Sei sulla pagina 1di 16

UNIVERSIDADE GAMA FILHO CENTRAL DE CURSOS DE EXTENSO E PS-GRADUAO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAO EM NEFROLOGIA

AES DE ENFERMAGEM NAS DILISES EM IDOSOS

Graziela Domingos dos Santos

Rio de Janeiro 2013

GRAZIELA DOMINGOS DOS SANTOS

AES DE ENFERMAGEM NAS DILISES EM IDOSOS

Artigo apresentado Central de Cursos de Extenso e Ps-Graduao Lato Sensu como requisito parcial para a concluso do Curso de Especializao em Nefrologia.

Professor orientador: _______________________________

Rio de Janeiro 2013

UNIVERSIDADE GAMA FILHO CENTRAL DE CURSOS DE EXTENSO E PS-GRADUAO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAO EM NEFROLOGIA Aluno: Graziela Domingos dos Santos AES DE ENFERMAGEM NAS DILISES EM IDOSOS Artigo apresentado Central de Cursos de Extenso e Ps-Graduao Lato Sensu da Universidade Gama Filho como requisito parcial para a concluso do Curso de Ps-Graduao em Nefrologia. AVALIAO 1. CONTEDO Grau: ______ 2. FORMA Grau: ______ 3. NOTA FINAL: ______ AVALIADO POR (Titulao e Nome completo, por extenso) __________________________ (Assinatura) __________________________ (Assinatura)

(Titulao e Nome completo, por extenso)

Rio de Janeiro, _____ de ______________ de 2013. ______________________________________ Prof Dr Lia Cristina Galvo dos Santos Coordenadora do Curso

RESUMO O processo de envelhecimento est ocorrendo de modo mais rpido. As doenas no transmissveis como hipertenso arterial e diabetes mellitus podem influenciar nas alteraes funcionais dos idosos com maior intensidade, como a doena renal crnica. O objetivo desse trabalho identificar os tipos de cuidados realizados pelos enfermeiros populao idosa submetida a hemodilise e dilise peritoneal. A pesquisa de natureza descritiva realizada atravs de reviso bibliogrfica analtica e baseada em obras secundrias aborda o tema em questo e foram publicadas entre o perodo de 2006 a 2011. A coleta do material para a pesquisa foi realizada no perodo de junho de 2012 a dezembro de 2012, o levantamento foi realizado em ambiente virtual na Biblioteca Virtual de Sade (BVS), onde dissertaes e artigos foram includos. A pesquisa revelou que o profissional de enfermagem deve estar preparado para as especificidades que o cliente idoso na dilise pode apresentar, o que leva a necessidade de um treinamento. Descritores: Terapia renal substitutiva. Idosos em hemodilise. ABSTRACT The aging process is occurring more quickly. Noncommunicable diseases such as hypertension and diabetes mellitus can influence the functional changes of the elderly with greater intensity as chronic kidney disease. The aim of this study is to identify the types of care provided by nurses to elderly undergoing hemodialysis and peritoneal dialysis. The descriptive research conducted by reviewing analytical literature and based on secondary works addresses the theme in question and were published between the period 2006 to 2011. The collection of material for the research was conducted in the period June 2012 to December 2012, the survey was conducted in a virtual environment in the Virtual Health Library (VHL), which dissertations and articles were included. The survey revealed that nursing professionals should be prepared for the specifics that the elderly client on dialysis may present, which leads to the need for training.

Key words: renal replacement therapy. Elderly patients on hemodialysis.

