Sei sulla pagina 1di 10

FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM

Professora Enf. Esp. Michela L. Lagranha


EXERCCIOS 01. Qual dos achados a seguir indica possvel hipxia? Assinale a alternativa CORRETA: a) Freqncia cardaca de 72 batimentos/minutos. b) Dbito urinrio de 40 mL/h. c) Confuso, letargia, ansiedade. d) Freqncia respiratria de 14 movimentos/minuto. 02. O mdico prescreve 3000 mL de SF 0,9% e 1500 mL de SG 5% em 24 horas. Sabe-se que no hospital existem apenas frascos de SF 0,9% de 500 mL e frascos de SG 5% de 250 mL. Quantos frascos de SF 0,9% e de SG 5% sero ministrados? Qual o gotejamento de ambos? Assinale a alternativa CORRETA: a) 6 frascos de SF a 21 gts/min. b) 6 frascos de SF a 21 gts/min. c) 3 frascos de SF a 18 gts/min. d) 6 frascos de SF a 18 gts/min. 0,9% a 40 gts/min e 3 frascos de SG 5% 0,9% a 42 gts/min e 6 frascos de SG 5% 0,9% a 21 gts/min e 3 frascos de SG 5% 0,9% a 28 gts/min e 6 frascos de SG 5% 06. Sabemos que vrios fatores, sejam eles, locais ou gerais, podem interferir no processo de cicatrizao das feridas. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos fatores intervenientes locais: a) Idade, uso de corticides, desnutrio, local da ferida. b) Cobertura inadequada, extenso da leso, suprimento sanguneo. c) Infeco, tenso nos bordos, estado nutricional. d) Idade, uso de corticide, presena de corpos estranhos. 07. Escolha as proposies ADEQUADAS situao que se apresenta a seguir: M.S., 55 anos, internou no hospital com dificuldade respiratria. O mdico, ao examin-lo, solicitou o material para a equipe de enfermagem, pois decidiu inserir um dreno de trax. Com relao drenagem torcica podemos afirmar que: I. a equipe de enfermagem deve orientar o cliente para os cuidados com o frasco de drenagem e dreno de trax, evitando acidentes. II. quando o cliente estiver deambulando, orient-lo para que o frasco de drenagem seja elevado alm da altura do trax, evitando um aumento de presso dentro deste frasco. III. quando o cliente estiver deambulando, orientar para que o intermedirio entre o dreno e o frasco fique semi clampeado. d) Consideram-se cuidados importantes a serem prestados a pessoas que esto sendo nutridas atravs de sonda nasoenteral: controle rigoroso do gotejamento, aquecer a dieta numa temperatura entre 50 a 70 o C antes de ministr-la, fazer a higiene das narinas diariamente, estar atento queixas de desconforto abdominal e presena de diarria. 05. As lceras de presso acometem clientes de todas as idades, porm so mais frequentes em clientes idosos. Vrios fatores, internos e externos, isolados ou em conjunto, favorecem o seu aparecimento. Assinale a alternativa CORRETA quanto relao de fatores externos: a) Presso, idade avanada, incontinncia urinria e estado geral. b) Presso, idade, mobilidade reduzida, estado nutricional, estado geral, incontinncia urinria. c) Frico, mobilidade reduzida e idade avanada. d) Presso, frico e cisalhamento.

03. Quantas mg possui um frasco de Decadrom, sabendo-se que em cada mL tem 4 mg e o volume total do frasco de 2,5 mL. Assinale a alternativa CORRETA: a) 8 mg b) 4 mg c) 15 mg d) 10 mg 04. O sistema digestivo tem a funo de prover nutrientes para o nosso corpo. Quando este sistema est impedido de receber estes nutrientes por vias normais, podemos implementar outros recursos para suprir as necessidades nutricionais do organismo. Com relao ao suporte nutricional CORRETO afirmar: a) O suporte nutricional ministrado por via parenteral deve ser a primeira alternativa para suprir o nosso organismo com os nutrientes necessrios por ser mais fisiolgico, oferecer menos riscos e ser de baixo custo. b) A utilizao de suporte nutricional por via enteral preferencialmente recomendada a clientes que possuem alguma disfuno no sistema digestivo e que no conseguem obter uma absoro adequada dos nutrientes ao longo do tubo digestivo. c) Ao ministrar a dieta intermitente atravs da sonda nasoenteral deve-se lavar a sonda aps a administrao para evitar obstruo da mesma.

I. manter a coneco entre intermedirio e dreno bem fixada, bem como manter a extremidade distal da coneco em selo dgua. II. orientar o cliente para dobrar ou pinar o intermedirio do circuito caso o frasco de drenagem quebre, solicitando rapidamente ajuda da equipe de enfermagem. Assinale a alternativa cuja sequncia est CORRETA a) I, III e IV b) I, IV e V c) II, IV e V d) I, II e IV 08. Assinale a alternativa CORRETA a respeito da situao seguinte: M. S. O. est internado num hospital h 20 dias. Permanece h 10 dias em fluidoterapia. Hoje foram prescritos 1000 ml de soro fisiolgico 0,9%, para ser infundido em 3 horas. O gotejamento deste soro de aproximadamente: a) 120 gotas por minuto. b) 111 gotas por minuto. c) 16,6 gotas por minuto. d) 166 gotas por minuto. 09. Foi diludo um frasco de determinado medicamento de 10.000.000 UI formando uma soluo final de 12 ml. Se uma criana precisa receber 350.000 UI, quantos ml voc dever administrar? Assinale a alternativa CORRETA: a) 12 ml b) 0,52 ml c) 4,2 ml d) 0,42 ml 10. Um cliente tem prescrito 85 mg de gentamicina. Dispomos na unidade de ampolas de gentamicina de 60 mg/ml, contendo 1,5 ml por ampola. Quantos ml voc dever administrar? Assinale a alternativa CORRETA: a) 2,41 ml b) 1,03 ml c) 1,41 ml d) 4,11 ml 11. Fluidoterapia a introduo de grandes volumes de lquidos por via endovenosa. Dentre as complicaes relacionadas a este procedimento, CORRETO afirmar: a) Embolia o extravasamento de sangue do vaso sanguneo para o tecido subcutneo e o cuidado imediato deve ser a aplicao de calor. b) Infiltrao o desprendimento de um cogulo e ou entrada de ar na corrente sangunea e o cuidado imediato deve ser a retirada da fluidoterapia. c) Hematoma ocorre quando a agulha se posiciona fora da rede venosa, infundindo fludo no tecido subcutneo levando ao aparecimento de edema.

