Sei sulla pagina 1di 19

BRASIL SEM RACISMO

Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Apresentao

Hoje no Brasil, nascer negro ou negra est diretamente relacionado com a possibilidade de ser pobre. Os negros mulheres e homens, lutam diria e incansavelmente para a garantia da subsistncia e de melhores condies de vida. Compreender essa realidade assumir o grande desafio de superar o racismo, questo essencial do programa de governo de Lula. Para a elaborao do Programa Brasil Sem Racismo, foram organizados pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, no primeiro semestre de 2002, cinco seminrios regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul e um seminrio nacional em Braslia. Contamos tambm, em todo o processo, com a parceria e a colaborao de vrias entidades da sociedade civil organizada e o importante acmulo dos partidos da Coligao Lula Presidente , fruto da trajetria de milhares de militantes do movimento anti-racismo em mbito nacional. Desta forma, foram aprofundados os debates e formuladas as propostas polticas que constam deste programa. Nunca demais ressaltar que o combate ao racismo deve ser feito por todos, pois uma sociedade verdadeiramente democrtica, sem racismo uma utopia que podemos comear a concretizar desde j, como uma tarefa coletiva de todo o povo brasileiro. Um Brasil decente, um Brasil sem discriminao, sem preconceito e sem racismo.

Antnio Palocci Filho Coordenador do Programa de Governo

Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Sumrio

Brasil sem Racismo ---------------------------------------------------------------------------------8

1. Retrato da realidade --------------------------------------------------------------------------8 2. Resistncias histricas


------------------------------------------------------------------ 10

3. Novas estratgias Ps Durban ------------------------------------------------------ 11 4. Relao com o Estado -------------------------------------------------------------------- 13 5. Aes ------------------------------------------------------------------------------------------------- 14
5.1. Terras de quilombos ------------------------------------------------------------------------------- 14 5.2. Trabalho, emprego e renda ---------------------------------------------------------------------- 14 5.3. Sade -------------------------------------------------------------------------------------------------- 15 5.4. Educao --------------------------------------------------------------------------------------------- 16 5.5. Cultura e Comunicao --------------------------------------------------------------------------- 16 5.6. Mulher ------------------------------------------------------------------------------------------------- 17 5.7. Juventude -------------------------------------------------------------------------------------------- 18 5.8. Segurana -------------------------------------------------------------------------------------------- 18 5.9 Relaes Internacionais --------------------------------------------------------------------------- 19 5.10. Gesto pblica ------------------------------------------------------------------------------------- 19 5.11. Governo e Sociedade ---------------------------------------------------------------------------- 20

Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

BRASIL SEM RACISMO


O Programa de Governo da Coligao Lula Presidente aponta o combate s desigualdades econmicas e sociais como condio necessria para que seja garantido a todos os brasileiros e brasileiras o status de cidados. Indica tambm a urgncia de um esforo poltico para que se afirme no Pas o princpio da igualdade entre homens e mulheres, entre negros e brancos, e reconhece como indispensvel a superao da dvida social que h mais de 500 anos faz de uma grande parcela da populao vtima estrutural da violncia e da injustia. No nos satisfazemos com o simples combate s causas econmicas das mltiplas formas de desigualdade, mas reconhecemos a necessidade de desenvolvermos aes afirmativas, para que se ponha fim a toda forma de discriminao existente contra os negros. A histria econmica e social brasileira deve seu desenvolvimento a 400 anos de escravido. Aps a abolio, em 1888, o incio do processo de mecanizao da lavoura e a incipiente industrializao, nos primeiros anos do sculo XX, consolidou-se a situao de dominao e excluso da mo-de-obra negra, que foi entregue a sua prpria sorte. O trabalhador negro foi mais uma vez condenado a ocupar o ltimo estrato da pirmide social: grandes fazendas e indstrias privilegiavam o trabalhador europeu e reservavam aos escravos libertos e seus filhos a atividade braal; com a pior remunerao. A ignorncia oficial, preservada durante sculos, contribuiu para consolidar a dvida social e poltica para com os negros e difundir a imagem equivocada de uma democracia racial. Na atualidade, prticas discriminatrias ainda so a triste realidade de milhes de brasileiros, negros e negras, que nem por isso se deixam esmorecer na luta por condies mais humanas de distribuio de renda e oportunidades.