AES DE ENFERMAGEM NAS DILISES EM IDOSOS 1 - INTRODUO O processo de envelhecimento que antes era restrito aos pases desenvolvidos est ocorrendo nos pases em desenvolvimento e de modo mais rpido. Segundo o censo do ano 2000, no Brasil, a parcela de indivduos com 60 anos ou mais corresponde a aproximadamente 9% da populao total. esperado que o Brasil, em 2025, seja a sexta populao mundial em nmero absoluto de idosos, com aproximadamente 32 milhes de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 15 vezes mais idosos do que no ano de 1950. (PILGER, 2010.) Com a inverso da pirmide etria e o conseqente envelhecimento populacional, a influncia de doenas crnicas no-transmissveis (DCNT), como a hipertenso arterial e o diabetes mellitus, considerado fator determinante para o desenvolvimento da insuficincia renal crnica, justificando o aumento crescente de indivduos em tratamento dialtico. Sabe-se que a qualidade de vida de pacientes com DRC apontam que parte dessa populao est entre 40 e 80 anos de idade, mostrando a importncia da avaliao da qualidade de vida nessa faixa etria. Aliado a essa complexa situao, importante acrescentar as dificuldades impostas pelo avanar da idade. (TAKEMOTO, 2011) As alteraes anatmicas e fisiolgicas nos rins, decorrentes do processo de envelhecimento renal, constituem um agravante para a patologia renal no idoso, aumentando a susceptibilidade da disfuno renal com o passar dos anos. Com a evoluo da insuficincia renal crnica terminal e o risco eminente de bito, devido ao acmulo de escrias em seu organismo, faz-se necessrio o tratamento dialtico, o qual se d pela hemodilise ou pela dilise peritoneal. Estas intervenes, embora no substituam todas as funes do rim normal, permitem a manuteno da vida e a correo de graves distrbios bioqumicos. Ento se estabelece um longo processo de adaptao a essa nova condio, no qual o indivduo precisa identificar meios para lidar com o problema renal e com todas as mudanas e limitaes que o acompanham. (ORLANDI, 2012) Ns, profissionais de enfermagem, precisamos compreender a lgica de cuidados do doente idoso e conhecer a linguagem utilizada por ele para que se sinta compreendido, protegido e venha a participar efetivamente das orientaes de cuidados.

1.1 Problema Quais so as aes de enfermagem nas dilises em idosos ? 1.2 Objeto de estudo Aes de enfermagem nas dilises em idosos. 1.3 Objetivo Identificar os tipos de cuidados realizados pelos enfermeiros populao idosa submetida a hemodilise e dilise peritoneal. 1.4 Justificativa A populao idosa tem aumentado e com isso o nmero de pessoas com Insuficincia Renal Crnica. Com a populao idosa aumentada, os profissionais de dilise precisam saber que esto lidando com uma populao diferenciada, pois antigamente os pacientes eram bem mais jovens. O avano tecnolgico possibilita que os pacientes idosos em dilise tenham uma sobrevida superior a 60 anos. O idoso renal crnico dependente de um tratamento contnuo e por isso precisa de cuidados de enfermagem especficos para melhor atender suas necessidades. No Brasil, a doena renal crnica tornou-se um problema de sade pblica, pois a cada ano aumenta progressivamente sua incidncia. No senso realizado pela sociedade brasileira de nefrologia em 2002, foram cadastrados 54.523 pacientes em tratamento dialtico. Estima-se que existam atualmente mais de 60 mil pessoas em terapia renal substitutivas ( MORSCH et al. 2004). O nmero de pacientes idosos em unidades de dilise tem aumentado significativamente. O enfermeiro deve enxergar as propriedades sobre a populao idosa, preocupando-se com aspectos familiares, sociais e comportamentais desses idosos na condio de doente e saber como agir diante dessa demanda que chega terapia.

2-METODOLOGIA A pesquisa bibliogrfica a que se desenvolve tentando explicar um problema, utilizando o conhecimento disponvel a partir das teorias publicadas em livros ou obras congneres. Na pesquisa bibliogrfica o investigador ir levantar o conhecimento disponvel na rea identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuio para auxiliar e compreender ou explicar o problema objeto da investigao. O objetivo da pesquisa bibliogrfica, portanto o de conhecer e analisar as principais contribuies tericas existentes sobre um determinado tema ou problema, tornando-se um instrumento indispensvel para qualquer tipo de pesquisa. (KCHE, 2010.) Para LAKATOS (2010), trata-se de um levantamento de toda a bibliografia j publicada, em forma de livros, revistas, publicaes avulsas e imprensa escrita. Sua finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforo paralelo na anlise de suas pesquisas ou manipulao de suas informaes (TRUJILLOS, 1974:250). A bibliografia pertinente oferece meios para definir, resolver, no somente problemas j conhecidos, como tambm explorar novas reas, onde os problemas ainda no se cristalizaram suficientemente. (MANZO,1971:37.) (LAKATOS,2010.) A pesquisa de natureza descritiva realizada atravs de reviso bibliogrfica analtica e baseada em obras secundrias aborda o tema em questo publicadas entre o perodo de 2006 a 2011. A coleta do material para a pesquisa foi realizada no perodo de junho de 2012 a dezembro de 2012, com levantamento foi realizado em ambiente virtual na Biblioteca Virtual de Sade (BVS), onde dissertaes e artigos foram includos, nos resultados de busca com os seguintes descritores: "terapia renal substitutiva" e "idosos em hemodilise.Estes termos foram utilizados de forma conjunta e isolados. As obras idnticas repetidas em bases de dados diferentes foram eliminadas, considerou-se seu primeiro registro. Alm do material encontrado na BVS foi utilizado na pesquisa livros e peridicos da rea de sade, os quais funcionaram como alicerce conceitual.

