Sei sulla pagina 1di 8

Petrus Evelyn Breno Santos

PROGRAMA DE MODIFICAO DO COMPORTAMENTO

Teresina-Piau, 2013

INTRODUO Este Programa foi criado com o intuito inicial de ser mais uma alternativa ou adio a qualquer tipo de terapia psicolgica. Como afirmou certa vez o psiquiatra Thomas Szasz: no existem doenas do comportamento, mas sim desvios do comportamento, portanto, remdios no devem ser usados para tratar de comportamentos. E o que a terapia seno um remdio? Imaginem uma comunidade que vive em uma regio em condies sanitrias precrias. Doenas como malria e parasitas intestinais surgem em praticamente todos os habitantes dessa comunidade. Imaginem ento que um programa do governo resolva fazer um tratamento mdico com todos os indivduos doentes, fazendo atendimentos clnicos, receitando remdios e todos os tipos de tratamentos possveis, exceto a melhoria nas condies sanitrias do local. Por quanto tempo os curados podero aproveitar suas novas situaes? Podemos dizer que pouqussimo tempo.

mesma

ideia

serve para

terapia

psicolgica. Vindos de ambientes extremamente precrios e doentios em termos de estmulos (seja o ambiente residencial, familiar, escolar, profissional, social), o sujeito em terapia ter seus sintomas resolvidos, com a aprendizagem de novas formas de se comportar perante situaes-problema, mas as condies precrias continuam l, enfraquecendo os novos hbitos adquiridos - exatamente como a falta de estrutura sanitria da comunidade que citei enfraquece os organismos fortificados pelo tratamento mdico! E nisso falha toda a pregao feita nas universidades de psicologia sobre a necessidade que os estudantes e, s vezes, toda a sociedade! - tm de fazer terapia. Este livro se divide, inicialmente, em duas partes: a primeira pretende explicar a teoria bsica do comportamento, seus conceitos, sua modificao e alguns exemplos de aplicao. A segunda parte a teoria da primeira parte colocada em prtica atravs de uma forma organizada de analisar seus comportamentos e adquirir novos,

sejam para quaisquer problemas propostos. Para muitos, deve ser considerada a parte mais importante, pois o manual utilizado para as mudanas comportamentais desejadas. Por fim, planejamos, futuramente, a criao de uma terceira parte tratando da mudana ambiental, e ser a que estar a diferena de qualquer tipo de terapia. A edio seguinte desse livro trar respostas sobre como tornar o ambiente adequado para os novos comportamentos aprendidos e ser de essencial importncia para que os mesmos tenham uma durabilidade satisfatria e possam, ao mesmo tempo, ensinar bons comportamentos para outras pessoas que convivem nos mesmos ambientes e no puderam treinar seus comportamentos atravs deste manual. Este livro-manual no possui o intuito de divulgar nenhuma abordagem da Psicologia, tampouco de substituir as terapias, apesar de que agora, e somente agora, falarei das influncias deste livro e, no restante dessa obra, no pretendo mencionar tericos e tampouco utilizar termos

tcnicos que pouco significam para aqueles que no so da rea. Este livro foi baseado, principalmente, na Anlise do Comportamento, especialmente nas obras do psiclogo B.F. Skinner e seus colaboradores, apesar de no se limitar a ele, autores mais contemporneos como Charles Catania, William Baum, Garry Martin, Joseph Pear e outros foram fontes importantssimas para a concluso dessa obra. Apesar de seguir os ditames do Comportamentalismo, no ficamos limitados apenas a esse tipo de anlise. Sigmund Freud, criador da Psicanlise, apesar de ser muitas vezes considerado anttese da Anlise do Comportamento, contribuiu bastante para a Psicologia e para esta obra, mostrando as consequncias devastadoras de comportamentos que so reprimidos ao longo da vida. O treinamento de comportamentos , de certa forma, um mtodo de externalizar comportamentos que no foram desenvolvidos (ou que foram reprimidos).

Outras

escolas

da

Psicologia

como

Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers e a Gestalt-Terapia, de Fritz Perls, contriburam de forma substancial; a primeira ensinando a importncia de entender o outro segundo suas perspectivas (empatia) para ter um embasamento melhor no momento de propor sadas para seus problemas; o segundo ensinando a ver o homem no apenas em suas partes isoladas, mas como um organismo inteiro que se integra ao seu ambiente, devendo ser tratado de forma inteira ambiente e indivduo formam uma coisa s. Qual a importncia dessas informaes para o leitor interessado em modificar seus comportamentos e que no tem interesse em ter mais conhecimento sobre a Psicologia, mas foca apenas e unicamente em sua prpria mudana comportamental? Pouca ou nenhuma importncia. Coloco essas informaes apenas com o intuito de pesquisa e no final de cada captulo, para aqueles interessados em outras informaes colocarei um ndice bibliogrfico.

Apesar deste livro no utilizar uma linguagem tcnica da Psicologia Comportamental, os mtodos e tcnicas aqui apresentados mantem um total embasamento, jamais se utilizando de solues mgicas ou princpios que no so eficazes ou que no foram cientificamente testados. Mas antes de qualquer coisa devemos responder a uma pergunta bsica que serve para esta introduo:

Gostou? Quer ler mais? Continue lendo o Programa de Modificao do Comportamento, abaixo voc pode adquirir o nosso livro atravs do site:
https://www.agbook.com.br/book/149189-Programa_de_Modificacao_do_Comportamento Ou conhea o site da Academia de Modificao do Comportamento:
www.modificacaodocomportamento.com.br E-mail: contato@modificacaodocomportamento.com. br

/modificacomportamento

Potrebbero piacerti anche