Sei sulla pagina 1di 20

Redalyc

Sistema de Informacin Cientfica


Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Barbosa Mendona de Souza Jnior, Marclio; Soares Tavares de Melo, Marcelo; Santiago, Maria Eliete A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educao Fsica escolar Movimento, vol. 16, nm. 3, julio-septiembre, 2010, pp. 31-49 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul, Brasil
Disponible en: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=115316960003

Movimento ISSN (Versin impresa): 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Cmo citar?

Nmero completo

Ms informacin del artculo

Pgina de la revista

www.redalyc.org Proyecto acadmico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educao Fsica escolar1
Marclio Barbosa Mendona de Souza Jnior* Marcelo Soares Tavares de Melo** Maria Eliete Santiago***

Resumo: Muitas vezes, em livros e peridicos, se d menor nfase elucidao da metodologia investigativa, favorecendo o no reconhecimento dos procedimentos e instrumentos de coleta e anlise dos dados como construto da elaborao do pesquisador. Neste artigo, apresentamos uma reflexo acerca de uma das fases da metodologia cientfica, focalizando a anlise de contedo categorial temtica como uma das formas de tratamento dos dados. Tomamos como exemplo, para discutir e fundamentar o ato de pesquisa, uma investigao desenvolvida no mbito da Educao Fsica escolar, na inteno de colaborarmos na consolidao da rigorosidade cientfica das pesquisas nessa rea. Palavras-chave: Metodologia cientfica. Pesquisa qualitativa. Anlise de contedo. Educao Fsica escolar.

*Professor Doutor da Licenciatura da ESEF-UPE e do Mestrado Associado em Educao Fsica UPE/UFPB; Membro do Grupo de Estudos Etnogrficos em Educao Fsica e Esportes (ETHNS) e Professor da FASNE. Recife, PE, Brasil. E-mail: m.souzajr@uol.com.br ** Professor Doutor Coordenador da Licenciatura da ESEF-UPE, Mestrado Associado em Educao Fsica UPE/UFPB e do Colgio de Aplicao da UFPE; Membro do ETHNS e Professor da FASNE. Recife, PE, Brasil. E-mail: mtavares19@hotmail.com *** Professora Doutora do Programa de Ps-Graduao em Educao do CE/UFPE. Recife, PE, Brasil. E-mail: mesantiago@uol.com.br 1 Este trabalho constitui parte da pesquisa realizada para elaborao de Tese de Doutorado, defendida no Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Linha de Pesquisa de Formao de Professores e Prtica Pedaggica e ainda um dos recortes do Projeto de Pesquisa desenvolvido na Escola Superior de Educao Fsica da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE), sob o ttulo Pesquisa em Educao Fsica Escolar, financiado pelo CNPq, por intermdio do Edital Universal - MCT/CNPq N 014/2008. Tal projeto est vinculado linda de pesquisa Prtica Pedaggica e Formao Profissional em Educao Fsica do Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica - Mestrado UPE/UFPB.

32

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

1 INTRODUO
A metodologia da pesquisa, na produo cientfica, constitui um dos elementos que confere aos estudos investigativos rigorosidade e reconhecimento perante o estatuto de Cincia. Porm, contraditoriamente, quando da socializao dos resultados dessas investigaes, os fundamentos e procedimentos parecem no mais servir comunidade acadmica. Por vezes, as metodologias de pesquisa dos estudos cientficos, quando se expressam numa publicao em formato de livros ou peridicos, so secundarizadas, isso quando no obscurecidas ou at mesmo negligenciadas, pois parece que o papel da metodologia da pesquisa s compreendido como processo e no como produto da elaborao investigativa. Acreditamos que, por mais que a metodologia seja um caminho, uma estratgia, um percurso, numa pesquisa cientfica, esta se configura tambm como uma elaborao, por parte do pesquisador, na interao com o objeto de investigao e suas fontes de dados. Vemos, portanto, que se faz necessrio refletirmos tanto acerca dos resultados e da discusso de dados de pesquisa quanto de sua trajetria de investigao. Nossa reflexo acerca da anlise de contedo, uma das formas de tratamento dos dados, se d a partir da Perspectiva da Pesquisa Dialtica na Educao, sob o foco da abordagem qualitativa, tomando como exemplo, para elucidar as dimenses operacionais do ato de pesquisa, uma investigao desenvolvida no mbito da Educao Fsica escolar, que teve como objeto a constituio dos saberes escolares (SOUZA JNIOR, 2007), pelo olhar da Sociologia Crtica do Currculo (FORQUIN, 1993; GOODSON, 1995; MOREIRA, 1995; SILVA, 1999). Os fundamentos e procedimentos aqui expostos pautaram-se por uma pesquisa na literatura e no campo, com recorte emprico em Escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife e tendo como fontes documentos pertinentes ao objeto e entrevistas com duas professoras2 de Educao Fsica (PEF1 e PEF2).
Decidimos manter o feminino, quando nos referirmos aos sujeitos de pesquisa, para preservar sua identidade de gnero, ainda que isso, em virtude das caractersticas de nossa pesquisa, no tenha sido objeto de nenhuma reflexo.
2