Primeiramente as obras foram armazenadas em computador, para que em seguida fosse realizada uma pr-seleo de acordo com a leitura dos resumos. Nesta fase, buscou-se a relao entre o contedo, ttulo, resumo, e se atendiam ao objeto do presente estudo. Realizada a triagem das obras foram obtidos 4 artigos e 3 livros para embasamento terico. 3 - REFERENCIAL TERICO Definies O envelhecimento tem sido definido cronologicamente atravs da passagem do tempo de forma subjetiva, como de que modo uma pessoa se sente, e de maneira funcional, como nas alteraes nas capacidades fsicas e mentais. (BRUNNER, 2009) Insuficincia renal crnica (IRC) a perda gradual e irreversvel da funo renal. Atualmente, a insuficincia renal parece uma verdadeira epidemia. Vrias so as causas para esse crescimento. Como a expectativa de vida vem aumentando, a populao envelhece, o que torna possvel o desenvolvimento de doenas crnicas, como diabetes melito e hipertenso arterial. (FERMI, 2011) A dilise constitui um processo em que diferentes solues - sangue e solues de dilise (dialisato) - tm sua composio modificada a partir de contato atravs de membrana semipermevel. Nesse processo, acontece o transporte de solutos (uria e creatinina, entre outros) e de molculas de gua, subseqentes aos mecanismos de difuso e ultra filtrao. (MALAGUTTI, 2012) Dilise em idosos Os problemas mais comuns do idoso em dilise relacionam-se em: modalidade de dilise e suas complicaes, acesso vascular, alteraes nutricionais,alteraes na qualidade de vida e doenas sseas.

Escolha da modalidade de dilise No h um consenso sobre a melhor modalidade dialtica para o idoso, mas existem alguns aspectos que merecem ser considerados no momento da escolha, tais como a opo do paciente e as indicaes individuais, levando em considerao alm das alteraes prprias do envelhecimento, suas condies clnicas e psicossociais. (KUSUMOTA, 2009) Quadro 1 - Vantagens e desvantagens da hemodilise e dilise peritoneal adaptada de Cassidy; Sims (2004).

Complicaes As complicaes que ocorrem durante a sesso de hemodilise podem ser extremamente graves e fatais. No idoso, podemos destacar algumas das principais ocorrncias: hipotenso ps dilise, cibras, alteraes eletrolticas, arritmias e variao de memria, em idosos que tenham limitaes cognitivas.(FERMI, 2011) Na dilise peritoneal em idosos, as complicaes so similares as de adultos, que se dividem em complicaes infecciosas e complicaes mecnicas. Infecciosas: peritonite e

infeco da sada do cateter. Mecnicas: vazamento pericateter, falha na drenagem, extruso do cuff, dor durante a infuso e hrnia. (FERMI, 2011) Acessos vasculares A fstula artriovenosa citada como a melhor forma de acesso vascular para hemodilise em idosos, assim comopara adultos. Contudo, a maior fragilidade vascular, maiores chances da presena de doenas cardiovasculares e diabetes, bem como a ampla explorao vascular para confeco de acessos anteriores, aumentam a possibilidade de intercorrncias e complicaes com o acesso nos idosos. As complicaes com acessos vasculares levam maiormorbidade do idoso e aumento de custos. (KUSUMOTA, 2009) Alteraes nutricionais A necessidade de privao de alguns alimentos e a restrio de gua, em conseqncia da doena, surge tambm como fator limitante da qualidade de vida e do convvio social do idoso, sendo percebidas por toda a famlia, que acaba por incorporar alguns aspectos da dieta no seu cotidiano. Este processo de alteraes de hbitos no fcil, pois h necessidade de mudanas em um padro que foi moldado durante uma vida inteira.(PILGER, 2010) Quadro 2 - Fatores que predispem idosos m nutrio adaptada de Cassidy; Sims (2004).