d) Flebite a inflamao da parede venosa podendo ser causada por irritao qumica, fsica ou por ao bacteriana. 12. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos cuidados para aplicao de medicamento por via ocular: a) Inclinar a cabea do cliente para trs e solicitar que olhe para o teto. b) Aplicar as pomadas oftlmicas ao longo da crista inferior do saco conjuntival, iniciando pelo ngulo interno indo em direo ao ngulo externo dos olhos. c) Orientar o cliente para no fazer movimentos giratrios do globo ocular mantendo os olhos abertos aps a aplicao de colrio. d) Puxar a pele periorbitria para baixo com o dedo indicador, expondo o saco conjuntival, aplicando medicao sobre a crnea. 13. Durante a realizao de um exame ou um procedimento de enfermagem, precisamos posicionar o cliente de forma adequada. Com relao s diversas posies existentes, CORRETO afirmar: a) Na posio genupeitoral, os joelhos e quadris so flexionados e os calcanhares apoiados em repouso para os ps. b) Na posio de SIMS o cliente deita-se em decbito lateral esquerdo, com o brao esquerdo atrs das costas, a coxa direita e o joelho so flexionados, e a perna esquerda levemente flexionada. c) Na posio de litotomia, o cliente se ajoelha sobre a mesa de maneira que os ps fiquem para fora. Os joelhos devem ficar separados e as coxas colocadas em ngulo reto sobre a mesa. A cabea virada para um lado, e os braos se apoiam nos lados da mesa. O peito e um lado da face repousam sobre um travesseiro. d) Na posio ginecolgica, o cliente colocada em decbito lateral direito com os joelhos levemente fletidos. Os braos acompanham a curvatura do corpo. 14. A aplicao de insulina deve seguir rigorosa padronizao, observando-se atentamente cada etapa para que erros tcnicos, com consequente prejuzo no controle do paciente, sejam evitados. Analise as afirmativas abaixo, considerando a tcnica de aplicao de insulina: I. Escolher o local para aplicar a insulina, limpar a pele usando algodo com lcool e deixar secar. II. Fazer uma prega na pele onde ser aplicada a insulina, segurar a seringa como se fosse um lpis e introduzir a agulha na pele, num ngulo de 45, considerando o uso de agulha apropriada para a tcnica, soltar a prega cutnea em seguida. III. Ao realizar a aplicao da insulina, se for encontrada a presena de grande quantidade sangue na seringa, parar a aplicao, jogar fora a seringa com a insulina e preparar outra dose. IV. Injetar a insulina, empurrando o mbolo at o final, retirar a seringa e no fazer presso no local. 2

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) Somente a I est correta. b) Somente a I e III esto corretas. c) Somente a I e IV esto corretas. d) Somente a II e III esto corretas. e) Somente a II e IV esto corretas. 15. Em relao aos princpios e cuidados de enfermagem na realizao de curativos limpos, assinale a alternativa CORRETA: a) A disposio do material de curativo sobre a mesinha pode ser realizada de forma aleatria, pois o mais importante no tocar com o material estril em outro estril. b) Os curativos devem ser trocados todos os dias, no mesmo horrio. c) As gazes internas (cobertura primria) que ficam em contato com a ferida devem ser sempre estreis. d) A parte externa do curativo de uma ferida deve ser permevel e mantida seca para evitar contaminao em ambas as direes (de dentro para fora e de fora para dentro). e) Conservar as pinas com as pontas voltadas para cima durante a realizao do curativo. 16. Um paciente tem prescrito Ampicilina sdica 500 mg, de 6 em 6 horas, via intramuscular (IM). A enfermeira dispe do medicamento em frasco de 1 grama em p e do diluente, em ampola de 3,0 ml de gua destilada. Aps a diluio, a soluo tem 3,5 ml de volume. Para atender dose prescrita, ela dever administrar: a) 1,50 ml. b) 1,75 ml. c) 2,00 ml. d) 3,00 ml. e) 3,50 ml. 17. Um paciente est precisando de reposio rpida de lquidos, e para tanto, o mdico prescreve 1000 ml de soro fisiolgico, para correr em 3 horas. Aps o clculo para determinar o nmero de gotas por minuto, verificou-se que o nmero : a) 11,11 b) 111,1 c) 18,66 d) 186,6 e) 160,66 18. Com relao a aplicao de injees, podemos afirmar: a) sempre que possvel, as aplicaes devem ser feitas com o paciente em p. b) os medicamentos que contiverem ferro devem ser aplicados preferencialmente no msculo deltide.