1. Retrato da realidade
Nas anlises da pirmide social, a populao negra ocupa os mais baixos estratos. flagrante a enorme concentrao de negros nas faixas de menor renda da populao brasileira. Segundo pesquisa do IPEA, publicada em 2001, os negros representavam, em 1999, 45% da populao brasileira. Entre os 53 milhes de pobres, os negros correspondem a 64% do total, e a 69% da populao de indigentes. Da mesma forma, majoritariamente negra a massa de desempregados e subempregados em todo o pas.

8 BRASIL SEM RACISMO


Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

O rendimento um indicador importante na definio das linhas de pobreza e indigncia e o exame de sua distribuio oferece um quadro das desigualdades. Neste sentido, duas pesquisas recentes enfocam diretamente as relaes entre raa, gnero e emprego no territrio nacional. O Mapa do Negro no Mercado de Trabalho Brasileiro, de 1999, e Os Rostos dos Bancrios: Mapa de gnero e raa do setor bancrio brasileiro de 2000, ilustram com nmeros as desvantagens comparativas de gnero e de raa. Alm de reafirmar que os rendimentos dos trabalhadores negros so sistematicamente inferiores aos dos demais, a Pesquisa de Emprego e Desemprego DIEESE/SEADE, realizada entre janeiro e junho de 2000, alerta para a precariedade do trabalho nas regies metropolitanas e o conseqente agravamento das condies de vida da populao. Em nmeros totais, as mulheres negras so as mais freqentemente submetidas a ocupaes precrias, seguidas das mulheres brancas e dos homens negros, o que sugere a delicada condio de quem sofre, a um s tempo, discriminao de gnero e de raa. Na educao, verifica-se que a taxa de analfabetismo entre jovens brancos do sexo masculino de 15 a 19 anos de 3,7% e 9,1% para os jovens negros. Entre mulheres brancas na mesma faixa etria de 1,9% e 4,2% entre as mulheres negras. Estes nmeros revelam a falta de acesso e a dificuldade de permanncia no sistema escolar, que desconsidera em suas diretrizes curriculares a realidade vivida nas periferias e favelas. No caso especfico das mulheres, muitas abandonam a escola na adolescncia, impossibilitadas de freqentar as aulas aps a chegada de um filho. Egressos da escola, antes de completar o ensino fundamental, ou sem nunca ter pisado numa sala de aula, os jovens negros precisam recorrer cada vez mais cedo ao mercado de trabalho e, mal preparados, esbarram nas grades intransponveis do subemprego, longe de uma poltica justa de remunerao e sem perspectivas de ascenso social. Por tudo isso, apesar do empenho de tantos grupos para denunciar a excluso social e garantir a igualdade de condies, nascer negro est relacionado probabilidade de ser pobre. Esta situao no pode ser tratada como simples herana da escravido. O racismo recriado e alimentado a cada dia, reforando um ciclo cumulativo de desvantagem para os negros. As manifestaes de racismo causam danos materiais, simblicos, polticos e culturais por vezes irreversveis para toda a populao negra e agridem, acima de tudo, a essncia da democracia. Valor poltico que orienta a atuao dos membros da Coligao Lula Presidente.

