduo, como a travesti ou a transexual prostituta que tem sua vivncia de gnero patologizada, seu trabalho criminalizado3 e sua imagem vista como uma agresso moral e aos bons costumes da nossa sociedade. Atualmente podemos perceber uma distino na origem da atribuio do desvio entre travestis e transexuais. Enquanto as primeiras so pervertidas a partir do olhar moral da sociedade, as segundas so incorporadas numa categoria mdico psiquitrica. evidente que a incorporao dos diferentes rtulos na construo da identidade tem suas repercusses e possivelmente constituir trajetrias distintas. Ser um desviante moral, como no caso de travestis, implicar no manejo e na negociao constante com a oficialidade e a constituio de redes sociais associadas a marginalidade. Enquanto, ser um desviante mental, como no caso de transexuais, implicar numa incorporao total ou parcial da medicalizao de sua vivncia de gnero que provavelmente passar por um processo de construo identitria vinculado aos saberes e prticas mdicas. Tambm devemos ter em mente que ao ser identificado com desviante, uma srie de impedimentos sociais podem ser colocados ao indivduo. So inmeros os relatos de travestis e transexuais que abandonam a escola devido ao preconceito e violncia, no havendo nenhuma relao direta entre travestilidade e incapacidade de ter uma instruo formal. Alm da grande dificuldade de se ter um emprego formal ou ter acesso a servios pblicos sem passar pelo constrangimento de ser chamada por um nome no qual no se reconhece e que, alm disso, a reinscreve no lugar do desvio. Becker (2009) afirma que
3

Pela lei brasileira prostituio no crime, mas, alm de ser uma atividade moralmente criminosa, as prostitutas so normalmente presas por atentado ao pudor ou contra a ordem pblica.

Expressa de maneira mais geral, a questo que o tratamento dos desviantes lhes nega os meios comuns de levar adiante as rotinas da vida cotidiana acessveis maioria das pessoas. Em razo dessa negao, o desviante deve necessariamente desenvolver rotinas ilegtimas. (p. 45)

De forma semelhante, Goffman (1988) formula sua concepo de carreira moral. Essa passa primeiramente por dois processos: a incorporao do ponto de vista dos normais acerca do estigma e a apreenso do prprio estigma. Goffman tambm ressalta a importncia da relao que se tem com o estigma na interao com outros estigmatizados, com os iguais. (...) interessante considerar-se a fase de experincia durante a qual ele aprende que portador de um estigma, porque provvel que nesse momento ele estabelea uma nova relao com os outros estigmatizados (p. 45). de grande relevncia notar a ambivalncia dessa relao com outros estigmatizados que podem gerar oscilaes no processo identificatrio na forma de ciclos de incorporao. Ainda assim, ser na relao com o grupo de iguais que o estigmatizado poder reorganizar sua idias, ressignificar sua existncia e o prprio estigma. Isso percebido na grande importncia dada pelas travestis ao contato com outras travestis que as permite no apenas um aprendizado como tambm a possibilidade de se localizar socialmente. Ao mesmo tempo o benefcio deste contato pode ser negado por algumas que venham a se identificar como transexuais, por no se considerarem parte deste mundo marginal; como no caso de uma transexual que mudou seu nome feminino ao descobrir que o nome que havia escolhido era o de uma travesti que se prostitua numa avenida do bairro. At este momento, levantamos dois pontos de deslizamento entre as carreiras travesti e transexual; diferena de classe e uma certa moralidade higienizante. vlido colocar as consideraes de Benedetti (2006) sobres tais diferenas:
As transexuais dominam uma linguagem mdico-psicolgica refinada, apiam-se em escritos cientficos dessas disciplinas (...), evidenciam as diferenas entre sua condio e a das travestis por meio de argumentos e razes fundamentadas nas noes de patologia e desvio, crem-se doentes e deduzem que o tratamento e a cirurgia podem ser o instrumento de correo ou de ajustamento de seu corpo sua personalidade. Essas concepes esto relacionadas origem de classe. As informantes que se auto-identificam como transexuais, possuem, via de regra, maior escolaridade; tm, portanto, acesso a bibliografias tcnicas sobre o assunto com mais facilidade e situamse mais prximas socialmente das explicaes institucionais e cientficas sobre a questo. (p. 113)

importante localizar historicamente o trabalho de Benedetti,. Esse o momento que se inicia os procedimentos transexualizadores em hospitais pblicos do Brasil, ainda em carter experimental. J no trabalho de Bento (2005), realizado em parte no mbito hospitalar, muitas so as pacientes do processo transexualizador oriundas das classes populares. Acreditamos que o acesso a informao mdicopsicolgica e aos servios de sade especializados so pontos fundamentais, mas no determinantes, no deslizamento da carreira travesti para a carreira transexual. Essa situao faz com que a classe j no seja um determinante nico, apesar de ainda muito relevante, mas a possibilidade de incorporao de uma categoria mdica como identidade deve ser includa em nossa compreenso. Sendo assim, dentro das vrias formas de vivncia de gnero, poucas so as caractersticas diferenciadoras no universo de travestis e transexuais. Mesmo assim, essa diferenciao passou a ser importante no diagnstico que autoriza o acesso aos servios

de sade oferecidos no processo transexualizador do SUS. Esse barreira colocada ao acesso nos parece ser produtora de uma identidade transexual. Mais uma vez, a imposio de uma regra, um protocolo diagnstico, que constri uma suposta posio de gnero rigidamente feminina em transexuais em oposio a uma ambigidade travesti. Nesse sentido, no deveramos falar de uma diagnose, mas de uma percia, que tem por finalidade identificar o grau de adeso do indivduo categoria psiquitrica de TGI. Consideramos, portanto, que essa questo deve ser alvo de maior ateno no campo das polticas pblicas de sade, uma vez que apenas aquelas aprovadas pelo diagnstico/percia podem ter acesso a uma terapia hormonal orientada, assim como a aplicao de silicone sem os inmeros riscos presentes quando tais procedimentos so realizados no espao domstico.

Referncias BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 231p. BENEDETTI, M. R. Toda Feita: O corpo e o gnero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. 144p. BENTO, B. A reinveno do corpo: gnero e sexualidade na experincia transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. 256p. GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 158 p. KULICK, D. Travesti: prostituio, sexo, gnero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. 280 p. SILVA, H. R. S. Travesti: a inveno do feminino. Rio de Janeiro: Relume-Dumar; ISER, 1993. 176p.

Potrebbero piacerti anche