c) para aplicao em crianas, a regio dorsogltea a mais indicada, pois a massa muscular bastante espessa. d) a regio ventrogltea a mais indicada para aplicao de injees em indivduos de qualquer idade. e) as medicaes injetadas na musculatura so absorvidas mais lentamente do que as injetadas por via subcutnea. 19. Das vias de parenterais para aplicao de medicamentos, a que age mais rapidamente a via: a) oral. b) endovenosa. c) intradrmica. d) sub-cutnea. e) intramuscular. 20. Considerando que: Foram prescritos a um paciente 15 mg de anfotericina B 50 mg, via endovenosa, de 12 em 12 horas. Que cuidados de enfermagem devem ser considerados para garantir a administrao segura desta droga? I. Observar rigorosamente reaes adversas tais como: nuseas, vmitos, dispepsia, anorexia, oligria, anria. II. Reconstituir o medicamento em soro fisiolgico 0,9% e infundi-lo em 30 minutos. No associ-lo com antibiticos. III. Reconstituir o medicamento em soro glicosado 5% para infundir em 6 horas. Realizar controle de diurese por ser nefrotxico. No associ-lo com corticides. IV. Reconstituir o medicamento em gua estril para injeo. Agitar levemente o frasco-ampola com a mo, atravs de movimentos de rotao, at que o fluido amarelo torne-se claro. No mistur-lo com outras drogas para evitar precipitao. V. Administrar por infuso endovenosa por um perodo de 6 horas em soro glicosado 5%. Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Somente Somente Somente Somente Somente as as as as as afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas III e V esto corretas. I e II esto corretas. I, IV e V esto corretas. I e IV esto corretas. I e V esto corretas.

21. M.T.R., sexo feminino, 58 anos, apresenta lcera em membro inferior esquerdo (MIE), medindo 4 cm de dimetro, plana, com presena de tecido vermelho vivo brilhante, em toda a sua extenso e pequena drenagem de exsudato seroso. Os membros inferiores (MMII) apresentam edema moderado e pele ressecada, pulso pedial presente. Refere dor local que alivia quando mantm a perna elevada. Avaliando a situao-problema acima, assinale a alternativa CORRETA. a) A ferida em MIE encontra-se na fase de granulao ou proliferativa da cicatrizao e entre as intervenes de enfermagem deve constar repouso com membros inferiores elevados e realizao de curativo com cobertura local que propicie umidade fisiolgica adequada para a situao, sendo indicada a soluo de cidos Graxos Essenciais (AGE) ou placa de hidrocolide. 3

b) A ferida em MIE encontra-se na fase inflamatria da cicatrizao e pelas caractersticas locais e sintomas apresentados pode-se presumir que se trata de uma lcera arterial. c) A ferida em MIE encontra-se na fase de maturao da cicatrizao e pelas caractersticas locais e sintomas apresentados pode-se presumir que se trata de uma lcera venosa e para tanto deve-se orientar repouso com membros inferiores elevados. d) A lcera de MIE encontra-se na fase de granulao ou proliferativa da cicatrizao e entre as intervenes de enfermagem deve constar repouso com membros inferiores elevados e cobertura local que propicie umidade fisiolgica adequada para acelerar o processo de epitelizao, como o alginato de clcio ou papana gel a 10%, realizando troca a cada 12 horas. e) A lcera de MIE encontra-se na fase inflamatria da cicatrizao e pode-se afirmar que a leso est relacionada a insuficincia arterial, portanto deve-se orientar o repouso com membros inferiores pendentes. 22. Em relao assistncia de enfermagem ao paciente em terapia medicamentosa, pode-se afirmar que: I. na administrao de antibiticos deve ser rigoroso o cumprimento de horrios. Quando diludos, podem precipitar com facilidade e, neste caso, devem ser substitudos para evitar acidentes graves como embolia. II. na administrao de medicamentos anticoagulantes por via subcutnea no se traciona o mbolo antes de injetar a droga. III. o ringer lactado uma soluo isotnica utilizada para aumentar o movimento da gua do lquido intersticial para o interior do sistema vascular. IV. O manitol um diurtico osmtico utilizado na Insuficincia Renal Aguda (IRA), portanto dentre os cuidados de enfermagem necessrio o controle de diurese. V. a administrao do cloreto de sdio auxilia na reposio do balano hdrico, do equilbrio cido-base e da presso osmtica. Deve ser administrado via intravenosa com indicao para hiponatremia e depleo de sdio. Requer controle dos sintomas de hipernatremia (edema, hipertenso, taquicardia) e hiponatremia (cefalia, taquicardia, nuseas, vmitos e cimbras musculares). Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas Somente as afirmativas As afirmativas I, II, III, Somente as afirmativas Somente as afirmativas II e V esto corretas. II, III e V esto corretas. IV e V esto corretas. III, IV e V esto corretas. III e IV esto corretas.

( ) No suporte nutricional enteral deve-se manter o paciente em decbito elevado (Fowler de 30 a 45) e controlar o gotejamento rigorosamente, utilizando bomba de infuso em sistema fechado. ( ) Nas sondas posicionadas no estmago, deve-se imediatamente suspender a dieta caso seja verificada estase gstrica. ( ) Instalar o frasco de Nutrio Parenteral utilizando tcnica assptica, fazendo uso de mscaras; antes de desconectar a juno cateter e equipo, fazer assepsia com PVPI ou Clorhexidina. Conectar o novo equipo segurando as duas extremidades com gaze estril, sem que haja toque das mos nas junes. Cobrir a juno com gaze estril, fixar com esparadrapo, de forma que fique isolada do curativo da puno. ( ) Fazer a administrao da nutrio parenteral em bomba de infuso para evitar diarria. O volume inicial no deve ultrapassar 50 m /h nas primeiras 24 horas. No fazer reduo nem aumento do gotejamento a fim de compensar horrios atrasados. Trocar o frasco no horrio previsto. ( ) So complicaes decorrentes da alimentao enteral a constipao, leso da mucosa gstrica, distenso abdominal, pneumonia por aspirao e deslocamento da sonda. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F F V. V F V V V. F F V F F. V V F V F. F F V V V.