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

33

2 ANLISE DE CONTEDO
Partimos da compreenso de que uma pesquisa cientfica, numa abordagem qualitativa, realizada num movimento contnuo de fases interligadas. No entanto, ainda que tais fases se imbriquem, numa dinmica de idas e vindas, preservam-se, em cada uma dessas, caractersticas e objetivos singulares. Segundo Minayo (1998), uma pesquisa passa por trs fases: a) fase exploratria, na qual se amadurece o objeto de estudo e se delimita o problema de investigao; b) fase de coleta de dados, em que se recolhem informaes que respondam ao problema; e c) fase de anlise de dados, na qual se faz o tratamento, por inferncias e interpretaes, dos dados coletados. No caso da pesquisa aqui situada, o objeto de estudo partiu da experincia do pesquisador com a formao inicial e continuada de professores de Educao Fsica, assim como de sua prpria trajetria de formao. Percebia-se empiricamente que, reiteradamente, os professores de Educao Fsica se questionavam acerca da constituio dos saberes escolares, duvidando at da presena de conhecimentos estruturados nas aulas. Isso nos levou a indagar se os saberes escolares seriam constitudos da mesma forma entre as vrias disciplinas do currculo, delimitando assim o problema de investigao. Desse modo, entendemos que um conflito percebido na experincia prtica, inclusive pessoal, pode se configurar num problema de investigao, mas no pode se confundir com esta, pois precisa amadurecer e enfrentar delimitaes e recortes. A partir de ento foram definidos, com critrios coerentes com o objeto e o problema, o campo de pesquisa e os sujeitos para realizar a coleta de dados, por via de recolhimento de documentos e entrevistas. Aps esta, os dados coletados passaram por um tratamento que ia desde a organizao fsica at as interpretaes. Se no incio da pesquisa tnhamos projees acerca das anlises e no decorrer voltvamos ao objeto e problema, recorrentemente, no final recuperamos o contexto e questes de pesquisa para a realizao das anlises.
, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

34

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

A anlise dos dados, ainda que no se dissocie das demais fases, tem como objetivo compreender o que foi coletado, confirmar ou no os pressupostos da pesquisa e ampliar a compreenso de contextos para alm do que se pode verificar nas aparncias do fenmeno. Entre as diferentes e possveis formas de anlise de dados, destacamos aqui uma, a anlise de contedo, que, comumente, tem sido utilizada nas pesquisas qualitativas em Educao Fsica escolar. Esta consiste num recurso tcnico para anlise de dados provenientes de mensagens escritas ou transcritas, no nosso caso, das mensagens vindas da literatura, dos documentos da rede de ensino e das falas das professoras. Segundo Minayo (1998), diferentes so os tipos de anlise de contedo: de expresso, das relaes, de avaliao, de enunciao e categorial temtica. Esta ltima, qual daremos destaque, se prope a "descobrir os ncleos de sentido que compem uma comunicao cuja presena ou frequncia signifiquem alguma coisa para o objetivo analtico visado", utilizando-a de forma mais interpretativa, em lugar de realizar inferncias estatsticas.A anlise categorial temtica funciona em etapas, por operaes de desmembramento do texto em unidades e em categorias para reagrupamento analtico posterior, e comporta dois momentos: o inventrio ou isolamento dos elementos e a classificao ou organizao das mensagens a partir dos elementos repartidos. 2.1 ETAPAS DA ANLISE DE CONTEDO Baseando-nos em Bardin (1988) e em Minayo (1998), sugerimos uma organizao dessas etapas para a anlise de contedo, deixando claro que as intenes e aes a seguir, como vemos no quadro 1, no se apresentam de maneira estanque, linear, e, sim, como um roteiro didtico para o tratamento dos dados, sendo importante que o pesquisador tenha cincia de que isso pode passar por entrelaamentos e, por vezes, idas e vindas.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

35

ETAPAS

INTENES *Retomada do objeto e objetivos da pesquisa; *Escolha inicial dos documentos; 1 etapa: *Construo inicial de indicadores para a anlise: definio de unidades de pr-anlise registro - palavras-chave ou frases; e de unidade de contexto - delimitao do contexto (se necessrio);

AES *Leitura flutuante: primeiro contato com os textos, captando o contedo genericamente, sem maiores preocupaes tcnicas *Constituio do corpus: seguir normas de validade: 1- Exaustividade - dar conta do roteiro; 2- Representatividade - dar conta do universo pretendido; 3- Homogeneidade - coerncia interna de temas, tcnicas e interlocutores; 4- Pertinncia - adequao ao objeto e objetivos do estudo.