BRASIL SEM RACISMO

Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

2. Resistncias histricas
Contrariando a histria oficial, a trajetria dos negros no Brasil foi, desde a origem, marcada por incansveis perodos de luta e intensa participao poltica. A resistncia negra ao regime escravocrata pode ser considerada o primeiro movimento social de destaque na histria do pas. Negros e negras jamais ficaram passivos diante dos diversos tipos de violncia a que foram submetidos e, durante sculos, empreenderam fugas constantes das fazendas e engenhos, organizando-se nos quilombos. Um deles, o Quilombo dos Palmares, manteve-se estruturado por vrias geraes e se tornou smbolo mximo da luta popular pela sobrevivncia e pela liberdade. Ao mesmo tempo, outros movimentos importantes como a Revoluo dos Alfaiates e a Revolta dos Mals, para citar alguns exemplos, foram sistematicamente ocultados na histria brasileira. Fenmeno semelhante acontece com a prtica de religies de matrizes africanas, tradicionalmente denegadas e submetidas durante dcadas represso policial. Notcias de invaso de terreiros e priso de seus adeptos enchiam as pginas dos jornais na primeira metade do sculo XX e, at pouco tempo atrs, representavam o cotidiano de pais e mes de santo. Ainda assim, religies como o candombl, a umbanda e suas variaes jamais deixaram de constituir importante elemento para garantia da dignidade da populao negra. Podem ser consideradas como um dos baluartes da resistncia, que garantiu a continuidade da viso de mundo e o florescimento do orgulho de sua origem africana. importante que a intolerncia religiosa, assim como os preconceitos e esteretipos que estigmatizam as religies de matrizes africanas, entre outras religies, seja punida, dando cumprimento ao preceito constitucional que assegura a liberdade de culto. Reunidos em grupos, entidades e organizaes no governamentais, os integrantes do Movimento Negro estruturam fruns locais, regionais e nacionais que visam, em ltima instncia, a efetiva organizao da populao negra. Nesse campo, como exemplo, destacamos algumas frentes: o hip-hop, como expresso que aglutina grandes contingentes de jovens, a ao dos remanescentes de quilombos e a organizao partidria e sindical. Desde os anos 80 e mais efetivamente a partir dos anos 90, sindicatos e partidos so progressivamente influenciados pelo Movimento Negro, confiante na possibilidade de melhorar as condies de vida da populao negra, sobretudo no mundo do trabalho e na poltica. Pelas aes desempenhadas e o compromisso de luta firmado, merecem destaque especial os grupos de mulheres negras que, conscientes de seu papel na histria, procuraram desmascarar situaes de conflito e de excluso associadas s desigualdades de gnero e raa. Com isso, contribuem para a conquista de maior visibilidade como sujeitos polticos e trilham importante caminho com a construo do Movimento de Mulheres Negras em mbito nacional.
10 BRASIL SEM RACISMO
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

No vasto rol de mobilizaes contra o racismo realizadas por esses movimentos, consta a apresentao do Programa de Superao do Racismo ao governo federal durante a Marcha Contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida, em novembro de 1995. Na ocasio, cerca de 30 mil manifestantes estiveram presentes em Braslia. Antes disso, em 1992, o Movimento Negro marcou presena no cenrio mundial ao encaminhar 82a Conferncia Internacional do Trabalho, em Genebra, um documento de denncia do no cumprimento no Brasil da Conveno Sobre Discriminao (Emprego e Profisso), conhecida como Conveno 111, aprovada pela Organizao Internacional do Trabalho, em 1958, com o intuito de garantir a igualdade de oportunidade e de tratamento em matria de emprego e profisso, objetivando a eliminao de toda discriminao nesse sentido. Recentemente, cada vez maior a adeso mobilizao do movimento para consagrar Zumbi dos Palmares heri nacional atravs da institucionalizao da data de 20 de novembro Dia Nacional da Conscincia Negra como feriado nacional. Por tudo isso, o Movimento Negro e o Movimento de Mulheres Negras, ao longo da histria, tem desempenhado uma ao fundamental na denncia do mito da democracia racial e na elaborao de propostas de polticas pblicas que contribuam para a alterao do quadro de desigualdade e opresso, no apenas racial, mas tambm de gnero. O potencial de luta e de mobilizao social dessas organizaes tem uma importncia histrica inestimvel.

3. Novas estratgias Ps Durban


A primeira Conferncia Mundial de Combate ao Racismo e Discriminao Racial foi realizada em Genebra, na Sua, em 1978. A Declarao e o Programa de Ao resultantes desse encontro reafirmaram a gravidade do racismo, destacaram a ameaa que ele traz s relaes igualitrias entre pessoas e naes e condenaram o apartheid. A segunda Conferncia Mundial de Combate ao Racismo e Discriminao Racial, ocorrida cinco anos depois na mesma cidade, revisou e avaliou as atividades desenvolvidas nos anos anteriores e formulou medidas especficas que visavam a implementar, por parte da Organizao das Naes Unidas, aes concretas para eliminao do racismo e do apartheid. Em 1998, a ONU decidiu proclamar 2001 o Ano Internacional de Mobilizao contra Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Formas Conexas de Intolerncia. Nesse contexto, realizou-se no ms de setembro, em Durban, na frica do Sul, a III Conferncia Mundial contra Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Intolerncia Correlata. Cerca de 16 mil pessoas de 173 pases participaram
BRASIL SEM RACISMO 11
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