24. Sobre a assistncia de enfermagem ao paciente em terapia intravenosa, pode-se afirmar que: I. o material utilizado na fabricao da cnula do cateter e outros componentes influencia diretamente na ocorrncia de complicaes como flebite e infiltraes, dentre outras. II. com o propsito de controle de infeco, deve-se no somente acompanhar e controlar o tempo de permanncia e a real necessidade de manuteno dos cateteres venosos perifricos, cateteres venosos centrais e cateteres centrais de insero perifrica (PICC), mas tambm troc-los rotineiramente. III. antes da instalao de cateter venoso perifrico, o stio de insero deve ser vigorosamente limpo com soluo antissptica e com tcnica assptica. IV. o stio de insero do cateter venoso perifrico deve ser escolhido considerando os seguintes critrios: risco de extravasamento e/ou infiltrao, adequando o cateter osmolaridade e ao pH dos frmacos e solues administrados, fluxo de infuso estimado, volume da infuso e condies gerais da veia, assim como a durao da terapia. V. na escala de classificao de infiltrao e extravasamento, no escore 4, que corresponde ao escore mximo, os sinais clnicos apresentados so: pele fria e plida, edema entre 2,5 cm e 15 cm em qualquer direo, com ou sem dor local. Assinale a alternativa CORRETA. 4

23. Suporte nutricional consiste na administrao de nutrientes, por via enteral ou parenteral, aos pacientes incapazes de satisfazer adequadamente suas necessidades nutricionais. Entre esses pacientes esto os que no podem comer os que no devem comer ou os que no comem suficientemente. Em relao aos cuidados de enfermagem ao paciente em suporte nutricional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.

a) b) c) d) e)

Somente Somente Somente Somente Somente

as as as as as

afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas

II, III e IV esto corretas. I e III esto corretas. III e V esto corretas. I, III e IV esto corretas. I e IV esto corretas.

25. Responda s questes 92, 93, 94 e 95 com base nas prescries a seguir: Controle de Sinais Vitais de 4/4 horas. Controle rigoroso de diurese. SG 5% 500 ml nas 24 horas. SF 0,9% 2500 ml nas 24 horas. Heparina 8000 U SC de 12/12 horas. Gentamicina 120 mg IM de 8/8 horas. Insulina regular conforme esquema: At 130 = zero U 131 180 = 6 U 181 250 = 8 U > 250 = 10 U

IV. Enchimento do manguito logo aps uma verificao da PA sem deixar sair todo o ar e esperar no mnimo 1 minuto para insuflar novamente. V. No-colocao do estetoscpio sobre a artria, o que pode resultar em leitura da presso diastlica mais baixa que o normal. Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Somente Somente Somente Somente Somente as as as as as afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas I, I, I, I, I, II e V esto corretas. III e IV esto corretas. II e III esto corretas. II, IV e V esto corretas. II e IV esto corretas.

29. Ao realizar um curativo em paciente portador de ferida crnica de etiologia venosa em membro inferior com presena de tecido de granulao, indicado: a) Utilizar soluo fisiolgica 0,9% morna, em torno de 37 o C, e limpar a ferida friccionando com gaze para estimular a irrigao sangunea e facilitar o processo de cicatrizao. b) Fazer irrigao com soluo fisiolgica 0,9% morna, em torno de 37 oC, e aplicar cobertura que mantenha o leito da ferida seco. c) Fazer irrigao com soluo fisiolgica 0,9% fria para acelerar o processo de cicatrizao e para aliviar a dor local e aplicar cobertura primria que propicie a umidade fisiolgica. d) Fazer irrigao com soluo fisiolgica 0,9% morna, em torno de 37 oC, e aplicar cobertura primria que mantenha o leito da ferida com umidade fisiolgica para facilitar a cicatrizao. e) Realizar irrigao com soluo antissptica para prevenir colonizao e aplicar cobertura primria com gaze embebida em soluo antissptica para propiciar a cicatrizao. 30. Sobre o preparo e a administrao (medicamentos), CORRETO afirmar que: de drogas

26. Assinale a alternativa CORRETA. Para que o paciente receba 8000 U de heparina a partir de frasco-ampola de 5000 U por ml e gentamicina 120 mg a partir de ampolas de 80 mg por ml, voc deve administrar: a) b) c) d) e) 1,6 0,6 1,5 1,8 1,5 ml ml ml ml ml de de de de de heparina heparina heparina heparina heparina e 1,5 ml de gentamicina 80 mg/ml. e 0,6 ml de gentamicina 80 mg/ml. e 1,5 ml de gentamicina 80 mg/ml. e 1,4 ml de gentamicina 80 mg/ml. e 1,6 ml de gentamicina 80 mg/ml.

27. Assinale a alternativa CORRETA. O gotejamento do SG 5% e do SF 0,9% para que o volume prescrito seja infundido em 24 horas , respectivamente: a) 7 gotas por minuto de SG 5% e 35 gotas SF 0,9%. b) 5 gotas por minuto de SG 5% e 30 gotas SF 0,9%. c) 14 gotas por minuto de SG 5% e 28 gotas SF 0,9%. d) 8 gotas por minuto de SG 5% e 36 gotas SF 0,9%. e) 10 gotas por minuto de SG 5% e 30 gotas SF 0,9%. por minuto de por minuto de por minuto de por minuto de por minuto de

28. Analise as afirmativas abaixo e assinale os fatores que alteram os valores da presso arterial, durante a verificao. I. Presso demasiado forte do estetoscpio sobre a pele do paciente, causando obstruo do fluxo sanguneo. II. Elevao do brao do paciente acima do nvel do corao resulta em medida falsamente baixa. III. No-colocao do estetoscpio sobre a artria, o que pode resultar em leitura da presso sistlica mais baixa que o normal.

I. Tranqilidade e ateno na retirada do medicamento da prescrio fundamental para evitar erros. O profissional deve observar as 5 certezas (paciente certo, medicamento certo, dosagem certa, via de administrao correta, horrio certo). II. Alguns medicamentos no podem ser misturados em uma mesma seringa ou infuso medicamentosa antes de sua administrao, pois precipitam e formam pequenos cristais ou partculas de soluo, produzindo antagonismo medicamentoso. III. A interao medicamentosa ocorre quando os efeitos de uma substncia so modificados por uma segunda substncia. IV. A medicao digitlica pode causar toxicidade pela droga com diminuio do pulso, portanto o medicamento no deve ser administrado se o pulso estiver abaixo de 60 bpm.