2 etapa: Explorao do material

*Referenciao dos ndices e a *Desmembramento do texto em unidades/categorias - invenelaborao de indicadores trio (isolamento dos elementos); recortes do texto e categorizao; *Reagrupamento por categorias para anlise posterior *Preparao e explorao do material - classificao (organizao das mensagens a partir dos alinhamento; elementos repartidos) *Interpretaes dos dados brutos (falantes); *Estabelecimento de quadros de resultados, pondo em relevo as informaes fornecidas pelas anlises; *Inferncias com uma abordagem variante/qualitativa, trabalhando com significaes em lugar de inferncias estatsticas.

3 etapa: Tratamento dos dados e interpretao

Quadro 1 - Roteiro didtico para anlise de contedo

Na anlise de contedo, um procedimento importante a elaborao dos indicadores, como ilustramos, abaixo, no quadro 2. O objeto de estudo da pesquisa precisa ser destacado como elemento central desses indicadores, expressando-se numa temtica sinttica acerca do que se deseja investigar, como tambm sua operacionalizao, ou seja, como estes se expressaro. No nosso caso, tivemos como foco as informaes referentes aos conhecimentos especficos da Educao Fsica e ao seu movimento na escola como um todo.
Indicadores
"Elemento central: trato com o conhecimento - constituio dos saberes escolares; "Operacionalizao: tratamento dado ao contedo de ensino (seleo, organizao e sistematizao); "Categorias analticas: currculo, saberes escolares, cultura escolar; "Categorias empricas: seleo, organizao e sistematizao dos saberes escolares; "Pontos de orientao para a investigao, oriundos do objeto de pesquisa - questes gerais

Quadro 2 - Indicadores para anlise de contedo

A categorizao evidencia um caminho de ordenao da realidade investigada, na inteno de apreend-la conceitualmente3.


Entendem-se por conceitos os elementos que representam as vigas-mestras de uma construo terica, ou seja, "as unidades de significao que definem a forma e o contedo de uma teoria", podendo os conceitos ser considerados como "operaes mentais que refletem certo ponto de vista a respeito da realidade, pois focalizam determinados aspectos dos fenmenos, hierarquizando-os. Existe, ento, a necessidade de apreend-los, analis-los e defini-los como historicamente especficos e socialmente condicionados (MINAYO, 1998, p. 92-93).
3

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

36

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

No mbito da Teoria do Conhecimento, mantendo a coerncia com a perspectiva tomada como base para a referida pesquisa em Educao Fsica escolar, compreendemos o termo categoria como formas que refletem as propriedades/aspectos e as relaes/ligaes universais da realidade objetiva, caracterizando-se como graus/ estados do desenvolvimento do conhecimento e das prticas sociais, como princpios do mtodo dialtico do conhecimento e da transformao orientada pela realidade. As categorias so concluses retiradas da histria do desenvolvimento da cincia e da atividade prtica, portanto podem representar o processo histrico do conhecimento, no decorrer do qual o homem penetra, cada vez mais profundamente, no mundo dos fenmenos, podendo apresentar-se como uma forma particular de conceito (CHEPTULIN, 1982). No mbito mais instrumental, mas que no se isola (nem poderia) da Teoria do Conhecimento, observamos o uso de dois grupos de categorias4: as analticas e as empricas.
As primeiras so aquelas que retm historicamente as relaes sociais fundamentais e podem ser consideradas balizas para o conhecimento do objeto nos seus aspectos gerais. Elas mesmas comportam vrios graus de abstrao, generalizao e de aproximao. As segundas so aquelas construdas com finalidade operacional, visando ao trabalho de campo (a fase emprica) ou a partir do trabalho de campo. Elas tm a propriedade de conseguir apreender as determinaes e as especificidades que se expressam na realidade emprica (MINAYO, 1998, p. 94).

Currculo, saberes escolares e cultura escolar foram delimitados como categorias analticas para, alm de colaborar no amadurecimento do objeto e na delimitao do problema, orientar os estudos bibliogrficos e de campo.

Aqui, numa tentativa de dar um suporte aplicativo aos procedimentos, s tcnicas e aos instrumentos, o termo categoria tambm entendido como "rubricas ou classes, as quais renem um grupo de elementos [...] sob um ttulo genrico, agrupamento esse efetuado em razo dos caracteres comuns desses elementos" (BARDIN, 1988, p. 117).
4

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

37

Essas categorias analticas, delimitadas enquanto palavraschave, traduzem os pilares da e para a reflexo conceitual, tanto no trato com a literatura quanto no contato com os dados de campo. No campo emprico, foram delimitadas categorias empricas a seleo, organizao e sistematizao dos saberes escolares, como unidades de codificao que respondem a um movimento dos dados do campo em relao s categorias analticas. Como veremos, estas sintetizam unidades de contexto e de registro que apreendem a dinmica do objeto de estudo na realidade emprica. Unidade de contexto contribui para a compreenso de sentidos a fim de codificar as unidades de registro que, agrupando-as, lhes atribui um sentido engajado, ou seja, corresponde ao segmento da mensagem que, pela dimenso superior, propicia entender o significado de registro (BARDIN, 1988, p. 107). Unidade de registro uma unidade de significao a ser codificada e corresponde ao menor segmento de contedo a ser considerado como unidade de base, visando categorizao, podendo ser de natureza e dimenses variadas (BARDIN, 1988, p. 104-105). necessrio, como vemos no quadro 3, delimitar unidades de codificao/categorizao de registro - palavra, frase, tema, minuto, centmetro quadrado - e de contexto, sendo esta apenas necessria diante da existncia de uma ambiguidade de sentido dos elementos codificados.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