do debate poltico desta conferncia, que teve como slogan Unidos para combater o racismo: Igualdade, Justia e Dignidade. Do Brasil, estiveram presentes 500 pessoas, entre representantes do governo, dos movimentos sociais (em especial o negro e o de mulheres negras), organizaes no governamentais, partidos polticos e sindicatos. Durante o processo de organizao da terceira conferncia, o secretrio geral da ONU, Kofi Annan, apresentou importante formulao: Em todo o mundo, minorias tnicas continuam a ser desproporcionalmente pobres, desproporcionalmente afetadas pelo desemprego e desproporcionalmente menos escolarizadas do que os grupos dominantes. Esto sub-representadas nas estruturas polticas e super-representadas nas prises. Tm menos acesso a servios de sade de qualidade e, consequentemente, menor expectativa de vida. Estas e outras formas de injustia racial so a cruel realidade do nosso tempo, mas no precisam ser inevitveis no nosso futuro. Entre as concluses e uma lista de intenes firmadas pelos pases participantes desta conferncia, algumas so: a escravido deve ser considerada crime contra a humanidade e as naes devem se comprometer com a erradicao do racismo e estimular o desenvolvimento poltico, econmico e social da populao negra, particularmente das mulheres. Os debates aps a conferncia contriburam para o estabelecimento de uma relao mais objetiva entre escravido e racismo, entre trfico de negros e discriminao. Mais do que resultado do regime escravocrata, o racismo passou a ser encarado nas Amricas como parte integrante da escravido, o que figura como ponto de partida de todo mecanismo discriminatrio: o lugar de qualquer cidado definido de acordo com a cor de sua pele. Historicamente, em nosso continente, a cor da pele dos negros determinou no apenas o lugar fsico a senzala como tambm o lugar social a eles permitido. No documento oficial brasileiro reconhecida a responsabilidade histrica pelo escravismo e pela marginalizao econmica, social e poltica dos descendentes de africanos. Alm disso, recomendada oficialmente a incluso no Cdigo Penal Brasileiro de agravantes de crimes como o racismo, a xenofobia e outras formas de intolerncia. A Conferncia de Durban refletiu positivamente na poltica nacional. O governo brasileiro desencadeou uma srie de iniciativas e estratgias compreendidas como aes afirmativas. O Plano Nacional de Direitos Humanos, lanado no primeiro semestre, trouxe algumas das propostas relacionadas eliminao do racismo. Medidas de ao afirmativa foram sugeridas pelos Ministrios da Cultura, da Educao, do Trabalho e do Desenvolvimento Agrrio, mas ainda dependem de aprovao para serem implementadas, o que no se concretizar na atual gesto.
12 BRASIL SEM RACISMO

Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Cabe ao nosso futuro governo balizar as proposies em curso, visando ao encaminhamento das propostas incorporadas Declarao de Durban. O reconhecimento do racismo como crime e a urgncia de medidas que cobam manifestaes discriminatrias ocupam, dia aps dia, a agenda poltica mundial. O governo Lula vai buscar incansavelmente formas de eliminar o racismo estrutural, unindo foras com aqueles que acreditam que um outro mundo possvel: um mundo onde equidade e justia social deixem de ser um sonho para se transformarem em fatos concretos.