V. Algumas pessoas, ao ser sensibilizadas por um medicamento, podem apresentar reao alrgica em aplicaes posteriores, pois a substncia atua como antgeno no organismo e estimula a produo de anticorpos. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, de cima para baixo. a) b) c) d) e) As afirmativas I, II, III, Somente as afirmativas Somente as afirmativas Somente as afirmativas Somente as afirmativas IV e V esto corretas. I, II, IV e V esto corretas. II, III, IV e V esto corretas. I, III, IV e V esto corretas. I e IV esto corretas.

pulso radial para saber quando o sangue deixa de correr atravs da artria; para isso, apoiam-se os dedos polegar e indicador sobre a artria radial. ( ) O exerccio fsico, a alimentao e o estado emocional podem alterar o resultado dos sinais vitais verificados. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F F V. F V V V. V V V F. V F F V. V V V V.

31. L. V., 85 anos, solteiro, vendedor, reside sozinho. Foi internado no setor de Clnica Mdica com diagnstico de Diabetes mellitus e Acidente Vascular Cerebral. No momento, apresenta-se acamado, dependente para o autocuidado, respondendo aos estmulos dolorosos, com sonda nasoenteral, cateter de oxignio 2 l por minuto, fluidoterapia por dispositivo em MSD, diurese em fraldas. Com relao aos cuidados com alimentao enteral, identifique se so verdadeiras V ou falsas F as afirmaes abaixo. ( ) Alimentao enteral a administrao de nutrientes diretamente no estmago, duodeno ou jejuno, atravs de um tubo. ( ) Administrar os medicamentos na forma lquida; caso seja comprimido, macerar bem o medicamento com gua antes de administrar pela sonda. ( ) Manter o paciente a um ngulo de 30-45 com a cabea elevada durante 30 a 60 minutos aps alimentao por sonda nasoenteral. ( ) O paciente pode apresentar diarria, constipao ou vmito no perodo em que est recebendo alimentao enteral. ( ) O paciente dever ser mantido a um ngulo de 30-45 no caso de alimentao enteral intermitente. Caso a alimentao seja contnua, no necessrio elevar a cabea do paciente, podendo o mesmo permanecer com a cabea em ngulo reto e decbito dorsal. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F V V V. V V F V V. F V V V F. V V F F V. V V V V F.

33. A alimentao consiste na introduo de elementos nutritivos no organismo e um fator importante para a recuperao dos pacientes, que muitas vezes tm o apetite e os hbitos alimentares afetados pela doena e pela internao. Sobre a alimentao de pacientes, analise as afirmativas abaixo. A dieta de pacientes independentes deve ser supervisionada no sentido de verificar se est correta, observando-se e registrando a aceitao. II. A dieta de pacientes acamados mas em condies de alimentarem-se sozinhos deve ser colocada em mesa de refeio de altura adequada, ao alcance do paciente, observando-se e anotando a aceitao. III. A dieta de pacientes que no conseguem alimentar-se sozinhos deve ser oferecida com o paciente em posio de fowler, vagarosamente e em pequenas quantidades a cada vez. IV. A administrao de alimentos ao paciente por sonda enteral deve ser realizada conforme prescrio. Aps a introduo do alimento, realiza-se a limpeza da sonda com a introduo de 20 a 30 ml de gua, para evitar a obstruo da cnula. Assinale a alternativa CORRETA. I. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. As afirmativas I, II, III e IV esto corretas. Somente as afirmativas I e II esto corretas. Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas.

34. A pele, alm de sua importncia como cobertura cosmtica, tem importante papel na defesa do organismo. O processo de cicatrizao inicia quando h uma ruptura na pele, membrana mucosa ou em qualquer estrutura do corpo, causada por agente fsico, qumico ou biolgico. Leia atentamente as afirmativas abaixo. I. A lcera por presso decorrente de presso exercida sobre os tecidos moles e uma proeminncia ssea e pode ter como fator desencadeante a frico e o cisalhamento. II. O processo de cicatrizao se d numa sequncia de fases, sendo elas: fase inflamatria ou defensiva; fase proliferativa e fase de maturao ou remodelao. III. Dentre os cuidados de enfermagem para prevenir a lcera por presso esto: colocar o paciente em colcho que 6

32. Identifique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes acerca dos sinais vitais. ( ) Os sinais vitais evidenciam o funcionamento e as alteraes do organismo. ( ) Os sinais vitais que precisam ser verificados diariamente na rotina hospitalar so ssomente: temperatura, presso arterial e frequncia cardaca. ( ) Na medio da presso arterial, necessrio verificar o

redistribua o peso corporal, realizar mudana de decbito com frequncia e fazer massagem nas proeminncias sseas. IV. Na fase inflamatria, ocorre a formao do exsudato inflamatrio que se transforma em fibrina e se estabelece a defesa local e o aparecimento dos sinais flogsticos. V. Na fase de maturao ou remodelao, o tecido cicatricial tende a recuperar a fora tnsil, ocorrendo a diminuio da vascularizao. Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa I est correta. As afirmativas I, II, III, IV e V esto corretas. Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. Somente as afirmativas I, II e V esto corretas. Somente as afirmativas I, II, III e V esto corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. d) Somente as afirmativas I, III e V esto corretas. e) Somente as afirmativas III e V esto corretas. 37. Assinale a alternativa CORRETA. So cuidados de enfermagem relacionados administrao de medicao: a) ao administrar enema retentivo com soluo medicamentosa, manter o paciente em decbito lateral direito, para melhorar a absoro da soluo. b) no administrar digitlico quando a frequncia do pulso estiver igual a ou menor que 80 mpm. c) administrar aminofilina via endovenosa rapidamente quando o paciente estiver com dispneia intensa. d) administrar substncias oleosas por via endovenosa exclusiva. Para cada mililitro da soluo oleosa, adicionar 1 mililitro de soro fisiolgico a 0,9% ou gua destilada para assegurar uma diluio ideal. e) observar sinais ou queixas de sangramento antes de administrar medicaes anticoagulantes. 38. Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE pergunta abaixo. Foram prescritos a um paciente 65 miligramas do antibitico NOVAMIN. O medicamento est disponvel em frascos de 100 mg por 2 ml. Quantos mililitros devero ser aplicados para que o paciente receba a dosagem solicitada? a) b) c) d) e) 1,1 1,4 1,3 1,5 1,6 ml ml ml ml ml