38

Artigos Originais
CATEGORIAS SELEO Unidades de Contexto Unidades de Registro FONTE Proposta pedaggica Livro didtico Formao continuada MEC (incluindo PCN) RELEVNCIA TEORIA PEDAGGICA Uso do contedo Vestibular Concepo de escola Concepo de disciplina Concepo de professor

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.


DISCIPLINA - Professor(a) - Escola

DISCIPLINAS/Professores

Formao do professor e uso das teorias Concepo de aluno Teoria de referncia ORGANIZAO CONDIES ESCOLARES Documentao e acompanhamento do Planejamento Conhecimento da turma Condies de trabalho (recursos e instalaes) DISPOSIO DO CONHECIMENTO Contedos da disciplina (tipologia e quantidade) T empo para organizao Sries Ciclos SISTEMATIZAO ASPECTOS AVALIAO Mtodos e procedimentos Mtodos e procedimentos T empo das aprendizagens METODOLGICOS Princpios metodolgicos

Quadro 3 - Identificao das unidades de contexto e de registro das problemticas especficas

Nesta pesquisa em Educao Fsica escolar, vimos, na categoria seleo, como as professoras de Educao Fsica faziam escolhas por determinados saberes, em detrimento de outros. Percebemos, por exemplo, que estas anunciavam diferentes fontes para essa ao pedaggica, o que nos permitiu o reconhecimento de uma unidade de contexto. Esses anncios apontavam a proposta pedaggica como importante fonte para a seleo dos saberes escolares, porm com
, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

39

nveis de relao diferenciados por parte de cada professora, ora aproximando-se mais dessa fonte, ora distanciando-se. As demais fontes tambm influenciavam na seleo, por exemplo, as orientaes e estudos realizados na formao continuada e as exigncias contidas nas polticas educacionais advindas, principalmente, do Ministrio da Educao (MEC), particularmente os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Na categoria organizao, percebemos, os arranjos e a disposio diante das condies escolares. Os tipos e quantidades de contedos, o tempo para sua organizao, as informaes acerca das sries e ciclos, exemplificam unidades de registro que, quando agrupadas, formam a unidade de contexto, disposio do conhecimento. Nesse aspecto, as professoras apontam que se ressentem da ausncia do livro didtico, pois, conquanto, a proposta pedaggia oferea organizaes acerca dos saberes escolares, ainda faltam detalhes para sua sequenciao, dosagem e hierarquizao ao longo do tempo escolar. A inexistncia de livro didtico na Educao Fsica tambm influenciava a seleo, pois, pela ausncia, as professoras indicavam ter interesse por esse tipo de fonte, como ocorre em outras disciplinas, para planejar e realizar sua interveno pedaggica. Na categoria sistematizao, reconhecemos como as professoras estabelecem coerncia com uma linha de ao metodolgica de ensino e avaliativa diante da interao com os alunos. Por exemplo, os aspectos metodolgicos, como unidade de contexto, estavam presentes, na fala no formato de diferentes mtodos e procedimentos de ensino, assim como distintas formas de compreender e efetivar os princpios pedaggicos para o uso dos mtodos. Alm de captar a existncia de uma diversidade metodolgica nas aulas de Educao Fsica, ficou evidente na fala das professoras um grande lamento, um enorme esforo e, por vezes, tambm uma descrena ante a precariedade ou inexistncia de um ambiente especfico de aula, passando este a ser definidor na estruturao da prtica pedaggica, pois as condies climticas de sol e chuva determinavam a estruturao dos saberes escolares.
, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

40

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

Posteriormente, com um inventrio, decompusemos o contedo das mensagens escritas e transcritas, procurando, pelas categorias analticas, encontrar uma codificao dos contedos, os quais so isolados entre si e, em seguida, classificados, reagrupando os dados diante de uma categorizao, conforme vemos exemplificao da literatura no quadro 4 e dos dados das entrevistas nos quadros 5, 6 e 7. Na literatura, recorremos aos textos com uma leitura exaustiva do todo, mas focalizando a pertinncia do contedo perante as categorias analticas. Assim, foi possvel reconhecer, em diferentes autores e obras, aspectos histricos, sociolgicos, polticos e pedaggicos nos conceitos e caracterizaes funcionais acerca das categorias analticas.
Autores Elemento Saber escolar Saviani (1995) ...o saber dosado e seqenciado para efeitos de sua transmisso-assimilao no espao escolar, ao longo de um tempo determinado, o que ns convencionamos chamar de"saber escolar" (p. 23). Lopes (1997) ...o conhecimento escolar se constitui no embate com os diversos saberes sociais. A escola esco lar, ao longo de um tempo determinado, seleciona saberes, dentre os que so passveis o que ns convencionamos chamar de de serem seleciona dos da cultura social mais "saber escolar" (p. 23). ampla, e promove sua reorganizao, sua reestruturao e sua recontextualizao. atravs desses processos que emergem configuraes cognitivas tipicamente escolares, compondo uma cultura escolar sui generis, com marcas capazes de transcender os limites da escola (p. 106).

