Sei sulla pagina 1di 7

TRANSIO DA IDADE MDIA PARA A IDADE MODERNA PERODO:

MODERNIDADE: ENTRE 1453 (SC. XV) - DATA DA TOMADA DE CONSTANTINOPLA, AT 1789 (SC. XVIII) - NO INICIO DA REVOLUO FRANCESA. No sec. XIV Final do perodo medieval; O pensamento muda novamente; Surgem outras formas de pensar/ Separao radical entre a razo e a f; Separao radical entre Filosofia e Teologia. O homem: atributos de liberdade e razo passam a ser importantes novamente, e no apenas o mundo divino. Nas artes predomina os temas pagos; Afastados da temtica religiosa. Valoriza-se o corpo e a dignidade humana.

NOVO TEMPO E NOVO MUNDO: IDADE MODERNA, RENASCIMENTO E REFORMA CHOQUE DE MENTALIDADES O conjunto de atitudes do homem moderno. Contrapunha-se mentalidade medieval influenciada pelo pensamento contemplativo e submisso s verdades da f. O homem moderno buscava no somente conhecer a realidade, mas exercer controle sobre ela. Ele queria descobrir as leis que regem os fenmenos naturais. O objetivo era prever para prover. AMEAAS NOVA MENTALIDADE A transio para a mentalidade cientfica moderna no foi um processo sbito, tranquilo e sem resistncias. A Igreja no aceitava as transformaes e por isso castigava pensadores da poca (Tribunal da Inquisio) e organizando listas de livros proibidos (o Index). A teoria heliocntrica:

Atingia a concepo crist de que o homem o ser supremo da criao e a terra perderia o privilgio de ser o centro; A natureza e o universo passariam a ser concebidos a partir de um novo paradigma baseado tanto na observao quanto na representao matemtica. Essa mudana passou a ser vista como uma ameaa aos dogmas da Igreja. NOVOS VALORES, NOVAS IDEIAS PROPOSTAS PELA BURGUESIA

Em vez de um mundo centrado em Deus, ( teocntrico), um mundo centrado no homem (antropocntrico). Trata-se da valorizao da obra humana; Em vez de um mundo centrado na f (verdades reveladas), um mundo explicado pelas operaes racionais (verdades estabelecidas pela razo). Isso levou a um desenvolvimento do Racionalismo e de uma filosofia laica (no religiosa); Em vez da nfase no ideal da cristandade, um mundo marcado pela individualidade. Michelangelo, A criao de Ado, detalhe do teto da Capela Sistina, Vaticano 1483 Este sentimento de auto suficincia do ser humano foi um dos fatores que provocou o surgimento do humanismo. MAS O QUE HUMANISMO?

uma corrente filosfica surgida no final da Idade Mdia; Foi um momento de transio marcado pelo pensamento religioso e a negao deste; Fez oposio as classificaes sociais que nascimento e pela igreja; colocavam o homem determinado pelo

Alimentou o interesse pela investigao da natureza estimulou a admirao pela razo e pela beleza; Caractersticas presentes na cultura grega e romana,o que serviu de sustentao para o surgimento do Renascimento artstico e cientfico dos sculos XV e XVI. As trs mudanas mais significativas da modernidade so: A DESCOBERTA DA AMRICA O RENASCIMENTO A REFORMA.