Estudos comprovam que a prevalncia de desnutrio significativa entre os indivduos submetidos a hemodilise; a populao em HD apresenta, de modo geral, baixo nvel socioeconmico, baixo acesso aos servios de sade particulares, alto nvel de comorbidades associadas e recebe grande nmero de recomendaes nutricionais no necessariamente adequadas. (OLIVEIRA, 2012) Alteraes na qualidade de vida A pessoa portadora de DRC em programa de dilise convive com o fato de possuir uma doena incurvel, que a obriga a se submeter a um tratamento doloroso que provoca limitaes e impacto na vida social. Na maioria dos tratamentos contnuos, diversos fatores influenciam significativamente na vida social, gerando alteraes emocionais e nas condies fsicas dos indivduos que necessitam realiz-lo. (PILGER, 2010) A incapacidade fsica limitada para a realizao das atividades dirias provoca tambm sentimentos que deprimem a qualidade de vida do ser humano, pois o trabalho uma das formas pelo qual o indivduo se expressa, se identifica e se realiza no mundo. (TAKEMOTO, 2011) Estudos mostram que essas modificaes atuaram na vida emocional desses idosos de maneira negativa, como sinnimo de martrio. O conviver dirio com a doena e o tratamento envolve repetio de aes nem sempre bem sucedidas em um cotidiano, com presena de sofrimento contnuo e aflio.(PILGER, 2010) Doenas sseas Aps um longo perodo de tempo em dilise, os pacientes renais podem comear a apresentar algumas manifestaes clnicas decorrentes da osteodistrofia renal, como dores difusas e progressivas (artralgias), normalmente localizadas nos joelhos, nos tornozelos e nas coxas, o que pode levar at a imobilidade do paciente e fraqueza muscular.(FERMI, 2011)

A relao entre clcio e fsforo (valor do clcio multiplicado pelo valor do fsforo) maior do que 70mg/dl pode levar a calcificaes vasculares. da pele e dos tecidos moles, o que difcil de tratar. H possibilidades de ocorrerem fraturas espontneas nos casos mais graves de hiperparatiroidismo e de osteomalacia. (FERMI, 2011) 4- RESULTADOS E DISCUSSO Nesse item, com o objetivo de possibilitar ao leitor uma melhor compreenso dos trabalhos identificados pela coleta dos dados construmos um quadro analtico com os mesmos conforme pode ser evidenciado abaixo.

AUTOR KUSUMOTA, Luciana et al

TTULO O idoso em dilise

ANO 2009

NOME DO PERIDICO (REVISTA) Acta Paul Enferm. 2009;22(EspecialNefrologia):54650.

CONSIDERAES GERAIS A autora relata em sua pesquisa os principais aspectos e as caractersticas do idoso em dilise e destaca como imprescindvel o atendimento em sade, incluindo o cuidado de enfermagem, direcionado e especializado, diante das especificidades e necessidades desta parcela de pacientes nos centros de dilise.

OLIVEIRA, Glucia et al.

Avaliao nutricional de pacientes submetidos hemodilise em centros de Belo Horizonte

2012

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.58 no.2 So Paulo Mar./Apr. 2012

PILGER, Calopeet al.

Hemodilise: seu significado e impacto para a vida do idoso

2010

Esc. Anna Nery vol.14 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2010

TAKEMOTO, Anglica et al.

Avaliao da qualidade de vida em idosos submetidos ao tratamento hemodialtico

2011

Rev. Gacha Enferm. (Online) vol.32 n o.2 Porto Alegre June 2011

A autora aborda os aspectos nutricionais dos pacientes submetidos hemodilise por meio da Avaliao Global Subjetiva, sendo que os resultados apresentam a prevalncia significativa de desnutrio, associados ao baixo nvel socioeconmico, acesso limitado aos servios de sade particulares, alta taxa de cormorbidades e recebimento de grande nmero de recomendaes nutricionais, no necessariamente adequadas. Aos maiores de 60 anos, a renda apresentada foi de igual ou inferior a um salrio mnimo, a presena de depresso e o fato de ser aposentado foram fatores de risco para desnutrio. O autor analisa o significado da hemodilise para o idoso renal-crnico e o impacto dessa modalidade teraputica em sua vida. A pesquisa revelou que a hemodilise afeta o dia-a-dia dos idosos, pois causa limitaes sociais, envolvendo seu trabalho, hbitos alimentares, culturais, alm do impacto na sade mental. A autora expe em sua pesquisa que a hemodilise no afeta s aspectos fsicos, mas tambm psicolgicos e sociais, com repercusso na vida pessoal e familiar. Em sua pesquisa a qualidade de vida desses idosos apresentou-se baixa e

ressalta que a avaliao de qualidade de vida so relevantes e instrumentalizam a prtica diria do cuidado.