4. Relao com o Estado


O Estado no neutro do ponto de vista das questes raciais. Cabe a ele assegurar a todo brasileiro igualdade de oportunidades, de tratamento e uma justa distribuio de terra, do poder poltico e da riqueza nacional. Mais do que divulgar aes afirmativas, impe-se a necessidade de criar condies reais que tornem justas as possibilidades dos indivduos e que transformem a democracia formal em democracia plena, a igualdade formal em igualdade autntica. A Constituio Brasileira de 1988 declara a cidadania e a dignidade da pessoa humana como princpios estruturais do Estado Democrtico e de Direito. Proclama a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao e ainda estabelece alguns avanos: o racismo passa a ser considerado crime imprescritvel e inafianvel; reconhecida a figura jurdica dos remanescentes de quilombos; promove o debate sobre aes afirmativas frente s desigualdades raciais, hoje em curso no Congresso Nacional. Todas as leis nacionais, estabelecidas no Cdigo Penal ou na Constituio, desdobram-se para as aes jurdicas dos estados e dos municpios, onde se d o controle efetivo de seu cumprimento. As esferas estaduais e municipais devem comprometer-se com o estabelecimento de medidas positivas para a promoo da igualdade. No entanto, entre as conquistas legais e a realidade vivida pela populao brasileira, ainda existe uma larga distncia. Para superar esta realidade necessrio ir alm da adoo de polticas antidiscriminatrias. necessrio combin-las com polticas pblicas nas diversas reas e adotar um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, economicamente vivel, ecologicamente sustentvel e racial e socialmente justo.
BRASIL SEM RACISMO 13
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Aes afirmativas tm sido apresentadas como medidas de enfrentamento da desigualdade racial. No entanto, para a superao do racismo, tornam-se necessrias medidas reparatrias sob a forma de polticas pblicas efetivamente comprometidas com a resoluo dos problemas nos mbitos social, econmico e cultural.

5. Aes s
5.1. Terras de quilombos
As comunidades remanescentes de quilombos so encontradas em todo o territrio nacional. Desde a Constituio de 1988, gozam de reconhecimento oficial como detentoras de direitos culturais histricos (assegurados nos artigos 215, 216 e no artigo 68 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias). Ainda assim, muitas das reas j reconhecidas ainda no foram tituladas.
Aes:

Assegurar o ttulo da terra s comunidades urbanas e rurais remanescentes de quilombos; Implantar nessas regies programas que incluam projetos agro-industriais que visem o desenvolvimento dos recursos locais; Criar linhas de crditos e financiamentos especficos, como garantia de gerao de renda para as comunidades.

5.2. Trabalho, emprego e renda


A insero da populao negra no mercado de trabalho se caracteriza historicamente por prticas discriminatrias na oferta de empregos e no processo de admisso. As taxas de desemprego na populao negra , estruturalmente maior do que entre os brancos, enquanto seus rendimentos so tradicionalmente menores. A excluso social a que a populao negra submetida transparece no apenas no raro acesso de negros a cargos de direo, mas tambm na idade precoce com que uma maioria de crianas negras entra para o mundo do trabalho, nas constantes e injustificveis diferenas salariais entre funcionrios que desempenham as mesmas funes e possuem o mesmo grau de escolaridade, e na evidente falta de critrios objetivos na admisso, contratao e demisso de trabalhadores negros.
14 BRASIL SEM RACISMO

Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Aes:

Garantir o cumprimento da Conveno 111 da Organizao Internacional do Trabalho; Incrementar incentivos a empresas privadas que desenvolvam programas de igualdade racial e diversidade tnica; Impedir qualquer discriminao no acesso s linhas de crdito especiais para micro e pequenas empresas; Assegurar o desenvolvimento de programas de profissionalizao, especializao de mo-de-obra e gerao de renda para os membros dos grupos excludos; Estimular a organizao dos trabalhadores urbanos e rurais, visando a otimizao da cultura e da utilizao de recursos comunitrios na gerao de renda;

5.3. Sade
A Sade direito de todos e dever do Estado, garantido pela Constituio. Dessa forma, essencial estabelecer aes que assegurem acesso da populao negra ao Sistema nico de Sade, entendendo que existem doenas prevalecentes entre os negros. As condies precrias de vida e a constante violncia fsica e psicolgica a que est submetida a maioria da populao negra tornam necessrio o desenvolvimento de programas especficos, que garantam seu bem estar fsico, psicolgico e social, alm da indispensvel qualidade do sistema de sade.
Aes:

Intensificar a implementao do Programa Integral de Sade da Mulher, incluindo o desenvolvimento de programas especficos que contemplem o binmio raa e gnero; Assegurar a implantao do PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal) e garantir cobertura integral nas etapas de tratamento, acompanhamento, medicamento e financiamento; Implementar programas especiais de combate e preveno de doenas prevalecentes da populao negra, como miomatose, hipertenso arterial, diabetes, lpus, anemia falciforme etc.
BRASIL SEM RACISMO 15
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Fomentar nas universidades a criao de ncleos de pesquisa, formao e treinamento sobre as doenas com agravos na populao negra.