Quadro 4 - Trecho de anlise de contedo da literatura - exemplo em currculo

Nas entrevistas, exploramos os sentidos e, a partir da fala de cada sujeito, focalizamos os elementos referentes s categorias analticas e ao objeto de estudo como um todo. Construmos uma legenda para identificao desses contedos, como vemos no quadro 5.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

41

Legenda (problemticas - que revelam as entrevistas) Marcado em azul: faz planejamento Marcado em negrito e azul: procedimentos e fontes de planejamento Marcado em sublinhado e azul: conhecimento da turma (acompanhamento ou diagnstico) MARCADO EM SUBLINHADO, MAISCULA E AZUL: EXEQUIBILIDADE DO PLANEJAMENTO Marcado em itlico e azul: pedagogia de projetos MARCADO EM MAISCULA E AZUL: PEDAGOGIA DAS COMPETNCIAS Marcado em rosa: mtodos e estratgias de ensino Marcado em negrito e rosa: condies de trabalho (instalaes e recursos didticos) MARCADO EM SUBLINHADO, MAISCULA E ROSA: EXEQUIBILIDADE DOS MTODOS Marcado em verde: fonte para seleo do contedo Marcado em negrito e verde: seleo dos contedos Marcado em negrito, sublinhado e verde: distribuio do contedo no tempo escolar Marcado em sublinhado e verde: aplicabilidade do contedo - relao com a vida do aluno MARCADO EM SUBLINHADO, MAISCULA E VERDE: EXEQUIBILIDADE DO CONTEDO Marcado em itlico e verde: os contedos da disciplina MARCADO EM MAISCULA E VERDE: ABORDAGENS DE CONTEDOS INTERDISCIPLINARES Marcado em negrito, itlico e verde: influncia do vestibular (????) - dvida para rever a fita/a fala - devido a um contedo Marcado em vermelho: sistematizao do contedo, conhecimento, aprendizagens, Marcado em negrito e vermelho: organizao do tempo pedaggico necessrio s aprendizagens Marcado em negrito, sublinhado e vermelho: os ciclos de formao/aprendizagem MARCADO EM MAISCULA E VERMELHO: AS SRIES Marcado em cinza: procedimentos de avaliao Marcado em negrito e cinza: Avaliao e o planejamento Marcado em negrito, sublinhado e cinza: Avaliao nos ciclos Marcado em negrito, itlico e cinza: Avaliao e a sistematizao do conhecimento MARCADO EM MAISCULA E CINZA: AVALIAO E A DIMENSO NORMATIVA Marcado em amarelo: concepo da disciplina Marcado em negrito e amarelo: concepo de ser professor Marcado em sublinhado e amarelo: concepo de educao escolar Marcado em itlico e amarelo: concepo de aluno Marcado em negrito, sublinhado e amarelo: formao do professor e uso das teorias

Quadro 5 - Legenda para anlise de contedo - problemticas

Conforme podemos observar na legenda da anlise de contedo, as mensagens transcritas das falas dos sujeitos entrevistados foram organizadas esteticamente, usando formataes e recursos de mudana de cores do Programa Word para Windows XP (Cor da

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

42

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

fonte e Realce)5 . Aps o processo de transcrio das entrevistas, de checagens das transcries, de leitura exaustiva, localizamos e deixamos visveis as perguntas, as respostas e as problemticas de estudos, como indica o quadro 6.
1 entrevista realizada 6 entrevista realizada

Data: __/__/____ Data: __/__/____ Entrevistador: Pesquisador Entrevistador: Pesquisador Entrevistada: Professora de Educao Fsi- Entrevistada: Professor de Educao Fsica 2 - PEF2 ca 1 - PEF1 FITA 01 - LADO "B" FITA 01 - LADO "B" Entrevistador: Que referncia usou pra trazer Entrevistador - Onde que voc pega refe- esses jogos e no outros? Por exemplo, qual rncias para selecionar esses contedos, para o critrio? Entrevistada: Eu acho que o critrio principal organizar esses contedos? Entrevistada - Eu pego no Coletivo de Auto- que eu vejo a motivao dos alunos, sabe? res que falam da questo cultural, n? Minha Primeiro, n? Porque antigamente, tambm, base o coletivo de autores. o que mais se algumas coisas assim, no basquete no aconteceu isso. adapta. A proposta da Rede. Entrevistador - Voc disse... e essa propos- Entrevistada: As coisas, a gente discutiu, a ta da Rede tambm ajuda a voc a selecionar gente achou a necessidade de eles terem esse contedo de basquete. Porque tem bola de esses contedos? Entrevistada: Ajuda, ajuda. uma referncia basquete. Entendeu? tambm. Eu tambm, apesar de que no Entrevistada: Porque a gente precisa, mesmo bem aceito aqui na Rede, eu tambm uso os a gente no tendo o arco, mas o Diretor se esforou em botar um a, que mesmo se sepaPCNs. Eu uso como referncia. ra, mesmo sem ser oficial.