Dentre os peridicos pesquisados podemos atestar que nas dilises em idosos, o cuidado de enfermagem tem que ser direcionado e especializado para atender esse tipo de cliente, que faz parte de uma grande porcentagem de atendimento nos centros de dilise. A presena de depresso e o fato da maioria ter renda de aposentadoria igual ou inferior a um salrio mnimo formam fatores de risco que interferem diretamente para a desnutrio. O cuidado nutricional para estes clientes fundamental, visto que a desnutrio nesta parcela de clientes alarmante e que o nvel socioeconmico altamente influenciador nessa questo. O aumento do envelhecimento populacional, a influncia de doenas crnicas no transmissveis, como o diabetes mellitus e a hipertenso arterial, so considerados fatores determinantes para o desenvolvimento da insuficincia renal crnica, o que justificvel a grande demanda desses indivduos em tratamento dialtico. O impacto da modalidade teraputica afeta diretamente o cotidiano dos idosos, a rotina exaustiva de ir pelo menos trs a quatro vezes ao centro de dilise, com permanncia de no mnimo quatro horas afeta totalmente a vida do paciente. Muitas vezes esses pacientes sofrem no s pela sua condio clnica mas principalmente pela sua condio psicolgica, pois tudo isso altera drasticamente na sua rotina. Alm disso o paciente ainda sofre com a questo da influencia dessa alterao no cotidiano familiar, atravs das mudanas de hbitos alimentares e rotina.

5- CONCLUSO A dilise afeta o dia a dia da vida desses clientes, causa alteraes nos hbitos alimentares e sociais. Alm disso, o paciente ainda tem que lidar com a parte emocional que afetada pelas limitaes e alteraes na vida do paciente. A enfermagem crucial no acompanhamento do paciente, orientando e esclarecendo em cada processo. necessrio que o profissional de enfermagem faa o acompanhamento desde o processo da descoberta da patologia at as sesses de dilise do paciente. A importncia do papel do profissional de enfermagem se v no cuidado ao paciente dialtico, aplicando seus conhecimentos para ajudar a amenizar o impacto do tratamento no cliente idoso, que est fragilizado, frustrado e inseguro. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRUNNER & SUDDARTH, Tratado de enfermagem mdico-cirrgica - Vol1, Pg 186 Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2009. CASSIDY MJ, Sims RJ. Dialysis in the elderly. New possibilities, new problems. Minerva UrolNefrol.2004;56(3):305-17. FERMI, Marcia Regina Valente, Dilise para enfermagem: guia prtico, Pgs: 23, 113 e 187 - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. KOCHE, Jos Carlos. Fundamentos de Metodologia Cientfica: Teoria da cincia e iniciao pesquisa. 27 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2010. KUSUMOTA, Luciana, Marlia Pilotto de Oliveira de et al. O idoso em dilise. Artigo de atualizao. Ribeiro Preto SP. Disponvel a partir do <http://www.scielo.br/pdf/ape/v22nspe1/20.pdf> acesso em 11 de dezembro de 2012. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projetos e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 7 ed. So Paulo: Atlas S.A, 2010. MALAGUTTI, William, Renato Ribeiro Nogueira Ferraz - Nefrologia: uma abordagem multidisciplinar -Pg 50- Rio de Janeiro : Editora Rubio, 2011.

MANZO, Abelardo J.,Manual para lapreparacin de monografias: uma guia para presentear informes y tesis. Buenos Aires: Humanitas, 1971. MORSCH, Cssia M. F et al. Epidemiologia da Insuficincia Renal Crnica.In: LIMA, Eurinilce X. de; SANTOS, Iraci dos (Org.). Atualizao de Enfermagem em Nefrologia. Rio de Janeiro: [s.n], 2004. P. 69-86. OLIVEIRA, Glucia Thaise Coimbra de et al. Avaliao nutricional de Pacientes submetidos hemodilise nos Centros de Belo Horizonte. Rev. Assoc. Med. Bras. , So Paulo, v 58, n. 2, abril de 2012. Disponvel a partir do <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-42302012000200022&lng=en&nrm=iso>. acesso em 11 de dezembro de 2012. ORLANDI, Fabiana de Souza et al . Avaliao do nvel de esperana de vida de idosos renais crnicos em hemodilise. Rev. esc. enferm. USP, So Paulo, v. 46, n. 4, Aug. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342012000400017&lng=en&nrm=iso>.access on 04 Dec. 2012. PILGER, Calopeet al. Hemodilise: Seu significado e Impacto para a Vida do Idoso. Esc.Anna Nery , Rio de Janeiro, v 14, n. 4, dezembro de 2010. Disponvel a partir do <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452010000400004&lng=en&nrm=iso>. acesso em 04 de dezembro de 2012. TAKEMOTO, Anglica Yukari et al .Avaliao da qualidade de vida em idosos submetidos ao tratamento hemodialtico. Rev. GachaEnferm. (Online), PortoAlegre, v. 32, n. 2, June 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198314472011000200007&lng=en&nrm=iso>.access on 04 Dec. 2012. TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da cincia. 3ed. Rio de Janeiro: Kemnedy, 1974.

Potrebbero piacerti anche