5.4. Educao
O sistema educacional no Brasil reproduz com frequncia prticas discriminatrias e racistas. Existe um crculo vicioso que combina pobreza, fracasso escolar e marginalizao social. A soma destas prticas impede o desenvolvimento dos direitos humanos, o exerccio pleno da cidadania e a possibilidade de participao social, econmica, cultural e poltica. Se j difcil, no modelo atual, garantir acesso e permanncia de crianas, jovens e adultos brancos aos diferentes nveis de ensino, maior ainda deve ser a ateno dada populao negra no sentido de garantir a oferta de educao de qualidade. Alm disso, inadivel a construo de um projeto pedaggico baseado nos princpios da diversidade, eqidade e justia social. As medidas devem se fazer acompanhar por mecanismos e critrios que superem os limites do atual processo de seleo e considerem a possibilidade de novas formas de acesso ao ensino superior, em especial para negros e estudantes egressos da escola pblica. Quando necessrios, devem ser oferecidos programas de nivelamento de conhecimento sob responsabilidade das prprias instituies de ensino superior.
Aes:

Implementar os dispositivos legais que garantam o acesso e a permanncia das crianas negras na escola, acompanhados de medidas que estimulem a participao das famlias e da comunidade; Estimular a alfabetizao e a qualificao profissional de jovens e adultos; Garantir a insero de jovens e adultos negros nas universidades; Assegurar qualidade de ensino e a adoo de pedagogia inter-tnica, inter-racial e no sexista no sistema educacional; Adotar, nas polticas de apoio pesquisa cientfica e tecnolgica, igualdade de tratamento para os projetos referentes s relaes raciais.

5.5. Cultura e Comunicao


A cultura expressa a identidade de um povo. No caso do Brasil, da interseo e coexistncia de tantas tradies em territrio nacional que surgiu o caldeiro
16 BRASIL SEM RACISMO
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

cultural. Dele, fazem parte hbitos e tradies africanas que devem ser preservados, como resgate histrico e ferramenta para garantir dignidade populao negra. Os meios de comunicao, no entanto, reforam a imagem do negro de maneira estereotipada e discriminatria, produzindo efeitos perversos que vo contra a tentativa de fortalecer a identidade positiva dessa populao. A cultura deve ser considerada, antes de tudo, fonte de determinao e auto-estima. funo do poder executivo desenvolver aes que propiciem um novo paradigma de visibilidade e valorizao da cultura negra.
Aes:

Garantir representao e visibilidade dos grupos raciais e tnicos nas campanhas e atividades de comunicao do Governo e de entidades que tenham apoio poltico ou investimento econmico da Unio; Desenvolver programas que assegurem igualdade de oportunidade e de tratamento nas polticas culturais, bem como a proteo das manifestaes culturais afro-brasileiras e seus templos; Promover o mapeamento e tombamento dos stios arqueolgicos e documentos detentores de reminiscncias histricas dos quilombos.

5.6. Mulher
Alm das situaes advindas do racismo, as mulheres negras vivenciam outras formas de discriminao ligadas desigualdade de gnero. Historicamente, tem sido negado s mulheres negras seu efetivo reconhecimento como cidads capazes de tomar decises responsveis. As formas de discriminao e excluso se manifestam nos mbitos familiar, poltico e social. As mulheres negras historicamente tm se organizado para combater a discriminao e reverter esse quadro de opresso.
Aes:

Garantir o desenvolvimento de polticas de combate feminilizao da pobreza com base na proteo do trabalho da mulher, mediante incentivos especficos que contemplem as mulheres negras atravs de programas de acesso, capacitao e treinamento para o mercado de trabalho; Estimular o desenvolvimento de programas de alfabetizao, formao para a cidadania e acesso ao mercado de trabalho para mulheres adultas, em especial as mulheres negras.
BRASIL SEM RACISMO 17
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