O RENASCIMENTO REVALORIZAO DO HOMEM E DA NATUREZA

Movimento cultural (sculos XV e XVI). Criaria a base conceitual e de valores que permitiria a valorizao da razo e da cincia no sculo XVII. Inspirou-se no humanismo - defendia o estudo da cultura greco-romana e o retorno a seus ideais de exaltao do homem e de seus atributos como: a razo e a liberdade. Propiciou o desenvolvimento de uma mentalidade racionalista. Mentalidade voltada para a observao e a investigao dos problemas do mundo. O MOVIMENTO DA REFORMA Iniciada no sculo XVI. A Reforma Protestante foi um movimento que visou reformar a Igreja Catlica Romana, e que terminou por originar as Igrejas protestantes. O monge alemo Martinho Lutero foi o iniciador desse processo histrico e fundador do Luteranismo. A credibilidade da Igreja Catlica estava em queda desde a Idade Mdia. Havia muita preocupao do clero com luxo e bens materiais. As regras religiosas estavam sendo desrespeitadas, principalmente no que diz respeito ao celibato. A corrupo ficou insustentvel. Havia padres que nem conheciam os ritos da igreja no sabendo nem mesmo rezar uma missa. Essas questes foram gerando insatisfao entre a populao. Os religiosos condenavam a burguesia comercial, de obter lucro e juros, tpicos do comrcio emergente em plena expanso no sculo XVI. O papa arrecadava dinheiro para a construo da baslica de So Pedro em Roma, com a venda das indulgncias (venda do perdo) e de simonias (venda de cargos eclesisticos). Havia um comrcio de objetos sagrados realizado padres e bispos, sendo que na maior parte das vezes vendiam peas falsas. Em reunio com o cardeal Caetano solicitado a Lutero que desminta suas teses, pedido que ele recusou. Martinho Lutero e o Cardeal Caetano, em 1557

Para ter uma ideia mais clara desse perodo vejamos o Filme: Lutero No filme pode-se perceber intolerncia religiosa que se instaurou depois da Reforma Protestante.

UMA NOVA CONCEPO DO HOMEM E DO MUNDO-SCULO XVII E O SURGIMENTO DA CINCIA MODERNA A partir do sculo XVII a cincia passou por grandes mudanas. A partir dos estudos de Descartes e de Locke, o racionalismo e o empirismo passaram a ser considerados os pilares da cincia moderna. Racionalismo e razo, tem alguma relao? O Racionalismo a concepo que afirma que a razo a nica faculdade capaz de propiciar conhecimento adequado da realidade. Descartes pode ser considerado o representante ilustre do racionalismo. Recomendava que desconfissemos das percepes sensoriais, responsabilizando-as pelos frequentes erros do conhecimento QUEM FOI DESCARTES? Ren Descartes (1596-1650) era francs, filho de prsperos burgueses, estudou em colgio jesuta em La Flche. Viveu num perodo chamado de Revoluo Cientfica um tempo de acelerados avanos cientficos. Era apaixonado pela matemtica. Dizia que se quisermos alcanar a verdade temos que colocar tudo o que sabemos em dvida, procurando analisar se possvel ter certeza de alguma coisa. Ele chega a seguinte considerao: meus pensamentos existem e a existncia desses pensamentos se confunde com a essncia da minha prpria existncia como ser pensante. Da surge a frase clssica de Descartes. Penso, logo existo. Para ele o termo pensamento abrange tudo o que cremos, sonhamos, afirmamos, negamos, sentimos. Dessa forma, a pessoa era para ele, uma substancia essencialmente pensante. Sendo, o pensamento algo mais concreto do que o corpo da pessoa. Da sua obra Discurso do mtodo podemos destacar quatro regras bsicas, capazes de conduzir esprito na busca de verdade: Evidncia: Despreza todo conhecimento vindo dos sentidos, da imaginao ou formulao apressada. Diviso: Dividir cada dificuldade no maior nmero possvel de parcelas e estudar cada uma separadamente. Ordem: Partir dos problemas mais simples para os mais complexos.

