Sei sulla pagina 1di 21

Tipos de Pilhas Comerciais

So os elementos qumicos constituintes das pilhas que definem as caractersticas e muitas vezes, o nome genrico pelo qual so conhecidas. No caso das pilhas recarregveis/baterias (ou acumuladores) os principais conjuntos eletroqumicos so:
Tipo Pilha de ltio (vrios formatos) Tenso nominal 3V Aplicao tpica Cmaras fotogrficas,equipamento informtico,calculadoras,controlo remoto,equipamento imagem

Pilha de boto com xido de prata Pilha alcalina

1,55V 1,5V

Relgios Equipamentos portteis de som, jogos, cmaras fotogrficas Brinquedos,Alarmes, flashes, relgios, lanternas Aparelhos auditivos Ferramentas elctricas, telefones sem fio Cmara de video , PC portteis, telefones sem fio PC portteis, Cmaras de video digitais Formatos

Pilha seca (ou salina) Pilha de boto zinco-ar Pilha/Acumulador NiCad Acumulador NiMH Acumulador Li-Ion

1,5V 1,4V 1,2V 1,2V 3,6V

Pilhas e baterias
pilha ou bateria um dispositivo que transforma energia qumica em energia eltrica. Pilha constituda por dois nicos eletrodos, Bateria um conjunto de pilhas agrupadas em srie ou paralelo. A pilha tem trs partes: os eletrodos, o eletrlito e o recipiente. Os eletrodos so os condutores de corrente da pilha. O eletrlito a soluo que age sobre os eletrodos. O recipiente guarda o eletrlito e suporta os eletrodos. Existem dois tipos bsicos de pilhas. A pilha primria uma pilha na qual a reao qumica acaba por destruir um dos eletrodos, normalmente o negativo. A pilha primria no pode ser recarregada.

A pilha secundria uma pilha na qual as aes qumicas alteram os eletrodos e o eletrlito. Os eletrodos e o eletrlito podem ser restaurados sua condio original pela recarga da pilha.

O nodo o eletrodo negativo de uma pilha. O ctodo o eletrodo positivo de uma pilha.

PILHA SECA COMUM (Pilha de Leclanch)

Inventada pelo francs George Leclanch em 1865. utilizada em lanternas, rdios, gravadores, etc. No plo negativo, tem o zinco metlico. No plo positivo esto o carvo em p e dixido de mangans (MnO2). Entre os plos existe uma pasta mida que contm cloreto de amnio (NH4Cl), cloreto de zinco (ZnCl2) e gua (H2O).

Esse tipo de pilha um aprimoramento da pilha comum.

PILHA ALCALINA

No plo negativo est o zinco metlico. No plo positivo est o MnO2. E a pasta envolvida KOH. Essa pilha fornece uma corrente eltrica mais eficiente com uma vida mdia de 5 a 8 vezes maior que a outra pilha.

Baterias Alcalinas

As pilhas alcalinas so as usadas normalmente em lanternas, rdios, etc... Vantagens: custo baixo, podem-se encontrar com facilidade em qualquer lugar, durabilidade e potencia elevada para seu tamanho/peso. Desvantagens: a grande maioria dos modelos comercializados no pode ser recarregada e geralmente necessria a utilizao de suportes para utilizao nos diversos dispositivos.

PILHA DE MERCRIO Esse tipo de pilha utilizado em dispositivos sensveis como, aparelhos contra surdez, instrumentos cientficos, relgios, etc. O plo negativo contm amlgama de zinco (zinco dissolvido em mercrio). O plo positivo contm xido de mercrio (II).

A substncia pastosa KOH

BATERIA DE CIDO CHUMBO Essa a bateria utilizada nos automveis, consiste na associao de seis pilhas ligadas em srie, cada uma com 2 volts, totalizando 12 volts. Foi inventada pelo francs Raymond Gaston Plante, em 1859.

O plo negativo constitudo por placas de chumbo (Pb). O plo positivo formado por uma srie de placas de xido de chumbo (IV) [PbO2]. Nessa bateria existe uma soluo que contm cido sulfrico (H2SO4) que uma substncia extremamente corrosiva.

BATERIA DE CIDO CHUMBO

BATERIA DE CIDO CHUMBO

BATERIA DE CIDO CHUMBO

BATERIA DE CIDO CHUMBO


Baterias de som automotivo: Possuem capacidade de reserva maior, graas utilizao de eletrlito com maior densidade e utilizao de placas mais prximas. Capacidade de uma bateria (A/h): Expressa universalmente em ampre-hora. a quantidade de corrente que pode ser consumida num perodo de 1 hora, at que ela atinja uma tenso de 9.6V (cerca de 20% abaixo da tenso nominal de uma bateria de 12 Volts).

Baterias de Chumbo As baterias chumbo-cido foram inventadas no Sc. XIX. Vantagens: custo relativamente baixo, resistncia a grandes variaes de temperatura e grande durabilidade. Desvantagens: pesada, demora bastante tempo a ser carregada, descarrega-se rapidamente, sofre uma diminuio (pequena, mas constante) de voltagem durante sua utilizao e no pode ser recarregada totalmente com tanta frequncia como os outros tipos. (ex.: o tipo utilizado em automveis, sendo carregada com o motor em funcionamento e descarrega nos arranques ou no funcionamento de dispositivos com o veculo desligado.

Baterias de Gel

As baterias de gel substituem as baterias de chumbo permitindo uma vida til mais prolongada. Basicamente no tm evaporao eletroltica e suas consequncias, como acontece com as baterias cidas. Existem baterias de reduzidas dimenses . Vantagens - No tm evaporao eletroltica, maior resistncia a temperatura elevadas, choque e vibrao. Desvantagens - Preo mais elevado do que as baterias de chumbo.

Nquel Hidreto Metlico (NiMH)

Vantagens em relao a bateria NiCd: resiste a um nmero maior de cargas/descargas , possui um potencial energtico superior (20% em mdia); custo ligeiramente superior, tempo de recarga inferior e maior resistncia a variaes de temperatura. Tem praticamente o mesmo peso Ambientalmente mais amigvel
Bateria Nquel Hidreto Metlico (NiMH

Ltio Bateria de Ltio A pilha de Ltio popularizou-se com o aparecimento de micro circuitos eletrnicos utilizados em relgios, jogos, etc... Vantagens: descarrega-se muito lentamente e possui tempo de recarga baixo. so as mais leves. Oferecem cerca do dobro da capacidade de uma bateria do tipo NiMH com o mesmo tamanho.

Bateria de nquel -cdmio O plo negativo formado por cdmio metlico. O plo positivo formado por uma substncia que contm nquel. Nesse tipo de bateria, a pasta interna um composto que contm soluo concentrada de KOH. Ela mais leve e facilmente miniaturizada, porm bem mais cara que pilhas secas comuns.

Nquel -cdmio
A bateria de nquel-cdmio (NiCd) foi inventada no Sc.XX. Vantagens: potencial energtico maior do que o da de chumbo-cido, o que faz com que seja de 20 a 50% mais leve, proporcionando um tempo de utilizao superior para o mesmo peso. No sofre queda de voltagem durante a utilizao. Desvantagens: custo mais alto do que o da de chumbo-cido, muito txica para o meio ambiente (devido ao cdmio). Descarrega-se muito rapidamente em temperaturas muito baixas e no se carrega totalmente em temperaturas muito elevadas.

Potrebbero piacerti anche