5.7. Juventude
Apesar de apontar para um paulatino processo de envelhecimento da populao, o Brasil ainda um pas jovem. Sua pirmide etria no deixa dvida quanto existncia de uma massa de jovens que, todo ano, se depara com a necessidade de entrar para o mundo do trabalho e, antes disso, desempenhar atividades de lazer e cultura, muitas vezes proibitivas para a maioria dos jovens. Tradicionalmente, os jovens negros so tolhidos de exercitar seu papel de protagonistas sociais, tornando-se alvos de discriminao e vtimas incontestveis da violncia urbana. Neste sentido, necessrio estimular o jovem negro a conquistar e garantir espaos para o exerccio pleno da cidadania, respeitando-se suas particularidades e especificidades.
Aes:

Criar um programa de combate violncia racial com foco especial para atender discriminao imposta contra a juventude negra; Estimular a participao em programas culturais, esportivos e ldicos, como forma de garantir a incluso social e poltica do jovem negro.

5.8. Segurana
Poucos temas relacionados atividade governamental despertam tanta ateno quanto a segurana. Vive-se hoje uma espcie de parania generalizada, intensificada a cada noticirio televisivo, a cada nova estatstica de criminalidade. No bastasse conviver com uma histria de violncia estrutural, fsica e psquica, o negro ainda hoje, submetido a humilhao por parte de policiais mal preparados.
Aes:

Criar um Centro de Referncia contra o Racismo, constitudo junto com organizaes do movimento negro, de defesa de mulheres negras, alm de professores, intelectuais, artistas e lideranas da sociedade sensibilizadas para a problemtica racial; Promover a abertura de dilogo franco e a implantao de cursos de capacitao policial, ministrados por lideranas e professores do movimento negro, para dizimar o racismo das corporaes policiais; Desenvolver material educacional especfico para essa finalidade com o apoio das entidades, de especialistas e de comunicadores;
18 BRASIL SEM RACISMO
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Criar o Disque Racismo, operado em conjunto com representantes das organizaes no governamentais.

5.9 Relaes Internacionais


O Brasil, segundo pas com maior populao negra no mundo, dever voltar-se para a frica. Alm de explorar os laos tnicos e culturais que mantm com aquele continente, sobretudo com os pases de lngua portuguesa, deve buscar a construo de novas relaes econmicas e comerciais, em particular com a frica do Sul. Da mesma forma, deve ser contemplada a utilizao efetiva e constante dos vrios instrumentos internacionais que visam garantia de igualdade de oportunidades e de tratamento.
Aes:

Estabelecer relaes econmicas e culturais de cooperao entre os pases em desenvolvimento, buscando o desenvolvimento mtuo; Garantir formas de monitoramento em relao ao cumprimento das convenes e declaraes que visam garantia de justia social, em especial a Conveno Internacional sobre a Eliminao de todas as Formas de Discriminao Racial; as declaraes das Conferncias sobre a Mulher (Beiging, 1995) e da Conferncia Mundial contra o Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Intolerncia Correlata (Durban, 2001).

5.10. Gesto pblica


A gesto de polticas que preservem a igualdade de oportunidades e de tratamento no dever circunscrever-se atuao de rgos isolados na administrao, mas ser responsabilidade do governo em conformidade com os dispositivos legais. Da mesma forma, deve ser estabelecida relao de cooperao entre os poderes executivo e legislativo na inteno de se garantir a aprovao de leis que busquem a igualdade de oportunidades e tratamento para a populao negra, como por exemplo: o Projeto de Lei - Estatuto da Igualdade Racial e o Projeto de Lei complementar sobre o Fundo Nacional para o Desenvolvimento das Aes Afirmativas.

BRASIL SEM RACISMO 19


Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Aes:

Criar instrumentos e canais de participao que diagnostiquem, proponham, acompanhem, avaliem e fiscalizem a execuo de polticas anti-racismo; Elaborar um mapa de distribuio da populao negra para, feito o diagnstico, possibilitar um melhor aproveitamento das polticas pblicas a serem desenvolvidas; Intensificar a introduo do quesito cor nos sistemas de informao das reas de atendimento aos usurios em todos os setores do servio pblico.