Enumerao: Checklist, reviso de todo o processo, para garantir no ter esquecido nada. A maior importncia do trabalho de Descartes no foram os problemas que ele resolveu mas sim as perguntas que ele formulou. O empirismo: Apoia-se nas teorias de John Locke (1632 1704): Considera a experincia a base do conhecimento s se pode aceitar como vlido o que pode ser demonstrado experimentalmente. MAS QUEM FOI JOHN LOCKE? John Locke identificado como pertencendo ao grupo dos filsofos empiristas britnicos. O empirismo uma doutrina cientfica, segundo o qual s se pode adquirir conhecimentos com experincia prtica. Nascido em, Wrington, Inglaterra, no ano de 1632, era filho de um advogado ingls e estudou na universidade de Oxford, formando-se em medicina. Em 1675, exilou-se na Frana, , mais tarde vai para a Holanda, e somente em 1688 volta Inglaterra. conhecido como o terico do liberalismo e seu pensamento parte da seguinte indagao: "Qual a essncia, qual a origem, qual o alcance do conhecimento humano?". Para saber mais: O liberalismo um sistema poltico-econmico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econmico, poltico, religioso e intelectual, contra as ingerncias e atitudes coercitivas do poder estatal. Os tericos do empirismo consideravam que o homem no tem em si mesmo conhecimento algum. Locke afirma que no h nada em nossa mente que no tenha passado antes pelos nossos sentidos. Esta doutrina representava uma ruptura radical com a filosofia e a cincia medievais, segundo as quais o homem possua um conhecimento inato, infundido por Deus, e que se desenvolvia por meio da f nos princpios revelados por Ele. Locke foi crtico da doutrina das ideias inatas de Descartes. Para ele todo conhecimento humano deve vir direta ou indiretamente da experincia de mundo adquirida por meio do uso exclusivo dos sentidos. O que foi o Iluminismo?

Foi um movimento poltico, cultural e filosfico.

Autores iluministas, defendiam a lgica e o raciocnio como base do conhecimento da natureza, do progresso e da compreenso entre os homens. Kant tido como o maior filsofo iluminista. Nascido em Konigsberg, na Alemanha (1724-1804). Estudou as possibilidades de conhecimento da mente humana,analisando os limites e as condies nas quais a razo pode conhecer o mundo. Kant afirma que a filosofia deve responder a quatro questes fundamentais: O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? O que o ser humano? Tentando responder essas questes, ele desenvolveu um exame crtico da razo, a fim de investigar as condies nas quais se d o conhecimento humano:

A teoria do Esclarecimento O que esclarecimento para Kant? a sada do homem de sua condio de menoridade. Menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outra pessoa. O prprio indivduo o culpado em permanecer na minoridade. Ele prossegue dizendo que todos nos vivemos em algum momento uma situao de minoridade. Pode ser por preguia, medo oportunidade ou mesmo comodismo. Kant se fez a seguinte pergunta: vivemos numa poca esclarecida? A resposta direta e concreta: [...] No, vivemos em uma poca de esclarecimento. Falta ainda muito para que os homens, nas condies atuais, tomados em conjunto, estejam j numa situao, ou possam ser colocados nela, na qual em matria religiosa sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu prprio entendimento sem serem dirigidos por outrem. Somente temos claros indcios de que agora lhes foi aberto o campo no qual podem lanar-se livremente a trabalhar e tornarem progressivamente menores os obstculos ao esclarecimento geral ou sada deles, homens, de sua menoridade, da qual so culpados. Considerada sob este aspecto, esta poca a poca do esclarecimento [...] (KANT, 2005. p 70). DEBATE Sobre o conhecimento Kant afirma que a filosofia deve responder a quatro questes fundamentais: O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? O que o ser humano? Tentando responder essas questes, ele desenvolveu um exame crtico da razo, a fim de investigar as condies nas quais se d o conhecimento humano:

A teoria do Esclarecimento O que voc acha que podemos de fato conhecer? BIBLIOGRAFIA ARANHA, M.Lcia e MARTINS M.' Helena. Filosofando, S. Paulo, Ed. tica, 2006 COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. Histria e grandes temas. So Paulo: Saraiva, 2006. CHAUI, M. Convite a Filosofia S. Paulo, Ed. tica, 2003 CHAU, M. Primeira Filosofia : Lies introdutrias, So Paulo, Ed. Brasiliense, 1984 Filosofia / vrios autores. Curitiba: SEED-PR, 2006. 336 p. PLATO. Mnon. Traduo de Maura Iglesias. Rio de Janeiro: Puc-Rio/Loyola, 2001. PLATO; Repblica. So Paulo: Abril Cultural, 1972. SILVA, F. L. Teoria do Conhecimento, In: CHAU et al. Primeira Filosofia. So Paulo: Brasiliense, 1985. VERNANT, J. P. Entre Mito e Poltica. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2001.

Potrebbero piacerti anche