35. A terapia medicamentosa consiste na administrao de substncias qumicas que modificam o funcionamento corporal, de modo a obter um efeito teraputico. importante compreender as aes de cada medicamento para administr-lo de forma a obter o efeito teraputico desejado e evitar ou minimizar os efeitos colaterais. Com base no exposto acima, assinale a alternativa CORRETA em relao ministrao de medicamentos. a) As cinco certezas na administrao de medicamentos so: identidade do paciente, nmero do leito, nmero do quarto, horrio e dose. b) No importante o Tcnico em Enfermagem saber o que est administrando, porque quem deve prescrever o mdico. c) As cinco certezas na administrao de medicamentos so: nome do paciente, medicamento, dosagem, via de administrao e horrio. d) Aps administrar a medicao, o profissional de Enfermagem dever checar o pronturio com uma circunferncia ao redor do horrio prescrito, sinalizando que a medicao foi aplicada. e) As cinco certezas observadas na administrao de medicamentos so: via de administrao, local de administrao, nome do medicamento, horrio e intervalo. 36. A medicao endovenosa ou intravenosa a introduo de droga diretamente na corrente sangunea. Com relao s vantagens desta via, analise as afirmativas abaixo. I. Produz efeito rpido e absoro imediata. II. Permite administrar grandes volumes de lquidos. III. a nica via que tolera, dentro de certos limites, o uso de solues hipotnicas ou hipertnicas contraindicadas para as demais vias. IV. Produz efeito rpido e diminui o risco de infeco. V. Possibilita a absoro da droga de forma mais lenta em relao via intramuscular. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II, III e V esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas.

39. Assinale a alternativa CORRETA. Foi prescrita a infuso de 500 ml de soro fisiolgico a 0,9% em 2 horas. Para que o volume prescrito seja infundido de acordo com a prescrio, o gotejamento deve ser de: a) b) c) d) e) 83 74 80 81 54 gotas gotas gotas gotas gotas por por por por por minuto. minuto. minuto. minuto. minuto.

40. A terapia com insulina, utilizada em pacientes diabticos, exige conhecimento e ateno de enfermagem com vistas a uma assistncia de qualidade. Sobre a insulinoterapia, CORRETO afirmar que: a) a aplicao de insulina em um mesmo local pode levar ocorrncia de lipodistrofia. A aplicao de insulina nos locais de lipodistrofia aumenta a absoro do medicamento provocando transtornos no metabolismo, por isso os pacientes devem ser orientados a fazer rodzio nos locais de aplicao. b) os locais mais indicados para a administrao de insulina so: regio abdominal, face posterior do brao e antebrao. 7

c) dentre as manifestaes clnicas da hipoglicemia esto: tremores, palidez, sudorese, inquietao, confuso mental, convulses e coma. d) as insulinas de ao rpida, ou insulina regular, como geralmente denominada, pode ser aplicada por via subcutnea, intramuscular ou endovenosa. Pela via subcutnea, a insulina regular tem o incio de sua ao em cerca de 30 mintutos e este efeito termina aps 12horas. e) polifagia, sede intensa, tremores, palidez e anria so sinais e sintomas de hiperglicemia. 41. Os medicamentos injetveis so classificados de acordo com a ao que se espera deles. Os medicamentos usados na ao preventiva so: a) Antitoxinas, toxinas, vacinas e antibiticos. b) Narcticos, sedativos, anestsicos locais e anestsicos gerais. c) Hormnios, minerais, vitaminas e fluidos. d) Corantes, histamina, antibiticos e vacinas. 42. Os medicamentos so introduzidos por via intravenosa com as seguintes finalidades: a) Retardar a absoro e efeito dos medicamentos, provocar irritao local, provocar sensao dolorosa e obter efeitos gerais. b) Trazer um maior afluxo de sangue rea, aumentar a sensao dolorosa no local, obter efeitos gerais e obter uma ao rpida. c) Para obter uma ao rpida, para testar a circulao sangunea e para administrar um medicamento que seja irritante para o tecido subcutneo ou muscular. d) Testar a circulao sangunea, provocar sensao dolorosa, obter efeitos gerais e retardar a absoro dos medicamentos. 43. Durante o processo de cuidar em enfermagem, faz-se necessria a implantao de medidas que proporcionem conforto e segurana ao paciente. Com relao s posies no leito e s razes para que o paciente permanea afirmar: a) Na posio de decbito ventral, o paciente encontra-se deitado de costas. As proeminncias sseas e calcneos necessitam de proteo especial a fim de evitar o surgimento de lceras de presso. b) A posio de SIMS semelhante ao decbito lateral direito, sendo indicada para pacientes com problemas cardacos e respiratrios. c) Nas posies de Fowler, semi-Fowler e Fowler alta, a cabeceira do leito deve ser elevada. Tais posies so indicadas para pacientes com problemas cardacos e respiratrios, pois permitem a expanso torcica. d) A posio de Trendelemburg geralmente utilizada para procedimentos como embrocao vaginal. em determinada posio, CORRETO