Quadro 6 - Trecho de transcrio de Entrevista-identificao de problemticascategorias empricas

Elaboramos, com base nas categorias empricas, quadros a partir de fontes utilizadas, como podemos perceber no quadro 7. Fizemos uma decomposio/fragmentao de tais dados na forma de tabelas e reagrupamos as categorias empricas e suas respectivas unidades de contexto e de registro.

5 Optamos aqui por comentar e descrever sobre esse recurso das cores, ao invs de, propriamente, us-lo. No entanto, essa visualizao colorida um importante recurso para a anlise de contedo. Nos instrumentos originais de registro das anlises, os dados foram organizados a partir da legenda de cores, mas, neste artigo, essa formatao, como exemplificam os quadros 5, 6 e 7, no aparece colorida.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

43

DISCIPLINAS/Professores CATEGORIAS SELEO Unidades de Contexto FONTE Unidades de Registro Proposta pedaggica

Professora de Educao Fsica 2 - Escola B

Entrevistador - Onde que voc pega referncias para selecionar esses contedos, para organizar esses contedos? Entrevistada - Eu pego no Coletivo de Autores que falam da questo cultural, n? Minha base o coletivo de autores. o que mais se adapta. A proposta da rede. Entrevistador - Voc disse... e essa proposta da rede tambm ajuda a voc a selecionar esses contedos? Entrevistada - Ajuda, ajuda. uma referncia tambm. Eu tambm, apesar de que no bem aceito aqui na rede, eu tambm uso os PCNs. Eu uso como referncia.

Livro didtico

Entrevistada - T definido, no tem questionamento. Na educao fsica, tem. No tem livro, no tem roteiro, a gente segue pelos PCNs. Que foram montados por determinadas pessoas. A gente no tem livros didticos que possam servir como roteiros. Entrevistador - A, as outras disciplinas tm isso, ento? Entrevistada - Tm isso. Que o diferencial, as outras disciplinas tm livro didtico, tm uma organizao j instituda de contedos, que podem ser mudados, mas que j foram institudos, pela tradio, que vem l da idade mdia, que vem l de no sei onde, do trvio, do quadrvio, que no tinha aquela coisa? Que vem toda essa formao, essa lgica ocidental, vem da. E que foi, continuou, e vem sendo complementado, no ? Educao fsica uma histria recente, sistematizao de conhecimentos, para uma determinada ao na escola. Uma ...

Formao continuada MEC (incluindo PCN)

Quadro 7 - Anlise de contedo - problemticas - exemplo de preenchimento

Esse mapeamento, usando a formatao por cores, permitiu, por exemplo, nos quadros 5 e 6, a visualizao, em realce verde, de elementos acerca da fonte que as professoras usavam para a seleo dos saberes escolares na Educao Fsica. Assim como, no quadro 7, a sua decomposio por sujeito especfico para focalizar as unidades das categorias empricas. Percebemos uma diferenciao entre as professoras, demonstrando ora uma aproximao com a proposta como fonte principal, ora um distanciamento, tomando como fonte outra referncia, a exemplo da literatura especfica da rea da Educao Fsica escolar ou at mesmo cedendo aos desejos pessoais e motivaes dos alunos e at as condies materiais para as aulas. Em seguida, conforme vemos no quadro 8, realizamos interpretaes, associando e confrontando as categorias de trs formas e preferencialmente na seguinte ordem de anlise:
, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

44

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

1- Leitura na verticalidade - associao/confrontao entre as categorias e unidades de cada fonte (sujeito); 2- Leitura na horizontalidade - associao/confrontao de cada categoria e unidade em todas as fontes; 3- Leitura na transversalidade - associao/confrontao entre as categorias e unidades em todas as fontes (sujeitos);
DISCIPLINAS Professores QUESTES Professora 1 PEF1 Professora 2 PEF2

Proposta pedaggica
Livro didtico Formao continuada MEC (incluindo PCN) RELEVNCIA Uso do contedo Vestibular Concepo de escola TEORIA PEDAGGICA Concepo de disciplina Concepo de professor Formao do professor e uso das teorias Concepo de aluno Teoria de referncia