5.11. Governo e Sociedade


O incremento de polticas pblicas voltadas populao negra ser imperativo na agenda programtica dos ministrios durante o governo Lula, sempre em contato com a sociedade civil, em especial com o Movimento Negro e todas as instituies que apontam caminhos para superar a excluso dos negros no Brasil. Nosso governo convocar as instituies do Estado e da Sociedade para participarem de um amplo debate sobre o racismo e para se empenharem na sua superao.

20 BRASIL SEM RACISMO


Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

EXPEDIENTE
Coligao Lula Presidente Luiz Incio Lula da Silva - Candidato Presidente Jos Alencar - Candidato Vice-Presidente Partidos da Coligao Partido dos Trabalhadores (PT) - Jos Dirceu de Oliveira e Silva (Presidente) Partido Comunista do Brasil (PCdoB)- Jos Renato Rabelo (Presidente) Partido Liberal (PL) - Valdemar Costa Neto (Presidente) Partido da Mobilizao Nacional (PMN) - Oscar Noronha Filho (Presidente) Partido Comunista Brasileiro (PCB) - Zuleide Faria de Melo (Presidente) Comisso de Programa de Governo Coordenador Antnio Palocci Filho In memorian Celso Daniel Membros Alozio Mercadante, Gilney Viana, Jorge Bittar, Luiz Dulci, Luz Marinho, Marcel Frison, Marcelino Pies, Marcelo Dda, Mrcio Meira, Marco Aurlio Garcia, Maria da Conceio Tavares, Maria Victria Benevides (Ouvidora), Marina Silva, Marta Suplicy, Matilde Ribeiro, Miguel Rossetto, Nelson Pelegrino, Oded Grajew, Patrus Ananias, Ronald Rocha, Tania Bacelar, Tarso Genro. Convidados Gilberto Carvalho, Ivete Garcia, Newton Lima Neto, Ricardo Carneiro, Ana Maria M. da Fonseca, Glauco Arbix Coordenao Executiva Antonio Prado e Clara Ant Caderno Temtico do Programa de Governo: Brasil Sem Racismo Colaboradores Martvs Antonio Alves das Chagas e Matilde Ribeiro (coordenadores) Adriano Bueno da Silva, Antnio Gilson Pires da Silva, Antonio Paulo Anunciao, Ben-Hur Ferreira, Carlos Alberto Pereira Porto, Carlos Santana, Djenal Nobre Cruz, Flavio Jorge Rodrigues da Silva, Francisco A Floriando, Geraldo Cndido, Gilberto Batista Campos, Gilmar Machado, Givalda Maria A dos Santos, Ian Germano de Andrade, Joana DArc Lara, Joo Grando, Jos Aparecido da Silva, Jos de Oliveira, Jos Eduardo da Silva Batista, Jos Galdino de Souza Clemente, Jos Geraldo Zaca Azarias, Juara Quadros, Larissa Amorin Borges, Luiz Alberto, Mrcia Nascimento, Maria das Graas Rodrigues, Maria Olvia Santana, Maria Raimunda, Nivaldo Santana, Paulo Paim, Pedro Celso, Renato Oliveira Santana, Sandra Maria Mariano, Sonia Regina de Paula Leite, Snia Ribeiro, Vanda Souza Lima e Vital Nolasco Capa: Duda Mendona Diagramao: Paulo de Tarso Souza Comit Lula Presidente Rua Jos de Magalhes, 340. So Paulo - SP - CEP 04026-090 Tel. (11)5908-6888 - Fax (11) 5908-6888 ramal 6834 e-mails: secretariapag@pt.org.br, ouvidoria@pt.org.br e pag2002@pt.org.br Stios teis www.lula.org.br www.pt.org.br, www.liderancadopt.org.br, www.icidadania.org.br, www.fpabramo.org.br
Resolues de Encontros e Congressos & Programas de Governo - Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br) / Fundao Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)

Potrebbero piacerti anche