44. Os sinais vitais servem como parmetros de aceitao da condio orgnica de um paciente. Em relao a eles, CORRETO afirmar: I. Dentre os fatores que influenciam os valores do pulso temos idade, condicionamento fsico, ansiedade e medo. II. A verificao do pulso pode ser realizada na artria radial, femural, cartida, popltea e pediosa e pode ser rtmico, arrtmico, taquicrdico, bradicrdico, forte ou fraco. III. O valor normal da freqncia respiratria para indivduos adultos de 60 a 80 mpm. IV. A verificao da temperatura deve ser efetuada preferencialmente na axila, e o valor normal situa-se na faixa de 36,5 a 37 C. V. A presso arterial deve ser verificada sempre no membro superior esquerdo devido anatomia do corao, e tem como valores normais a diastlica, de 120 e a sistlica, de 80 mmHg. Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Somente Somente Somente Somente as as as as afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas I, II e IV esto corretas. II, III e V esto corretas. III, IV e V esto corretas. I, II e III esto corretas.

45. Na administrao de medicamentos, vrias vias podem ser utilizadas. Com relao s caractersticas da via intramuscular, CORRETO afirmar: a) H a absoro mais lenta da droga em relao via subcutnea. b) Uma das vantagens da injeo intramuscular a no ocorrncia de agravos como leso de nervos ou vasos, alm de propiciar a administrao de grandes volumes. c) Recomenda-se que seja administrada com o paciente em p e com a ponta do p voltada para fora em abduo, para obter melhor relaxamento da musculatura. d) O acmulo de medicamentos no mesmo msculo dificulta e retarda a absoro podendo levar a reaes locais, razo pela qual indicado o rodzio do local de aplicao. 46. A necessidade de oxigenao uma das mais importantes e vitais para a manuteno da estabilidade orgnica. Com relao aos princpios relacionados oxigenao, assinale a alternativa CORRETA. a) Um suprimento de oxignio insuficiente prejudica o funcionamento de alguns sistemas do organismo. A terapia com oxignio compreende: oxignio por cateter nasal contnuo, ventilao mecnica, macronebulizao e oxignio puro. b) A hipoventilao considerada uma das complicaes da oxigenoterapia e pode ser induzida pela administrao de altas taxas de oxignio. c) So sinais indicativos de insuficincia respiratria ou mau funcionamento respiratrio: cianose, elevao da presso arterial, bradipnia e desorientao. d) A capacidade do organismo de satisfazer suas necessidades de oxignio independe do bom funcionamento do sistema vascular e respiratrio. 8

47. Com relao seleo dos locais adequados para a aplicao de injeo intra-muscular (IM) em crianas, CORRETO afirmar: a) O quadrante superior externo, rea localizada no msculo glteo maior, o local de aplicao IM mais indicado em crianas menores de 01 (um) ano. b) O msculo vasto lateral local contra-indicado para aplicao de injeo IM em crianas em geral, face dificuldade de acesso e presena de nervos e vasos sangneos importantes no local. c) A rea ventro-gltea um dos locais mais indicados para a aplicao de injeo IM em crianas, pois, dentre suas vrias vantagens, uma regio livre de estruturas vasculares e nervos importantes. d) O msculo deltide o local mais adequado para injeo IM em crianas com idade at 07 (sete) anos, pois livre de estruturas importantes como vasos, nervos e tendes alm de suportar maior volume de lquido. 48. Em relao s complicaes da terapia Intra-venosa, relacione a segunda coluna com a primeira. I. Infiltrao ( ) Leso ou irritao devido a infuses rpidas ou solues irritantes na veia. Infuso do lquido para dentro dos tecidos circunvizinhos pelo deslocamento da cnula na veia. Contaminao cruzada por permanncia prolongada de dispositivo, ou material e solues de infuso contaminados. Entrada de ar pela injeo intra-venosa ou infundido por bomba. decorrente da infuso rpida de solues endovenosas trazendo como conseqncia aumento da presso arterial, dispnia e respiraes superficiais. apresenta a seqncia CORRETA,

134. Assinale a alternativa CORRETA. Voc vai preparar para o paciente N. C. M. antibitico ceftazidina 2 g EV de 8/8 horas. H disponvel na unidade de internao frasco ampola de 1 g da medicao. Quantos frascos-ampola da medicao sero utilizados nas 24 horas? a) b) c) d) 06 02 12 10 frascos. frascos. frascos. frascos.

135. Assinale a alternativa CORRETA. Um paciente dever receber 360 mL de soro glicosado a 5% em 06 horas. Em quantas gotas por minuto este soro dever ser infundido? a) b) c) d) 06 36 24 20 gotas. gotas. gotas. gotas.

II. Flebite

( )

136. Assinale a alternativa CORRETA. Em quanto tempo dever ser infundido um volume de 1.800 mL de soro fisiolgico a 0,9% se o seu gotejamento for a 40 gotas por minuto? a) b) c) d) 12 horas. 15 horas. 18 horas. 6 horas e 30 minutos.

III. Bacteremia

( )

IV. Embolia Gasosa ( )

137. A insulina uma medicao utilizada para tratamento de paciente com Diabetes Mellitus e requer cuidados de enfermagem. No que se refere a sua ao e efeitos, CORRETO afirmar: I. A insulina regular inicia sua ao em 30 minutos aps a aplicao, razo pela qual deve ser administrada antes das refeies. II. A insulina NPH pode ser administrada por via sub-cutnea e endovenosa. III. As insulinas NPH e regular podem ser misturadas e administradas por via sub-cutnea. IV. As insulinas NPH e regular somente podem ser aplicadas por via sub-cutnea. V. A ao da insulina regular lenta e sua composio leitosa, e a insulina NPH tem ao rpida e sua composio transparente. Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Somente Somente Somente Somente as as as as afirmativas afirmativas afirmativas afirmativas I e III esto corretas. II, III e V esto corretas. I, IV e V esto corretas. III e V esto corretas.