Quadro 8 - Anlises interpretativas

Por fim, fizemos as inferncias interpretativas na construo de textos descritivos, argumentativos, analticos, crticos e propositivos, destacando generalidades e particularidades das anlises, inserindo as falas na ntegra, articulando-as s referncias tericas e ainda s nossas prprias percepes, procurando dar conta do nosso objeto de estudo, especialmente a partir dos indicadores para a anlise de contedo, como mostra o exemplo do quadro 9.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

45

No que se refere seleo dos saberes escolares, a PEF1, mesmo tendo na proposta pedaggica da Rede o ponto de partida e afirmando ter como base, como concepo terica norteadora de suas aes o Coletivo de Autores, referencia suas escolhas nos PCNs, pois estes so indicados vrias vezes em sua fala. Eu pego no Coletivo de Autores (1992) que falam da questo cultural. Minha base o coletivo de autores. o que mais se adapta proposta da rede. [...] Eu tambm, apesar de no ser bem aceito aqui na rede, eu tambm uso os PCNs. Eu uso como referncia (PEF1). A relao entre a Proposta da Rede e os PCNs se reapresenta na fala da PEF2, pois esta afirmou que, para a seleo dos saberes escolares, tambm usou uma proposta elaborada na prpria escola onde exerce o magistrio. Nessa proposta, que organizou o ensino da Educao Fsica em mdulos, j que as aulas da professora estavam inseridas no ensino mdio e este se organiza em regime semestral modular, ficam evidentes referncias aos PCN's. Tivemos acesso proposta por parte da prpria professora e evidenciamos seu vnculo com os PCNs, tanto nos contedos especficos da Educao Fsica, que organizava em blocos, por exemplo, de conhecimento sobre o corpo, como tambm nos eixos norteadores das competncias e habilidades (representao e comunicao, investigao e compreenso e contextualizao sciocultural). Alm de, na bibliografia, os PCNs tambm serem citados.

Quadro 9 - Trecho de um texto analtico e interpretativo

3 CONSIDERAES FINAIS
As pesquisas cientficas, em especial as de abordagem qualitativa, quando analisadas sob a tica de uma perspectiva quantitativa, so apontadas como carentes de sustentao metodolgica e maior legitimidade, pois, muitas vezes, so criticadas por supostas fragilidades. No entanto, devemos alertar que os estudos qualitativos, necessariamente, no seguem os mesmos princpios e procedimentos investigativos da abordagem quantitativa, garantindo sua rigorosidade com o estatuto cientfico a partir de outra lgica. Nada nos impede de fazermos uso ou aproximaes entre as abordagens, inclusive complementando procedimentos e anlises. Entretanto, faz parte do rigor cientfico a reflexo de qual a melhor forma de compreender o objeto de investigao e de orientar a coleta e anlise dos dados. Podemos afirmar que, nos estudos acerca da escola, raramente, o conhecimento pode ser obtido por pesquisas estritamente
, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

46

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

experimentais e anlises estatsticas. Junto com Gatti (2002), pensamos que esses tipos de pesquisas e anlises so possveis para uma parte dos problemas de investigao, como, por exemplo, os da rea das Cincias da Natureza - (Fsica, Qumica, Biologia) os quais so passveis de quantificao. Porm, em alguns objetos de estudos, como as investigaes acerca da escola, e nela se insere a Educao Fsica escolar, isso no possvel, pois certos controles no podem ser aplicados a seres humanos vivos em situaes sociais em que estas se processam. Na Educao Fsica, de uma forma geral, e isso influenciou a Educao Fsica escolar, a produo do conhecimento esteve sob o imprio de abordagens positivistas, emprico-analticas, hipotticodedutivas, transplantadas das Cincias Naturais, levando-a a um distanciamento das investigaes na rea das Cincias Humanas, particularmente as que investigavam a escola, alinhando-se muitas vezes sade biolgica, do ponto de vista funcional do indivduo, e ao esporte, no que concerne melhoria dos resultados tcnicos (MOLINA NETO; TRIVIOS, 1999 e SOUZA E SILVA, 1990, 1997, 2005). Em contrapartida, reconhecemos um aumento das pesquisas com base em abordagens qualitativas, de abordagens fenomenolgicas e dialticas, o que levou a uma busca por critrios de rigor, com vistas necessidade de seu maior reconhecimento. certo que isso fruto de uma histria do pensamento cientfico, de uma tradio investigativa de nossa rea, mas tambm de uma contnua necessidade, de todo e qualquer campo da cincia, de uma autocrtica acadmica, com vistas a uma constante vigilncia epistemolgica. Alinhando-nos com Andr (2001), percebemos que uma metodologia adequada, com procedimentos suficientemente descritos e justificados e uma anlise densa, criteriosa e que aponte avanos para a rea de conhecimento, um importante critrio de rigor e legitimidade cientfica.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

47

Assim, com esses exemplos, instrumentos, procedimentos e fundamentos acerca da anlise de contedo, como forma de tratamento dos dados, acreditamos contribuir com a operacionalizao e rigorosidade cientfica na pesquisa qualitativa em Educao Fsica escolar, colaborando assim para que consolidemos, cada vez mais, essa abordagem no campo das pesquisas cientficas. A reflexo realizada aqui confirma a metodologia cientfica, particularmente os procedimentos para anlise de dados, como um construto terico-prtico da interao entre pesquisador e dados de pesquisa. A trajetria, os procedimentos e os instrumentos de investigao tambm so uma forma de resultado do trabalho investigativo. Por certo sem oferecer respostas ao problema, mas intimamente alinhado a ele e construdo a partir dele. Como vimos, foi possvel entender quais e como se expressam as contradies entre limites e possibilidades na constituio dos saberes escolares em Educao Fsica no currculo da escola de educao bsica. A anlise de contedo, em coerncia com o objeto, o problema, os procedimentos de coleta, deixou perceptveis e comensurveis os dados, tornando-os passveis de inferncias. Por fim, acreditamos que necessrio nos debruarmos, principalmente no mbito das abordagens qualitativas, numa consolidao da rigorosidade cientfica das pesquisas em Educao Fsica escolar. Tanto dando continuidade s reflexes acerca dos vrios procedimentos de anlise de dados quanto, sobremaneira, aprofundando estudos sobre o significado de fidedignidade e validade dos dados, o impacto e a consequncia dos resultados obtidos, a natureza do conhecimento produzido, as problemticas privilegiadas na rea e os critrios de cientificidade, em especial aqueles exigidos pelos rgos de fomento.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

48

Artigos Originais

Marclio B.M. de Souza Jnior et al.

The Content Analysis as Data Treatment way in a School Physical Education Qualitative Research Abstract: Many times, in books and periodicals, the elucidation of the investigative methodology is less emphasized, without favoring the data collection analysis procedures and instruments recognition as constructor of the researcher elaboration. In this article, we present a reflection concerning one of the scientific methodology phases , focalizing the thematic categorical content analysis as one of the data treatment ways. We take like example, to discuss and base the research act, an investigation developed under the school Physical Education scope, aiming to collaborate with the researches scientific rigorousness consolidation in this area. Key words: Scientific methodology. Q ualitative research. Content analysis. School Physical Education.

El Analisis del Contenido como M anera de Tratamiento de los Datos en una Investigacin Cualitativa en Educacin Fsica Escolar Resumn: Muchas veces, libros y peridicos, ofrecen pocos nfasis a la eludicin de la metodologa investigativa, favorable o no al reconocimiento de los procedimientos e instrumentos de coleccin y anlisis de los datos como construccin de elaboracin del investigador. En este artculo, presentamos una reflexin sobre una de las fases de la metodologa cientfica, centrndose en el anlisis del contenido de categora temtico como una de las maneras de tratamiento de los datos. Tenemos como ejemplo, para discutir y fundamentar el hecho de este trabajo, una investigacin desarrollada en el mbito de la Educacin Fs ica escolar, c on atencin de colaborar en la consolidacin del rigor cientfico de las investigaciones en esa rea. Palabras-clave: Metodologa cientfica. Investigacin cualitativa.Anlisis de contenidos. Educacin Fsica escolar.

REFERNCIAS
ANDR, Marli. Pesquisa em educao: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa : Edies 70, 1988.

, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

A anlise de contedo como forma de tratamento dos dados numa ...

49

CHEPTULIN, Alexandre. A dialtica materialista: categorias e leis da dialtica. So Paulo: Alfa-Omega, 1982. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemolgicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. GATTI, Bernadete Angelina. A construo da pesquisa em educao no Brasil. Braslia: Plano, 2002. GOODSON, Ivor F. Currculo: teoria e histria. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: processos de seleo cultural e de mediao didtica. Educao & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 95-112, jan./jun. 1997. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 5. ed. So Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998. MOLINA NETO, Vicente; TRIVIOS, Augusto Silva (Org.). A pesquisa qualitativa na Educao Fsica: alternativas metodolgicas. Porto Alegre: EDUFRGS, 1999. MOREIRA, Antnio Flvio Barbosa. Currculos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1995. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. Campinas: Autores Associados, 1995. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. SOUZA E SILVA, Rossana Valria de. Mestrados em Educao Fsica no Brasil: pesquisando suas pesquisas. 1990. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 1990. ______. Pesquisa em Educao Fsica: determinaes histricas e implicaes epistemolgicas. 1997. Tese (Doutorado) - Universidade de Campinas. Campinas, 1997. ______. O CBCE e a produo do conhecimento em Educao Fsica em perspectiva. In FERREIRA NETO, Amarlio (Org.). Leituras da natureza cientfica do Colgio Brasileiro de Cincias do Esporte . Campinas: Autores Associados, 2005. p. 45-69. SOUZA JNIOR, Marclio. A constituio dos saberes escolares na educao bsica. 2007. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007.

Recebido em: 02.12.2009 Aprovado em: 31.05. 2010 , Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

Potrebbero piacerti anche