V. Sobrecarga Circulatria

( )

Assinale a alternativa que de cima para baixo. a) b) c) d) IV - III - I - II - V. II - I - IV - III - V. I - V - IV - III - II. II - I - III - IV - V.

49. Assinale a alternativa CORRETA. Um paciente tem em sua prescrio mdica 7.500 UI de heparina EV de 6/6 horas. Na farmcia existe apenas frasco-ampola de 5 mL contendo 5.000 UI/mL. Quantos mL de heparina o paciente dever receber a cada 6 horas? a) 7,5 mL. b) 3,5 mL. c) 1,5 mL. d) 8 mL.

138. Chamamos de Nutrio Enteral a administrao controlada de soluo nutritiva, na forma isolada ou combinada, de composio qumica definida ou estimada. especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou 9

complementar alimentao oral, em pacientes desnutridos ou no, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando sntese ou manuteno de tecidos, rgos ou sistemas. No que se refere aos cuidados referentes Nutrio Enteral, CORRETO afirmar: a) A dieta Enteral deve ser aquecida numa temperatura aproximada de 60 C, para prevenir a ocorrncia de clicas intestinais. b) Ao administrar um medicamento atravs da sonda enteral, deve-se realizar lavagem da mesma, antes e imediatamente aps a administrao. Com o auxlio de uma seringa, deve-se injetar no mnimo 20 mL de gua, com o objetivo de prevenir a obstruo da sonda. c) A administrao da dieta pode ser realizada de forma contnua ou intermitente, sendo que a sonda deve ser lavada a cada 24 horas, para evitar obstruo da mesma. d) O posicionamento da sonda deve ser verificado a cada 48 horas, ou quando se suspeita de deslocamento da mesma. 141. A preveno da ocorrncia de lceras de presso responsabilidade da enfermagem, e o seu xito depende da adoo de medidas adequadas. Com relao medida que a enfermagem deve tomar, CORRETO: a) Favorecer a imobilizao do paciente. b) Diminuir a presso em reas susceptveis e afetadas, tendo como estratgia mudana de decbito 3 vezes ao dia. c) Utilizar dispositivo externo (preservativo masculino), se o paciente incontinente. d) Evitar o fornecimento de protenas e cido ascrbico, objetivando melhorar a difuso dos lquidos corporais. 142. Ao ministrar uma medicao intravenosa no paciente que est com fluidoterapia por cateter venoso profundo (subclvia ou disseco), qual a tcnica CORRETA? a) Fazer assepsia do ejetor lateral do equipo de infuso endovenosa, inserir a agulha e administrar lentamente a medicao. b) Desadaptar o equipo do cateter de puno, com seringa contendo a medicao, aspirar 10 mL do soro que est sendo infundido para diluir o medicamento, e aps injetlo rapidamente. c) Fazer antissepsia do frasco de soro em infuso e injetar a medicao diretamente no mesmo para manter o sistema fechado. d) Desadaptar o equipo do cateter de puno e introduzir o medicamento com a seringa.

a) A recomendao lavar as leses que tenham tecido necrtico e tecido de granulao da mesma forma, ou seja, esfregando toda a rea da ferida sem causar sangramento. b) A recomendao esfregar as leses que tenham tecido de granulao com soro fisiolgico 0,9% morno at que haja um pequeno sangramento para restabelecer-lo. c) A recomendao lavar as leses que tenham tecido necrtico com soro fisiolgico 0,9% morno, em jatos, com seringa de 20 mL e agulha 40x12. d) A recomendao lavar as leses que tenham tecido de granulao com soro fisiolgico 0,9% morno, em jatos, com seringa de 20 mL e agulha 40x12. 144. A partir da dcada de 80, o tratamento das feridas sofreu importantes transformaes e comearam a surgir coberturas que aceleram o processo de cicatrizao. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA. a) Essas coberturas propiciam conforto aos pacientes, pois, em geral, os curativos somente necessitam ser trocados duas vezes ao dia. b) A partir de pesquisas foi constatado que a epitelizao retardada em feridas que so tratadas com coberturas que mantenham o meio mido. c) Uma desvantagem de manter o meio mido que este favorece a infeco. d) Utilizar coberturas que mantenham o meio mido favorece a cicatrizao, alivia a dor e propicia a retirada do curativo sem causar traumas, dentre outras vantagens. 145. As lceras de presso acometem principalmente as pessoas mais idosas. Com relao s lceras de presso, CORRETO afirmar: a) Elas podem desenvolver-se principalmente pela desnutrio e incontinncia urinria do paciente. b) Elas podem desenvolver-se somente pelo excesso de umidade. c) Elas podem ser decorrentes de fatores externos e internos, sendo fatores externos presso: o cisalhamento e a frico. d) Elas podem desenvolver-se pela falta de higiene corporal e incontinncia urinria do paciente. 147. A insulina, hormnio produzido pelo pncreas, controla o nvel de glicose no sangue ao regular a sua produo e armazenamento. Os esquemas de administrao de insulina variam de uma a quatro injees por dia. Com relao aos cuidados de enfermagem relacionados administrao de insulina, CORRETO afirmar: a) importante respeitar o rodzio dos locais de aplicao da insulina para evitar a lipodistrofia e favorecer a absoro. b) Recomenda-se massagear o local aps a aplicao de insulina para acelerar a absoro da mesma. c) O locais indicados para a aplicao de insulina so: abdmen, superfcie anterior dos braos, coxas e quadris. d) Na tcnica de aplicao de insulina deve-se sempre pinar a pele e inserir a agulha 13x5 em ngulo de 45 graus. 10

143. O processo de limpeza das leses abrange a limpeza e o desbridamento. A limpeza uma etapa fundamental na realizao de um curativo, pois durante a mesma podemos causar danos ferida e, consequentemente, prolongar o processo de cicatrizao. Diante desta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA.

Potrebbero piacerti anche